Aeroporto de Porto Alegre sedia seu primeiro Spotter Day
Aeroporto de Porto Alegre sedia seu primeiro Spotter Day ...
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) abriu as portas, em 20/11, para a realização do 1º Spotter Day POA. O evento reuniu 32 spotters – fotógrafos amadores ou profissionais apaixonados por aviação – que registraram de perto os pousos e decolagens de pontos normalmente com acesso restrito, como a pista de taxiamento e o pátio de aeronaves.
As atividades começaram antes do sol raiar, às 5h, com uma recepção na sala VIP do terminal de passageiros 2. Em seguida, os fotógrafos foram levados até a taxiway “L”, ao lado da pista, para fotografar as operações de voo e o terminal gaúcho.
A companhia aérea Avianca preparou uma surpresa aos fotógrafos e ajustou a malha de voos para que o Airbus A320, que estampa uma ilustração com os personagens da Turma da Mônica, pudesse pousar na capital gaúcha. Os fotógrafos registraram todos os momentos e ainda foi possível visitar a área interna da aeronave durante a rápida escala no aeroporto.
Os amantes da fotografia tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma apresentação dos falcões e gaviões treinados para manter aves afastadas das áreas operacionais do terminal (pátios, pista e taxiways), reduzindo o índice de colisões entre pássaros e aviões, o chamado perigo aviário. O Aeroporto Salgado Filho é um dos pioneiros no Brasil na utilização de aves de rapina treinadas para este fim.
Para o analista de sistemas Fábio Fonseca, que participou da iniciativa, o Spotter Day representou um sonho de velhos amigos. “Esse dia foi imaginado em devaneios por um grupo de entusiastas que, desde o final da década de 1980, se encontra no terraço do aeroporto”, disse.
Fotógrafos apaixonados por aviação
O Spotter Day é um evento que a Infraero vem realizando em vários aeroportos da Rede com o intuito de aproximar os amantes das fotografias de aviões do aeroporto e dar a eles a oportunidade de registrar fotos com ângulos privilegiados, em espaços inusitados e restritos do terminal. Somente neste ano, a atividade já foi realizada nos aeroportos de Petrolina (PE), Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), Londrina (PR), Bacacheri (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Leia também: