Infraero conclui obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Tabatinga
Infraero conclui obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Tabatinga ...
A Infraero entrega nesta sexta-feira (22/1) as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM). Foram investidos R$ 20,48 milhões nas melhorias, que ampliaram a área do terminal de 1.065 m² para 5.221 m², aumentando a capacidade operacional do aeroporto de 600 mil passageiros/ano para 2,3 milhões de passageiros/ano.
O superintendente de Tabatinga, Igor Romeu Batista de Souza, reforça que as obras aumentaram o nível de conforto de passageiros e usuários. “Os trabalhos modernizaram as instalações, garantindo mais comodidade aos passageiros e ampliando a capacidade do aeroporto para as futuras demandas da cidade de Tabatinga e da região do Alto Solimões, que compreende mais quatro municípios do estado do Amazonas que não contam com uma infraestrutura aeroportuária”, afirmou.
Com a conclusão das obras, a área total das salas de embarque e desembarque passou de 238 m² para 1.166 m², sendo que a sala de desembarque também ganhou uma segunda esteira de restituição de bagagens. Além disso, a área de check-in foi ampliada, passando a contar com espaço para oito balcões de atendimento.
A área comercial do terminal de passageiros também foi expandida e conta agora com 24 novos espaços, incluindo uma nova praça de alimentação, cujo processo de licitação deve ser iniciado em fevereiro. As áreas administrativas, de empresas concessionárias e de uso das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo foram ampliadas. As obras contemplaram ainda uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, uma nova subestação de energia com potência de 1000 kVA, a instalação de dois geradores de 325 kVA cada, duas novas torres de iluminação do pátio de manobras, entre outras melhorias.
Além da demanda de passageiros, o Aeroporto Internacional de Tabatinga serve como ponto de apoio para as operações militares na região – Tabatinga faz fronteira com a Colômbia e o Peru. “Para essas atividades, as obras concluídas também trouxeram melhorias”, destacou o superintendente.
Leia também: