|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 10/01/2016 / B-52 dos EUA sobrevoa Coreia do Sul após teste nuclear da Coreia do Norte


B-52 dos EUA sobrevoa Coreia do Sul após teste nuclear da Coreia do Norte ...


Sobrevoo é demonstração de força após 4º teste nuclear norte-coreano. Coreia do Norte provavelmente vai ver o desembarque como uma ameaça ...

Um poderosa aeronave de bombardeio norte-americana B-52 voou neste domingo (10) sobre a Coreia do Sul, em uma demonstração de força após o quarto teste nuclear da Coréia do Norte, informou a AP.

O bombardeiro de longo alcance, que é capaz de lançar armas nucleares podia ser visto voando sobre a Força Aérea Osan, base ao sul de Seul, capital da Coreia do Sul. A Coreia do Norte provavelmente vai ver o desembarque como uma ameaça.

Qualquer movimento norte-americano em relação à energia nuclear enfurece a Coreia do Norte. Após o terceiro teste nuclear norte-coreano em 2013, os EUA também enviaram seus aviões de guerra mais poderosos para treinos com a Coreia do Sul.

Coreia do Norte diz que propaganda do Sul deixa à beira da guerra


Emissões transmitidas por alto-falantes pela Coreia do Sul mirando a Coreia do Norte trazem os rivais "à beira da guerra", disse um importante oficial norte-coreano, na primeira reação do país à barragem sonora ao longo de sua fronteira.

O quarto teste nuclear da Coreia do Norte, na quarta-feira (6), irritou tanto os Estados Unidos quanto a China, que não foi avisada com antecedência.

A Coreia do Norte anunciou na quarta ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio (a bomba H ou bomba termonuclear). O uso da arma ainda não foi confirmado por outros países, mas foi registrado um terremoto na área onde os norte-coreanos já fizeram outros testes nucleares.

Segundo autoridades da Coreia do Sul, ele foi provocado artificialmente por uma explosão.

No entanto, o governo dos EUA e especialistas em armas duvidam das alegações da Coreia do Norte de que o dispositivo que explodiu era uma bomba de hidrogênio.

Em retaliação ao teste, a Coreia do Sul ativou na sexta-feira (8) uma ensurdecedora barragem de propaganda. A última vez que a Coreia do Sul utilizou os alto-falantes, em agosto de 2015, desencadeou troca de balas.

"Com inveja do teste bem-sucedido de nossa primeira bomba de hidrogênio, os EUA e seus seguidores estão levando a situação à beira da guerra ao dizer que retomaram transmissões psicológicas e acionaram bombardeiros estratégicos", disse o chefe do departamento de propaganda do Partido dos Trabalhadores, Kim Ki Nam.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL A CRÍTICA (MS)


MS tem o segundo menor índice para casos suspeitos de microcefalia no País

O Estado de Mato Grosso do Sul só está a frente do Rio Grande do Sul, que registrou apenas um casos suspeito

Mato Grosso do Sul tem o segundo menor índice de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika no Brasil, três casos até o dia 2 de janeiro de 2016. O Estado só está a frente do Rio Grande do Sul, que registrou apenas um casos suspeito. Os números são do Ministério da Saúde, que divulgou o primeiro informe epidemiológico de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika nesta semana.
Na quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforçou as ações de combate ao Aedes aegypti em agenda em Campo Grande. O objetivo é reduzir a infestação do mosquito em Mato Grosso do Sul eliminando os criadouros, além de fortalecer a rede de assistência à saúde para o enfrentamento da epidemia de doenças como a dengue, chikungunya e Zika. O governador do estado, Reinaldo Azambuja, e o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, participaram da apresentação dos planos nacional e estadual no auditório da Governadoria.
Desde o início das investigações sobre microcefalia, foram notificados 3.174 casos suspeitos da doença em recém-nascidos de 684 municípios de 21 unidades da federação. Pela primeira vez, está sendo investigado um caso no estado do Amazonas. Também estão em investigação 38 óbitos de bebês com microcefalia possivelmente relacionados ao vírus Zika.
O estado de Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.185), o que representa 37,33% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (504), Bahia (312), Rio Grande do Norte (169), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (139), Mato Grosso (123) e Rio de Janeiro (118).
MOBILIZAÇÃO NACIONAL – O Ministério da Saúde tem reunido esforços para o combate ao mosquito Aedes aegypti, convocando o poder público e a população. O governo federal mobilizou 19 ministérios e outros órgãos federais para atuar conjuntamente neste enfrentamento. Com isso, as visitas a residências para eliminação e controle do vetor ganharam o reforço das Forças Armadas e dos agentes comunitários de saúde, além dos agentes de endemias que já atuavam regularmente nessas atividades. A orientação é para que esse grupo atue, inclusive, na organização de mutirões.
Em dezembro, o Ministério da Saúde enviou mais 17,9 toneladas de Larvicida para os estados do Nordeste e Sudeste, totalizando 114,4 toneladas para todo o país no último ano, quantidade suficiente para o tratamento de 57,2 bilhões de litros de água. Para este ano, já foram adquiridas mais 100 toneladas do produto, o que garante abastecimento até junho de 2016.
Para auxiliar na execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, foi instalada a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à microcefalia. O objetivo é intensificar a mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio do monitoramento e acompanhamento de todas as ações, no âmbito nacional e local. Também estão sendo instaladas salas estaduais, com representantes do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Defesa Civil e Forças Armadas.
ZIKA – Atualmente, a circulação do Zika é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. A partir da confirmação em uma determinada localidade, os outros diagnósticos são feitos clinicamente, por avaliação médica dos sintomas.
O Ministério da Saúde capacitou mais 11 laboratórios públicos para realizar o diagnóstico de Zika. Contando com as cinco unidades referência no Brasil para este tipo de exame, já são 16 centros com o conhecimento para realizar o teste. Nos dois próximos meses, a tecnologia será transferida para mais 11 laboratórios, somando 27 unidades preparadas para analisar 400 amostras por mês de casos suspeitos de Zika em todo o país.
Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus Zika 19 estados. São eles: Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
ORIENTAÇÃO – O ministério orienta às gestantes que elas mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.
É importante também que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

PORTAL G-1


Avião atinge lavoura, cerca e arremete antes de pousar em aeroporto em MT

Aeronave havia saído de Brasília e precisou arremeter antes de pousar. Sessenta pessoas estavam a bordo e ninguém ficou ferido.

Uma aeronave da companhia aérea Passaredo que havia saído de Brasília atingiu uma plantação de soja e a cerca que separa a lavoura do aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, na noite de sexta-feira (8).

Depois de tocar o solo, o avião arremeteu e pousou no aeroporto, às 00h23. Sessenta pessoas estavam a bordo. Ninguém ficou ferido.
O avião desceu a aproximadamente 300 metros antes da pista principal e avançou por 30 metros, destruindo a cerca da plantação, que faz limite com o aeroporto.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Passaredo disse que o incidente, que ocorreu durante o procedimento de pouso do voo 2330, foi causado por "condições meteorológicas adversas". Ainda segundo a empresa, o desembarque ocorreu normalmente, perto do horário previsto de pouso.

O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Argemiro Ferreira, disse que o incidente não teve gravidade e que o avião, depois de ter arremetido, pousou na pista do aeroporto de maneira habitual. A aeronave, conforme a Passaredo, passa por inspeção dos técnicos de manutenção da empresa.

Exército treina filhote de onça para ser novo mascote em Manaus

Animal de nome "Aru" treina com oficial enquanto pula em troncos de árvore. Segundo o CMA, filhote ainda não pode realizar atividades mais complexas.

Um vídeo mostra o treinamento de uma onça preta, ainda filhote, para ser o novo mascote do Comando Militar da Amazônia (CMA). AInda em fase de adaptação, o animal - de nome Aru - brinca com o oficial enquanto pula em um tronco de árvore.

De acordo com a assessoria de impresna do CMA, o filhote ainda está em adaptação e ainda não tem licença para atividades físicas mais complexas.
Em outubro de 2015, o G1 mostrou o vídeo do adestramento da onça "Jiquitaia" no Rio Negro. O animal estava sob cuidados de militares do Exército. De acordo com a assessoria de imprensa do CMA, a área onde ocorreu o treinamento pertence às Forças Armadas e a atividade com o animal é cumprida seguindo normas de segurança.

Ainda de acordo com o CMA, os banhos são uma forma de tirar o estresse do animal. Quando não está em atividades de recreação, Jiquitaia fica presa em uma jaula.

B-52 dos EUA sobrevoa Coreia do Sul após teste nuclear da Coreia do Norte

Sobrevoo é demonstração de força após 4º teste nuclear norte-coreano. Coreia do Norte provavelmente vai ver o desembarque como uma ameaça.

Um poderosa aeronave de bombardeio norte-americana B-52 voou neste domingo (10) sobre a Coreia do Sul, em uma demonstração de força após o quarto teste nuclear da Coréia do Norte, informou a AP.
O bombardeiro de longo alcance, que é capaz de lançar armas nucleares podia ser visto voando sobre a Força Aérea Osan, base ao sul de Seul, capital da Coreia do Sul. A Coreia do Norte provavelmente vai ver o desembarque como uma ameaça.
Qualquer movimento norte-americano em relação à energia nuclear enfurece a Coreia do Norte. Após o terceiro teste nuclear norte-coreano em 2013, os EUA também enviaram seus aviões de guerra mais poderosos para treinos com a Coreia do Sul.

Coreia do Norte diz que propaganda do Sul deixa à beira da guerra

Emissões transmitidas por alto-falantes pela Coreia do Sul mirando a Coreia do Norte trazem os rivais "à beira da guerra", disse um importante oficial norte-coreano, na primeira reação do país à barragem sonora ao longo de sua fronteira.
O quarto teste nuclear da Coreia do Norte, na quarta-feira (6), irritou tanto os Estados Unidos quanto a China, que não foi avisada com antecedência.
A Coreia do Norte anunciou na quarta ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio (a bomba H ou bomba termonuclear). O uso da arma ainda não foi confirmado por outros países, mas foi registrado um terremoto na área onde os norte-coreanos já fizeram outros testes nucleares. Segundo autoridades da Coreia do Sul, ele foi provocado artificialmente por uma explosão.
No entanto, o governo dos EUA e especialistas em armas duvidam das alegações da Coreia do Norte de que o dispositivo que explodiu era uma bomba de hidrogênio.
Em retaliação ao teste, a Coreia do Sul ativou na sexta-feira (8) uma ensurdecedora barragem de propaganda. A última vez que a Coreia do Sul utilizou os alto-falantes, em agosto de 2015, desencadeou troca de balas.
"Com inveja do teste bem-sucedido de nossa primeira bomba de hidrogênio, os EUA e seus seguidores estão levando a situação à beira da guerra ao dizer que retomaram transmissões psicológicas e acionaram bombardeiros estratégicos", disse o chefe do departamento de propaganda do Partido dos Trabalhadores, Kim Ki Nam.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Aeronautas e aeroviários entram em estado de greve

Categoria reivindica aumento salarial de 12%, entre outros benefícios, e pode cruzar os braços a qualquer momento

Aeronautas e aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas e Recife e das bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários podem paralisar suas atividades a qualquer momento em aeroportos de todo o País, depois que foi decidido estado de greve por assembleias realizadas na noite da quinta-feira, 7.
A decisão visa pressionar as empresas do setor para atenderem às reivindicações da categoria.
As assembleias aprovaram contraproposta salarial, que será apresentada às companhias aéreas no dia 14.
Entre as reivindicações estão aumento salarial de 12%, sendo 10,97% de reposição da inflação referente à data-base de 1º de dezembro e 0,93% de ganho real.
Também são pedidas elevação de 15% de pisos salariais e alta de 20% no valor da cesta básica.

Coreia do Norte divulga vídeo de suposto teste de míssil

O vídeo exibido pela televisão estatal norte-coreana mostra o dirigente Kim Jong-Un a bordo de um navio militar enquanto observa um míssil que surge do mar e começa a ganhar altura depois do acionamento do motor propulsor

A Coreia do Norte divulgou neste sábado, 9, um vídeo, sem data, sobre um suposto teste de um míssil balístico lançado de um submarino (SLBM), três dias depois do anúncio de Pyongyang sobre um teste bem sucedido com uma bomba de hidrogênio.
O vídeo exibido pela televisão estatal norte-coreana mostra o dirigente Kim Jong-Un a bordo de um navio militar enquanto observa um míssil que surge do mar e começa a ganhar altura depois do acionamento do motor propulsor.
A imprensa sul-coreana suspeita que o vídeo seja uma montagem de imagens do terceiro teste de SLBM da Coreia do Norte, realizado em dezembro de 2015 no Mar do Japão, e de um teste de míssil Scud realizado em 2014.
Em maio de 2015, a Coreia do Norte anunciou pela primeira vez um teste com sucesso de um míssil a partir de um submarino. Na ocasião, a imprensa estatal divulgou uma foto de Kim apontando para o míssil no momento em que surgia do fundo do mar.
Um segundo disparo de teste de SLBM aconteceu em novembro do ano passado na área do porto de Wonsan, sudeste do país, mas ao que parece não teve sucesso. Fontes militares sul-coreanas afirmam que a Coreia do Norte prossegue com o desenvolvimento de um programa de mísseis lançados de submarinos, uma técnica que, caso seja dominada, aumentaria a ameaça nuclear norte-coreana.
Várias resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de desenvolver mísseis balísticos e atividades nucleares com fins militares.

PORTAL UOL


Kim Jong-un diz que teste nuclear é uma medida de "autodefesa"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, falou publicamente pela primeira vez do teste nuclear realizado pelo regime de Pyongyang e o avaliou como um ato de "autodefesa", segundo publicou neste domingo a agência de notícias estatal "KCNA".

Durante uma visita realizada por causa do ano novo à agência que coordena e administra o Exército Popular da Coreia, Kim defendeu que o teste atômico é "uma medida justa que ninguém deve criticar", segundo o texto divulgado pela "KCNA".
"É uma medida de autodefesa para proteger de maneira confiável a paz na península coreana e a segurança regional do perigo de uma guerra nuclear provocada pelo grupo imperialista liderado pelos Estados Unidos", disse durante a visita, cuja data exata não foi divulgada.
Na quarta-feira passada Pyongyang anunciou que tinha realizado seu quarto teste atômico subterrâneo e que pela primeira vez tinha feito explodir debaixo da terra uma bomba de hidrogênio.
Esta bomba seria mais poderosa que as detonadas pela Coreia do Norte em seus testes de 2006, 2009 e 2013, embora os especialistas duvidem que o regime tenha podido desenvolver uma bomba H com base no alcance que teve a explosão e consideram que provavelmente se trate na realidade de uma arma de fissão potencializada.

PORTAL R7


Aeronautas e aeroviários decidem entrar em estado de greve

A decisão visa pressionar as empresas do setor para atenderem às reivindicações da categoria

Aeronautas e aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas e Recife e das bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários podem paralisar suas atividades a qualquer momento em aeroportos de todo o País, depois que foi decidido estado de greve por assembleias realizadas na noite de quinta-feira, dia 7.
A decisão visa pressionar as empresas do setor para atenderem às reivindicações da categoria.
As assembleias aprovaram contraproposta salarial, que será apresentada às companhias aéreas no dia 14. Entre as reivindicações estão aumento salarial de 12%, sendo 10,97% de reposição da inflação referente à data-base de 1º de dezembro e 0,93% de ganho real.
Também são pedidas elevação de 15% de pisos salariais e alta de 20% no valor da cesta básica.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO RIO


Felipe Lucena

História do Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos

ImagemFundamental para registar a memória de uma instituição que tem uma conexão direta com a história do Brasil, o Museu Aeroespacial comporta importantes títulos e documentos sobre o passado do país.
A ideia para a construção de um museu aeronáutico é antiga. Desde 1943, o ex-ministro Salgado Filho, primeiro-ministro da recém-criada Força Aérea, tinha esse desejo.
Contudo, o Museu Aeroespacial só pôde ser construído mais de trinta anos depois. Por não haver espaço para montar tal estrutura, a ideia de Salgado Filho ficou flutuando nos anos até que, enfim, decolou:
“Com a transferência da Academia da Força Aérea para Pirassununga em 1971, os hangares da antiga "Divisão de Instrução de Voo’"da Escola de Aeronáutica foram reformados para este fim, enquanto o acervo (aviões, motores, armas, documentos e outras peças de valor histórico) foi sendo reunido e preparado. O Museu Aeroespacial foi finalmente inaugurado em 1976” informa o site do museu.
O Museu Aeroespacial, que fica no lendário Campo dos Afonsos, tem muitos motivos para se inflar de orgulho:
“Esse museu está localizado no local onde nasceu a aviação brasileira, em 1912 [Campo dos Afonsos]. É uma área que tem um apelo sentimental para todos nós, amantes da aviação. Além disso, esse é o maior museu do Hemisfério Sul dedicado à aviação” disse o Brigadeiro Behring em entrevista concedida alguns anos atrás ao programa Auto Giro, exibido em um canal do Youtube. 
O acervo do Musual, como é conhecido o Museu Aeroespacial, chama muito a atenção, pois vai além de relíquias de aviões e peças de aeronaves. São cerca de cinco mil obras biográficas, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos, filmes etc. Isso sem contar com o coração preservado de Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira.
“A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações” frisa um comunicado da Força Aérea Brasileira.

FOLHA DE PERNAMBUCO


Gastos com cartão corporativo atingiram R$ 56,2 milhões em 2015

Da Contas Abertas
Os gastos do governo federal com cartão corporativo somaram R$ 56,2 milhões em 2015. Os dados levantados pelo Contas Abertas contabilizam os montantes pagos entre janeiro e dezembro, disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal. A Presidência da República foi o órgão que mais gastou por meio dos cartões.
Os dispêndios da Presidência e suas unidades gestoras atingiram R$ 15 milhões, isto é, quase 27% do total. Vale ressaltar que quase a totalidade dos recursos foi desembolsada de maneira secreta, de forma que não se sabe o que efetivamente foi comprado. As informações são protegidas por sigilo, nos termos da legislação, “para garantia da segurança da sociedade e do Estado”.
Outra parte dos valores desembolsados também fica desconhecida. Isso porque R$ 148,4 mil foram gastos pela Presidência por meio de saques.
A maior parcela dos gastos foi desembolsada pela Agência Brasileira de Inteligência: R$ 8 milhões. A Secretaria de Administração da Pasta utilizou outros R$ 5,5 milhões. O Gabinete da Vice-Presidência da República foi responsável por mais R$ 529,2 mil em cartões corporativos.
O Ministério da Justiça ocupa o segundo lugar no ranking dos órgãos que mais gastam pelo cartão. Em 2015, o desembolso da Pasta atingiu a marca de R$ 13,8 milhões. Vinculado ao ministério, o Departamento da Polícia Federal foi o que mais usufruiu do cartão, com R$ 13,5 milhões creditados.
O cartão corporativo do Ministério da Justiça também é utilizado por superintendências regionais da Pasta. Os gastos das superintendências do Estado do Amazonas, da Bahia e de São Paulo, por exemplo, foram de R$ 1 milhão, R$ 741,5 mil e R$ 768,2 mil, respectivamente.
Assim como acontece com a Presidência, é praticamente impossível saber ao que foram destinados os gastos do Ministério da Justiça, já que quase a totalidade da verba foi declarada como secreta.
Cerca de R$ 13,6 milhões, ou seja, 98,5% dos desembolsos foram protegidos por sigilo, nos termos da legislação, para garantia da segurança da sociedade e do Estado.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é o terceiro maior usuário do cartão corporativo (R$ 6 milhões). E, em quarto lugar, está o Ministério da Defesa, com gastos que chegam a R$ 5,4 milhões, seguido pela Pasta da Educação, que já desembolsou R$ 5,1 milhões por meio do recurso.
Diminuição
Os valores desembolsados em 2015, quando comparados com igual período de 2014, sofreram redução. Nos doze meses do ano passado, R$ 64,9 milhões foram pagos por meio do “dinheiro de plástico”. O montante é 15,6% maior do que o aplicado neste ano.
Dessa forma, os valores destinados a gastos sigilosos também foram reduzidos, passando de R$ 34,7 milhões em 2014 para R$ 28,2 milhões em 2015. Os saques, no entanto, tiveram uma retração menor: atingiram R$ 6,5 milhões no ano passado, contra R$ 6,9 milhões de 2014.
Gastos possíveis
O Cartão de pagamentos funciona como um cartão de crédito e permite, também, a realização de saques em dinheiro. Ele tem validade internacional e é usado por representantes do governo federal.
Geralmente é utilizado para pagamento de bens, serviços e despesas em materiais, contratação de serviços e ainda para pagamento de agências de viagens.
Além disso, é isento de anuidade, não permite crédito rotativo ou parcelamento de compras. Os saques são liquidados diretamente na Conta Única da União. Os pagamentos às agências de viagem devem ser previamente licitados.
Em viagens nacionais, os cartões são utilizados em serviços especiais que exijam pronto pagamento e que não tenham sido pagos previamente pelas diárias recebidas, por exemplo, passagens, locação de veículo, estacionamento, combustíveis, etc.
Todas as despesas relativas à alimentação, hospedagem e transporte, inclusive para Ministros de Estado, não podem ser quitadas com o cartão corporativo, visto que tais gastos já são cobertos por diárias ou custeados por outras entidades, conforme especificado no ato de autorização de afastamento do país.

OLHARDIRETO.COM.BR


Avião da Passaredo que "errou a pista" teve danos na fuselagem e hélice

ImagemA aeronave (ATR-72) da Passaredo Linhas Aéreas que atingiu uma lavoura de soja e rompeu uma cerca de arame farpado ao tentar pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, sofreu danos em sua fuselagem e na hélice. Relatos apontam que o avião ‘errou a pista’ e pousou na plantação. Em nota, a empresa informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo.

Um internauta do Olhar Direto, identificado como Leonardo, comentou que o pouso não ocorreu normalmente, como foi dito pela empresa: “Realmente a aeronave pousou na plantação de soja e rompeu sim a cerca, danificando parte do nariz da aeronave, ponta da hélice e algumas partes da fuselagem”.

Pelas fotos obtidas pela reportagem, que seriam do avião, é possível ver os danos mencionados pelo internauta. Também é possível identificar na plantação marcas do pneu da aeronave. A cerca que teria sido rompida, já estava consertada pela manhã. Após a arremetida, o pouso foi realizado às 00h23.

O "possível" pouso na lavoura foi negado pela Passaredo, que em nota informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo. A companhia aérea informou à reportagem que o pouso ocorreu normalmente, após o fato, e que nenhum passageiro ficou ferido.

Confira nota enviada pela Passaredo Linhas Aéreas:

“Durante a noite de ontem, em função de condições meteorológicas adversas durante o pouso do voo 2330 em Rondonópolis-MT, foi necessário efetuar uma arremetida após o toque da aeronave no solo. Após o procedimento, foi realizado nova aproximação e pouso normal. O desembarque dos passageiros ocorreu normalmente próximo ao horário previsto. A aeronave passa por inspeção dos técnicos do departamento de manutenção da companhia.

O pouso aconteceu as 00h23 e o voo era procedente de Brasília (DF).”

PUBLICO.PT


Aviadora completa travessia entre Inglaterra e Austrália num avião vintage

A britânica Tracey Curtis-Taylor recriou viagem histórica feita por outra aviadora em 1930, mas agora no complexo mundo pós-11 de Setembro.
A aviadora britânica Tracey Curtis-Taylor voou no seu avião biplano, de cockpit aberto, por cima de Sidney e aterrou no aeroporto internacional da cidade australiana neste sábado, completando uma viagem de três meses, que recriou uma travessia pioneira da história da aviação.
A piloto de 53 anos iniciou a travessia a 1 de Outubro, arrancando de Farnborough, em Hampshire, no Sul da Inglaterra, imitando a viagem da aviadora lendária Amy Johnson, que em 1930 foi a primeira mulher a voar sozinha entre o Reino Unido e a Austrália.
“Preciso de uma bebida”, disse Tracey Curtis-Taylor aos jornalistas que estavam à sua espera, assim que saiu do seu Boeing Stearman de 1942, e recebendo imediatamente um copo de champagne.
“Poder observar as paisagens mais icónicas, a sua geologia, a sua vegetação, é ter a melhor vista do mundo”, disse. “Pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de voar como eu tive.”
Numa viagem em que apanhou desde smog até ao condensado de partículas vindas do mar, que transportam sal, a aviadora levou o seu Spirit of Artemis (Espírito da Artemisa, o nome do biplano que homenageia a deusa grega da caça) a percorrer 22.000 quilómetros, passando por 23 países e consumindo 8000 litros de combustível para alimentar um motor de pistões que foi renovado.
A viagem foi feita com a ajuda de um avião de apoio que foi atrás do biplano. Uma das dificuldades que a aviadora teve foi obter a gasolina para aviões, que não está disponível em muitos aeroportos modernos.
“Numa viagem destas, é necessário ser-se completamente auto-suficiente”, disse a britânica à Reuters, numa entrevista antes da chegada. “Tivemos de fazer 54 paragens e foi isso que demorou mais.”
Alguns dos desafios que encontrou na viagem passaram por pedir combustível a aborígenes, quando foi obrigada a aterrar no interior australiano, e quando passou um dia a raspar o sal que se acumulou nas hélices depois de ter voado por cima do mar de Timor.
Mas a aviadora também de teve de se confrontar com o ambiente da aviação nascido depois do 11 de Setembro de 2011, onde os responsáveis dos aeroportos são especialmente cautelosos, principalmente após os ataques de Novembro último em Paris e do avião russo que foi abatido no Egipto, um mês antes. “Está tudo num estado de alerta alto”, disse Tracey Curtis-Taylor.
Na Roménia, o mau tempo obrigou à interrupção da viagem durante alguns dias, e a aviadora foi obrigada a desviar-se do espaço aéreo sírio por causa da guerra. A britânica teve ainda oportunidade de levar uma princesa da Arábia Saudita a passear no seu avião. Na Jordânia, algumas raparigas provenientes de meios não privilegiados ficaram espantadas pela coragem de uma mulher daquela idade que decidiu realizar uma viagem desta envergadura.
Apesar de a travessia querer recriar uma viagem histórica, hoje a realidade é muito diferente da de 1930. Naquele tempo, a maioria das paragens de Amy Johnson, então com 26 anos, eram no Império Britânico. E as regras estabelecidas para a aviação eram mínimas.
A viagem de Amy Johnson terminou em Darwin, na Austrália, uma etapa que a sua sucessora completou a 1 de Janeiro. Esta semana comemora-se o 75º aniversário da morte da inglesa, aos 37 anos, num acidente de aviação em Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.

D24AM.COM (AM)


Advogadas presas na "La Muralla" pedem celas em unidades das Forças Armadas

Para que a medida seja adotada, é preciso que haja alojamentos disponíveis para receber as detentas.
Manaus - A Justiça Federal do Amazonas autorizou a transferência das advogadas presas durante a operação La Muralla do Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF) para unidades das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Mas, para que a medida seja adotada, é preciso que haja alojamentos disponíveis para receber as detentas. Caso contrário, a defesa delas planeja solicitar prisão domiliciar.
Na última quinta-feira, a 2ª Vara Criminal Federal encaminhou ofício às instituições pedindo informações sobre a existência de salas de Estado Maior que possam servir como celas.
As advogadas Lucimar Vidinha Gomes, Rosângela Amorim da Silva, Janaína Veríssimo dos Santos e Sulene Socorro Carvalho Veríssimo estão presas, desde novembro passado, suspeitas de integrar o corpo jurídico de uma organização criminosa envolvida em crimes como tráfico, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção.
Conforme consta no site da Justiça Federal, a defesa das advogadas comandada pelas advogadas Ana Esmelinda e Sandra Santos, com o acompanhamento da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas do Amazonas, ingressou com o pedido de transferência das presas da unidade prisional. A ação foi movida para que fossem levadas para celas em batalhões de guarda ou salas de Estado Maior das Forças Armadas.
Faltam alojamentos

De acordo com o presidente da associação, Christian Naranjo, a Justiça já havia autorizado a transferência das advogadas para o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o que não ocorreu por falta de alojamentos.
Na última quinta-feira, a Justiça Federal voltou a conceder a transferência para alojamentos de uma das entidades das Forças Armadas. Para que a transferência ocorra, é necessário que o Exército, Marinha ou a Aeronáutica informe a disponibilidade de alojamentos.
Na decisão, a juíza Mara Alisa Andrade, que está respondendo pela 2ª Vara Criminal, destaca que: “Caso não exista sala de Estado Maior, ante as especificidades do presente pleito, deverá ser informado de modo particularizado a eventual existência de cela individual para o mesmo fim de custódia”.
De acordo com Christian Naranjo, caso a transferência não seja possível, a defesa vai recorrer para que as advogadas possam cumprir a prisão preventiva em regime domiciliar.
O setor jurídico do Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que não possui as dependências solicitadas pela Justiça. A assessoria de imprensa da Marinha disse que recebeu o ofício e que está analisando o documento. A Aeronáutica não atendeu às ligações.

D24AM.COM (AM)


Cynthia Blink

ALE e CMM fizeram 153 solenidades para homenagens e entrega de medalhas

Em 2015, a Assembleia realizou 102 sessões para festividades e a Câmara informou que fez 51.
Manaus - A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizaram 153 solenidades em 2015, entre entregas de medalhas, comendas, títulos de cidadão, datas comemorativas e homenagens a entidades.
Segundo a Diretoria de Comunicação da ALE, em 2015, foram realizadas 102 festividades. A Diretoria de Comunicação da CMM informou que, ao longo do ano passado, foram realizadas 51 homenagens e sessões especiais, conforme levantamento da Diretoria de Cerimonial da Câmara.
Para o primeiro vice-presidente da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), "cada vereador tem a sua responsabilidade e as pessoas homenageadas pela CMM, de alguma maneira, cada uma em sua área, contribuíram ou contribuem para a cidade e o Estado".
"Sou contra a homenagem quando ela atrapalha o andamento da sessão ou a Ordem do Dia (votação dos projetos). Sou a favor de homenagens serem feitas fora do horário da sessões, mas não tenho nada contra homenagear quem já fez ou faz por nossa cidade. É uma honraria para poucos e deve ser valorizada. Eu teria vergonha de homenagear algum integrante da turma do PT presa, mas jamais teria vergonha de homenagear quem faz bem ao nosso povo", declarou Nicolau.
O presidente da ALE, deputado Josué Neto (PSD), acredita que o número de homenagens e comendas foi “potencializado, principalmente, pelos novos deputados”. “Entendo que todas as homenagens foram justas, pois passam por uma análise técnica pelos setores responsáveis”, afirmou.
Entre as homenagens que renderam sessões especiais na Assembleia, estão o "Dia da Força Aérea Brasileira (FAB)", a tradicional entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e a comemoração ao Dia do Extensionista Rural. Na Câmara, os homenageados foram os escrivães da Polícia Civil, representantes da igreja Assembleia de Deus e secretários do Estado do Amazonas.
Em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Aviador, comemorados no dia 23 de outubro, a Assembleia promoveu uma Sessão Especial, na manhã do dia 12 de novembro, por iniciativa do líder do PRB, deputado Carlos Alberto, que, na ocasião, discursou sobre missão humanitária da FAB.
“Nesta Sessão Solene, quero mais do que parabenizar, em nome da sociedade amazonense, aos nossos bravos militares, agradecer a esta respeitável instituição pela proteção do céu da Amazônia e por ajudar este Estado nas missões humanitárias, bem como em defesa de toda a região indo aonde quase ninguém consegue chegar”, declarou o parlamentar, em seu discurso.
Na primeira semana de dezembro, a ALE homenageou sete dos nomes mais importantes da extensão rural do Estado em uma sessão especial. A propositura foi do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), Luiz Castro (Rede).
Na Assembleia, houve, ainda, a tradicional entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, no dia 10 de dezembro. Em 2015, foram 24 personalidades homenageadas. Entre elas, estava o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Em dezembro, na CMM, os escrivães da Polícia Civil receberam certificado pela relevância dos serviços prestados à sociedade manauara e pela passagem do Dia do Escrivão da Polícia, comemorado no dia 5 de novembro.
A Câmara também prestou homenagem ao 15º aniversário da igreja Evangélica Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas (Ieadtam), celebrado no dia 14 de outubro. Os representantes da instituição receberam a placa e medalhas de ‘Ouro Cidade de Manaus’, na sessão especial, realizada no dia 8 de outubro. Além de pastores, missionários, membros da igreja homenageada e autoridades locais também participaram da solenidade.
A Câmara homenageou, também, o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo Moraes, e o secretário de Segurança do Estado do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, com a "Medalha de Ouro Cidade de Manaus".



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented