|

Crianças fazem apresentações nos saguões de GRU Airport contra o trabalho infantil



Crianças fazem apresentações nos saguões de GRU Airport contra o trabalho infantil ...  


Guarulhos, junho de 2018 – No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para apoiar essa data, o GRU Airport, o Instituto Invepar, Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center, o Projeto Afinando o Futuro com Arte e o Aldeias Infantis SOS Brasil, promoveram, nos saguões do Aeroporto Internacional de São Paulo, diversas ações para conscientizar e sensibilizar os usuários do aeroporto sobre a importância do combate a esmolas e ao trabalho infantil nos terminais de passageiros.

Uma destas atividades foi no Terminal 2, onde cerca de 20 crianças, que fazem parte do Instituto Coliseu e com idades entre 6 e 12 anos, fizeram uma apresentação de balé no saguão de embarque mostrando aos passageiros o impacto que trabalho infantil tem na vida dos jovens e como cada um pode contribuir para evitar esse tipo de atitude.

Como suporte para a apresentação, a equipe de Responsabilidade Social do GRU Airport fez orientações, por meio de panfletagens, aos passageiros nos Terminais 2 e 3, sobretudo sobre o ato de dar esmolas ou mesmo comprar um produto destas crianças, ações que não contribuem para a melhoria da qualidade de vida delas.

Outro aspecto que a ação quer mostrar é que, ao desenvolver os vínculos familiares e desenvolver as competências das crianças, há uma grande possibilidade que elas sejam social e economicamente incluídas na sociedade. Assim, a partir desse trabalho de fortalecimento em comunidades vulneráveis do entorno do aeroporto, espera-se que crianças e adolescentes, tal como suas famílias, não dependam de doações isoladas de passageiros, nem se sujeitem a condições de trabalhos ilegais.

Identificação de menores – Desde 2013, a área de Responsabilidade Social do GRU Airport vem identificando crianças e adolescentes que frequentam o aeroporto em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é realizado por duas assistentes sociais e uma agente de relacionamento que atuam em várias frentes.

No período, já foram mapeados mais de 50 crianças e adolescentes em situação vulnerável, sendo a maioria do sexo masculino e com faixa etária entre 10 e 17 anos. Também foram elaborados e encaminhados 86 relatórios sociais para a rede de proteção ao menor de Guarulhos.



Sobre a Concessionária
No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 37,7 milhões de passageiros em 2017. Por um valor de R$ 16,2 bilhões, o consórcio obteve o direito de administrar o Aeroporto de Guarulhos por um período de 20 anos, até junho de 2032, além de investir o valor nominal de R$ 6,5 bilhões, no período.
Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 80% e a ACSA, de 20%.

Instituto Invepar
O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center
Coliseu Boxe Center já beneficiou milhares de jovens atletas, desde sua inauguração, em 1998. Nesse período, alguns assistidos se destacaram por suas habilidades e 312 deles se tornaram atletas profissionais, competindo, inclusive em Jogos Olímpicos, tendo como diferencial, além da competência técnica, valores como ética e respeito ao próximo que aprenderam a cultivar no Coliseu.

Projeto Afinando o Futuro com Arte
Tem sua gestão compartilhada com a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor – AGAM, que atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, todos matriculados na rede pública de ensino. O programa oferece atividades de informática, esporte, artes, música, ética e cidadania, oficinas de hardware e de leitura, além de atividades em parceria com outras instituições privadas e públicas.

Aldeias infantis SOS Brasil
É uma Organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas físicas que contribuem com um valor mensal, e por parcerias com empresas, que financiam projetos e convênios com o Poder Público.  Além do apoio financeiro, a Organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais e nacionais.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented