Infraero celebra o Dia do Aeroportuário com solenidades pelo Brasil
Infraero celebra o Dia do Aeroportuário com solenidades pelo Brasil ...
A Infraero reuniu seus empregados nesta quinta-feira (17/11) para celebrar o Dia do Trabalhador Aeroportuário. Trata-se de uma data para homenagear a categoria, que, na estatal, conta com 11,1 mil profissionais em todo o Brasil, entre fiscais de pátios, supervisores, bombeiros de aeródromos, profissionais de segurança e operações, administradores e engenheiros aeroportuários, bem como os profissionais na área comercial, de carga aérea, de tarifação e de navegação aérea.
Para celebrar da data, os 60 terminais e as 38 estações prestadoras de serviços de telecomunicações e de tráfego aéreo (EPTAs) da Infraero fizeram uma série de solenidades e ações sociais para seus empregados. Em Brasília, na sede da empresa, o presidente Antônio Claret de Oliveira conduziu a homenagem e destacou a imensa honra de estar na gestão de uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo.
“É com muita alegria que comemoramos o Dia do Aeroportuário. Parabenizo a todos os empregados dos aeroportos do Brasil, que desempenham suas atividades contribuindo para o desenvolvimento do país. Vamos adiante para grandes conquistas”, disse. A data escolhida para a homenagem tem como referência a fundação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), em 1988, ano em que surgiu a categoria profissional.
No Aeroporto Internacional de Belém/Val-de Cans (PA), o evento contou com a presença do presidente do Sina, Francisco Lemos, do presidente da Associação Nacional dos Empregados da Infraero (Anei), Alex Fabiano, e do diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da estatal, Marx Martins Rodrigues.
Na capital paraense, o representante do Sina destacou o reconhecimento internacional da Infraero. “A forma como a Infraero opera seus aeroportos é exemplo no mundo. Nós temos profissionais capazes de fazer projetos para criação, manutenção e operação de aeroportos e gestão de terminais de cargas e tráfego aéreo. E esse reconhecimento vem da Federação Internacional de Transportes”, disse.
Já a Anei destacou a junção de forças na nova diretoria. “Hoje a gente tem um momento de sonho novamente, com a Infraero convidando a Anei e o Sina para somar forças à nova gestão”, afirmou Alex. “A nova direção está trabalhando pela sobrevivência financeira, mas que precisa ser pautada pelo nosso crescimento. E, graças aos empregados da Infraero, temos conquistado vitórias”, complementou Marx.
Histórico
Além disso, outras profissões foram incorporadas às operações no decorrer do tempo, como os Agentes de Proteção de Aviação Civil (Apacs), biólogos, psicólogos, contadores, advogados, economistas, comunicadores, arquitetos, assistentes sociais, bibliotecários, enfermeiros, analistas de sistemas e meteorologistas.
Para prestigiar essa gama de profissionais que hoje trabalha nos aeroportos brasileiros, a Infraero também está apoiando a regulamentação da profissão de aeroportuário proposta pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários.
17 de Novembro: Dia do Aeroportuário
Simultaneamente, a Infraero adotou a data no sentido de reconhecer e valorizar todos os seus aeroportuários. E neste 17 de novembro a empresa contará com atividades nos 60 terminais sob sua administração para homenagear a todos empregados.
Clique aqui para acompanhar o teor e a tramitação do Projeto de Lei nº 6.172/2016, que cria o Dia do Aeroportuário e regulamenta a profissão da categoria.
Leia também: