|

Palestra de abertura do 1.o Simpósio Integrado de Segurança Operacional de São Paulo debate papel do ground handling



#Aeroportos #Carga #Eventos - Palestra de abertura do 1.o Simpósio Integrado de Segurança Operacional de São Paulo debate papel do ground handling ...  



Dublin & New York, Dezembro de 2018 - Na manhã de 21.11, durante a abertura da primeira edição do Simpósio Integrado de Segurança Operacional de São Paulo, o Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição proferiu a palestra “Ground Service Provider e a Segurança Operacional”. Ao longo de quase uma hora, o especialista em acidentes aéreos mostrou como é importante as empresas auxiliares investirem na cultura de prevenção de acidentes, com treinamento do pessoal e incentivo cada vez maior para que os acidentes e incidentes sejam sempre reportados, com o objetivo de prevenir a repetição.

“A segurança de voo não deve ser apenas alvo da preocupação do pessoal de safety ou dos pilotos, mas sim de toda a comunidade aeronáutica”, disse Conceição. Os acidentes aéreos são duramente investigados, segundo o Brigadeiro, mas os acidentes em solo são raramente reportados pelas empresas. Em todo o mundo, a cada ano, são 27 mil acidentes e incidentes em solo; 9 acidentes são registrados a cada mil pousos e decolagens ou a cada 70 dias e, no total, são 243 mil trabalhadores feridos. Os dados são da IATA (International Air Transport Association) e da Flight Safety Foundation.

Na visão do especialista, são ações simples e básicas que vão manter a aviação longe dos acidentes e dos incidentes. “É preciso manter o estado de alerta dos colaboradores, prevenção é pregação”, resume.  O Brigadeiro também ressaltou os prejuízos decorrentes da falta de investimento em prevenção de acidentes. Por ano, são gastos US$ 4 bilhões para reparos causados por FOD (Foreign Object Damage). Só para consertar uma turbina de um Airbus A320  atingida por um objeto deixado na pista são necessários US$ 5 milhões.

O 1.o Simpósio Integrado de Segurança Operacional de São Paulo seguiu ao longo de todo o dia, no Hotel Pullman, em Guarulhos. Na plateia, pilotos, gestores, controladores de tráfego aéreo, administradores aeroportuários, prestadores de serviços especializados de ground handling e profissionais em geral da área de aviação.  

O evento foi promovido conjuntamente pelo SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo), Infraero, GRU Airport e Aeroportos Brasil Viracopos, e contou com apoio da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) e da Abear (associação das empresas aéreas).

Outros temas tratados foram “Runway Safety Team (RST)”, “Airport Collaborative Decision Making”, “Cultura de Segurança Operacional” e “Segurança operacional durante as obras em aeródromos”.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented