Indra renova sistemas de tráfego aéreo da Costa Rica por U$ 12 milhões
Indra renova sistemas de tráfego aéreo da Costa Rica por U$ 12 milhões ...
São Paulo, dezembro 2015 – A Indra, uma das maiores empresas globais de TI, firmou um contrato com a Corporação Centro-Americana de Serviços de Navegação Aérea (COCESNA) da Costa Rica para renovar os sistemas de gestão de tráfego aéreo do Centro de Controle Aéreo de San José e dos principais aeroportos internacionais do país, por U$ 12 milhões. A Indra é um dos principais fornecedores de sistemas de gestão de tráfego aéreo do mundo, tendo seus sistemas implantados em mais de quatro mil instalações em 160 países.
O projeto também inclui equipar o Centro com um sistema avançado que cumpra com o protocolo NAM de Nível 3*, o mais avançado para facilitar a coordenação entre centros de controle na hora de transferir a responsabilidade da gestão de um voo. A Costa Rica será o primeiro país do mundo que utilizará a tecnologia incorporada a este protocolo.
As demais melhorias contemplam a adaptação dos sistemas para processar e visualizar dados meteorológicos disponibilizados pelos radares multímetros e a implantação de sistema de informação de voo e gestão do fluxo de tráfego aéreo (ATFM/AIM), que permitirá monitorar e otimizar a gestão do tráfego em toda a rede de aeroportos daquele país.
Além disso, será implementado na capital San José estação equipada com um radar primário e outro secundário de última geração, para reforçar o controle e a segurança dos movimentos de aeronaves no espaço aéreo da Costa Rica.
Em 2014, os radares primários de vigilância da Indra foram os mais vendidos fora dos Estados Unidos. Já os radares secundários modo S da Indra, que incorporam a tecnologia de identificação de aeronaves mais avançadas, estão em operação em 175 instalações por todo o planeta. Estes sistemas cobrem atualmente a vigilância do trânsito aéreo de 60% do espaço aéreo chinês, praticamente 100% do céu da Índia ou 90% do céu do Equador, entre outras referências.
Com este novo contrato na Costa Rica, a Indra reforça a sólida relação que mantém como fornecedora tecnológica da COCESNA. Todo o espaço aéreo superior de América Central que gerencia esta organização é administrado com tecnologia da Indra. Igualmente, os países que integram a Corporação também confiaram na tecnologia da companhia para modernizar suas infraestruturas. No restante da América Latina, a Indra forneceu sistemas a países como Bahamas, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Brasil, sendo um dos principais fornecedores desta tecnologia.
*NAM é um protocolo utilizado para transferir a responsabilidade sobre a gestão de um voo de um centro de controle para outro. A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) citou recentemente que a América Central, Caribe e América do Norte devem utilizar este protocolo. Alguns fornecedores de serviços de navegação da região, entre os clientes da Indra, já possuem o nível 1 NAM. Agora, pela primeira vez, será implantado em um centro de controle de nível 3, o mais avançado, o que posiciona a Costa Rica a frente dos demais países da América do Norte e América do Sul.
Sobre a Indra
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. A multinacional conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares labs e possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.
Leia também: