Aeroporto de Manaus realiza sua primeira edição do Spotter Day
Aeroporto de Manaus realiza sua primeira edição do Spotter Day ...
“Hoje, pela primeira vez, eu pude unir duas paixões: a fotografia e a aviação”. Assim o servidor público Marcos Malcher definiu sua participação no 1º Spotter Day do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), realizado no último sábado (7/11).
A ação trouxe a 30 fotógrafos profissionais e amadores a oportunidade de registrar fotos de aeronaves em operações de pouso e decolagem - ou mesmo estacionadas no pátio do Aeroporto de Manaus - além de fotos do terminal de passageiros. O local escolhido para os spotters ficou a 150 metros da pista de pousos e decolagens.
O fotógrafo Antônio César Cardoso veio de Belém (PA) somente para participar do Spotter Day. “Vale muito a pena sair do seu estado e participar de um evento como este aqui em Manaus, que é um dos melhores lugares para a prática devido à diversidade de aeronaves e quantidade de operações. Eu, por exemplo, vim para ver a aeronave da (empresa) Avior, único lugar no Brasil que recebe o modelo 737-200, que faz a rota para Barcelona, na Venezuela”, disse.
O supervisor de TI José Augusto Tapajós, por sua vez, veio de São Paulo (SP) para o Spotter Day. “Eu já participei de outras ações como esta e a expectativa de vir a Manaus é devido à diversidade de cargueiros, com modelos cubanos. É muito bom participar, pois sempre é possível registrar uma foto diferente. Para nós colecionadores, a sensação é como se fosse um álbum de figurinhas”, destacou.
O empregado da Infraero e spotter Eduardo Marques falou sobre a participação no evento. “Após 18 anos trabalhando na empresa, a oportunidade é de grande satisfação. A alegria dos participantes era visível, compartilhando a mesma paixão pelos aviões, estando a poucos metros deles. Hoje, nós, spotters, nos sentimos mais à vontade para admirar e fotografar as aeronaves, tendo a Infraero como nossa incentivadora e aliada”, avaliou.
Para coordenar o atendimento aos spotters, equipes das áreas de Operações, Segurança Aeroportuária, Segurança Operacional, CGA e Comunicação acompanharam todo o evento. “Toda a ação foi planejada seguindo os processos e normas de segurança para o ingresso na área restrita do aeroporto. A prioridade foi garantir que o evento ocorresse da melhor forma possível, com ótimos resultados”, pontuou a superintendente do Aeroporto de Manaus, Socorro Pinheiro.
Leia também: