Aviação agrícola e segurança ambiental em Dia de Campo em Aracruz/ES
Aviação agrícola e segurança ambiental em Dia de Campo em Aracruz/ES ...
Rotinas de boas práticas em aviação agrícola e o primeiro selo de qualidade ambiental do setor estarão na pauta do Dia de Campo do Programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), nesta sexta-feira (dia 15), no município de Aracruz, no Espírito Santo.
O evento é dirigido a operadores aeroagrícolas, técnicos e produtores rurais e vai abranger também autoridades, formadores de opinião e outros representantes da sociedade. A ideia é qualificar os profissionais, divulgar o CAS ao mercado e, ao mesmo tempo, promover o debate sobre a importância do setor para o País.
A movimentação será das 8h30 ao meio-dia, na sede da empresa Aeroverde Aviação Agrícola – BR-101, km 178+800m (clique AQUI para ver o mapa).
Além de palestras, a manhã terá uma demonstração aérea com uso de água e marcadores em solo – para que os participantes possam visualizar como como é feito o controle da faixa de deposição de produtos.
A movimentação deve fechar com uma mesa redonda com representantes do Ministério Público, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (IDAF), Ministério da Agricultura e produtores.
ROTEIRO PELO PAÍS
Os Dias de Campo do CAS devem percorrer até o final do ano as principais regiões produtoras do País. O encontro da próxima sexta-feira será o segundo de uma programação que começou em janeiro, em Regente Feijó/SP. A ação prevê mais seis encontros com palestra, demonstrações e debates sobre a o setor aeroagrícola.
Clique AQUI para conferir o vídeo sobre a iniciativa
CERTIFICAÇÃO e FROTA
O CAS é o primeiro (e até agora o único) programa de certificação no mundo voltado especificamente para segurança operacional e ambiental em aviação agrícola. A realização é da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), de São Paulo, e a coordenação está a cargo de três universidades públicas: as Federais de Lavras (UFLA) e Uberlância (UFU), de Minas Gerais, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Botucatu/SP. O CAS conta ainda com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).
O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com mais de 2 mil aviões (atrás apenas dos Estados Unidos, que tem cerca de 5 mil aeronaves). Trata-se de um setor de tecnologia de ponta e pessoal altamente qualificado. E, mesmo já sendo o único meio de pulverização com legislação específica no Brasil, o programa CAS (que tem adesão voluntária) já abrange 37% das empresas aeroagrícolas nacionais – 87, em um universo de 232.
Leia também: