|

Piloto do NOTAer do ES lança livro sobre maior tragédia natural do estado



Piloto do NOTAer do ES lança livro sobre maior tragédia natural do estado ...

Movido pelo desafio de registrar sob um novo olhar a maior tragédia natural do Espírito Santo, o capitão e piloto Marcelo Hollanda lançou, com o apoio da Helibras, seu primeiro livro. “Anjos Audazes” retrata missões de resgate realizadas pelo comandante às vítimas das chuvas de dezembro de 2013, no Espírito Santo, a bordo do helicóptero Esquilo da Polícia Militar do Estado.

O episódio ficou marcado na mente de Hollanda. "Logo depois da nossa operação comecei a avaliar dados estatísticos e relatórios de voo para os relatórios. Aquelas histórias voltaram à minha cabeça e decidi registrar em um papel. Durante o processo, vi que tinha material suficiente para publicar um livro", conta.

Foram 17 dias, 419 missões, 151 resgates em locais de difícil acesso e 226 horas de voo em todo o território capixaba. Hollanda retrata, no livro, os resgates dos quais participou e também como os integrantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo do Espírito Santo – o Notaer, conhecido como Harpias, realizaram os salvamentos com os helicópteros Esquilos.

As chuvas que atingiram o estado em 2013 causaram 24 mortes e deixaram mais 60 mil pessoas desabrigadas. O volume de chuva foi considerado o pior desde 1979. No total, 55 municípios foram afetados e bairros inteiros ficaram isolados. A chuva também destruiu lavouras, inundou pastos e danificou estradas de acesso às propriedades agrícolas. Os prejuízos do setor chegaram a R$ 200 milhões.

O livro conta ainda um breve histórico sobre o funcionamento do helicóptero, além da rotina da unidade de aviação da segurança pública. Em sua escrita, Hollanda buscou envolver os leitores com relatos que encantam pelo extraordinário e pelas dificuldades enfrentadas.

Como descreve o próprio autor, “as histórias contadas em quase 250 páginas falam de anjos e heróis. Um registro da entrega a uma profissão de amor à vida”. Para ele, toda a dificuldade com a situação enfrentada deixou um legado. "Somos melhores hoje do que na época. Caso ocorra outra tragédia, estaremos mais preparados", completou.

Primeiro livro

"Anjos Audazes" é o primeiro livro escrito pelo capitão. O projeto que, a princípio, seria pequeno, com a impressão de 100 exemplares, ganhou parceiros, admiradores do trabalho da corporação e do comandante e o patrocínio de empresas, como a Helibras para a viabilização. A tiragem foi ampliada para dois mil exemplares do livro, que serão distribuídos para os apoiadores e comercializados em livrarias do Espírito Santo a partir deste mês. 

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 640 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

Airbus Helicopters é uma divisão da Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano , a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 152 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 23.000 pessoas no mundo e, em 2014, gerou uma receita de 6,5 bilhões de euros. Em conformidade com a nova identidade da empresa, totalmente integrada à Airbus Group, a Airbus Helicopters renomeou sua gama de produtos que substitui a antiga designação "EC" por um "H".


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented