Aeroporto de Marabá completa 38 anos de operações
Aeroporto de Marabá completa 38 anos de operações ...
O Aeroporto de Marabá /João Corrêa da Rocha (PA) completou 38 anos em 20/5. Para comemorar a data, os passageiros contaram com uma programação especial no dia 27, com apresentações de danças típicas da região.
Inaugurado em 1978, o terminal funciona diariamente, durante 24 horas, e liga o município paraense a cinco destinos nacionais: Belém (PA), Brasília (DF), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP), com operações das companhias aéreas Azul, Gol e Latam.
O terminal tem capacidade para receber 1,5 milhão de passageiros por ano, sendo que em 2015 foram registrados 397.175 embarques e desembarques. Entre janeiro e abril deste ano, passaram pelo aeroporto mais de 102 mil passageiros.
O superintendente do aeroporto, Enock Alves Gama Filho, explica que o aeroporto contribui para o desenvolvimento regional da região. “O terminal marabaense é a principal porta de entrada da região sudeste do Pará, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento regional, especialmente para o crescimento econômico e social da cidade e de municípios vizinhos.”
Novas instalações
Em 2014, a Infraero deu início às operações da nova sala de embarque. O espaço conta com 342 m², dimensão quatro vezes maior que a estrutura anterior. A sala de desembarque e saguão também foram revitalizados, aumentando o conforto dos usuários, que passaram a contar com duas novas esteiras de bagagens.
No ano passado, o terminal ganhou um novo posto de abastecimento de aeronaves (PAA). Os novos tanques têm capacidade para armazenar 30 mil litros de gasolina de aviação e 110 mil litros de querosene, ampliando a capacidade de atendimento das aeronaves.
Mobilidade
Situado à margem esquerda do Rio Itacaiúnas, o aeroporto é limitado ao norte por terrenos de terceiros, a leste pelo bairro do Amapá, e ao sul pela rodovia Transamazônica (BR-230).
Para ir do centro de cidade até o aeroporto, o trajeto mais curto, com cerca de 3 km, transpassa pela Avenida Antonio Maia e pela rodovia Transamazônica. Há linhas também urbanas que fazem o trajeto entre bairros da cidade e o terminal.
Para quem chega de cidades vizinhas, como Parauapebas, os motoristas devem seguir pela PA-150; a partir de Tucuruí, o trajeto leva aproximadamente três horas e segue pelas BR-442 e BR-230.
Primeiro voo
Antes do terminal de passageiros ser erguido, existia no local uma pista de pousos e decolagens, inaugurada em 17 de novembro de 1935, com o pouso do monomotor Waco CSOC-27, do Correio Aéreo Militar, pilotado pelo Coronel Lysias Rodrigues, entusiasta da emancipação política do Tocantins (TO).
Leia também: