Crianças fazem apresentações nos saguões de GRU Airport contra o trabalho infantil
Crianças fazem apresentações nos saguões de GRU Airport contra o trabalho infantil ...
Guarulhos, junho de 2018 – No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para apoiar essa data, o GRU Airport, o Instituto Invepar, Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center, o Projeto Afinando o Futuro com Arte e o Aldeias Infantis SOS Brasil, promoveram, nos saguões do Aeroporto Internacional de São Paulo, diversas ações para conscientizar e sensibilizar os usuários do aeroporto sobre a importância do combate a esmolas e ao trabalho infantil nos terminais de passageiros.
Uma destas atividades foi no Terminal 2, onde cerca de 20 crianças, que fazem parte do Instituto Coliseu e com idades entre 6 e 12 anos, fizeram uma apresentação de balé no saguão de embarque mostrando aos passageiros o impacto que trabalho infantil tem na vida dos jovens e como cada um pode contribuir para evitar esse tipo de atitude.
Como suporte para a apresentação, a equipe de Responsabilidade Social do GRU Airport fez orientações, por meio de panfletagens, aos passageiros nos Terminais 2 e 3, sobretudo sobre o ato de dar esmolas ou mesmo comprar um produto destas crianças, ações que não contribuem para a melhoria da qualidade de vida delas.
Outro aspecto que a ação quer mostrar é que, ao desenvolver os vínculos familiares e desenvolver as competências das crianças, há uma grande possibilidade que elas sejam social e economicamente incluídas na sociedade. Assim, a partir desse trabalho de fortalecimento em comunidades vulneráveis do entorno do aeroporto, espera-se que crianças e adolescentes, tal como suas famílias, não dependam de doações isoladas de passageiros, nem se sujeitem a condições de trabalhos ilegais.
Identificação de menores – Desde 2013, a área de Responsabilidade Social do GRU Airport vem identificando crianças e adolescentes que frequentam o aeroporto em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é realizado por duas assistentes sociais e uma agente de relacionamento que atuam em várias frentes.
No período, já foram mapeados mais de 50 crianças e adolescentes em situação vulnerável, sendo a maioria do sexo masculino e com faixa etária entre 10 e 17 anos. Também foram elaborados e encaminhados 86 relatórios sociais para a rede de proteção ao menor de Guarulhos.
Sobre a Concessionária
No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 37,7 milhões de passageiros em 2017. Por um valor de R$ 16,2 bilhões, o consórcio obteve o direito de administrar o Aeroporto de Guarulhos por um período de 20 anos, até junho de 2032, além de investir o valor nominal de R$ 6,5 bilhões, no período.
Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 80% e a ACSA, de 20%.
Instituto Invepar
O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.
Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center
O Coliseu Boxe Center já beneficiou milhares de jovens atletas, desde sua inauguração, em 1998. Nesse período, alguns assistidos se destacaram por suas habilidades e 312 deles se tornaram atletas profissionais, competindo, inclusive em Jogos Olímpicos, tendo como diferencial, além da competência técnica, valores como ética e respeito ao próximo que aprenderam a cultivar no Coliseu.
Projeto Afinando o Futuro com Arte
Tem sua gestão compartilhada com a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor – AGAM, que atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, todos matriculados na rede pública de ensino. O programa oferece atividades de informática, esporte, artes, música, ética e cidadania, oficinas de hardware e de leitura, além de atividades em parceria com outras instituições privadas e públicas.
Aldeias infantis SOS Brasil
É uma Organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas físicas que contribuem com um valor mensal, e por parcerias com empresas, que financiam projetos e convênios com o Poder Público. Além do apoio financeiro, a Organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais e nacionais.Leia também: