Fundação Ezute apresenta os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro durante a LAAD 2017
Fundação Ezute apresenta os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro durante a LAAD 2017 ...
Dublin, Irlanda, Abril de 2017 - A Fundação Ezute apresentou os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), durante a LAAD Defence & Security, que aconteceu de 04 a 07 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também marcou as comemorações dos 20 anos da Fundação Ezute, completados este ano. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da organização e sobre os diferenciais das soluções empregadas no estande da Ezute (Pavilhão 2, estande X-34).
Parceira do projeto desde 2011, a Fundação Ezute foi responsável pela absorção de tecnologia do Sistema de Combate dos submarinos convencionais. Uma equipe de engenheiros da Ezute foi para Toulon, na França, receber treinamento da DCNS (Directions de Construction Navales et Services). Com a absorção dessa tecnologia, o país será capaz de realizar a manutenção e até mesmo a evolução do Sistema de Combate dos submarinos do PROSUB. Durante a LAAD, a Fundação Ezute e a DCNS assinam aditivo contratual como parte do processo de transferência de tecnologia do sistema de combate do submarino, dentro do Programa Prosub.
Atualmente, a Fundação Ezute está atuando no apoio às atividades técnicas de preparação para a fase de detalhamento de tal projeto. Este é o terceiro contrato firmado dentro do Programa PROSUB, assinado no final de 2016, e terá duração de dois anos, período no qual a equipe da Ezute dará suporte ao corpo técnico da COGESN (Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear) para a Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa).
Nessa nova fase, a Fundação Ezute atuará aplicando o conhecimento adquirido na França, para apoiar a finalização do projeto preliminar do submarino de propulsão nuclear e realizará atividades de suporte e consultoria para o início do desenvolvimento do submarino. Com a nacionalização da tecnologia, o treinamento continua no Brasil, com a montagem do laboratório de integração local e do primeiro submarino.
Essa nova etapa reforça o compromisso da Fundação Ezute em ser a organização brasileira parceira da Marinha na manutenção e evolução dos Sistemas de Combate de Submarinos com Propulsão Nuclear, do PROSUB.
“Somos uma organização de alta tecnologia, parceira do governo, que busca desenvolver e acelerar soluções que beneficiem toda a sociedade. Com a participação no PROSUB, a Fundação Ezute reforça essa parceria em prol da soberania nacional”, conclui o presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson.
Sobre a Ezute
A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras, de tecnologia e gestão, para os desafios e problemas enfrentados por organizações públicas brasileiras. A Ezute contribui para a transformação destas organizações, apoiando a evolução de produtividade e de efetividade. Para isso oferece serviços de formulação e planejamento; gestão de projetos complexos; engenharia de processos; engenharia de sistemas; e desenvolvimento de conhecimento. A Fundação aplica visão sistêmica e utiliza Systems Engineering no desenvolvimento de todos os seus projetos. Colabora, assim, para melhorar a vida das pessoas e para o desenvolvimento e soberania do Brasil.
A Fundação Ezute foi criada em 1997 e foi designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da Amazônia/Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo da sua história, a organização tem atendido prioritariamente às necessidades do governo brasileiro, atuando em projetos estruturantes, em sistemas tecnológicos complexos, na absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e na gestão complementar de empreendimentos estratégicos, tanto no âmbito civil quanto no de defesa, tais como Bilhete Único, Siga Saúde, apoio à gestão do Ministério do Esporte nas Olimpíadas RIO 2016, SisGAAz - Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, PROSUB - Sistema de Combate de Submarinos e Projeto MANSUP – Míssil, entre outros.
Na área de cidadania, a Ezute é parceira da Fundação Anita Pastore D´Ângelo e da Escola Aberta do Terceiro Setor.Leia também: