Brigadistas voluntários recebem formação para combater incêndio florestal
Brigadistas voluntários recebem formação para combater incêndio florestal ...
Dezessete empregados e colaboradores do Aeroporto de Palmas/ Brigadeiro Lysias Rodrigues (TO), que atuam como brigadistas, participaram do curso de reciclagem realizado no terminal.
Eles integram o quadro de 25 voluntários treinados nos últimos três anos, que estão aptos a auxiliar, em caso de necessidade, os bombeiros da Seção da Combate a Incêndio (SCI) do aeroporto ou outros órgãos parceiros, como o Corpo de Bombeiros Militar de Tocantins e a Defesa Civil municipal, por meio da Brigada de Incêndio.
Durante três dias de treinamento, com uma carga horária de 20 horas, os brigadistas participaram de aulas práticas e teóricas, englobando técnicas de combate a incêndios florestais e práticas de primeiros socorros.
A formação, de acordo com o superintendente do Aeroporto de Palmas, Juliano de Castro Duarte, é fundamental para auxiliar no rápido combate e controle do foco de incêndio que possa ocorrer na área aeroportuária e nas áreas circunvizinhas e que possam comprometer a operacionalidade do aeródromo. “É de grande valia a presença e disponibilidade desses voluntários que contribuem para, em caso de necessidade, atuar efetivamente e com segurança pessoal necessária em conjunto com outros parceiros para controlar ou combater o fogo e preservar vidas”, observou.
A SCI do aeroporto conta com 24 bombeiros militares divididos em três turnos, com oito bombeiros cada, que atuam, especialmente, nas proximidades do aeroporto, considerando a necessidade de proteger as aeronaves e as instalações aeroportuárias.
O treinamento foi realizado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil/TO, a pedido da Infraero. A previsão é que equipe participe de outros cursos internos no início do segundo semestre, em virtude da época de seca, mais favorável à ocorrência de queimadas.
O Aeroporto de Palmas conta com um dos maiores sítios aeroportuários da Rede Infraero, com 23,7 milhões/m², fazendo divisa com o lago formado pelo represamento do rio Tocantins, com a comunidade do bairro Aureny III e, ainda, com fazendas da zona rural.
O Aeroporto de Palmas conta com um dos maiores sítios aeroportuários da Rede Infraero, com 23,7 milhões/m², fazendo divisa com o lago formado pelo represamento do rio Tocantins, com a comunidade do bairro Aureny III e, ainda, com fazendas da zona rural.
O terminal está localizado a aproximadamente 22km do centro da cidade e teve uma movimentação superior a 640 mil passageiros em 2015, quando foram registrados mais de oito mil operações, entre pousos e decolagens.
Leia também: