Movimento em Val-de-Cans supera expectativas em outubro
#Aeroportos #Infraero - Movimento em Val-de-Cans supera expectativas em outubro ...
Dublin & New York, Novembro de 2018 - O Aeroporto Internacional de Belém (PA) encerrou o mês de outubro com alta na movimentação de passageiros e aeronaves. Ao todo, foram mais de 303 mil viajantes registrados, o que representa um crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2017, quando 271 mil pessoas utilizaram o terminal belenense.
No comparativo, o movimento internacional de passageiros apresentou incremento de 17,5%, transportando 12,2 mil passageiros. Já o fluxo doméstico, cresceu 11,5%, somando quase 291 mil viajantes. A evolução destes números ainda pode ser percebida na circulação de aeronaves, que teve um acréscimo de 6% com mais de 3,3 mil operações de pousos e decolagens computadas em outubro.
De acordo com o superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, este aumento é o reflexo do número de turistas que desembarcaram em Belém para participar da maior festa religiosa do mundo, o Círio de Nazaré, celebrado dia 14/10. “Os dados de outubro superaram todas as expectativas previstas, que eram 295 mil viajantes e 2,09 mil voos”, afirmou.
O superintendente explica também que desde maio de 2018 estão sendo registrados acréscimos em todos os meses comparados ao ano anterior, o que levou o terminal a receber a quantidade de 2,8 milhões de passageiros até outubro deste ano, volume 5,7% superior ao movimento alcançado de janeiro a outubro de 2017. “A oferta de novos voos da TAP e o início das operações da Avianca no Estado do Pará também favoreceram para este cenário positivo e a nossa expectativa é que os números se mantenham, levando o Aeroporto de Belém a ultrapassar a movimentação atingida em 2017”, ressaltou.
O Aeroporto Internacional de Belém tem capacidade para receber 7,7 milhões de passageiros por ano, em 2017, mais de 3,3 milhões de pessoas passaram pelo terminal, entre embarques e desembarques. O número coloca o aeroporto como o mais movimentado da região Norte em quantidade de passageiros transportados, ocupando a 5º colocação do ranking da Rede INFRAERO.
Leia também: