ANAC - Programa Avançado de Qualificação para Pilotos
ANAC - Programa Avançado de Qualificação para Pilotos ...
A ANAC está apoiando o 1º Seminário Brasileiro sobre Advanced Qualification Program - AQP, conhecido como Programa Avançado de Qualificação para Pilotos. O evento acontece no próximo dia 24 de novembro, em São Paulo, no auditório da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), instituição que promove o encontro.
O Seminário conta com a presença de palestrantes conceituados da FAA, BOEING, AIRBUS, EMBRAER e LATAM. O principal objetivo é discutir os benefícios que a implantação desse programa de treinamento de pilotos pode agregar ao Sistema de Aviação Civil em relação à Segurança Operacional.
Logo em seguida ao seminário, o AQP Program Manager da FAA, Douglas Farrow, também professor-doutor da McGill University do Canadá, ministrará um curso do programa, em parceria com a ANAC, para uma turma mista de profissionais, composta por Inspetores da Agência e por comandantes das principais empresas aéreas brasileiras.
A Agência Nacional de Aviação Civil, com essas iniciativas, acredita estar contribuindo para que o Sistema de Aviação Civil do país dê um passo importante rumo ao aperfeiçoamento das ações preventivas e proativas voltadas para a manutenção do Nível Aceitável de Segurança Operacional.
Advanced Qualification Program
O AQP é um programa voluntário de treinamento operacional de tripulantes, com 25 anos de existência, e tem no treinamento por competência a sua base, a fim de possibilitar o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e das atitudes requeridas para a conquista do mais alto desempenho individual e coletivo dos tripulantes que comandam aeronaves comerciais.
Já utilizado em grande escala pelas melhores empresas de transporte aéreo do mundo, e recomendado pela International Civil Aviation Organization - ICAO, o AQP adquiriu na indústria de aviação status de programa de treinamento operacional de excelência. A sua implementação nas empresas brasileiras é incentivado pela ANAC, que tem no Inspetor de Operações-Piloto, o servidor Célio Eugênio de Abreu Júnior, o coordenador nacional do programa no âmbito dos operadores aéreo regidos pelo RBAC 121.
Leia também: