Unidade do corpo de bombeiros do Gru Airport é uma das mais modernas da América Latina
Unidade do corpo de bombeiros do Gru Airport é uma das mais modernas da América Latina ...
Guarulhos, junho de 2017 – Ao soar do alarme, as portas se abrem automaticamente e uma iluminação noturna conduz os militares até os veículos. Roupas especiais ficam a postos para serem utilizadas em caso de emergências. Equipamentos de última geração, entre eles caminhões modelo Panther Rosembauer 6X6, os mesmos que aparecem no filme Transformers, entram em ação para combater incêndios.
Parece cena de filme, mas é realidade. O GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo - celebra o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, para reforçar que a estrutura instalada no aeroporto está preparada para atender as emergências em diferentes níveis de complexidade. Alta tecnologia e equipe treinada oferecem segurança a todos os usuários.
Com 108 integrantes, a unidade do Corpo de Bombeiros do GRU Airport foi estrategicamente pensada para que qualquer ocorrência dentro do sítio aeroportuário seja rapidamente detectada e atendida. “Em poucos minutos, nossa equipe chega a qualquer local do complexo para prestar o atendimento necessário. Uma torre 360˚facilita a visualização de incidentes”, explica o diretor de Operações do GRU Airport, Miguel Dau.
Os profissionais são membros da FAB (Força Aérea Brasileira) e passam por treinamento específico composto por 22 módulos. Os principais temas estudados pelo time são: reconhecimento de aeronaves, salvamento de vítimas, primeiros socorros, utilização e ferramentas de resgate e salvamento, combate a incêndio, reconhecimento das áreas do aeroporto, entre outros.
Sobre a estrutura:
· Torre de controle 360º.
· 108 profissionais.
· 02 Panthers Rosembauer 6X6, de origem australiana. O Corpo de Bombeiros do Gru Airport foi o primeiro da corporação no Brasil a adquirir caminhões contra incêndio neste modelo.
· 02 caminhões de bombeiro (modelo tradicional).
· 01 academia, sendo a maior destinada ao segmento no Brasil.
· O local tem o maior reservatório elevado do País - armazena 60 mil litros de água.
· O local ocupa uma área de três mil metros quadrados e também conta com salas de treinamento teórico, sala de descanso e dormitórios para plantonistas.
Sobre o Panther Rosembauer
O veículo vai de 0 a 80 Km/h em apenas 30 segundos, e possui jato d’água que atinge distância de 90 metros, que cobre por inteiro as maiores aeronaves do mundo.
A cabine comporta até cinco bombeiros, dois a mais que o mínimo estabelecido pelo órgão regulador. O Panther também oferece acionamento automático externo que, ao toque de único botão, abre as portas e liga o motor e as luzes de advertência. O recurso acelera as manobras iniciais do motorista e diminui o tempo de resposta às ocorrências.
Outros diferenciais: braço mecânico de 20 metros, que permite operações a distâncias seguras; perfurador de fuselagem de alta potência, com capacidade para cortar estruturas de grande resistência; e câmera térmica, que orienta o condutor em ambientes de baixa visibilidade, como neblina ou fumaça intensa.
Sobre a Concessionária
No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 36,6 milhões de passageiros em 2016. Por um valor de R$ 16,2 bilhões, o consórcio obteve o direito de administrar o Aeroporto de Guarulhos por um período de 20 anos, até junho de 2032, além de investir o valor nominal de R$ 6,5 bilhões, no período. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 80% e a ACSA, de 20%.Leia também: