|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/10/2015 / Resultado da sueca Saab desmorona no terceiro trimestre


Resultado da sueca Saab desmorona no terceiro trimestre ...


ESTOCOLMO - A empresa sueca de defesa Saab anunciou nesta sexta-feira mudanças em sua estrutura de negócios, uma vez que relatou uma surpreendente queda de 84% no lucro líquido no terceiro trimestre, para 26 milhões de coroas suecas (US$ 3,1 milhões), na comparação anual.

O resultado foi afetado em grande parte pelo aumento dos investimentos na parceria com a Boeing, que desenvolve caças de treinamento para a força aérea americana, e pelas perdas em duas unidades de negócio (sistemas de defesa eletrônico e suporte e serviços). Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro líquido de 192 milhões de coroas suecas.

A receita avançou 13% de julho a setembro, para 5,79 bilhões de coroas suecas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A empresa, que faz os jatos Gripen, submarinos, radares e sistemas de mísseis, disse que vai dissolver sua área de soluções para segurança e defesa, cujas unidades serão transferidas para outras partes do negócio em um esforço para "aumentar a eficiência". As alterações entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2016.

Brasil
A Saab disse que a entrada de pedidos no período foi de 43,6 bilhões de coroas suecas, contra 2,07 bilhões de coroas suecas registradas um ano antes. O número foi puxado pela confirmação da reserva de 36 de caças Gripen pelo governo brasileiro.

A empresa disse que tem uma carteira de encomendas de 105 bilhões de coroas suecas, mais do que quatro vezes as vendas anuais.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL A CRÍTICA (MS)


Presidente da Fiems recebe título de “Amigo da Base Aérea”

Após receber o título, Sérgio Longen reconheceu o importante trabalho prestado à população do Estado pelos militares que atuam no comando de defesa aérea de Mato Grosso do Sul.

Em comemoração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, a BACG (Base Aérea de Campo Grande) realizou, na manhã desta quinta-feira (22/10), uma cerimônia solene para entregar do título de “Amigo da Base Aérea”, honraria que homenageia quem contribuiu com o fortalecimento da FAB em Mato Grosso do Sul. Entre os agraciados está o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que, por meio do Sistema Indústria, prestou importantes serviços em prol da Força Aérea.
Após receber o título, Sérgio Longen reconheceu o importante trabalho prestado à população do Estado pelos militares que atuam no comando de defesa aérea de Mato Grosso do Sul. Ele agradeceu a homenagem e disse que o título contempla não só as pessoas, mas também as instituições que colaboram e contribuem com dedicação aos serviços da pátria.
“Ser reconhecido é gratificante e, como também estou sendo homenageado pelo trabalho realizado à frente da Presidência da Fiems, eu estendo esse título a todos os diretores e colaboradores do Sistema Indústria no Estado. Entendo que o trabalho em equipe é que tem feito a diferença apoio ao desenvolvimento do setor industrial sul-mato-grossense”, declarou o empresário.
O comandante da BACG, tenente-coronel aviador Potiguara Vieira Campos, salientou a importância de homenagear as pessoas que ajudaram a Força Aérea Brasileira, dando suporte para o trabalho da instituição. “Essas pessoas acreditam no nosso trabalho, ajudaram a alcançar a nossa eficiência. Por isso, evidenciamos com essa homenagem simples e direta, mas sólida e valiosa”, afirmou.

PORTAL FATO ONLINE


Aeronáutica condecora personalidades em Brasília

A mais alta condecoração da força foi entregue a 160 pessoas que que contribuíram para o país

Mesmo debaixo de chuva, na manhã desta sexta-feira (23), o Comando da Aeronáutica entregou hoje a OMA (Ordem do Mérito Aeronáutico), a mais alta condecoração da força, para 160 personalidades com uma platéia de cerca de 300 pessoas.
A cerimônia militar, que também presta homenagem ao dia do aviador e da FAB (Força Aérea Brasileira), contou com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, representando a presidente Dilma Rousseff, e parlamentares brasileiros.
A OMA é concedida pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, por terem se destacado no exercício da profissão ou reconhecimento aos serviços prestados no País. Ao todo são cinco graus: Grã- Cruz, Grande- Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
"É muito gratificante receber uma homenagem como essa, uma honra.", conta o senador Vicentinho Alves (PR/TO).

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Coreia do Sul desafia EUA com planos de criar seu próprio caça


A Coreia do Sul pode desenvolver em uma década as tecnologias que foram negadas ao país pelos Estados Unidos para a produção de um caça nacional, assegurou Kim Kwan-jin, conselheiro de Segurança nacional da presidente sul-coreana, segundo a agência Yonhap.
Seul havia pedido aos EUA tecnologias de radar de varredura eletrônica, sistema infravermelho de busca e resgate, equipamento eletrônico de ataque e embaralhador de frequências.
"Nossa indústria pode desenvolver todas essas tecnologias", disse o funcionário diante do Parlamento sul-coreano.
A Coreia do Sul começou a trabalhar com radares em 2006 e, dentro de dez anos, pode estar pronta com a colaboração de terceiros países, disse o conselheiro, sem mencionar as nações que eventualmente seriam parceiras.
A empresa americana Lockheed Martin prometeu a Seul a transferência de 25 tecnologias por US$ 16 milhões em troca da compra de 40 caças F-35. Entretanto, segundo informa a agência Yonhap, em abril de 2015 o Departamento de Estado americano vetou a transferência de quatro tecnologias essenciais para que a Coreia do Sul desenvolva seu próprio caça.

TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Temporais causam dezenas de deslizamentos em Santa Catarina

Mais nove cidades estão em emergência por causa da chuva em Santa Catarina. Vale do Itajaí é a região mais atingida.

Mais nove cidades estão em emergência por causa da chuva em Santa Catarina. Os repórteres Kíria Meurer e Ricardo Von Dorff mostram a situação no Vale do Itajaí, que é a região mais atingida.
Seu Willy Wandelich diz que foi o maior susto da vida dele. “O estrondo, a terra rachando, isso imitante uma trovoada. A terra tremeu ao todo”, ele conta.
O impacto, a violência do deslizamento de terra foi tão grande que um rio que passava por trás das árvores, simplesmente mudou o curso. Abriu uma cratera gigante e está passando onde antes ficava um estacionamento de carros. Antes, também tinha uma casa, não sobrou nada. Ela foi levada, arrastada pela correnteza.
Desta quinta (22) para sexta-feira (23) já foram 80 deslizamentos de terra em Blumenau e o risco ainda é grande.
“O solo está encharcado e isso favorece a ocorrência de deslizamentos como é o caso deste que ocorreu sem chuva”, afirma o diretor de análise de riscos naturais de Blumenau, Maurício Pozzobom.
Nesta sexta-feira (23), não caiu uma gota dágua na cidade, mas muitas ruas continuam alagadas. A água subiu em uma casa até mais ou menos 80 centímetros, quase ultrapassou a janela.
Dona Erenice Conrado teve tempo de retirar todos os móveis. “Com cinco, seis horas a gente já sabia que a água iria subir. É bom que a Defesa Civil sempre bota a gente em alerta”, conta.
Já seu Willy perdeu tudo, mas dá um exemplo de força que emociona a gente. “Eu comecei isso aqui do zero há 60 anos atrás, se for para começar de novo, eu começo de novo. O importante é tu ficar vivo”, diz.
No Alto Vale do Itajaí, o repórter Ricardo von Dorff acompanhou o trabalho dos bombeiros. É de cima que dá para ver o tamanho da enchente. Dos 25 bairros de Rio do Sul, 22 estão inundados.
Seu Martins Pittelbrunn correu com a família para um abrigo público quando a água subiu. “Tivemos que sair correndo, tirar o pequeno do risco”, afirma o pintor.
Uma das dificuldades dos bombeiros é que muita gente insistiu em ficar de casa apesar do aviso da Defesa Civil que o rio ia subir. Desta quinta (22) para esta sexta-feira (23), os bombeiros tiveram que resgatar 360 pessoas.
Seu Florentino está refugiado no segundo andar da casa. Uma mulher se arriscou nas ruas alagadas.
Os bombeiros estão cumprindo todo o tipo de missão humanitária. Remédios são levados para uma paciente que está em um abrigo que está cercado pela água, por exemplo.
Rio alto, ponte baixa. O abrigo fica na igreja. O caminho é difícil. Duas horas depois, o remédio chegou para a dona Vivian Carniel que está fora de casa por causa da cheia há duas semanas
“Preciso tomar para poder dormir e para ficar até mais calma, porque a situação já está difícil. Sem o remédio fica pior ainda”, diz a dona de casa.

JORNAL A TRIBUNA (ES)


Cidades da região têm potencial aéreo, aponta estudo

Estima-se que, no ano passado, a movimentação de embarque e desembarque envolveu 935.480 passageiros

Sandro Thadeu

A Baixada Santista ainda não possui um aeroporto civil, mas tem um grande potencial a ser explorado. Estima-se que, no ano passado, a movimentação de embarque e desembarque envolveu 935.480 passageiros. 
Dos 15 maiores fluxos existentes que ainda não possuem voos regulares no País, o deslocamento entre Santos e Rio de Janeiro ocupa a nona colocação (81.188 pessoas).
Os resultados constam na pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. Trata-se do mais completo levantamento sobre o transporte aéreo feito no País e realizado em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
Pelo menos quatro cidades da região (Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente) possuem uma movimentação de pessoas superior a 65 mil por ano, que, em tese, seria capaz de fornecer passageiros para ocupar os movimentos (pouso e decolagem) de uma aeronave de 114 assentos, com um índice de 85% de ocupação, todos os dias do ano.
Já Cubatão teria condições de atingir uma marca de 70%, enquanto Bertioga ficaria na casa dos 50%. As outras cidades do Litoral Sul (Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe) ficariam abaixo da casa dos 50%.
De acordo com o diretor de Planejamento e Estudos da SAC, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, os resultados irão ajudar a embasar as políticas para o setor, já que as informações representam um cenário muito significativo.
“Os resultados mostram que há um potencial muito grande para ampliar a regionalização e vai auxiliar na tomada de decisão dos investimentos do Governo Federal previstos no PIL (Programa de Investimento em Logística)”, afirmou.
O PIL prevê a injeção de R$ 7,3 bilhões na infraestrutura em 270 aeroportos regionais. Está incluído nessa lista o de Itanhaém, que será concedido à iniciativa privada por um período de até 30 anos.
Na avaliação de Cruz, a pesquisa mostra claramente que muitos moradores da Baixada Santista são obrigados a utilizar os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Cumbica, em Guarulhos.
Com um aeroporto na região, a SAC poderá coordenar um trabalho junto às prefeituras e ao Ministério das Cidades para melhorar a malha urbana, investir em novas formas de acesso e facilitar o acesso do passageiro a esses locais.
A intenção é que o levantamento seja feito a cada cinco anos pelo Governo Federal, com o objetivo de comparar os avanços alcançados e acompanhar a evolução do setor.


PORTAL G-1


Base Aérea celebra Dia do Aviador e fará show com esquadrilha no dia 31

Também como parte da celebração, shopping em Salvador tem exposição. Nesta sexta-feira, será realizada cerimônia com presença de autoridades.

Do G1 Ba

Nesta sexta-feira (23), é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Para comemorar a data, uma cerimônia está marcada para 10h, na Base Aérea de Salvador, que contará com a presença de civis e autoridades militares.

No próximo dia 31, será realizado o “Sábado Aéreo”, no Farol da Barra, onde será promovido um show da "Esquadrilha Textor", além de exposição de equipamentos, sobrevoos da aeronave P-3AM, que realiza a patrulha marítima em Salvador, uma apresentação da banda de militar e outras atrações que ainda serão confirmadas.

No Shopping Barra, já está em andamento uma exposição, que fica até o domingo (25), e apresenta uma série de equipamentos, itens e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira.
A data comemorada nesta sexta-feira faz referência ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que a bordo do 14 Bis, realizou o primeiro voo da história, em Paris, na França, em 1906.

Incêndio já consumiu 45% da reserva Arariboia no Maranhão, diz Ibama

Fogo na reserva indígena já dura mais de 40 dias e ameaça 143 aldeias. Combate conta com 253 brigadistas do Brasil e Chile, além de indígenas.

G1 Ma

Brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) – ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – e da Força Aérea do Chile (FACh), além de índios continuam no trabalho de combate ao incêndio florestal na reserva indígena Arariboia, no Maranhão, que já dura mais de 40 dias.
Dos 415 mil hectares, cerca de 45% (185 mil hectares) já foram queimados, segundo dados do Ibama.
Para conter os focos de incêndio, 253 pessoas trabalham nas frentes de combate. Esse trabalho é reforçado com o auxílio de dois aviões que despejam água misturada a uma substância retardante, enviados pela FACh, nas regiões da reserva indígena onde a floresta é mais densa. Oito mil litros da substância já foram utilizados e 14 mil ainda estão no estoque.
O objetivo da operação é conter os focos de incêndio para impedir que eles alcancem a área mais preservada da floresta, onde a Fundação Nacional do Índio (Funai) acredita estar os índios Awá-Guajás, uma das últimas tribos nômades do mundo e que não tiveram contato com a civilização. Ao todo, oito mil índios de 143 aldeias são ameaçados pelo incêndio.
A presidente do Ibama, Marilene de Oliveira Ramos Murias dos Santos, visitou nessa quinta-feira (22) a aldeia Guaruhu, dos índios Guajajaras, que tem servido de ponto de apoio aos brigadistas. Ela se comprometeu em incorporar um grupo de 60 índios chamados de ‘guardiões’ ao trabalho de fiscalização e combate à ação de madeireiros na reserva indígena.
“Esse compromisso aqui com as lideranças indígenas de ampliação dos guardiões indígenas, que são aqueles que estão presentes aqui no território, todos os dias, que sabem como é a ação desses criminosos, ela vai nos auxiliar muito. Então nós queremos um trabalho integrado e saímos aqui com um compromisso com as lideranças indígenas de incorporar os guardiões ao nosso trabalho de fiscalização permanente”, diz Marilene Ramos.
O combate ao incêndio florestal ocorre em meio às investigações sobre a exploração ilegal de madeira na reserva, apontada pelo Ibama como uma das causas do incêndio, conforme explica o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.
“A ação de suporte de fiscalização que nós colocamos aqui durante as ações de combate ao incêndio florestal na terra Arariboia irritaram grupos criminosos que atuam aqui na área. Chegaram ao ponto de praticar uma emboscada contra as nossas equipes e atingiu um de nossos agentes”, afirma.
Situação de emergência
O governo do Maranhão por meio do Decreto nº 31.186, de 8 de outubro, decretou situação de emergência em 11 terras indígenas Estado – Arariboia, Geralda Toco Preto, Canabrava Guajajara, Governador, Krikati, Lagoa Comprida, Bacurizinho, Urucu, Juruá, Porquinhos e Kanela.
Nesta semana, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), governo federal e de organizações indígenas se reuniram para avaliar o andamento das ações de combate ao incêndio.
Órgãos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), além do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA) e do 3° Batalhão de Bombeiros de Imperatriz prestam apoio técnico e operacional ao Ibama. A Defesa Civil estadual presta assistência aos povos indígenas e um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) reforça o apoio dado às equipes.
Índice de queimadas no Maranhão
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão registrou em outubro de 2015, 5.649 focos de incêndio, acima da média histórica (1998-2015), que é de pouco mais de cinco mil focos. O Estado é o primeiro no ranking de queimadas em todo o país.
Ao todo, em 2015 já foram registrados 20.984 focos de incêndio no Maranhão.

MPF discute plano de segurança dos Jogos Olímpicos no Rio

Reunião do Ministério Público teve representantes de polícias civil e militar. Objetivo é coletar informações para integrar atuação nos Jogos.

Do G1 Rio

O Ministério Público Federal (MPF) se reuniu com representantes de instituições de segurança que aturarão durante os Jogos Olímpicos de 2016, na última quinta-feira (22). O objetivo foi coletar informações para a atuação do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio de Janeiro (Gceap), do MPF.
A reunião teve caráter técnico e contou com a presença de autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. As autoridades apresentaram o planejamento de integração das forças de segurança durante os Jogos Olímpico. O plano foi dividido em três eixos: segurança pública, defesa nacional e inteligência. As ações foram publicadas em uma portaria interministerial.
A próxima fase é a discussão do planejamento tático. A partir daí, cada instituição terá seus planos operacionais que vão compor o planejamento de integração proposto pelo MPF.
Efetivo de 85 mil
O esquema de segurança para os Jogos Olímpicos de 2016 será o maior da história do país, com 85 mil profissionais, sendo 47,5 mil deles vindos da Força Nacional de Segurança. O restante virá do Ministério da Defesa (MD). Entre as ações, está a criação do Centro Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), segundo o assessor especial para Grandes Eventos do MD, general Luiz Felipe Linhares.
Segundo o secretário Extraordinário de Segurança em Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, a palavra de ordem deste trabalho será a integração entre as forças de segurança em todos os níveis. Ele destacou ainda que o trabalho já começa com os 44 eventos-teste previstos, sendo que 21 deles acontecerão este ano e outros 23 estão previstos para 2016.
A novidade para os Jogos Rio 2016 em relação a outros grandes eventos realizados na cidade desde o Pan de 2007, é o Centro de Inteligência, que é voltado especialmente para ações contra terrorismo. Segundo Rodrigues, a unidade só deverá ser montada no Rio mais perto das Olimpíadas.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Resultado da sueca Saab desmorona no terceiro trimestre


ESTOCOLMO - A empresa sueca de defesa Saab anunciou nesta sexta-feira mudanças em sua estrutura de negócios, uma vez que relatou uma surpreendente queda de 84% no lucro líquido no terceiro trimestre, para 26 milhões de coroas suecas (US$ 3,1 milhões), na comparação anual.
O resultado foi afetado em grande parte pelo aumento dos investimentos na parceria com a Boeing, que desenvolve caças de treinamento para a força aérea americana, e pelas perdas em duas unidades de negócio (sistemas de defesa eletrônico e suporte e serviços). Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro líquido de 192 milhões de coroas suecas.
A receita avançou 13% de julho a setembro, para 5,79 bilhões de coroas suecas, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A empresa, que faz os jatos Gripen, submarinos, radares e sistemas de mísseis, disse que vai dissolver sua área de soluções para segurança e defesa, cujas unidades serão transferidas para outras partes do negócio em um esforço para "aumentar a eficiência". As alterações entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2016.
Brasil
A Saab disse que a entrada de pedidos no período foi de 43,6 bilhões de coroas suecas, contra 2,07 bilhões de coroas suecas registradas um ano antes. O número foi puxado pela confirmação da reserva de 36 de caças Gripen pelo governo brasileiro.
A empresa disse que tem uma carteira de encomendas de 105 bilhões de coroas suecas, mais do que quatro vezes as vendas anuais.

JORNAL O VALE (SJC)


Enem 2015 terá provas em 15 cidades da RMVale hoje e domingo

Embora não haja balanço regional, 1,256 milhão de estudantes se cadastraram para fazer o teste no Estado; portões serão fechados às 13h

Quinze municípios da RMVale terão locais de provas para o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece hoje e amanhã.
Os exames serão aplicados em Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba.
Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas só começarão 30 minutos depois do fechamento dos portões.
Embora não tenha sido divulgado o número de inscritos regionais, 1,256 milhão de estudantes apenas em São Paulo se cadastraram para fazer o teste. A quantidade é 3,84% menor do que a do ano passado, de 1,3 milhão. Em todo Brasil, 7,7 milhões de inscritos devem passar pela avaliação.
Provas.
Hoje, a prova aplicada será de ciências humanas e ciências da natureza e terá 4h30 de duração.
Amanhã, o exame abordará linguagens, matemática e redação, e os candidatos terão 5h30 para fazer o teste.
Para tanto, o inscrito precisa apresentar um documento oficial com foto. Cópias, fotocópias ou impressões não serão aceitas.
Quem teve o documento roubado ou extraviado precisa apresentar o Boletim de Ocorrência, que pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no link Delegacia Eletrônica.
O que levar.
O Ministério da Educação aconselha que os candidatos usem roupas confortáveis. Não há veto contra shorts ou chinelos. Por outro lado, não é permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria.
Preparação.
Ontem, o dia foi de preparação para os estudantes que farão as provas do Enem, que é usado como um vestibular nacional de uma série de universidades públicas.
No Casd Vestibulares, curso preparatório para jovens de escolas públicas mantido por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), quatro salas foram especialmente preparadas para os alunos que farão o exame.
Cartas de professores endereçadas a cada aluno foram penduradas em um varal, no fundo da sala, com palavras de motivação. As aulas também foram apenas para dicas e uma revisão de conteúdo, por meio da apostila "Memorex", de 30 páginas.
"Todo o nosso curso é voltado para preparar o estudante para o Enem, que hoje é uma das provas mais importantes para entrar em uma universidade pública", disse Fernando Frota Junior, coordenador de Marketing do Casd.
Em colégios particulares, como Anglo, Poliedro e Objetivo, o dia também foi de preparativos finais para a prova.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Chuva causa paralisação e submete passageiros a espera no Aeroporto de Confins

Terminal internacional ficou sem energia e trabalhos foram prejudicados. O apagão causou atrasos e seis voos foram alternados para outros aeroportos

Pedro Ferreira , Rodrigo Melo Landercy Hemerson

Uma queda no fornecimento de energia provocada por uma forte chuva na noite desta sexta-feira paralisou os serviços no terminal 3 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O apagão causou atraso em um voo da American Airlines, com destino a Miami, e a decolagem, prevista para as 22h20, atrasou mais de uma hora. Os passageiros ficaram momentaneamente no escuro e foram informados de um possível atraso. Outras seis chegadas foram alternadas para outros aeroportos por causa da chuva.
Uma pancada forte de chuva alagou o estacionamento do aeroporto e complicou a chegada dos passageiros. A água subiu cerca de 10 centímetros na via onde os carros param para que os passageiros possam descer. Às 23h20, ream processados os últimos check-ins para o embarque no voo 0992 para Miami. Funcionários ainda trabalhavam na manutenção do terminal. Segundo alguns trabalhadores do aeroporto, um raio pode ter sido a causa da queda de energia. A informação dos funcionários é de que a descarga elétrica pode ter atingido o sistema do terminal e, para que a manutenção fosse feita, não foi possível ligar o gerador.
Passageiros que estavam na área de embarque internacional do aeroporto reclamaram da falta de luz e disseram que ficaram ´presos´ no local. "O raio x da Polícia Federal não está funcionando, o aeroporto alagou em alguns pontos e não tem sistema de ar-condicionado", disse uma passageira, que preferiu não se identificar. Segundo ela, o embarque estava sendo feito manualmente. "Ninguém da BH Airport deu nenhuma explicação no momento em que ficamos parados, no escuro. Um funcionário que foi ´laçado´, disse que eles estavam tentando fazer tudo da melhor maneira, mas o terminal não tem estrutura para uma queda de energia", completou.
Muitas pessoas usaram as redes sociais para expressar a situação que passavam durante a paralisação. "Aeroporto de Confins fechado devido ao mau tempo e mais uma vez eu estou presa dentro do avião", disse Isabella Araripe.
De acordo com a assessoria de imprensa do BH Airport, que administra o local, o terminal 3 ficou no escuro por aproximadamente três horas e depois a energia foi parcialmente restabelecida e os serviços retomados. O terminal 1 não chegou a ficar sem energia, mas devido ao temporal seis voos foram alternados para aeroportos de outras cidades, mas a situação foi logo normalizada.
Ainda segundo com a assessoria de imprensa, o temporal começou por volta das 21h e a queda de energia afetou os sistemas internos do terminal 3, que até às 22h15 não havia sido reestabelecido por completo. Esteiras, Raio X e vários outros equipamentos que ajudam no processamento dos passageiros ficaram sem funcionar. Às 23h, a energia havia sido totalmente restabelecida e os procedimentos voltaram a ser processados normalmente, porém com atraso. Os impactos da chuva ainda são apurados, segundo a BH Airport.
A operação do terminal de passageiros 3 do aeroporto de Confins começou a operar no dia 16 de setembro. O novo espaço foi dedicado exclusivamente às rotas internacionais. O terminal terá capacidade para receber até 4,3 milhões de passageiros por ano numa área de 5,4 mil metros quadrados.
Atualmente, o aeroporto de Confins opera voos regulares para quatro destinos internacionais: Lisboa (TAP), Miami (American Airlines e TAM), Cidade do Panamá (Copa Airlines) e Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas). Em novembro, está prevista uma nova operação internacional para Orlando (Azul).

AGÊNCIA BRASIL


Avião movido a energia solar sobrevoa neste sábado a Floresta Amazônica


Ariane Póvoa

Na manhã deste sábado o Atlantik Solar, veículo aéreo não tripulado, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, vai realizar, no Pará, o primeiro voo fora da Europa.
Antes de partir para a floresta amazônica, o equipamento, movido a energia solar, vai sobrevoar a área atingida pelo naufrágio do navio Haidar, ocorrido no último dia 6, no município de Barcarena.
O navio carregava cerca de 5 mil bois vivos e derramou quase 740 toneladas de óleo no porto de Vila do Conde.
De acordo com a coordenadora do projeto Atlantik Solar no Brasil, Mayra Castro, a ideia é contribuir para o mapeamento do desastre na região.
De Barcarena, o equipamento segue para o município de Melgaço, também no Pará, onde fica uma parte da Floresta Nacional de Caxiuanã. O voo deve durar cerca de nove horas. O avião vai percorrer cerca de 330 quilômetros.
Segundo Mayra Castro, o projeto no Brasil também vai servir para verificar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa.
A decolagem do Atlantik Solar no Pará estava prevista para o dia 22. Mas o voo precisou ser adiado, devido a ajustes técnicos que os cientistas precisaram fazer no equipamento. Neste sábado, a previsão de decolagem é às 6 da manhã, da praia do Caripi, em Barcarena.
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, a parceria com o projeto Atlantik Solar contribui para a difusão de experiências bem-sucedidas no uso de energias renováveis, como meio de promover o desenvolvimento econômico e social do estado.

JORNAL A TARDE (BA)


Solenidade homenageia Santos Dumont no Dia da Aviação


Jair Mendonça Jr.

Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont entrou para a história ao decolar a bordo de um avião, batizado de 14 Bis, impulsionado por um motor a gasolina. Desde então, a data é comemorada como o Dia da Aviação.
Na manhã desta sexta-feira, 23, a Base Aérea de Salvador (Basv) celebrou a ocasião com uma solenidade militar.
Às 10h30, o evento começou com a leitura da ordem do dia, seguida pelo canto do Hino do Aviador e desfile da tropa. Autoridades militares e civis, políticos e secretários do governo prestigiaram a solenidade na sede da Basv, em São Cristóvão.
Títulos
Para o coronel-aviador Marcello Lobão Schiavo, a data celebra a atividade daqueles capazes de utilizar asas para cumprir missões. "É a data maior para a Força Aérea Brasileira (FAB)", ressaltou.
Ao final da cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, o vereador Henrique Carballal, os secretários municipais Rosemma Maluf (Semob) e Silvio Pinheiro (Sucom) e o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador, Henrique Trindade, receberam o título de membros honorários da FAB.
O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira também está sendo comemorado com uma exposição no Shopping Barra, até o próximo domingo.
Promovida pela Base Aérea de Salvador, a mostra é composta por uma réplica em miniatura da aeronave P-3AM, equipamentos de voo utilizados pelo Esquadrão Orungan, além de vídeos institucionais e de operações da aeronáutica.
No estande, militares tiram dúvidas dos interessados, informando sobre as formas de ingresso na FAB e comentando curiosidades.
Brasília
Em Brasília, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, destacou na ordem do dia o exemplo e a persistência de Dumont.
"Neste dia tão especial, sinto-me honrado por ter a oportunidade de homenagear o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. Hoje, comemoramos 109 anos do voo do mais pesado que o ar. Obrigado, Alberto Santos Dumont! Parabéns, aviador brasileiro! Parabéns, Força Aérea Brasileira!", disse.

AGÊNCIA SENADO


Comissão discute aumento no preço da gasolina para aviação


A comissão que revisa o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) se reúne na segunda-feira (26), às 10h, com dois representantes da Petrobras, que irão explicar os reajustes nos preços da gasolina para aviação. Os integrantes do colegiado apontam que, de maio de 2014 a julho de 2015, a Petrobras aplicou reajustes abusivos no preço do combustível, acumulando alta de até 101%, muito acima de qualquer índice inflacionário.
Na parte da tarde, a comissão promove audiência pública com representantes da Associação Brasileira de Parentes e Amigos Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa) e da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata). A reunião tem inicio às 15h, na sala 3 da ala senador Alexandre Costa.
Criada em junho, a comissão que revisa o CBA busca adequar a legislação às inovações tecnológicas, que hoje fazem com que a comunicação dos aviões seja quase toda feita por satélite, considerando também a massificação do transporte aéreo. Depois de aprovado na comissão, o anteprojeto de reforma do código será transformado em projeto de lei, a ser analisado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. A comissão, que conta com 24 membros, entre juristas, professores e engenheiros, deverá concluir seus trabalhos até 12 de dezembro.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro Aldo Rebelo visita a área de operações da Ágata 10


Belém (PA), 24/10/2015 – O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, está em visita à Área de Operações Norte da Ágata 10, que tem por objetivo combater os crimes transfronteiriços e intensificar a presença do Estado na região com 1.890 km de fronteira. Nesta sexta-feira (23) à noite, na capital paraense, Aldo Rebelo, acompanhado de oficiais-generais, tomou conhecimento dos detalhes da Operação conduzida por cerca de 1.400 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica e por 119 profissionais de 33 agências públicas e órgãos governamentais.
As ações preventivas e repressivas, desencadeadas desde o dia 21 de outubro, de combate ao contrabando, descaminho, tráfico de drogas, garimpo ilegal, pesca predatória e outras práticas ilícitas, ocorrem na fronteira marítima com a Guiana Francesa, nas águas interiores e na região compreendida entre os municípios de Oiapoque (AP) e Oriximiná (PA).
Para o ministro Rebelo, que assistiu a uma apresentação sobre a Operação Ágata 10, no Comando Militar do Norte, a presença do Estado brasileiro, em uma região de baixa densidade demográfica, exige que as instituições trabalhem de forma integrada para coibir os ilícitos em áreas de fronteira. “A Operação tem como meta tornar visível e ostensiva a presença do Estado, e intensiva durante o seu período de realização com a participação das Forças Armadas e de órgãos federais.”
Ele ainda destacou que as ações têm o objetivo de integrar os agentes públicos e de cultivar nas instituições um sentimento de defesa nacional, de ação pedagógica e cultura cooperativa. Em conversa com jornalistas, Aldo Rebelo lembrou que o País possui uma das maiores fronteiras do mundo e que guarnecer e proteger esta faixa não é uma tarefa simples.
A Operação, que está no terceiro dia e que acontece também sob o Comando Militar da Amazônia (CMA), sediado em Manaus (AM), conta com ações simultâneas de agências e das Forças Armadas da Guiana Francesa.
Neste sábado (24), o ministro Aldo Rebelo viaja para o Oiapoque (AP), onde participa de ações cívico-sociais (Aciso) na Escola Joaquim Nabuco e de pontos de bloqueio e controle, próximos à Ponte Brasil-Guiana Francesa. E no domingo, ele acompanha atividades em Manaus e no município de Novo Airão (AM).
Colégio Militar de Belém
Em Belém, o ministro conheceu ainda as futuras instalações do Colégio Militar da capital paraense, onde funcionava a Escola de Governo do Estado do Pará. Em 12 de janeiro de 2016, a instituição de ensino será inaugurada e vai acolher os primeiros 120 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Ágata 10
A Operação Ágata 10 é de responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) junto com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. A Ágata foi instituída por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em 2011, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteira (PEF).
Esta é a segunda vez que a Operação Ágata é realizada este ano. A Ágata 9 envolveu os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Durante os dez dias de realização da operação Ágata 9 foram apreendidas mais de quatro toneladas de maconha e 65 toneladas de gêneros alimentícios sem procedência. O contrabando de materiais proibidos e o descaminho de mercadorias, sem o pagamento de tributos, estão avaliados em cerca de R$ 700 mil.Ações cívico-sociais
A Ágata também promove ações de cunho médico-social, intensificando a presença do Estado brasileiro nas regiões de fronteira.
Em 2014 foram prestados 12.443 atendimentos em diversas especialidades médico-hospitalar e 16.655 odontológicas. Para a população mais carente dos municípios de fronteira foram distribuídos 226.346 medicamentos.

PORTAL BRASIL


Dia do Aviador é comemorado nesta sexta-feira, 23 de outubro

Em Brasília (DF), foram entregues medalhas a 160 personalidades e cinco instituições

O Dia do Aviador é comemorado no dia 23 de outubro, que também é o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data celebra a atividade daqueles capazes de utilizar asas para cumprir missões.
Em comemoração à data, o Comando da Aeronáutica realizou, nesta sexta-feira (23), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). A homenagem foi realizada pela FAB a militares e civis em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao País. O evento, foi realizado em Brasília e contou com a participação do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
O ministro ressaltou a importância de comemorar um dia tão importante. “Esse dia deriva de um grande brasileiro, Alberto Santos-Dumont, que cobriu nosso país de glórias ao ser responsável pelo voo que, em poucos segundos, consagrou os céus de Paris. Participo como Ministro da Defesa dessa cerimônia e esse é o momento de reconhecer e homenagear essa história e essa trajetória”, afirmou.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, destacou na Ordem do Dia o exemplo e a persistência de Alberto Santos Dumont. “Neste dia tão especial, sinto-me honrado por ter a oportunidade de homenagear o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont. Hoje, comemoramos 109 anos do voo do mais pesado que o ar", ressaltou.
Comemoração
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DO COMÉRCIO (RS)


COLUNA PAINEL ECONÔMICO - DANILO UCHA

O DIA
O empresário Antônio Xavier Zaluski, presidente da San Marino Fiat e Cia. Zaluski, receberá, sexta-feira, a Ordem do Mérito Aeronáutico no V Comando Aéreo Regional, em Canoas.
Os vereadores Mônica Leal e João Carlos Nedel, do PP, receberão o Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, sexta-feira, às 10h, no V Comando Aéreo Regional, cerimônia alusiva ao Dia do Aviador, da Força Aérea Brasileira e 74º aniversário do V Comar.

PORTAL OLHAR DIRETO (MT)


Seripa apura causas de queda de avião que matou duas pessoas em Mato Grosso

Da redação - Patrícia Neves
Dois oficiais do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos Seis (Seripa VI) - órgão do Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes da Aeronáutica (CENIPA) - serão responsáveis pela coleta de informações que irão apontar as circunstâncias da tragédia que vitimou o instrutor de voo Eduardo Lourenço da Silva e o aluno Vítor Benides.
Os dois homens morreram na manhã de quinta-feira, 22, quando estavam a bordo de um monomotor modelo Cessna Aircraft 150H, prefixo PR-DMT. Eles saíram de uma pista particular utilizada para o curso de pilotos de avião. O acidente aconteceu minutos depois da decolagem na região de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

“Nossa ação não busca imputar responsabilidade criminal, mas apontar circunstâncias do episódio e evitar que se repita’, informou oficial do Seripa. Ele explica que os laudos resultantes dos processos investigatórios de cada acidente atendido pelo Seripa VI auxiliam na formatação de novas normatizações de segurança aeronáutica.

O Seripa - que possui em sua jurisdição os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal -é vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), uma organização do Comando da Aeronáutica com a finalidade de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos.

PORTAL DIÁRIO DE CANOAS


Piloto que serviu na Base Aérea integra a Esquadrilha de Fumaça

Major Pimentel fala sobre o sonho de criança que virou realidade
Jeison Silva
ImagemHoje é o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). No Dia da Criança, o piloto número seis da Esquadrilha da Fumaça estava mais ansioso que muito guri para cortar os seus de Canoas com o brinquedo novo, o A-29 Super Tucano. Infelizmente o tempo não ajudou. A demonstração do tradicional grupo aéreo de Pirassununga (SP) acabou cancelada. "Seria a primeira vez que a Laura iria ver o pai se apresentando", lamenta o major cearense José de Almeida Pimentel Neto, 35.
A menina hoje com seis anos mora aqui e nasceu durante o período em que o aviador militar serviu na Base Aérea de Canoas, entre 2006 a 2010. "Servi no Esquadrão Pampa (1º/14º) e tenho muito carinho pela cidade", destaca. "Foi um período importante de atualização em armamentos e tecnologias de navegação, comunicação e sistemas de voo." Major Pimentel voava com o caça supersônico F-5 (M) Tiger americano.
Tem que estudar muito para ser aviador
O sonho de ganhar o céu começou na infância nunca mais deixou o coração do piloto. "Consegui autografar um pôster da esquadrilha e pendurei na parede", recorda. "Depois assisti ao filme Top Gun (1986) e fiquei alucinado." Na FAB desde 1997, é bacharel em Ciências Aeronáuticas com ênfase em Aviação Militar. "Estudei muito, o concurso foi muito difícil, mas passei."
Até ser escolhido pela Esquadrilha em 2013 precisou acumular 1,5 mil horas de voo, 800 como instrutor de cadetes (hoje já tem 3,4 mil horas de voo). Na formação ele está sempre na ala direita externa, atento aos comandos do Coronel Marcelo Gobett Cardoso, o líder da equipe.
Fumaça, Já!
Major Pimentel destaca as dificuldades de pilotar em uma perspectiva de tempo muito ruim - como o que estava previsto para Canoas do Dia das Crianças. "Operamos no visual em algumas manobras temos que ver o outro avião", aponta. Os fumaceiros apresentam 50 manobras entre 30 e 40 minutos. Com a adoção dos Super Tucano (mais veloz que o antigo T-27) algumas acrobacias retornaram ao repertório da Esquadrilha. "Foi o caso da chumboide, que parece uma folha seca caindo", destaca. Segundo ele, há tanto treinamento que o contato via rádio no ar é mínimo entre as aeronaves da formação, "Além do Fumaça Já, comunicamos coisas como pam pam pam e cinco e meia visual entrando", revela. "O treino é tão massificado que a função do líder é ser um maestro e promover a sincronia perfeita".

PORTAL MIDIA NEWS (MT)


Aeronáutica apura causa de acidente que matou instrutor e aluno

Acidente ocorreu na manhã de quinta-feira (22), em Rondonópolis
THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO
Dois investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apuram as causas da queda da aeronave Cessna Aircraft 150H, que vitimou o instrutor de pilotos Eduardo Lourenço, de 30 anos, e seu aprendiz Victor Pereira Benites, de 20 anos.
O acidente ocorreu na quinta-feira (22) o Município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).
De acordo com o Cenipa, não há um prazo definido para o encerramento das investigações.
“Nossa ação não busca imputar responsabilidade criminal, mas apontar circunstâncias do episódio e evitar que se repita", informou o órgão.
O corpo de Eduardo foi transladado ainda na noite de quinta-feira, para a cidade de Santa Bárbara dOeste, interior de São Paulo, onde moram familiares.
Já o corpo Victor Pereira está sendo velado nesta sexta-feira (23), em uma capela do Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis.
O acidente
O o acidente ocorreu durante o curso de piloto de aeronave, em uma pista particular da cidade, conhecido como Gleba do Rio Vermelho.
Ainda segundo o site, o monomotor caiu quando se preparava para fazer o pouso. Eduardo e Victor morreram na hora.

PORTAL SURGIU.COM (TO)


Senador Vicentinho Alves é homenageado com maior comenda da Aeronáutica

O senador Vicentinho Alves (PR/TO), Primeiro-Secretário do Senado Federal, foi homenageado pela Força Aérea Brasileira com a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), nesta sexta, 23 de outubro, dia em que se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
Acompanhado de sua esposa, Dona Adailde Alves, e de seu filho, deputado federal Vicentinho Junior (PSB/TO), o senador recebeu a Comenda das mãos do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e agradeceu à Aeronáutica pela homenagem.
A Comenda é a maior concedida pela FAB em reconhecimento de serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Corporações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras.
O senador Vicentinho Alves, que também é piloto comercial, é autor do requerimento que criou, em junho deste ano, no Senado Federal, a Comissão de Especialistas encarregada de elaborar o projeto de reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica.
Esta é a segunda comenda da Força Aérea Brasileira recebida pelo parlamentar tocantinense: em 2012, o senador Vicentinho Alves foi homenageado com a Medalha Santos Dumont por seu trabalho e dedicação em prol da aviação brasileira.

CORREIO DE CORUMBÁ (MS)


Monitor Parnaíba realiza exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha

O Monitor Parnaíba, meio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou no período de 15 a 18 de outubro, exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra. Durante o exercício foi empregado o canhão de 76,2mm e as metralhadoras antiaéreas Oerlinkon MK-4, da defesa avante e defesa a ré, cujos mecanismos foram colocados à prova com a alta cadência empregada em cada rajada. Foram utilizadas 50 granadas de exercício para o canhão, e 800 cartuchos de exercício para a metralhadora, onde tal fato possibilitou o adestramento de todos os militares que guarnecem os reparos de bordo.
O exercício precedido de interdição de área e ativação de espaço aéreo, publicado em Aviso aos Navegantes e disseminado pela Força Aérea Brasileira, contou ainda com a presença ilustre do Contra-Almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. O dia anterior ao tiro reservado aos preparativos do Navio para a realização do exercício contou com o apoio da 3ª Companhia de Fronteira/Forte Coimbra, ao destacar militares do EB para orientar o grupo do navio responsável por "clarear" a vegetação e confeccionar o alvo no Morro da Marinha.
Simultaneamente foi realizada uma "corrida seca" para verificação de procedimentos de segurança e estado do material de proteção individual, corroborando para a presteza de todos os militares envolvidos durante a ação, somado a rotina de manutenção planejada que demonstrou eficiência ao não ter nenhum "NEGA" durante todo o exercício. "O Poder, a Glória e as Tradições da Marinha no Pantanal".

A TRIBUNA (MT)


Cenipa vem a Rondonópolis investigar queda de avião

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em contato com a reportagem do A TRIBUNA, informou que os técnicos do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) estão se deslocando para Rondonópolis, para iniciar a investigação sobre o acidente com uma aeronave que matou duas pessoas.
A queda aconteceu por volta de 8 horas da manhã de ontem (22), aproximadamente 50 metros da pista particular de pouso de uma escola de aviação na Gleba Rio Vermelho, na zona rural do município. O piloto Eduardo Lourenço da Silva (30) e o passageiro Victor Pereira Benites (20), morreram no local.
De acordo com Paulo Luciano Teodoro, dono da escola de aviação, o freio aerodinâmico (Flap) da aeronave aparentemente não foi acionado. “Pela forma como o avião estava, acredito que eles estavam se preparando pra pousar, o flap, que é o dispositivo que dá sustentação à aeronave na hora do pouso, não estava ativado. Vamos aguardar a investigação para saber o que realmente aconteceu”, disse.
Paulo ainda afirmou que a aeronave não era da escola, mas de um empresário de Curitiba. “Ela [aeronave] apenas ficava guardada aqui. Apesar de não ser nossa, o Eduardo [piloto] tinha autorização para usá-la. Os dois eram meus funcionários”, contou.
Porém, em contato com a família de Victor, uma das vítimas, a informação é de que o rapaz era aluno no local. Um dos tios do rapaz disse que ele fez aulas de voo, apesar da escola não ter autorização da ANAC para dar aulas práticas, apenas teóricas.
De acordo com o Cenipa, os técnicos do Seripa IV vão iniciar o processo de investigação com o objetivo de coletar ou confirmar dados, preservar indícios, verificar danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e levantar outras informações necessárias ao processo de investigação.
A aeronave PR-DMT, modelo Cessna 150, é projetada especialmente para treinos de voo. A investigação a ser realizada também tem o objetivo de prevenir novos acidentes com as mesmas características, sendo que, à medida que são identificados os fatores contribuintes, emitem-se recomendações de segurança.
VELÓRIO
O corpo de Victor Benites está sendo velado em uma das capelas do cemitério da Vila Aurora. Ele era sobrinho do nosso colega de trabalho Nelson Gonçalves Benites. O sepultamento está previsto para hoje no Cemitério do Lourencinho. Até o fechamento da edição, a família ainda não havia definido o horário. Victor era casado e deixa uma filha com menos de um ano de idade.
Já o piloto Eduardo Lourenço da Silva era da cidade paulista de Santa Bárbara do Oeste, para onde o corpo seria trasladado.

CONEXÃO PENEDO (AL)


Completa um mês da queda de helicóptero que vitimou quatro militares

Polícia Civil pediu prorrogação do inquérito e laudo deve sair em um ano
Há um mês um acidente aéreo envolvendo o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) deixou os alagoanos abalados com a morte de quatro militares. O acidente ocorreu no bairro da Santa Lúcia, por volta das 10h da manhã, durante um patrulhamento da equipe aérea.
As causas do acidente ainda são investigadas por Integrantes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e o inquérito conduzido pela Polícia Civil. O delegado responsável pela investigação, Manoel Acácio Junior, solicitou a prorrogação devido a complexidade do caso.
A última gravação dos diálogos da tripulação que estava no helicóptero minutos antes do acidente, não mostra indícios de pane na aeronave. Ao CadaMinuto, o delegado informou que o conteúdo da gravação dos diálogos da tripulação com a torre de tráfego aéreo foi obtido de forma extra-oficial.
“Já tive acesso, de forma extra-oficial, aos diálogos da tripulação no dia do acidente, e já vi que neles não constam nem uma informação ou indícios de que houve algum tipo de pane até a queda do avião. O piloto não informa se está havendo pane ou algum problema do tipo. Vou solicitar a gravação dos diálogos para anexá-los ao inquérito de forma oficial”, comentou o delegado na época quando pediu a prorrogação no dia 14 de outubro.
O helicóptero não tinha sistema de gravação de cabine (Caixa Preta). Os militares morreram carbonizados após a aeronave explodir com o impacto da queda. O cenário de destruição marcou a vida dos moradores, onde ocorreu o acidente.
A tripulação era formada por quatro integrantes da Polícia Militar e um do Corpo de Bombeiros. A aeronave Falcão 2 tinha a bordo o Major do Corpo de Bombeiros Milton Carnaúba Gomes Paiva, o Capitão da Polícia Militar Mário Henrique de Assumpção e os Soldados PM Marcos de Moura Pereira e Diogo de Melo Gonzaga.
Os militares foram sepultados com forte comoção dos familiares, amigos e também da população que acompanhou o cortejo. Segundo o responsável pela investigação da Seripa, coronel José Roberto, os trabalhos para identificar as causas do acidente podem durar até um ano.

PANROTAS


Grande São Paulo pode ganhar mais um aeroporto

Renê Castro
O Grupo CCR, conglomerado de empresas que, entre outros segmentos, atua na concessão de rodovias, sinalizou que está negociando a aquisição de terreno de 12,8 milhões de metros quadrados situado entre os Municípios de Cajamar e Caieiras, próximo às rodovias Anhanguera e Bandeirantes. A intenção do grupo, caso autorizado pelos órgãos públicos, é construir um novo aeroporto na região, no caso, o terceiro da grande São Paulo, ao lado de Congonhas e Guarulhos.
Em nota, a companhia informa que o direito de compra deste terreno, detido originalmente pelos acionistas controladores Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, foi transferido sem ônus para a CCR, que agora inicia as negociações com o proprietário, para definição dos termos do contrato de compra e venda.
“A conclusão da negociação e da aquisição do terreno, que tem as características adequadas para a implantação de um novo terminal aeroportuário na região metropolitana de São Paulo, trará um grande diferencial para a CCR no desenvolvimento desse projeto”, ressaltou um dos trechos do comunicado.

SITE BOA INFORMAÇÃO (AL)


Apesar de dureza do PSB sobre o Governo, Paulo diz que momento é de união nacional

Em Fortaleza para discutir sobre política nacional e desenvolvimento regional com o governador cearense Camilo Santana (PT), Paulo Câmara (PSB) disse, em entrevista à Rádio Jornal, nesta sexta-feira (23), que Pernambuco está bem acima dos concorrentes Ceará e Rio Grande do Norte na disputa pelo hub da Latam. Apesar da disputa, os dois governadores vêm mantendo uma relação próxima e o encontro deve abordar, principalmente, as obras de interesse dos dois estados, como a Ferrovia Transnordestina e a transposição das águas do Rio São Francisco. Paulo deve voltar ao Estado no final do dia.
“Tenho certeza do potencial de Pernambuco, que está bem acima de seus concorrentes. Caso seja o escolhido pelo hub, não terá dificuldades para a instalação desse grande empreendimento”, disse Câmara. O Governo do Estado propôs, recentemente, ao Ministério da Defesa e ao comando da Aeronáutica a doação de parte da Base Aérea do Recife ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. A cessão foi classificada pela consultoria contratada pelo Grupo Latam como fundamental para a escolha.
Perguntado sobre a dureza com que o PSB tem tratado o Governo Federal, Paulo afirmou que as questões partidária são encabeçadas pelo presidente da legenda, Carlos Siqueira. “Faço parte da Executiva Nacional, mas o partido tem uma presidência que está mais ligada a esse tipo de posicionamento. Eu e os outros governadores socialistas estamos focados em uma questão mais propositiva, discutindo saídas para a crise, por exemplo. Na minha opinião, é um momento de união nacional para buscar alternativas e para melhorar o Brasil”, explicou.
Para Câmara comentou, ainda, sobre a afirmação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, que lamentou a ausência do governador por não pedir contribuição ou ajuda do pernambucano. “Eu tenho toda a confiança que o ministro faça um bom trabalho para o País crescer, mas estou focado nas questões de saída e segurança dentro de Pernambuco. Só tenho a desejar sorte para que ele trabalhe e continue buscando alternativas para o Brasil sair da crise”, falou. “Ele tem buscado formas de desenvolver a exportação, tem feito ações importantes para o momento do País. O Brasil tem que buscar oportunidades para importar menos e exportar mais. É uma aposta que eu torço para que dê certo”, completou.

SITE BARCELOS (AM)


Operação Ágata 10 do Exército Brasileiro apreende mais de 50 quelônios no município de Barcelos

A Operação Ágata 10 começou nesta quarta-feira (21) no município de Barcelos (405 km quilômetros de Manaus) e se estenderá até 28 de outubro. O 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS) de Barcelos começou a ação em toda a extensão de fronteira abrangendo áreas dos rios Unini, Caurés e Negro.
O objetivo é contribuir no combate de ilícitos como o narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal. Segundo o Capitão Diego de Medeiros logo nos primeiro dias de operação já foram apreendidos 61 quelônios e 30 kg de peixe, encontrados em uma pequena embarcação no Rio negro. Os quelônios foram devolvidos ao rio e os peixes foram doados ao Centro de Convivência dos Idosos de Barcelos.
A policia do Exército também realiza blitz nas ruas de Barcelos e orienta os condutores sobre a importância das leis de transito e regularização documental dos veículos. o Exército levará atendimento médico, odontológico e hospitalar as comunidades mais distantes de Barcelos. O IBAMA e a Policia Militar também participam da Operação Ágata 10.

PORTAL TJDFT


Desembargadora do TJDFT é condecorada com medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

A conselheira do CNJ e desembargadora do TJDFT, Ana Maria Brito, recebeu, na manhã de hoje, 23/10, a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. O evento, realizado na Base Aérea de Brasília, marcou a comemoração pelo Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira.
A Ordem de Mérito Aeronáutico, criada pelo Decreto-lei n° 5.961, de 1 de novembro de 1943, é destinada a premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, assim como reconhecer assinalados serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Corporações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras.
Dia do Aviador - o dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar - o 14 Bis. O fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no ano de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com o seu 14 Bis diante de mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.

PORTAL NOTICIAS.MS


Governo do Estado participa na Base Aérea das comemorações do Dia do Aviador

Joelma Belchior
Campo Grande (MS) – Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, participou nesta quinta-feira (22), na Base Aérea de Campo Grande, da cerimônia militar em comemoração ao Dia do Aviador.
Para celebrar os profissionais que, assim como Santos Dumont, considerado o pai da aviação, se arriscam nos céus para transportar passageiros ou mercadorias, a Base Aérea de Campo Grane realizou entregas do título Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande.
Entre os integrantes da segurança pública de Mato Grosso do Sul, foram homenageados o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Esli Ricardo de Lima e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, representado na solenidade pelo coronel Carlos Hudmax Ortiz.
Também receberam o título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande, o Comandante Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira, o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Carlos Sérgio Câmara Saú, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, o coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte, José Lemos Monteiro, entre outras autoridades civis e militares.
“É uma homenagem simples e direta, como são as coisas de um soldado, como é a vida militar, em reconhecimento à doação pessoal e camaradagem daqueles que acreditam no trabalho da Base Aérea de Campo Grande”, disse o coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande.
Origem do Dia do Aviador
No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, ao decolar a bordo do 14-Bis que ele criou, torna-se o primeiro ser humano a voar! O primeiro voo de Dumont aconteceu no Campo Bagatelle, na França, e ficou registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.
A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented