ANAC participa da Campanha Zika Zero
ANAC participa da Campanha Zika Zero ...
Taubaté, fevereiro de 2016 – No último sábado (13/2) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou presencialmente, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, do Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti (transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika), promovido pelo Governo Federal.
O diretor da ANAC, Claudio Passos Simão, se reuniu com o Comando de Aviação do Exército (Cavex), de Taubaté, e com representantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS). Juntos, eles percorreram as ruas do município entre 9h e 17h, para alertar a comunidade sobre a necessidade de evitar a proliferação do mosquito.
O mutirão foi composto por mais de mil militares do Cavex, entre outros representantes.
Nesta semana, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, os militares promoverão uma visita casa a casa nos bairros da região 4, compreendida pelos bairros Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e centro, onde foi registrado o maior índice de ADL (Análise de Densidade Larvária) no mês de janeiro.
A Secretaria de Saúde de Taubaté e a ANAC reforçam a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.
Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica 725 notificações de casos suspeitos de dengue este ano. Deste total, 142 foram confirmados como casos autóctones, além de um registro importado. Outros 102 casos são negativos e 480 aguardam exames.
Até agora, são sete notificações relacionadas à zika no município, que resultaram em um caso positivo importado confirmado, cinco casos descartados e um caso em análise. Outros três casos suspeitos de chikungunya também estão em análise.
Leia também: