Cássio Vasconcellos lança fotolivro Aeroporto, pela Editora Madalena
Cássio Vasconcellos lança fotolivro Aeroporto, pela Editora Madalena ...
Resultado de um ano de trabalho com milhares de fotografias em diversos aeroportos no Brasil e Estados Unidos de onde criou o seu “aeroporto imaginário”, Aeroporto é o novo fotolivro de Cássio Vasconcellos, publicado pela editora Madalena, e já eleito entre os melhores do ano pelo editor francês Pierre Bessard.
Apresentado a primeira vez durante o Paris Photo, em novembro, o livro, quinto na carreira do fotógrafo, será agora lançado em São Paulo, dia 18, sexta-feira, em evento com a presença do autor no Madalena CEI (Rua Faisão, 75 – Vila Madalena). Claudia Jaguaribe assina a coordenação editorial e Mariana Lara Resende, do Estúdio Xadrez, o projeto gráfico.
“Este trabalho do Cássio é uma obra de arte em si, tanto pelo gigantismo como pela riqueza de detalhes. Para o formato de livro, nosso desafio foi buscar uma reinterpretação que preservasse essa sensação primeira de enorme quantidade de detalhes, mas que fosse interessante enquanto livro”, explica Claudia Jaguaribe. “Vejo o resultado como uma forma de pensar a fotografia como um múltiplo, que aliás, tenho visto já em grandes galerias: livros expostos como obras de arte”, completa.
Aeroporto
Fotografias de Cássio Vasconcellos
Editora Madalena
Coordenação Editorial: Claudia Jaguaribe
Número de fotos: 32
Número de páginas: 74
Formato fechado: 40x32cm
Formato aberto: 80x32cm
Projeto gráfico: Estúdio Xadrez
Impresso na China, Oceanic Graphic
Preço: R$240
Lançamento com palestra do autor:
Dia 18/12, sexta-feira, às 19h
Madalena CEI (Rua Faisão, 75 | Vila Madalena)
Mais informações: www.livrariamadalena.com.br
Sobre Cássio Vasconcellos
Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Participou de mais de 190 exposições em 20 países. Integra o seleto grupo do “The World Atlas of Street Photography”, livro publicado pela Thames & Hudson, Inglaterra, e pela Yale University Press, U.S.A. com a série “Noturnos São Paulo”. Cássio Vasconcellos publicou livros como: Aéreas do Brasil (BEI, 2014), Panorâmicas (DBA, 2012), Aéreas (Terra Virgem Editora, 2010) e Noturnos São Paulo (2002). Ganhou vários prêmios como o Conrado Wessel de Arte (2011); Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA - 2002), pela melhor exposição do ano com a mostra “Noturnos São Paulo”; Prêmio Porto Seguro de Fotografia, (2001); e Fundação Nacional de Arte (Funarte) (1995). E suas imagens fazem parte de diversas coleções no Brasil e no exterior, como o MASP - Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, Brasil), Bibliothèque Nationale (Paris, França) e Museum of Fine Arts (Houston, Estados Unidos).
Leia também: