Simulado de acessibilidade é realizado no Aeroporto de Curitiba
Simulado de acessibilidade é realizado no Aeroporto de Curitiba ...
No dia 1º/6, foi realizado no Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) um simulado para atendimento a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Cerca de 60 pessoas participaram do simulado, entre empregados da Infraero, representantes das companhias aéreas e empresas terceirizadas.
A primeira etapa foi a realização do briefing, onde os voluntários receberam explicações sobre a atividade e sua meta. “O exercício tem como objetivo aumentar a eficiência no atendimento ao passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida, além de verificar os níveis de acessibilidade no aeroporto, aferir os procedimentos estabelecidos e identificar a necessidade de novos treinamentos”, destacou o superintendente do Afonso Pena, Antonio Pallu.
Os voluntários foram divididos em equipes de acordo com as deficiências que seriam simuladas: mobilidade reduzida, cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. Em seguida, os grupos saíram em campo para aferir as situações enfrentadas por passageiros com necessidade de atendimento especial (PNAEs) em diversos setores do aeroporto, do check-in às pontes de embarque.
Após a conclusão do simulado, os grupos narraram suas experiências, apontaram aspectos positivos e assinalaram aqueles pontos que podem ser melhorados. “É extremamente importante realizarmos ações que propiciem a conscientização da comunidade aeroportuária sobre o adequado atendimento aos passageiros com necessidade de assistência especial, de modo que esses passageiros tenham experiências ainda mais agradáveis ao passarem pelo Aeroporto de Curitiba”, finalizou o superintendente Antonio Pallu.
Leia também: