Ampliação do Aeroporto Afonso Pena entra em operação assistida
Ampliação do Aeroporto Afonso Pena entra em operação assistida ...
A Infraero liberou parte da ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais – Afonso Pena para operação assistida. Nessa fase, o funcionamento da operação será monitorado por técnicos da empresa e do consórcio responsável pelas obras para observar a necessidade de ajustes. Essa avaliação será feita pelos próximos dias até a conclusão total da obra, prevista para março de 2016.
Desde o dia 22/12, os passageiros e empresas aéreas passam a contar com novas salas de embarque, de aproximadamente 16 mil m², oito novas pontes de embarque, 32 novos balcões de check-in, cinco esteiras de bagagem, oito elevadores, oito escadas rolantes, além de uma nova estrutura de canais de inspeção, banheiros e áreas comerciais
Com as mudanças, os atuais canais de inspeção foram destinados ao atendimento de voos internacionais e os novos canais passaram a atender aos voos domésticos. Além disso, na nova estrutura não existe um corredor dividindo as salas de embarque das pontes, e os fluxos de embarque e desembarque ocorrem no mesmo espaço. As empresas Avianca e Azul também estão ocupando os novos balcões de check-in.
Também foram liberados para funcionamento assistido uma parte da ampliação do saguão de desembarque, o novo acesso para embarque doméstico, as vias internas de serviço, a nova Ala Alfandegada para desembarque Internacional e demais espaços operacionais.
Até março do ano que vem a Infraero vai finalizar as novas áreas comerciais, praça de alimentação, adequação das vias de acesso e meio fio de embarque e desembarque, novas áreas para órgãos públicos. Com a conclusão total das obras, a capacidade do aeroporto passará de 8,5 milhões de passageiros por ano para 14,8 milhões de passageiros por ano, com 112,17 mil m² de área no terminal. Ao todo, R$ 267,1 milhões serão investidos no empreendimento.
Leia também: