Ex-executivo da Gol assume a função de consultor técnico da Abesata
Ex-executivo da Gol assume a função de consultor técnico da Abesata ...
André Lima é o novo consultor técnico da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo). Com mais de 20 anos de experiência na área de operações, André esteve nos últimos três anos na Gol, onde ocupava o cargo de Diretor de Operações Aeroportuárias. Era responsável pela gestão de 71 aeroportos, dentro e fora do Brasil, ficando sob sua responsabilidade negócios como Serviço ao Cliente, Serviços de Rampa e Infraestrutura Aeroportuária.
Além da Gol, o executivo passou por outras companhias aéreas como a Webjet, TAM e Vasp, onde começou a carreira. Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, André vai atuar em duas frentes, basicamente, na Abesata. Em primeiro lugar na coordenação das operações das Esatas para as Olimpíadas Rio 2016. “Queremos dar tranquilidade aos órgãos reguladores, com a garantia de adesão às regras estipuladas”, disse o novo consultor. A segunda linha de atuação de Lima será na busca do papel de certificadora para a entidade. “Queremos desenvolver capacitação profissional para a indústria de ground handling e a partir daí assumir o papel de entidade certificadora, o que vai significar um novo ciclo para o segmento no país”, resumiu o executivo.
Saiba mais sobre o segmento de serviços auxiliares
No Brasil, as chamadas Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) estão presentes em 70% das operações da aviação comercial, seja na realização de serviços operacionais (abastecimento de água, catering, carregamento de bagagem etc), serviços de proteção, serviços de emergência e serviços comerciais. Os dados fazem parte do levantamento do 1.° Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos, lançado no fim do ano passado.
Ao todo existem hoje 211 empresas de Esatas no Brasil, sendo que a maior parte está em São Paulo, 70 companhias, seguido de Minas Gerais, com 45, Rio de Janeiro, 36, e Rio Grande do Sul, com 31 empresas do setor. A maioria se concentra na prestação de serviços operacionais para as empresas aéreas regulares, 147 empresas, mas muitas estão envolvidas com outros serviços, tais como atendimento de aeronaves (60), limpeza de aeronaves (50), movimentação de carga (50), atendimento e controle de embarque de passageiros (38), entre outros.
Mais informações em www.abesata.org
Leia também: