H225M começa a operar no Esquadrão Puma da FAB
H225M começa a operar no Esquadrão Puma da FAB ...
A Helibras participou da cerimônia de incorporação do primeiro H225M do Esquadrão Puma (3º/8º GAv) na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento teve a presença de Comandantes Operacionais e Logísticos da Força Aérea e vários convidados tendo como fundo os helicópteros Super Puma operados pelo Esquadrão.
A cerimônia de entrega do primeiro H225M ao 3°/8° GAv marcou também os 35 anos de criação do Grupo de Aviação. Nascido em 1980, o Esquadrão Puma foi batizado com o nome dos helicópteros que operava naquela época. Seis anos depois, os antigos Puma foram substituídos pelos Super Puma na realização de missões de Busca e Salvamento, Transporte, Evacuação Aeromédica, SAR, dentre outras.
O mais moderno helicóptero da família, o H225M, irá operar dentro do mesmo leque de atividades do Esquadrão, além de estar preparado para atuar também em situações de catástrofes naturais e em grandes eventos que o país possa receber.
Essa aeronave oferece uma extensão operacional às atividades da Força, especialmente pela capacidade de voos durante o dia e a noite. E antes mesmo do recebimento, os tripulantes realizaram treinamentos para dominarem a nova máquina.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 640 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters
Leia também: