|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 10/10/2015 / Aeroporto Internacional de São Paulo - Manutenção em pleno voo


Manutenção em pleno voo ...


Depois de inaugurar um novo terminal para agilizar e descomplicar o Aeroporto de Guarulhos, a GRU Airport trabalha na modernização dos outros terminais para colocar o complexo entre os melhores do mundo ...

Até pouco tempo atrás, voar era sinônimo de muita dor de cabeça em qualquer aeroporto no Brasil. No Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), o principal do País, a preocupação estava por todos os lados: poucas vagas no estacionamento, longas filas de espera, desorganização na hora do check-in e confusão para localizar o terminal correto. Os restaurantes abarrotados na área de embarque comprometiam o conforto e a tranquilidade dos passageiros.

Para piorar, muitos viajantes tinham a bagagem extraviada e um atendimento insatisfatório para localizá-las. Todos esses fatores ganharam contornos ainda mais caóticos considerando o aumento exponencial do fluxo de brasileiros que passaram a usar o transporte aéreo, nos últimos anos. O número de usuários quase triplicou entre 2003 e 2013, último balanço disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em uma década, os usuários de Guarulhos saltaram de 11,5 milhões para 36 milhões, representando um crescimento de seis milhões de viajantes além de sua capacidade.

A infraestrutura não estava acompanhando o aumento da demanda. Era preciso mudar. Essa realidade começou a se transformar em maio de 2014, quando a concessionária GRU Airport pagou R$ 16,2 bilhões no leilão realizado pelo governo federal, em 2012, para administrar Guarulhos por 20 anos, inaugurou um novo terminal de embarque e desembarque. A GRU é uma associação entre as empresas Investimentos e Participações em Infra-Estrutura e ACSA, da África do Sul. O novo terminal foi destinado exclusivamente aos voos internacionais de longa distância, com 192 mil m2 e capacidade para receber 12 milhões de viajantes por ano, e contribuiu para desafogar os dois espaços originais.

“Teremos um aeroporto tão moderno quanto os de outros países”, diz Marcus Santarém, presidente da GRU Airport. “Estaremos mais preparados para atender o aumento de demanda de passageiros e a oferta das companhias aéreas.” Os gargalos do aeroporto de Guarulhos começaram a se desfazer, mas ainda há inúmeros desafios. O atual é colocar em prática o projeto da reforma dos terminais antigos sem impactar negativamente o bem estar dos usuários. Se a concessionária construiu a ampliação do zero, sem a presença de passageiros, agora terá de promover uma grande reforma com os espaços em plena operação.

Para se ter ideia da dificuldade, 75% dos viajantes circulam pelos terminais 1 e 2, que realizam voos nacionais e internacionais de curta distância. O terminal 3, que concentra 80% dos voos para o exterior, detém 25% do fluxo de passageiros. Para evitar transtornos aos passageiros, a GRU Airport aumentou o prazo de conclusão da obra, para maio de 2016. As obras dessa segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura começaram em outubro de 2014. “Fizemos uma pesquisa para identificar as principais falhas do aeroporto e foram apontados serviços como estacionamento, restaurantes e defasagens na área de embarque”, afirma Santarém.

“Com o terminal 3, a percepção dos passageiros em relação ao aeroporto melhorou muito. E os novos investimentos devem impactar diretamente na sensação de conforto e segurança dos viajantes.” A previsão é de que, com a modernização dos terminais 1 e 2, Guarulhos chegue ao patamar dos melhores aeroportos do mundo. A principal mudança nos terminais 1 e 2 será na área de embarque, que se tornará um espaço único e integrado. No terminal 1, ficarão apenas os voos nacionais, o que permite extinguir as áreas de controle de passaporte e alfândega.

Os portões de acesso também serão reestruturados, com nova identificação para facilitar o trânsito dos usuários. Para dar mais comodidade ao viajante, as antigas estruturas metálicas da década de 1980 serão removidas e a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de três para sete metros. O setor de raio X, onde são feitas as inspeções de bagagem de mão e identificação de metais, também será centralizado. A obra, no entanto, não é considerada como uma expansão. Trata-se de um projeto de modernização e reaproveitamento de espaços, até então mal utilizados.

“Será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por um único local e não mais por quatro”, diz o presidente da GRU. Inspiradas na engenharia asiática e europeia, as adaptações estão ajudando a dar mais eficiência e qualidade ao 29º maior aeroporto em movimentação de passageiros do mundo e o maior do Brasil e da América Latina em de fluxo de passageiro e de carga. O investimento em tecnologia foi um dos pontos-chave da mudança. Foi construído um centro de processamento de dados que reúne sistemas responsáveis pela operação e administração de todo o aeroporto.

A grande inovação, porém, diz respeito à tecnologia que promete dar mais agilidade no embarque e desembarque dos passageiros no terminal 3. Foram instalados portões com controle de passaporte eletrônico. Segundo estudos, o tempo médio de espera nas cabines é de três minutos. Nos portões eletrônicos, a passagem é feita em 30 segundos. Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal. “O projeto vai permitir o bom aproveitamento de uma área de 23 mil metros quadrados”, diz Santarém. A ideia é transformar o novo terminal em padrão de serviços a ser oferecido em todo o aeroporto.

A concessionária coleciona números crescentes em relação à expansão. A oferta de vagas de estacionamento passou de 3,9 mil para 8,5 mil. Os pátios, que antes tinham capacidade para 79 aeronaves, agora abrigam 123. Por fim, a área dos terminais dobrou, passando de 191 mil metros quadrados para 387 mil. O resultado começa a aparecer na pesquisa de satisfação de passageiros, realizada trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil.

No segundo trimestre deste ano, o Aeroporto de Guarulhos alcançou a sua maior nota, com uma evolução de quase 30% em 12 meses, encerrados em junho de 2015. Os destaques foram a cordialidade dos funcionários, o pouco tempo despendido na fila de aduana e imigração, a agilidade no check-in, entre outros. Há, no entanto, muito trabalho pela frente. O principal aeroporto do País é o antepenúltimo entre 15 avaliados. Mas, se as obras seguirem no ritmo atual, São Paulo e todo o País terão o maior aeroporto com a melhor qualidade de serviços.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Bombeiros encontram avião que desapareceu em Minas

Militares encontraram os pedaços de avião na Serra da Caraça; este é o terceiro dia de buscas, em parceria com a FAB

O Corpo de Bombeiros encontrou um avião durante as buscas pelo monomotor, que decolou de Caratinga, na região do Rio Doce, na última terça-feira (6), e desapareceu com dois pilotos a bordo. Após avaliação na Serra do Caraça, em Santa Bárbara, os militares confirmaram ser o Corisco Neiva EMB-711C, prefixo PT-NKU. Este era o terceiro dia de buscas, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), pela aeronave desaparecida.
Os pilotos Fausto Mesquita e João Paulo Araújo, ambos naturais de Governador Valadares, também no Rio Doce, eram os únicos na aeronave, que seguia para Pará de Minas, na região Central do Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa da FAB, o terceiro dia de buscas teve início antes mesmo das 6h, assim que o dia nasceu. Segundo o órgão, a aeronave SC-105 Amazonas do esquadrão Pelicano, tripulada com dez militares, voltou fazer a possível rota da aeronave em busca de pistas.
Nesta quinta-feira (8) o avião da FAB fez cerca de dez horas de voo e a área coberta ultrapassou mil km², totalizando até o segundo dia de buscas o total de 20 horas de voo e mais de três mil km² percorridos. Além do avião da aeronáutica, o helicóptero Arcanjo 3 dos bombeiros auxilia nas buscas, porém, próximo à cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas.
Desaparecimento
O monomotor Corisco Neiva EMB-711C, prefixo PT-NKU, decolou por volta de 11h de terça-feira (6) com destino a Pará de Minas, onde deveria ter pousado às 13h. Entretanto, até às 15h do mesmo dia, os pilotos ainda não haviam chegado ao município como previsto.
"A aeronave estava com os documentos vencidos. Eles estavam indo na oficina de Pará de Minas para fazer a renovação do documento. Não podiam fazer plano de voo, porque não seria autorizado a decolagem de Caratinga, porque precisa do documento IAM", explicou o também piloto Dennis Campos, que é amigo dos desaparecidos.
O avião é particular e pertence a João Paulo Araújo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou à reportagem de O TEMPO que foi notificado do desaparecimento da aeronave às 21h50 na terça.

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Expoaer, que ocorreria no sábado na Base Aérea, foi cancelada

Equipe de militares que trabalharia no evento está sendo mobilizada para ajudar os bombeiros e a Defesa Civil no socorro às vítimas da enchente

A Base Aérea de Santa Maria (Basm) confirmou o cancelamento da 44ª Expoaer, que ocorreria neste sábado. O evento teria show circense, brinquedos para as crianças, exposição de viaturas militares, apresentação de um canil voos de aeronaves militares e civis e apresentação da esquadrilha da fumaça. A praça de alimentação seria a Vila Gastronômica.
Porém, em função das fortes chuvas que atingiram a região, deixando centenas de famílias desalojadas e rodovias, bloqueadas, a Base Aérea decidiu, na manhã desta sexta-feira, cancelar o evento.
_ Seria um evento para a população de Santa Maria, para festejar, mas vimos que agora a população precisa mais da nossa ajuda. Toda a equipe que seria empregada no evento vai ser deslocada para ajudar a Defesa Civil e os bombeiros _ afirmou o capitão Eduardo Alexandre Costa, que coordenava a Expoaer.
Parte do efetivo dos bombeiros da Basm já está trabalhando junto com o Corpo de Bombeiros no resgate e socorro às vítimas. No começo desta tarde, o comandante da Basm, Tenente Coronel Aviador Clauco Fernando Vieira Rossetto, deve se reunir com uma equipe para decidir o que será empregado para ajudar a população atingida.
Cerca de 20 mil pessoas participaram da última edição da Expoaer, em 2014.

PORTAL G-1


Destroços encontrados em serra de MG podem ser de avião desaparecido

Monomotor decolou de Ubaporanga em direção a Pará de Minas, na terça. Inspeção anual de manutenção da aeronave estava vencida, diz Anac.

Bombeiros que fazem busca na Serra do Caraça, na Região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (9) encontraram destroços que podem ser do avião desaparecido desde a última terça-feira (6). O monomotor modelo NEIVA EMB-711C, com prefixo PT-NKU, saiu de Ubaporanga, perto de Caratinga, com destino a cidade de Pará de Minas.
De acordo com a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), a suspeita é de que duas pessoas estariam a bordo.

Até a última atualização desta reportagem, a FAB e o Corpo de Bombeiros não confirmavam que os destroços eram partes do avião desaparecido.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a situação de aeronavegabilidade do avião era válida, porém, a inspeção anual de manutenção da aeronave estava vencida desde o dia 29 de agosto deste ano.

Segundo o Serviço de Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), o monomotor pertencia a João Paulo Gomes de Araújo. Um funcionário da Araújo Distribuição, empresa da família de João Paulo, informou que o dono da aeronave estava a bordo, junto com o piloto.

Danos com chuva levam Santa Maria a decretar situação de emergência

Nos próximos dias, prefeitura encaminhará relatório detalhado de danos. ERS-287 está bloqueada totalmente e BR-158 em apenas uma pista.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, anunciou nesta sexta-feira (9) que vai decretar situação de emergência no município da Região Central do Rio Grande do Sul devido aos danos causados na cidade pelas chuvas, como a destruição de casas, deslizamentos de terra e interrupções de rodovias. Nos próximos dias, o município deve apresentar um relatório detalhado com os estragos causados pelo temporal na cidade. O documento é uma exigência para a liberação de recursos pelo governo federal.
té o momento, não há levantamento completo dos danos. “É a primeira vez em quase sete anos  que o governo se utiliza um decreto de situação de emergência para todo o município, ou seja, pelos danos ainda não apurados na cidade e no interior”, explicou Schirmer.
Para o anúncio estiveram na cidade o secretário estadual da Segurança, Wantuir Jacini, e coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente coronel Alexandre Martins, que foram verificar a situação na cidade.
Martins explicou que o decreto de situação de emergência é uma ferramenta que dá mais agilidade para contratar serviços e obter recursos. O prefeito também deve buscar apoio do Exército e das Forças Aéreas, por meio da Base Aérea de Santa Maria (BASM), para restabelecer pontes e acessos à cidade.

Schirmer comunicou que interditou um trecho da via férrea da América Latina Logística (ALL), que cruza no Bairro Campestre do Menino Deus, onde houve um deslizamento, até que a empresa forneça um laudo técnico de segurança.

Queda de parte de cabeceira de ponte bloqueia ERS-287
Entre os estragos, estão ainda a queda de parte da cabeceira de uma ponte, na ERS-287, o que interrompeu o trânsito na estrada, considerada a principal ligação da cidade com a região metropolitana de Porto Alegre. A BR-158 também está bloqueada em meia pista após uma fenda de 40 metros de comprimento se abrir no asfalto e quase engolir um automóvel. Além disso, o terreno de uma torre de alta tensão cedeu, o que ameaça o corte no fornecimento de energia para 100 mil pessoas. Equipes da concessionária de energia fazem obras de contenção para evitar que a torre desmorone.

Marinha faz buscas após morador no sul da BA afirmar queda de aeronave

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro iniciou buscas na quinta. Segundo testemunha, avião de cor branca caiu no mar por volta das 17h30.

Do G1 Ba

 A Marinha faz buscas por uma suposta aeronave de pequeno porte que teria caído no mar, nas proximidades da praia de Cumuruxatiba, litoral sul da Bahia, segundo nota enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira (9). De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) foi comunicada da suposta queda por um morador local que relatou ter presenciado o acidente.
Ainda segundo informações iniciais, o avião seria de cor branca e teria caído por volta das 17h30 de quinta-feira (8), afundando a cerca de 1.500 metros da praia. Assim que a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro tomou conhecimento do fato, por volta das 18h20, foi acionado o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR), operado pelo Com2ºDN em Salvador.
A Operação de Busca e Salvamento (SAR) deslocou o Navio-Patrulha “Guaratuba” e uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro para a área do acidente. Segundo nota da Marinha, também foi encaminhado alerta às colônias de pesca e a embarcações que navegam pela região, para que contribuam com os esforços, mantendo atenção a possível situação de perigo no mar.
Procurada pelo G1, a Força Aérea Brasileira (FAB) relatou que foi informada pela polícia sobre o relato do morador e que, durante as apurações iniciais, não identificou registro de aeronaves desaparecidas. O órgão disse que segue acompanhando o caso, a partir dos trabalhos da Marinha.

Dia 8 dos JMM: ouro nos esportes militares, golfe e natação. Basquete cai

Militar, naval e aeronáutico levam três douradas e total de 11. Irmãos Lucas e Luciane Lee lideram tacadas; Nicholas, Etiene e Thiago na piscina. Vôlei está na decisão

Três das cinco modalidades mais desconhecidas do público comum deram ao Brasil 11 medalhas no oitavo dia dos Jogos Mundiais Militares (madrugada de quinta para sexta). Os pentatlos militar, naval e aeronáutico se destacaram com quatro ouros, três pratas e quatro bronzes, um total de 11. O militar e o aeronáutico foram responsáveis por oito delas (duas de ouro, uma por modalidade). O naval garantiu outras três (uma de ouro). Os outros dois esportes militares, orientação e paraquedismo, têm suas finais neste sábado. Com esses resultados, a delegação brasileira terminou a competição em primeiro lugar. 
Os irmãos Lucas e Luciane Lee subiram no lugar mais alto do pódio no golfe com ouro no individual masculino e feminino. Na disputa por equipes, o Brasil ficou com a prata. Natação também ouviu por três vezes o hino nacional. As meninas do vôlei farão a final contra a China. Os homens do basquete perderam para o Catar e vão disputar o bronze.
Esportes militares dominam
 O pentatlo militar teve um ouro na prova de equipes no relay feminino, uma prata no masculino, um bronze por equipes (geral) e outro no individual geral com o tenente Douglas de Castro Jacinto.
- No ano passado, nós ficamos em segundo pelo fotofinish e perdemos para essa mesma equipe da China. Esse ano tinha que ser diferente, tinha que ser nosso, estava engasgado. Mesmo considerando a vantagem das chinesas, acreditamos até o final e estamos levando esse ouro para o Brasil - desabafou a sargento Tatiane Ramos, ouro no relay.
No aeronáutico, o Brasil levou outras quatro medalhas: ouro individual e por equipes no masculino e duas pratas no individual e por equipes no feminino. No naval, foram um ouro por equipes no masculino, um bronze por equipes no feminino e um bronze no individual, com a sargento Tatilaine Valentim de Oliveira.
- Nós fechamos um ciclo de quatro anos, iniciado nos 5º Jogos Mundiais Militares, com a medalha de bronze, em 2011. Fizemos acertos contínuos e, nesses jogos da Coreia, conquistamos a tão almejada medalha de ouro para o pentatlo naval brasileiro - declarou o técnico Coelho.
Irmãos lee são ouro no golfe
O ano de 2015 é especial para Lucas Lee. Além de ser o terceiro brasileiro na história a entrar na maior liga de beisebol do mundo (MLB), o golfista conquistou na madrugada de quinta para sexta-feira (de Brasília) o ouro individual e a prata por duplas nos JMM. A equipe brasileira masculina composta por Lucas, André Wink Tourinho, Rafael Chaves Barcellos, Fernando Menegaz Mecherefee, Ronaldo Francisco e Daniel Bochnia Stapff só foi superada pela Coreia do Sul. No feminino, outro integrante da família Lee ouviu o hino nacional ser executado. A irmã Luciane.
- Estou muito feliz, acho que joguei bem hoje. O vento atrapalhou um pouco, mas, no final, deu tudo certo - disse Luciane. 
Natação segue bem
Os nadadores brasileiros voltaram ao pódio na madrugada desta sexta-feira. Na piscina de Gimcheon, três medalhas de ouro, uma prata e uma de bronze foram conquistadas. As douradas vieram com Nicholas Oliveira (200m livre), Etiene Medeiros (50m costas) e revezamento 4x100 (Nicholas Oliveira, Henrique Martins, Larissa de Oliveira e Graciele Herrmann). Henrique Calvalcanti foi o segundo e Thiago Teixeira o terceiro nos 200m medley. Manuella Lyrio fechou com o bronze nos 200m livre. Sábado acontece o último dia de competições.
Brasil e china fazem tira-teima na final do vôlei feminino
Neste sábado, a final do vôlei feminino será uma espécie de tira-teima. Brasil e China voltam a se encontrar. Em 2011, na decisão dos 5º JMM, as brasileiras levaram o ouro. Na rodada de abertura desta edição, resposta das asiáticas (3 a 2). O jogo acontece na quadra do município de Gimcheon, às 3h da madrugada de sexta-feira para sábado. Os homens do Brasil também lutam pelo alto do pódio. O rival será a seleção do Egito, às 5h30m (de Brasília).
Basquete não resiste ao catar e vai disputar o bronze 
A seleção brasileira militar masculina de basquete não conseguiu repetir a vitória do dia 3 de outubro por 77 a 75 diante do Catar e perdeu a chance de lutar pelo ouro na modalidade. No reencontro das equipes nesta edição dos JMM, melhor para os asiáticos, que venceram por 60 a 55. O Brasil vai disputar o bronze contra os sul-coreanos, donos da casa. A Grécia será a adversária do Catar no briga pelo ouro.

Prevista para a Copa, reforma de aeroporto deve ser retomada em MT

Projeto orçado em R$ 83,4 milhões deve ficar pronto no final de 2016. Estado já deu a ordem de serviço e obra deve ser reiniciada neste mês.

Do G1 Mt

ImagemAs obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que deveriam ter ficado prontas para a Copa do Mundo, em junho de 2014, devem ser retomadas ainda neste mês. A Secretaria Estaduas de Cidades (Secid) informou que a ordem de serviço para que os serviços sejam reiniciados já foi expedida para o Consórcio Marechal Rondon, composto por três empresas de construção.
A suspensão das obras ocorreu por meio de decreto do governador Pedro Taques (PDT), no início deste ano, logo que ele assumiu o cargo. Foi determinado que todas as obras que estavam em andamento fossem paralisadas até que o estado analisasse os contratos firmados pelo governo anterior com as empresas responsáveis pela execução dos projetos.
Após a paralisação da obra, a Infraero manifestou interesse em tocar os serviços. Inclusive, em maio deste ano, um termo aditivo de convênio referente às obras foi assinado entre governo do estado e Infraero, prorrogando o prazo por mais 12 meses. No documento, a Infraero também assumiu o compromisso de assumir a execução das obras em até dois meses a contar da assinatura do termo.



Porém, as empresas que fazem parte do consórcio manifestaram contrariedade em relação à transferência das obras e, por causa disso, o governo do estado continuou responsável pelo projeto, orçado em R$ 83,4 milhões, segundo a Secid. Desse montante, R$ 60,7 milhões já foram pagos às empresas.
Um novo cronograma das obras foi definido e, após a retomada, deverá ser concluída no final do ano que vem.
Ainda falta ser concluída a obra de reforma do terminal de passageiros, a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto, de acordo com a Secid.
O projeto também prevê a ampliação da central de utilidades, a construção de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Bombeiros combatem incêndio próximo ao aeroporto de Palmas

Fogo começou na manhã desta sexta-feira (9) em uma região de mata. Bombeiros descartaram que fogo tenha sido causado por acidente aéreo.

Do G1 To

ImagemUm incêndio foi combatido pelo Corpo de Bombeiros em uma área de mata próxima ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, na região Sul de Palmas. Segundo informações dos Bombeiros, o fogo começou durante a manhã desta sexta-feira (9) e duas viaturas estiveram no local das 10h às 15h, quando o fogo foi controlado. Os militares também contaram com apoio de funcionários da Infraero.
A informação de que o avião de um circo que está em Palmas teria caído circulou nas redes sociais e em um aplicativo de celular. Entretanto, um representante do circo negou a informação.
Os Bombeiros informaram que o incêndio consumiu parte de uma área de mata entre o aeroporto e o bairro Jardim Taquari, mas descartaram um acidente aéreo. Procurada pelo G1, a Infraero disse que deslocou parte da equipe de Bombeiros do aeroporto para ajudar no combate ao incêndio, mas que os pousos e decolagens não estão sendo prejudicados. O órgão disse ainda que não recebeu informações sobre qualquer acidente aéreo no local.

AGÊNCIA SENADO


Comissão vai debater papel da inteligência na segurança das Olimpíadas de 2016


A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) vai promover uma audiência pública na terça-feira (13), às 14h30, para debater o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro. O encontro também vai permitir uma análise da atuação da inteligência nos grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol.
Para o debate, estão convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, William Marcel Murad. Também fazem parte da lista de convidados o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, e o subchefe de Inteligência Operacional do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de divisão Álvaro Gonçalves Wanderley. O coordenador-geral de Contrainteligência do Ministério da Justiça, Rômulo Fisch de Berrêdo Menezes, completa a lista.
O requerimento para a realização da audiência é de autoria da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Composta por seis deputados e seis senadores, a comissão tem como objetivo a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil e no exterior por órgãos do governo federal.

PORTAL R7


Chuva adia resgate dos corpos de vítimas de queda de avião


O resgate dos corpos das duas vítimas da queda da aeronave PT- NKU, na região central de Minas Gerais, foram adiados por causa da chuva. O avião, que desapareceu na última terça-feira (6), foi encontrado nesta sexta-feira (9), na Serra do Caraça, em Santa Bárbara.
De acordo com a Polícia Civil, as buscas foram interrompidas na tarde desta sexta devido às condições do tempo, o que impossibilita os voos. A previsão é de que os trabalhos de resgate sejam retomados na manhã deste sábado (10), com auxílio de um avião do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Rio de Janeiro.
Desde ontem, os helicópteros Carcará, da PC, e Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, juntamente com outra aeronave, pilotada por José Bergue Filho, amigo dos pilotos do avião, dividiram os quadrantes do local apontado como o mais provável para a queda. Paralelamente, os delegados Evandro Nascimento e Tatiana Soares, de Caratinga, investigavam os últimos contatos feitos pelos tripulantes da aeronave.
Os delegados conseguiram levantar que o último local onde o sinal de celular dos pilotos foi captado se tratava das imediações de uma antena situada ao lado da estrada de ferro Vitória-Minas, ao pé da Serra do Canastra. Hoje pela manhã, as equipes do NOA, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica, junto com o piloto amigo das vítimas realizaram levantamentos em quadrantes próximos ao local indicado.

Segundo Ramon Sandoli, o piloto José Bergue foi o primeiro a avistar os possíveis destroços e informou as coordenadas às equipes do NOA e dos Bombeiros, que confirmaram a localização pelo ar, por se tratar de uma área de difícil acesso. Partes dos corpos também foram encontradas.

AGÊNCIA CÂMARA


Finanças aprova gestão de aeroportos por estados e municípios


A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 7768/10, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), que prevê a gestão dos aeroportos brasileiros pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios.
Hoje, a gestão dos aeroportos está a cargo da União, por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que pode promover concessões à iniciativa privada. A proposta autoriza a União a delegar a exploração dos aeroportos aos demais entes federados.
Pela medida, os aeroportos ficarão sujeitos ao mesmo regime dos portos e rodovias federais, cuja gestão já pode ser delegada a estados e municípios, de acordo com a Lei 9.277/96.
A lei permite essa delegação por até 50 anos, formalizada por meio de convênio. Os recursos resultantes da exploração dessas infraestruturas, por meio de pedágios e outras tarifas, devem ser aplicados nos próprios portos ou rodovias.
O parecer do relator, deputado Ricardo Barros (PP-PR), foi favorável à proposta, no mérito, e pela não implicação orçamentária da matéria. “A experiência acumulada até o momento com a descentralização da administração de estradas rodoviárias aos estados e municípios demonstrou ser este um instrumento eficaz para a prestação de serviços mais ágeis e mais compatíveis com as demandas da população brasileira”, afirmou Barros.
Tramitação

Já aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, o projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comissão aprova nova regulamentação para a aviação pública no Brasil


A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projeto de Lei 859/15, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/86), com objetivo de aperfeiçoar a regulamentação da aviação pública no Brasil.
A primeira alteração isenta as aeronaves públicas dedicadas exclusivamente ao serviço público das tarifas de uso das comunicações e dos auxílios à navegação aérea. Hoje, o código prevê que a utilização do espaço aéreo brasileiro, por qualquer aeronave, fica sujeita a essas tarifas. A lei atual isenta do pagamento apenas as aeronaves pertencentes aos aeroclubes.
O projeto também reserva espaços nos aeroportos para órgãos públicos dedicados exclusivamente à aviação pública. Além disso, proíbe que aeronaves classificadas como públicas realizem funções incompatíveis com a sua classificação.

Outra alteração no código determina que a formação e o treinamento do pessoal dos órgãos públicos, bem como os requisitos básicos para a operação de aeronaves pelo respectivo pessoal, terão regulamentação especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segurança pública

O projeto ainda equipara algumas aeronaves públicas dedicadas exclusivamente ao desempenho de funções de segurança pública, como a utilizada pelas polícias ou as de resgate, ao mesmo regime jurídico das aeronaves militares. Conforme o texto, caberá à Anac o registro, a certificação e a homologação dessas aeronaves. As aeronaves dedicadas à segurança pública terão de ter seguro aeronáutico contra danos às pessoas ou bens na superfície, ao pessoal a bordo e ao valor da aeronave.
Emenda

O parecer da relatora, deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), foi favorável à proposta, com emenda que estabelece que a operação de aeronaves públicas, dedicadas exclusivamente ao desempenho de serviços públicos, será realizada com prioridade e condições especiais de voo quando em situação de emergência. “A concessão desta prioridade, prevista no projeto, sem elencar especificidades pode causar situações indesejadas como, por exemplo, a preferência de uma aeronave pública em voo de treinamento sobre uma aeronave privada que realiza transporte de doentes ou a serviço de transporte de órgãos doados”, explicou a parlamentar.
Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PORTAL BBC


Brasil sediou contato entre guerrilha e governo colombiano


ImagemAcompanhando a viagem da presidente Dilma Rousseff à Colômbia, o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, confirmou que houve um encontro entre representantes da guerrilha Exército de Liberação Nacional (ELN) e membros do governo colombiano em Manaus no ano passado.
A informação foi divulgada pela revista colombiana Semana em fevereiro, mas nunca havia sido confirmada ou comentada pelo governo brasileiro.
Na reportagem intitulada "As cartas secretas do ELN", a Semana, uma das principais publicações da Colômbia, diz que as Forças Armadas do país confiscaram em agosto, em uma operação no leste do país, vários arquivos armazenados em pen drives contendo supostamente correspondências e documentos do ELN.

Segundo a revista, um e-mail enviado por um guerrilheiro conhecido por "Nacho" menciona o que parece ser um ciclo de encontros exploratórios que teria ocorrido entre representantes da guerrilha e do governo no Brasil.
"Agora (o presidente Juan Manuel Santos) quer que as duas delegações de diálogo se reúnam, para avaliar como os processos podem evoluir, algo difícil porque a mesa (de negociações) nem sequer existe, não há um acordo sobre que agenda se vai discutir", diz e-mail atribuído a "Nacho" reproduzido pela revista.
"Apesar disso, vamos fazer esse encontro que estará encabeçado por dois dos primeiros comandantes. No dia 12 de abril, quando se fechou o ciclo conosco em Manaus, Brasil, o governo deixou no ar, sem data concreta, a convocatória para novos encontros. Agora, reaparece pedindo uma reunião na Venezuela no próximo dia 15 de maio."
Questionado por jornalistas, Marco Aurélio disse que o diálogo em Manaus ocorreu no ano passado. "Essas negociações devem ser secretas. Os acordos de Oslo entre palestinos e israelenses não teriam ocorrido se as negociações tivessem vazado."
Segundo o assessor da Presidência, o tema não foi discutido na reunião de Dilma com Santos, mas o Brasil sempre esteve disposto a ajudar no possível para o avanço da Paz na Colômbia.
Farc
O governo colombiano está em processo avançado de negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a maior guerrilha do país.
No mês passado, governo e Farc concordaram em chegar a um acordo de paz definitivo em seis meses.
O diálogo com o ELN, porém, ainda está em uma etapa exploratória, sem agenda definida, apesar de o governo Colombiano se mostrar disposto a incluir o grupo no processo de paz.
O ELN foi criado em 1964, inspirado pela revolução cubana e tem cerca de 2 mil guerrilheiros.
"Sem duvida nenhuma o Brasil ainda poderia aportar a esse processo – inclusive cedendo território para que as negociações ocorram", acredita o cientista político colombiano Carlos Medina, especialista em guerrilhas.
"Até porque a paz na Colômbia é algo que tende a beneficiar toda a região."
Após um encontro com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, nesta sexta-feira Dilma elogiou o diálogo com as Farc e prometeu apoio integral do Brasil na "implementação" da paz.
O Brasil tem prometido apoio na área de agricultura familiar para ajudar a Colômbia a lidar com as populações rurais de regiões hoje dominadas pela guerrilha em um cenário de pós-conflito.
O país também tem colaborado há alguns anos nas iniciativas que visam o desarme de minas antipessoais em áreas antes conflagradas.

REVISTA ISTO É DINHEIRO


Manutenção em pleno voo

Depois de inaugurar um novo terminal para agilizar e descomplicar o Aeroporto de Guarulhos, a GRU Airport trabalha na modernização dos outros terminais para colocar o complexo entre os melhores do mundo

Até pouco tempo atrás, voar era sinônimo de muita dor de cabeça em qualquer aeroporto no Brasil. No Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), o principal do País, a preocupação estava por todos os lados: poucas vagas no estacionamento, longas filas de espera, desorganização na hora do check-in e confusão para localizar o terminal correto. Os restaurantes abarrotados na área de embarque comprometiam o conforto e a tranquilidade dos passageiros.
Para piorar, muitos viajantes tinham a bagagem extraviada e um atendimento insatisfatório para localizá-las. Todos esses fatores ganharam contornos ainda mais caóticos considerando o aumento exponencial do fluxo de brasileiros que passaram a usar o transporte aéreo, nos últimos anos. O número de usuários quase triplicou entre 2003 e 2013, último balanço disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em uma década, os usuários de Guarulhos saltaram de 11,5 milhões para 36 milhões, representando um crescimento de seis milhões de viajantes além de sua capacidade.
A infraestrutura não estava acompanhando o aumento da demanda. Era preciso mudar. Essa realidade começou a se transformar em maio de 2014, quando a concessionária GRU Airport pagou R$ 16,2 bilhões no leilão realizado pelo governo federal, em 2012, para administrar Guarulhos por 20 anos, inaugurou um novo terminal de embarque e desembarque. A GRU é uma associação entre as empresas Investimentos e Participações em Infra-Estrutura e ACSA, da África do Sul. O novo terminal foi destinado exclusivamente aos voos internacionais de longa distância, com 192 mil m2 e capacidade para receber 12 milhões de viajantes por ano, e contribuiu para desafogar os dois espaços originais.
“Teremos um aeroporto tão moderno quanto os de outros países”, diz Marcus Santarém, presidente da GRU Airport. “Estaremos mais preparados para atender o aumento de demanda de passageiros e a oferta das companhias aéreas.” Os gargalos do aeroporto de Guarulhos começaram a se desfazer, mas ainda há inúmeros desafios. O atual é colocar em prática o projeto da reforma dos terminais antigos sem impactar negativamente o bem estar dos usuários. Se a concessionária construiu a ampliação do zero, sem a presença de passageiros, agora terá de promover uma grande reforma com os espaços em plena operação.
Para se ter ideia da dificuldade, 75% dos viajantes circulam pelos terminais 1 e 2, que realizam voos nacionais e internacionais de curta distância. O terminal 3, que concentra 80% dos voos para o exterior, detém 25% do fluxo de passageiros. Para evitar transtornos aos passageiros, a GRU Airport aumentou o prazo de conclusão da obra, para maio de 2016. As obras dessa segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura começaram em outubro de 2014. “Fizemos uma pesquisa para identificar as principais falhas do aeroporto e foram apontados serviços como estacionamento, restaurantes e defasagens na área de embarque”, afirma Santarém.
“Com o terminal 3, a percepção dos passageiros em relação ao aeroporto melhorou muito. E os novos investimentos devem impactar diretamente na sensação de conforto e segurança dos viajantes.” A previsão é de que, com a modernização dos terminais 1 e 2, Guarulhos chegue ao patamar dos melhores aeroportos do mundo. A principal mudança nos terminais 1 e 2 será na área de embarque, que se tornará um espaço único e integrado. No terminal 1, ficarão apenas os voos nacionais, o que permite extinguir as áreas de controle de passaporte e alfândega.
Os portões de acesso também serão reestruturados, com nova identificação para facilitar o trânsito dos usuários. Para dar mais comodidade ao viajante, as antigas estruturas metálicas da década de 1980 serão removidas e a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de três para sete metros. O setor de raio X, onde são feitas as inspeções de bagagem de mão e identificação de metais, também será centralizado. A obra, no entanto, não é considerada como uma expansão. Trata-se de um projeto de modernização e reaproveitamento de espaços, até então mal utilizados.
“Será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por um único local e não mais por quatro”, diz o presidente da GRU. Inspiradas na engenharia asiática e europeia, as adaptações estão ajudando a dar mais eficiência e qualidade ao 29º maior aeroporto em movimentação de passageiros do mundo e o maior do Brasil e da América Latina em de fluxo de passageiro e de carga. O investimento em tecnologia foi um dos pontos-chave da mudança. Foi construído um centro de processamento de dados que reúne sistemas responsáveis pela operação e administração de todo o aeroporto.
A grande inovação, porém, diz respeito à tecnologia que promete dar mais agilidade no embarque e desembarque dos passageiros no terminal 3. Foram instalados portões com controle de passaporte eletrônico. Segundo estudos, o tempo médio de espera nas cabines é de três minutos. Nos portões eletrônicos, a passagem é feita em 30 segundos. Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal. “O projeto vai permitir o bom aproveitamento de uma área de 23 mil metros quadrados”, diz Santarém. A ideia é transformar o novo terminal em padrão de serviços a ser oferecido em todo o aeroporto.
A concessionária coleciona números crescentes em relação à expansão. A oferta de vagas de estacionamento passou de 3,9 mil para 8,5 mil. Os pátios, que antes tinham capacidade para 79 aeronaves, agora abrigam 123. Por fim, a área dos terminais dobrou, passando de 191 mil metros quadrados para 387 mil. O resultado começa a aparecer na pesquisa de satisfação de passageiros, realizada trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil.
No segundo trimestre deste ano, o Aeroporto de Guarulhos alcançou a sua maior nota, com uma evolução de quase 30% em 12 meses, encerrados em junho de 2015. Os destaques foram a cordialidade dos funcionários, o pouco tempo despendido na fila de aduana e imigração, a agilidade no check-in, entre outros. Há, no entanto, muito trabalho pela frente. O principal aeroporto do País é o antepenúltimo entre 15 avaliados. Mas, se as obras seguirem no ritmo atual, São Paulo e todo o País terão o maior aeroporto com a melhor qualidade de serviços.

PORTAL BRASIL


Brasil acumula 66 medalhas nos Jogos Militares, na Coreia

País permanece em terceiro lugar no ranking dos Jogos, que ocorrem até o próximo domingo (11), na Coreia

O Brasil soma até o momento 66 medalhas e permanece em terceiro lugar no ranking dos 6º Jogos Mundiais Militares, que ocorrem até o próximo domingo (11), na República da Coreia. Os atletas das modalidades consideradas tipicamente militares ajudaram o País a permanecer com uma diferença significativa de 21 medalhas em relação ao país anfitrião. Os pentatlos naval, militar e aeronáutico, orientação e paraquedismo garantiram quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.
O Brasil fechou as competições de pentatlo militar com um saldo de quatro medalhas: uma de ouro no relay feminino, uma de prata no relay masculino, uma de bronze por equipes e uma de bronze no individual com o tenente do Exército Douglas de Castro Jacinto.
“No ano passado, nós ficamos em segundo pelo fotofinish e perdemos para essa mesma equipe da China. Esse ano tinha que ser diferente, tinha que ser nosso, estava engasgado”, desabafa a sargento Tatiane Ramos, medalha de ouro no relay. “Mesmo considerando a vantagem das chinesas, acreditamos até o final e estamos levando esse ouro para o Brasil”, conclui.
Os pentatletas navais levaram três medalhas para o Brasil: uma de ouro por equipes masculino, uma de bronze por equipes feminino e uma de bronze no individual, com a sargento Tatilaine Valentim de Oliveira. As suecas foram as grandes campeãs do pentatlo naval com duas medalhas de ouro.
Já no pentatlo aeronáutico, o Brasil fechou com quatro medalhas: ouro individual e por equipes masculino e duas de prata no individual e por equipes no feminino. Com esses resultados, o Brasil fechou a competição em primeiro lugar. As finais de orientação e paraquedismo acontecem neste sábado (10).
Ouro no golfe
Com uma torcida especial de seus tios coreanos nos campos do Top Bliss Country Club, na cidade de Andong, os sargentos da Aeronáutica Lucas e Luciane Lee conquistaram, nesta sexta-feira (09), medalhas de ouro no golfe, na categoria individual. O Brasil também ficou com a prata por equipes na competição.
No masculino individual, Lucas confirmou o favoritismo ao bater os coreanos Hwan Bang Doo e Seop Maeng Dong, respectivamente medalha de prata e bronze. No feminino, Luciane teve como principal adversária a francesa Anyssia Herbaut, que ficou com a medalha de prata. A jogadora da Uganda Flávia Namakula ficou com o bronze.
“Estou muito feliz. Acho que joguei bem hoje. O vento atrapalhou um pouco, mas no final deu tudo certo”, diz a atleta.
Busca por medalhas
As equipes de voleibol feminino e masculino do Brasil entram em quadra neste sábado, dia 10, para disputar a medalha de ouro. As brasileiras enfrentam as arquirrivais da China, reeditando a final dos últimos Jogos Mundiais Militares, em 2011, no Rio de Janeiro. Já a equipe masculina enfrenta o time do Egito, depois de ter vencido a Coreia por três sets a dois. Tanto a final masculina quanto a feminina serão realizadas na cidade de Gimcheon. As mulheres competem às 15 horas, e os homens às 17h30, horário local.
O futebol feminino vai entrar em campo contra a equipe da França às 11 horas (horário local) em Mungyeong, pelo lugar mais alto no pódio. No boxe, o sargento Paulo Santos Carvalho, da Marinha, luta pelo ouro contra o coreano Jeong Ung Park, na categoria até 49 kg. Além disso, mais onze medalhas douradas serão disputadas na natação. Os atletas do triatlo terão neste sábado (10) seu único dia de competição, enquanto orientação e tiro terão seu último dia nos Jogos.
Disputa pelo bronze no basquete
Já a equipe de basquete perdeu na semifinal para o Catar na tarde desta sexta-feira (9), em Andong, após um jogo nervoso. Os brasileiros perseguiram o placar do time adversário cesta a cesta, por quase toda a partida.
Quando faltavam quatro minutos e 17 segundos para o final do terceiro tempo, conseguiram ultrapassar brevemente o outro time, para voltarem a ficar atrás na pontuação. Com o resultado, o Brasil disputa a medalha de bronze com a Coreia, neste sábado a partir das 16 horas e o Catar enfrenta a Grécia pelo ouro.

Grupo de supervisão dos Mais Médicos encerra ações na região Norte

Grupo fez contato com 132 médicos do programa que trabalho no PA e AM; 29 municípios foram visitados

O Grupo Especial de Supervisão do programa Mais Médicos para o Brasil encerrou ação realizada no Pará e no Amazonas. Entre 14 e 25 de setembro, 132 médicos do programa passaram pelo processo de supervisão acadêmica, sob a gestão do Ministério da Educação. No total, 29 municípios foram visitados.
No período de 14 a 18 de setembro, 15 municípios do Pará receberam a visita de 15 supervisores. Esses profissionais são médicos de diversas partes do Brasil com atuação em atenção básica de saúde, vinculados a instituições que aderiram ao programa. Nessas localidades, 61 médicos foram supervisionados, oito deles na área indígena.
No Amazonas, 17 supervisores dividiram-se na visitação a 14 municípios para verificar a atuação de 71 médicos — 13 desses profissionais trabalham na área indígena. Todas as localidades visitadas são de difícil acesso. O MEC contou com o apoio do Ministério Defesa para os deslocamentos, geralmente feitos em aviões, barcos, balsas e carros das Forças Armadas.
Esta foi a quinta missão realizada pelo grupo. As visitas, feitas a cada dois meses, tiveram início em dezembro do ano passado. Na próxima edição, em novembro próximo, o estado de Roraima será incluído na rota. A ação também conta com a parceria do Ministério da Saúde, secretarias municipais e estaduais de saúde e universidades federais e estaduais.
Atuação
A supervisão acadêmica de profissionais atuantes no programa Mais Médicos é realizada de forma permanente ou temporária em áreas de difícil deslocamento. O objetivo é aperfeiçoar a atuação dos médicos do programa, em territórios indígenas e não indígenas, a partir da qualificação da prática da clínica médica, de modo a fortalecer a atenção básica, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC avalia como positiva a estratégia de atuação do grupo. Além de chegar ao local de atuação do médico, a supervisão fortalece as ações de educação permanente em saúde, proposta pelas diretrizes do Mais Médicos.
O grupo especial de supervisão para áreas de difícil cobertura do programa Mais Médicos para o Brasil foi instituído pela Portaria Normativa do MEC nº 28, de 14 de julho de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 15 de julho último.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Operação para resgatar destroços de aeronave desaparecida é suspensa por causa da chuva

O avião PT- NKU, que era procurado desde terça-feira, foi encontrado em uma área de difícil acesso na Serra do Caraça em uma área entre Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais

O resgate dos destroços da aeronave PT- NKU e dos corpos dos pilotos Fausto Mesquita e João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos, que estavam desaparecidos desde terça-feira, vão continuar neste sábado. O avião foi localizado por um amigo das vítimas que sobrevoou a área próxima onde foi detectada o último sinal dos celulares dos ocupantes. Ele acionou o Corpo de Bombeiros que confirmou a localização. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), bombeiros e policiais civis iniciaram a operação de resgate. Porém, interromperam os trabalhos nesta sexta-feira por causa da chuva.
A confirmação do encontro da aeronave aconteceu por volta das 13h30 pelo Corpo de Bombeiros. Os destroços estão na Serra do Caraça em uma área entre Santa Bárbara e Catas Altas, na Região Central de Minas Gerais. As peças se concentram em fendas da montanha, o que dificulta o trabalho das equipes para a localização dos corpos. Familiares das vítimas informaram que o impacto da queda foi forte. A cauda do monomotor foi parar a aproximadamente 500 metros do local.
Desde quarta-feira, militares da FAB começaram as buscas com a aeronave SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano. Na quinta-feira, um helicóptero do Corpo de Bombeiros seguiu para Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas, além de equipes do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Civil de Minas Gerais. Amigos pilotos das vítimas também auxiliaram nos trabalhos.

Durante as buscas, o piloto José Bergue Filho, amigo das vítimas, foi o primeira a avistar os destroços. Os bombeiros foram até o local e fizeram a confirmação. Parte dos corpos também foram encontrados. A operação foi interrompida no fim da tarde por causa do mau tempo. A previsão é do retorno dos trabalhos na manhã de sábado. Um avião do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Rio de Janeiro, vai auxiliar no resgate.

O avião estava desaparecido desde terça-feira. Ele decolou do Aeroporto de Caratinga as 11h30 com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h. Somente às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, foi informado do desaparecimento. Um amigo dos ocupantes, Dennis Campos, confirmou que a aeronave estava com o documento Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencido em agosto e que os pilotos estavam seguiam viagem para renovar o documento. Por causa da irregularidade, segundo Campos, eles não fizeram um plano de voo.
OUTRAS MÍDIAS


ABC DO ABC


Gripen é mote de Seminário na Metodista

Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidade de negócio em debate gratuito na Metodista, acontece no dia 15, busca potencializar a cadeia produtiva
Atenta aos progressos relacionados à indústria aeronáutica nacional, a Universidade Metodista de São Paulo promove na manhã de 15 de outubro próximo seminário gratuito sobre “Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidades de negócio: cases internacionais da cadeia produtiva do Gripen”.
O encontro pretende apresentar os benefícios econômicos e tecnológicos resultantes da aquisição e fabricação de uma nova aeronave no estado da arte, em termos de tecnologia. Serão apresentadas experiências reais de países onde a aeronave Saab Gripen foi incorporada como vetor de defesa aérea.
Entre os palestrantes estará Ana Lima, da LAB Consultoria, que fará apresentação do estudo "Defesa como investimento social: transbordamentos tecnológicos do Gripen". Já o diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COMDEFESA), Jairo Cândido, falará sobre “Conteúdo Nacional”, abordando as possibilidades de negócios com o novo caça sueco que será fabricado pela Saab em cooperação com o Brasil. São 36 aeronaves para a FAB (Força Aérea Brasileira) que devem ser entregues a partir de 2019.
O evento será aberto pelo prefeito Luiz Marinho e também contará com Hitoshi Hyodo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, cidade que sediará empresas participantes da cadeia produtiva do Gripen. Outras autoridades do setor industrial aeroespacial são aguardadas para o seminário, que inaugura iniciativa da Universidade Metodista de São Paulo de introduzir cursos voltados aos interesses desse segmento industrial importante e promissor para o desenvolvimento regional e do país. Inscrições podem ser feitas pelo http://portal.metodista.br/industria-aeroespacial
Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidades de negócio: cases internacionais da cadeia produtiva do Gripen
SERVIÇO:
Data: 15 de outubro de 2015
Local: auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo, Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo
Horário: das 8h às 12h15
Palestrantes:  9h, prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, 9h30, Ana Lima -- LAB Consultoria, 10h45, Jairo Cândido – COMDEFESA-Fiesp
Realização: Universidade Metodista de São Paulo
Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Apoio: CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro), AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP – São Bernardo do Campo), Grupo INBRA e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo


PORTAL A REDE (PR)


Aeroporto recebe caminhão de Combate a incêndio

Terminal de Passageiros está 95% concluído. R$ 5 milhões foram usadospara se adequar às exigências da ANAC. Aeroporto deve abrir no fim de novembro
O prefeito Marcelo Rangel e o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, entregaram nesta sexta-feira (09) o caminhão que será usado na Seção de Combate a Incêndio do Aeroporto Sant’Ana. Na solenidade também foi assinado o convênio com o Corpo de Bombeiros para a concessão de funcionários que irão trabalhar no local.
O caminhão foi adquirido com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC). O investimento no veículo de segurança é de R$ 1,6 milhão. O deputado federal Sandro Alex acompanhou as negociações e esteve presente para acompanhar a entrega. “Tenho muita alegria de, mesmo de longe, ocupando um cargo de nível nacional, conseguir contribuir para este marco no desenvolvimento de Ponta Grossa”, ressalta o deputado.
O secretário de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, explica que a segurança é a principal exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o funcionamento do aeroporto. “Esse é o maior passo para o início do funcionamento do Aeroporto Sant’Ana. Sem o caminhão, não teríamos a possibilidade de nenhum voo comercial”, conta.
Durante o evento também foi assinado um convênio com o Corpo de Bombeiros para o direcionamento de 13 funcionários para trabalhar na Seção de Combate a Incêndio, quantidade exigida pela ANAC pelo porte do Aeroporto Sant’Ana. Os bombeiros vão se organizar em turnos para acompanhar as atividades do aeroporto 24 horas por dia. Ainda será feito um convênio com o Governo do Estado para o treinamento dos profissionais.
O Capitão José Adriano Prado Spak, responsável pelo setor de Planejamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, parabenizou a Prefeitura pela aquisição do caminhão de combate a incêndio. “Esse veículo possui a mais moderna tecnologia, em um sistema de última geração, que permite que as primeiras ações de combate ao fogo possam ser realizadas de dentro do caminhão, por meio do uso de um joystick”, detalhou.
O prefeito Marcelo Rangel destacou o momento da entrega do caminhão como uma importante conquista. Mas lembrou que é ainda mais relevante a colaboração de pessoas que estão tornando o uso diário do aeroporto uma realidade. “Não adianta ter um caminhão, ter estruturas em tijolo, e não ter pessoas. São essas pessoas que estão aqui hoje que irão receber passageiros que chegarem de viagem e vão comandar tudo isso”, disse Rangel, referindo-se aos cerca de 20 funcionários que estão sendo treinados para trabalhar no Aeroporto Sant’Ana.
Rangel ainda fez questão de lembrar que, no período de crise econômica que vive o Brasil, muitas cidades estão precisando devolver caminhões e cortar áreas aeroportuárias. Enquanto isso, Ponta Grossa segue avançando e foi um dos poucos municípios do país a receber esse tipo de veículo, essencial para o início de atividades comerciais do Aeroporto de Ponta Grossa.
Obras em conclusão
O Terminal de Passageiros (TPS) já está 95% concluído, falta apenas a colocação do forro. A adequação da estrutura recebeu investimento de R$ 800 mil. As obras do entorno do TPS devem ser concluídas em 25 dias, falta terminar a pavimentação, para aumentar o pátio de aeronaves e acesso dos caminhões de abastecimento, e o aumento da RESA (Runway and safety area) para deslocamento da cabeceira da pista, com investimento de R$ 200 mil. Após a conclusão do pátio e do entorno, será feita a pintura. Em 45 dias serão concluídas licitações para aquisição de equipamentos, material de segurança e treinamento de funcionários.
Já estão concluídas as obras do balizamento noturno, que está sendo usado para voos de emergência na área da saúde. Desde o início do ano, o balizamento já foi usado para garantir a chegada, com segurança, de pessoas em situação de risco, inclusive recém nascidos, que foram encaminhadas para hospitais da região. O balizamento teve investimento de R$ 750.000,00.
Cerca de R$ 5 milhões já foram investidos nas obras do Aeroporto Sant Ana, para adequar a estrutura às exigências da ANAC. Os últimos trâmites e obras devem encerrar em 60 dias, para que o Aeroporto comece a funcionar no final de novembro.

JORNAL NORTÃO


Lygia Lima

Astronauta Marcos Pontes fará abertura da Semana de Ciências e Tecnologia do Território do Alto Paraguai

Ele fará a palestra no dia 18 de outubro no ginásio Poliesportivo de Barra do Bugres a partir das 18h30. O evento acontecerá no período de 16 a 24 de outubro.
A atração principal da abertura oficial da Semana de Ciências e Tecnologia 2015 do Território do Alto Paraguai será o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Ele fará a palestra no dia 18 de outubro no ginásio Poliesportivo de Barra do Bugres a partir das 18h30. O evento acontecerá no período de 16 a 24 de outubro.
A Semana de Ciências e Tecnologia do Território do Alto Paraguai tem como objetivo desmistificar a ciência e os cientistas com demonstrações práticas de ciência de base e ciência de ponta. O evento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem o patrocínio do Ministério de Ciências e Tecnologia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca envolver estudantes do ensino médio e também a comunidade como um todo.
A programação envolve desde apresentações do sistema solar em planetários para estudantes das escolas dos municípios que integram o Território do Alto Paraguai, bem como oficinas e palestras tanto no campus da Unemat como também em escolas públicas e assentamentos rurais.
Além da Semana de Ciências e Tecnologia, a Unemat também vai realizar em novembro a Feira Territorial de Ciências, Feira Municipal de Ciências de Barra do Bugres e a 1ª Mostra de Tecnologias Rurais do Território do Alto Paraguai, no período de 08 a 10 de novembro que incluem exposições e visitações sobre pulmão inflável e fósseis de Mato Grosso. Ainda em Novembro será realizada no dia 16 a palestra “O Deus de Spinoza” no anfiteatro da Unemat.
O Território de Desenvolvimento Rural do Alto Paraguai integra um programa do Ministério de Desenvolvimento Agrário e compreende 14 municípios: Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Denise, Arenápolis, Nortelândia, Nova Marilândia, Alto Paraguai, Diamantino,Nova Maringá, São José do Rio Claro, Santo Afonso.
A participação dos dois eventos é gratuita e aberta a toda sociedade. Mais informações pelo site: http://bbg.unemat.br/semcitec/
Sobre Marcos Pontes:
Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva e foi o até o momento, o único brasileiro a viajar ao espaço. Pontes permaneceu oito dias na Estação Espacial Internacional (EEI), em 2006.

PORTAL D24 (AM)


MPF questiona interesse do governo do AM em gerir 21 aeroportos no interior

Aeródromos selecionados poderão deixar de receber R$ 838,4 milhões em investimentos, caso não haja um responsável formal por suas administrações.
ImagemO Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) questionou o governador do Estado, José Melo (PROS), por meio de ofício, sobre o interesse e disponibilidade do governo em assumir a gestão de 21 aeroportos regionais do Amazonas, no interior do Estado, que foram contemplados pelo Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo federal. Os aeródromos selecionados poderão deixar de receber R$ 838,4 milhões em investimentos, caso não haja um responsável formal por suas administrações.
O governador José Melo informou, segundo a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que está avaliando a possibilidade de aderir ao PIL e que vai responder dentro do prazo legal previsto.

O documento, enviado ao governador no início deste mês, relaciona diversos aeródromos localizados em cidades do interior do Amazonas cadastrados perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como civis públicos, abertos ao tráfego aéreo, que não estão atrelados a nenhum responsável formal perante a União, responsável pela exploração da navegação aérea. De acordo com o MPF, a irregularidade pode levar ao fechamento definitivo desses aeroportos, o que depõe contra as políticas públicas de integração nacional e regional e resultaria em isolamento ainda maior de cidades do interior do Estado.

Sem um ente ou órgão responsável por suas administrações, 21 aeródromos do interior do Amazonas deixarão de receber investimentos federais já aprovados para aplicação em melhorias como construção, ampliação e reforma desses espaços. Dos 270 aeroportos nacionais contemplados pelo programa, 25 estão localizados no Amazonas, mas somente os municípios de Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga preenchem os requisitos legais para receber os investimentos.

Os demais municípios precisariam ter Produto Interno Bruto (PIB) anual superior a R$ 1 bilhão para receber diretamente os recursos, valor distante da realidade da economia dessas cidades. O documento do MPF sustenta que, diante dessa situação, a única possibilidade de garantir os recursos e manter abertos esses aeroportos é por meio da intervenção do Governo do Estado, com a celebração de convênio para assumir a gestão. Os municípios também poderão participar da gestão como intervenientes, por meio de termos de convênio com o Estado.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR) da Presidência da República chegou a provocar o Estado do Amazonas sobre o interesse em assumir a gestão dos aeroportos. Como resposta, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informou, este ano, que há interesse em celebrar parcerias para gestão dos aeródromos públicos selecionados pelo programa, mas que o Amazonas não possui “condições econômicas” de assumir a exploração e manutenção dos espaços. Em nota informativa, a SAC-PR classificou a recusa como “situação anômala, visto que o referido Estado não vem participando ativamente do projeto federal de melhoria do transporte aéreo regional”.

Benefícios da estruturação do transporte aéreo – Os procuradores da República Alexandre Jabur e Rafael Rocha afirmam, no documento, que em outras regiões do país, os entes federativos participam ativamente do processo de regularização e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária, empenhando-se na busca pela melhoria do transporte aéreo, com a assunção da exploração dos aeródromos públicos, contratação e desenvolvimento de projetos, pois reconhecem as consequências positivas advindas da estruturação do modal aéreo como o pleno atendimento ao cidadão – efetividade dos direitos à saúde, educação e lazer, desenvolvimento da economia, turismo, integração regional e nacional, dentre outras vantagens.

No Amazonas, no entanto, o MPF constata uma realidade diferente, “mesmo com a possibilidade de investimentos federais em vários aeródromos públicos selecionados pela SAC-PR no Estado, mesmo com a necessidade de parcerias com a União para o desenvolvimento do transporte aéreo num Estado de enorme extensão geográfica, poucas e precárias rodovias e imensa dificuldade de acesso”.

O documento solicita ao governador do Amazonas o envio de resposta no prazo de 30 dias.

JORNAL DIÁRIO DE CANOAS (RS)


Parceria com Exército Brasileiro garante castração de cães

Pacientes serão animais que vivem abandonados em áreas de risco e perto de escolas
ImagemCães de rua namoram bastante. As ninhadas soltas, crescem e se multiplicam desordenadamente em pouco tempo. Os números refletem o problema: pela estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nova Santa Rita pode ter hoje 2,3 mil cachorros, 10% disso em situação de rua. Para ajudar a reverter a situação, uma parceria de um ano entre a prefeitura e o 3º Batalhão de Suprimento (3º BSup) buscará garantir cerca de cem castrações de vira-latas.
Os pacientes serão os animais que vivem abandonados em áreas de risco e perto de escolas. Além de evitar doenças, a ação deve motivar o debate escolar sobre a chamada posse responsável: dono que é dono não abandona o amigo porque precisa viajar, não tem dinheiro ou porque o bichinho ficou velho.
Conforme a bióloga Ieda Bilhalva, a administração fará o recolhimento dos animais e fornecerá medicamentos e o material necessário para os procedimentos cirúrgicos pelo 3º BSup (que possui estrutura de atendimento para os cães de guarda da unidade militar). “É importante ressaltar que o serviço não é oferecido para cães de estimação da população”, alerta. Animais do bairro Sanga Funda foram os primeiros a passar pelos procedimentos.


Colaboração mútua
A veterinária do 3ºBSup, 1º tenente Tatiana Amaral Guerra, ressalta que desde junho a colaboração mútua já existe, com 25 castrações realizadas, antes mesmo da formalização da parceria. “Um dia na semana, operamos dois cães, pois também damos atenção aos cães de guarda do batalhão”, ressalta.
Antes de “entrar na faca”, os vira-latas passam por avaliação rigorosa, pois não podem estar doentes ou com pulgas e carrapatos. “A castração de um cão leva 40 minutos; de uma fêmea, até uma hora e meia, pois é mais delicado.”Após recuperar da anestesia (cerca de duas horas) o animalzinho é encaminhado aos cuidados pós-operatórios, de responsabilidade da Prefeitura.

AVIATION TODAY


Europe, South America Enhance ATM Cooperation

The Brazilian Department of Airspace Control (DECEA) and Eurocontrol have signed an agreement to enhance cooperation in two key areas: support for capacity management and exchange of operational flight data between the two regions.

The agreement involves the exchange of updated flight plan data, airport arrival and departure planning information, flight profile data for flights between the two regions, and cooperation in the area of performance measurement as well as in the area of Airport Collaborative Decision Making (ACDM). It also looks to provide support services for DECEA through Eurocontrol’s Maastricht Upper Area Control Centre (MUAC) on capacity management, human resource management and operational tools and processes

Extension of data exchange between Europe and the South American continent looks to enable a higher level of predictability and improved information for air traffic flow management purposes and will ensure that ANSPs and airports are able to better anticipate traffic. Moreover, this agreement will ensure that strong links are established between regional ATFM units in support of the International Civil Aviation Organization (ICAO) Global Air Navigation Plan contributing to globally interoperable systems and data.

JORNAL CORREIO DE NOTÍCIAS (RS)


12 de outubro é dia de Expoaer

Canoas - Mais uma vez a Base Aérea de Canoas promoverá a sua tradicional Expoaer.
O evento, um dos mais esperados na cidade, como de praxe, contará com exposição de aeronaves civis e militares, decolagens, sobrevoos e pousos de aeronaves e neste ano com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, sempre um espetáculo a parte.
Além disto acontecerão exposição insititucional da Força Aérea Brasileira, Hangar da leitura e recreação (este afeto à Secretaria Municipal da Cultura de Canoas), estandes de produtos e serviços, praça de alimentação, praça de brinquedos infantis e apresentação musical do Grupo Mas Bah.
Os portões da Base Aérea serão abertos às 10 horas e o encerramento é previsto para às 17 horas. O ingresso é gratuíto, porém os organizxadores pedem a doação de 1 Kg de alimento não perecível

ATENÇÃO: EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES CLIMATICAS PREVISTAS PARA A SEGUNDA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO, FOI CANCELADO A APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented