Programa nacional de visto eletrônico agiliza acesso ao Brasil para cidadãos de quatro países
Programa nacional de visto eletrônico agiliza acesso ao Brasil para cidadãos de quatro países ...
Dublin & New York, Junho de 2018 - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil finalizou, em janeiro de 2018, a implantação do Programa de Visto de Visita por Meio Eletrônico - E-Visa. A iniciativa beneficia cidadãos de Austrália, Canadá, EUA e Japão, países cujos consulados brasileiros foram responsáveis por 63,74% da demanda mundial de vistos turismo e 58,15% dos pedidos de vistos de negócios para o Brasil, segundo informações do Itamaraty.
O visto eletrônico traz velocidade e praticidade para o processo de solicitação de visto para o Brasil e aumenta a eficiência na prestação dos serviços consulares nas quatro nações beneficiadas. O solicitante deve requerer e obter o E-Visa de forma pelo website www.vfsglobal.com/brazil-evisa ou pelo aplicativo Brazil E-Visa disponível para sistemas iOS e Android.
O usuário deverá apresentar à companhia aérea, nesta primeira fase do projeto, cópia impressa ou imagem digitalizada do visto eletrônico para poder embarcar para o Brasil. A Polícia Federal do Brasil está integrada ao E-visa, com estudos para que os e-Gates, instalados no GRU Airport e nos principais aeroportos brasileiros, também possam estar habilitados para passaportes desses países.
Atualmente, apenas os documentos brasileiros são aceitos por este recurso.
Atualmente, apenas os documentos brasileiros são aceitos por este recurso.
O E-visa brasileiro custa USD 40 e tem validade máxima de dois anos. A versão eletrônica não exclui a possibilidade de o interessado solicitar visto na forma tradicional, por meio da rede consular brasileira, de acordo com o Ministério.
Adesão
Até o final de março, quase 40 mil e-visas foram processados em todo o País, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Os Estados Unidos somam mais da metade desse total, com mais de 24 mil solicitações.
Proporcionalmente, a Austrália é o país com maior proporção de vistos de visita emitidos eletronicamente. Em março, cerca de 98% de todos os pedidos do país foram processados pela nova modalidade. Na sequência, Canadá registrou 83% de aderência, Estados Unidos, 76% e Japão 35%.
Em um ano, o número de vistos de visita, tradicionais e eletrônicos, concedidos para cidadãos dos quatro países beneficiados cresceu expressivamente. Entre fevereiro de 2017 e o mesmo período de 2018, houve aumento de 87% na concessão deste tipo de permissão de entrada no Brasil para cidadãos norte-americanos. Para os australianos, o crescimento foi de 80% e para os canadenses, 47%. Vistos autorizados para visitantes do Japão aumentaram 38% ao longo de 12 meses.
Links de interesse:
Ministério das Relações Exteriores do Brasil: http://www.itamaraty.gov.br/en/press-releases/17910-inauguration-of-the-electronic-visitor-visa-program-e-visa
Brazil visa information: http://www.vfsglobal.com/
Leia também: