|

SITA explora mundo emergente da realidade mista para a indústria de transporte aéreo


SITA explora mundo emergente da realidade mista para a indústria de transporte aéreo ...  


Dublin, Irlanda, Maio de 2017 - Um novo mundo de realidade mista está surgindo e o SITA Lab, braço de pesquisa da SITA - provedora de serviços de TI para transporte aéreo -, está explorando seu potencial para companhias aéreas e aeroportos. Hoje, lançou os primeiros resultados de pesquisas realizadas com o Aeroporto de Helsinki, na Finlândia, usando o Microsoft HoloLens para analisar e gerenciar operações aeroportuárias em um ambiente de realidade mista.  

HoloLens é o primeiro computador holográfico autônomo do mundo, permitindo que os usuários se envolvam com conteúdo digital e interajam com hologramas no mundo a sua volta. Executa o Windows 10 e permite a mistura dos mundos físico e digital de maneiras que anteriormente eram impossíveis. A SITA trabalhou em parceria com o Aeroporto de Helsinki para utilizar o HoloLens com o objetivo de reproduzir o centro de controle operacional do aeroporto (AOCC) neste ambiente de realidade mista.  

Para este projeto, o SITA Lab usou um feed da tecnologia SITA Day of Operations, usada pelo Aeroporto de Helsinki, e apresentou uma nova maneira de visualizar e interagir com os dad os operacionais do aeroporto, incluindo movimentos de aeronaves, movimentos de passageiros e análise de varejo. Usando o HoloLens, os operadores tinham um conjunto de telas mescladas em uma visão 3D do aeroporto, lhes permitindo correlacionar eventos dos painéis de dados com um modelo imersivo em tempo real do aeroporto. 

Esta nova maneira de olhar para o mundo pode fornecer novos insights sobre como o aeroporto está funcionando. HoloLens também abre a possibilidade de ser capaz de acessar o ambiente AOCC de qualquer local, on ou offsite, permitindo que os especialistas para fornecer entrada para situações remotamente.  

Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA e diretor do SITA Lab, diz: "A realidade mista, que combina realidade aumentada e realidade virtual, é mais do que uma nova interface, é uma nova maneira de ver o mundo e permite que as coisas sejam feitas em um novo ambiente. Permite que dados digitais e físicos existam juntos. Nossa pesquisa inicial mostra que existem potenciais usos para companhias aéreas e aeroportos - para operações, manutenção e treinamento. Precisamos aprender a interagir nesse novo ambiente. Da mesma forma que passamos de computadores para smartphones e reconhecimento de voz, agora podemos ir al&eacut e;m da tela". 

Greg Jones, diretor de gestão em viagem e hospitalidade no mundo da Microsoft Corporation, afirma: "A HoloLens já é utilizada em várias empresas, desde a saúde à engenharia. O trabalho da SITA é um exemplo de como estender as capacidades do HoloLens para gerenciar a complexidade dos dados e a tomada de decisões em um ambiente de aeroporto. O dispositivo mostra como essa nova tecnologia pode ser aproveitada para o setor de transporte aéreo e agr egar valor em áreas de treinamento para gerenciamento operacional complexo”. 

O projeto SITA Lab se conectou a várias fontes de dados no Aeroporto de Helsinki para criar uma visão única das operações em constante mudança ao longo do dia. Isso incluiu localização de passageiros em tempo real e dados de densidade histórica; dados de posição da aeronave; informações de portão; informações de status de voo; tempos de espera de segurança e tempos de permanência no varejo, segmentados por passageiros.  

Eero Knuutila, chefe de desenvolvimento de serviços do Aeroporto de Helsinki, diz: "Este trabalho inovador com o SITA Lab tem sido extremamente valioso para a equipe no Aeroporto de Helsinki. Abriu nossos olhos para a possibilidade de usar a realidade mista para melhorar nossas operações. É emocionante ser o primeiro a trabalhar com a SITA nesta tecnologia inovadora emergente". 

Os primeiros resultados da pesquisa do SITA Lab mostram que, ao contrário da realidade virtual, a e xperiência de realidade mista tende a não fazer com que as pessoas se sintam desorientadas ou enjoadas. O próprio dispositivo HoloLens provou ser fácil de aprender, tem uma boa vida útil da bateria e não sofre de problemas de sobreaquecimento. 

Peters, da SITA, acrescenta: "A realidade mista atinge um ponto doce de ter uma experiência que é totalmente imersiva para o usuário, mas também mantém essa pessoa no mundo real. O usuário pode interagir com ambos e evita a desorientação ou desconfort o da realidade virtual totalmente imersiva. Há benefícios em ter várias pessoas usando o fone de ouvido e, simultaneamente, interagindo com a mesma tela virtual. Isso pode ser realmente útil para os exercícios de planejamento de cenários".  

Enquanto a tecnologia mostra potencial, o SITA Lab avalia, antes do uso em aeroportos, assuntos como peso, tamanho e durabilidade. Os usuários também devem aprender a interagir neste novo ambiente para maximizar seus benefícios.  

Sobre a SITA 
A SITA é a provedora de soluções de comunicações e TI que transforma as viagens aéreas através de tecnologia para companhias aéreas, aeroportos e aeronaves. O portfólio da empresa abrange desde serviços gerenciados de comunicações globais e infraestrutura até soluções de eAircraft, gerenciamento de passageiros, bagagem, self-service, aeroporto e gerenciamento de fronteiras.  Composta por mais de 400 membros da indústria de transporte aéreo, a SITA tem uma compreensão única de suas necessidades e coloca forte ênfase na inovação tecnológica. 

Quase todas as companhias aéreas e aeroportos do mundo fazem negócios com a SITA e suas soluções de gerenciamento de fronteiras são usadas por mais de 30 governos. Com presença em mais de 1.000 aeroportos em todo o mundo e uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários, a SITA oferece um serviço inigualável a mais de 2.800 clientes em mais de 200 países. 

Em 2016, a SITA registrou receita consolidada de US$ 1,5 bilhão. As subsidiárias e joint ventures da SITA incluem SITAONAIR, CHAMP Cargosystems e Aviareto. 

Sobre a Finavia 
A Finavia presta e desenvolve serviços aeroportuários com foco na segurança, na orienta& ccedil;ão para o cliente e na eficiência de custos na Finlândia. A rede abrange 21 aeroportos com conexões internacionais da Finlândia - e de diferentes partes da Finlândia. O Aeroporto de Helsinki é o principal aeroporto de trânsito do Norte da Europa para o tráfego de longo curso. 


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented