NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 01/12/2017 / Marinha da Argentina encerra busca por sobreviventes de submarino
Marinha da Argentina encerra busca por sobreviventes de submarino ...
Após 15 dias sem notícias do submarino ARA San Juan, a Marinha argentina anunciou nesta quinta-feira (30) que deu por finalizada a etapa de resgate de "pessoas". A embarcação levava 44 tripulantes quando desapareceu.
"Não haverá salvamento de pessoas", afirmou o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi.
Balbi afirmou, no entanto, que as operações de buscas pelo submarino continuam no fundo do mar.
Enquanto Balbi lia o comunicado na sede da Marinha em Buenos Aires, familiares dos tripulantes se retiravam da Base Naval de Mar del Plata entre lágrimas e em silêncio.
(continue a ler abaixo ...)
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Marinha da Argentina encerra busca por sobreviventes de submarino
Publicado Em 30/11 - 20h02
"Não haverá salvamento de pessoas", afirmou o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi.
Balbi afirmou, no entanto, que as operações de buscas pelo submarino continuam no fundo do mar.
Enquanto Balbi lia o comunicado na sede da Marinha em Buenos Aires, familiares dos tripulantes se retiravam da Base Naval de Mar del Plata entre lágrimas e em silêncio.
Socorrista e perito naval ouvido pela Folha na quarta-feira (29) havia dito que encontrar os tripulantes com vida era uma questão de "milagre" e não uma situação razoável.
"O Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina informam que hoje, quinta-feira, se declara finalizada o casa SAR, mudando a fase de busca", disse Balbi, esclarecendo que o plano SAR tinha como missão o "salvamento de pessoas, com o fim de preservar a vida humana".
"Não se encontrou evidência alguma do naufrágio nas áreas exploradas, nem contato com o submarino nem com suas balsas", afirmou.
Balbi explicou que "foi estendido a mais do que o dobro a quantidade de dias que determinavam as possibilidade de resgate da tripulação".
Apenas dias atrás, Balbi havia dito que os tripulantes podiam estar em uma situação de "sobrevivência extrema", sem explicar como isso seria possível.
O submarino desapareceu no dia 15 de novembro quando fazia patrulhamento entre Ushuaia e Mar del Plata.
Nesta segunda-feira, um canal de TV argentino vazou o conteúdo da última comunicação do comandante do submarino antes de sumir.
A mensagem, assinada pelo comandante do navio, Claudio Javier Villamilde, foi enviada na manhã de 15 de novembro ao Comando da Força de Submarinos, que a reenviou ao Comando de Isolamento e Adestramento por radiofrequência.
"Entrada de água do mar pelo sistema de ventilação ao tanque de baterias número 3 ocasionou curto-circuito e princípio de incêndio no balcão de baterias. Baterias de proa fora de serviço no momento de imersão propulsando com circuito dividido. Sem novidades de pessoal. Manterei informado", dizia a mensagem revelada pelo canal A24.
Já na quinta-feira passada (23), a Marinha argentina havia revelado que uma "anomalia hidroacústica havia sido detectada em um ponto próximo da última localização do submarino. Segundo Balbi, ocorreu um "evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear, consistente com uma explosão".
TENSÃO ENTRE FAMILIARES
A questão da sobrevivência ou não dos tripulantes vinha causando enorme tensão entre os familiares dos tripulantes.
Uma delas, Itatí Leguizamón, quase foi agredida pelos outros, na base em Mar del Plata, porque vinha dizendo que os submarinistas estavam mortos. Os demais, fiando-se nas informações dadas pela Marinha, preferiam manter as esperanças.
Marta Vellejos, irmã de um dos submarinistas, chegou a começar no domingo um jejum em "homenagem a Deus" e que duraria até que fossem encontrados.
Nesta semana, oito famílias decidiram se unir em processo contra a Marinha por causa do desaparecimento do submarino.
"Ocultaram coisas de nós e mentiram para nós", disse Luis Tagliapietra, pai de Alejandro Tagliapietra, um dos tripulantes. "Entendi que se não houver uma intervenção ativa, dificilmente saberemos a verdade."
O processo está a cargo da juíza federal Marta Yánez, de Caleta Olivia. Ela pediu um depoimento por escrito do ministro da Defesa, Oscar Aguad, como testemunha, e que seja levantado o segredo de Estado que pesa sobre as informações que cercam o caso.
Consultoria recomenda privatização
Diogo Bercito - De Madri Publicado Em: 01/12/2017
Congresso quer fim do foro atrelado a abuso de autoridade
Valter Campanato/ Agência Brasil Publicado Em 30/11 - 12h06
Equipe de Temer leva susto em voo para São Paulo
Alta turbulência em viagem a Limeira
Gabriel Mascarenhas Publuicado Em 30/11 - 22h25
A história dos conflitos armados no Brasil é levada a público por uma nova mostra
As imagens – algumas raras – são dos séculos XIX e XX
Simonetta Persichetti* Publicado Em 30/11 - 10h09
Ao contar uma parte da história do Brasil, a exposição conta também uma história da fotografia. Mostra, por exemplo, como o fotojornalismo se criou por aqui. “Apresentamos um desenvolvimento da fotografia das imagens de albumina, dos cartões-postais, nos negativos de vidro e de que forma o fotojornalismo cresceu”, diz a curadora Heloisa Spada. Percebe-se como no final do século XIX e no começo do século XX os fotógrafos de estúdio, habituados a produzir retratos, são chamados a registrar os tumultos pelo interior do país após os acontecimentos. A partir dos anos 1940, nota-se o surgimento do fotojornalista. Com equipamentos portáteis, mais leves e fáceis de manusear, o fotógrafo passa a ter maior mobilidade e maior desenvoltura para registrar o que vê.
* Jornalista, crítica de fotografia e professora da Fundação Cásper Líbero, é pós-doutorada em jornalismo pela Universidade de São Paulo com a pesquisa A imagem e o presidente, apresentada em 2016
Depois de 155 anos, Diário Oficial da União deixa de ter versão impressa
Estadão Conteúdo Publicado Em 30/11 - 13h12
Segundo dados do governo, a maioria dos leitores da imprensa oficial já acessa o conteúdo pela internet. São 700 mil acessos online ao mês, enquanto a versão impressa circula com tiragem de 6 mil exemplares por dia.
Presos de facção criminosa de SP que estavam no Rio de Janeiro são transferidos para o Oeste Paulista
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte sob forte esquema de segurança. Aeronave também levou presos da região para o estado carioca.
Publicado Em 30/12 - 19h36
O avião chegou no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente com o primeiro grupo de presos vindos do Rio de Janeiro, por volta das 11h. Ao todo, 21 detentos estavam no avião e foram levados para a penitenciária 1 de Presidente Venceslau, para serem remanejados a outras unidades.
Segundo fontes ligadas a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), os presos trazidos para o Oeste Paulista, são de uma facção criminosa de São Paulo, mas que cometeram crimes no estado do Rio de Janeiro, e desde então estavam em presídios cariocas.
Na volta para o Rio de Janeiro, o avião da FAB levou outros 32 presos, que são de uma facção carioca e estavam na penitenciária de Paulínea (SP).
A transferência foi feita sob um forte esquema policial, com homens do helicóptero Águia e Força Tática da Polícia Militar, Grupo de Operações Especiais (GOE) da Policia Civil, e agentes penitenciários.
Veja o vídeo que saiu no SP TV: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/presos-de-faccao-criminosa-de-sp-que-estavam-no-rio-de-janeiro-sao-transferidos-para-o-oeste-paulista.ghtml
Operação integrada no Rio decorre de afrontas do crime, diz porta-voz do CML
Vinícius Lisboa - Repórter Da Agência Brasil* Publicado Em 30/11 - 10h30
Polícia ocupa favela no Rio à procura de criminosos que destruíram posto da PM
Douglas Corrêa Publicado Em: 30/11/2017 07h43
Mulheres poderão ter acesso a todos os cargos de oficiais da Marinha
Sergio Vieira Publicado Em 30/11 - 15h10
Decreto qualifica gestão de rede de comunicação do Comando da Aeronáutica no PPI
Estadão Conteúdo Publicado Em 30/11 - 10h10
Aplicativo da Força Aérea Brasileira permite gerenciar planos de voo
A nova ferramenta é gratuita e está disponível nas versões iOS e Android.
Taciana Moury Publicado Em 30/11 - 13h
IACIT apresenta sistemas exclusivos na Expodefensa
Bloqueador de drones, Radar Over The Horizon (OTH) e sistema DME 0200 são as tecnologias que serão levadas ao mercado da América Latina
Publicado Em 30/11 - 07h40
Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. Tem sua unidade fabril em operação há cerca de 10 anos, com seu portfólio composto de produtos e serviços. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa.
“Estudante do ano” do ITA é premiado com viagem à divisão espacial da Airbus na França e visita à Le Bourget
Publicado Em 30/11 - 07h50
Ana Marcela Cunha concorre ao prêmio de melhor do mundo da Fina
A tricampeã mundial de maratona aquática já levou o prêmio três vezes; Cerimônia será realizada em Sanya, na ChinaA tricampeã mundial de maratona aquática já levou o prêmio três vezes; Cerimônia será realizada em Sanya, na China
Publicado Em 30/11 - 15h35
PORTAL SAPO (Portugal)
ESA quer cruzar drones com satélites. O resultado é a abordagem a uma nova área do céu
Ao juntar o melhor dos dois mundos a Agência Espacial Europeia pensa obter um novo tipo de veículo aéreo que estará na base do desenvolvimento de uma nova plataforma de exploração do céu a alta altitude.
JORNAL DO OESTE (PR)
Eduardo Lass testa suas habilidades no X-Terra Paraty, maior triathlon off road do país
JORNAL METRO BH
São Paulo será o destino do primeiro grande voo da Pampulha
O primeiro voo para outras capitais partindo do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, já tem data marcada. Ontem, a Anac (Agência Nacional de Avião Civil) autorizou a criação da nova rota da companhia aérea Gol, partindo de Belo Horizonte com destino ao terminal de Congonhas, em São Paulo. As viagens começam no dia 22 de janeiro e acontecerão de segunda a sábado. Uma outra rota com destino ao aeroporto de Guarulhos está em análise pelo órgão e, se aprovada, pode começar a operar no dia 8 de janeiro.
O primeiro voo nessa fase de retomada da Pampulha será no dia 3 de dezembro, quando a Passaredo começa a voar para Uberlândia.
RIO MAFRA (SC)
Reservistas das Forças Armadas devem se apresentar em dezembro para Exar – Riomafra Mix
FOLHA DA REGIÃO (SP)
Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste sábado em Guararapes
MERCADO & EVENTOS (SP)
RIOgaleão realiza 1° simulado de emergência de alta complexidade
Essa é a primeira vez que um treinamento desta complexidade foi realizado no aeroportoPedro Menezes
Publicado em 30/11 - 17:09
O DIÁRIO.COM (PR)
Trem de pouso para e assusta passageiros de avião de pequeno porte
Leia também: