Aeroportos de Foz do Iguaçu e Aracaju utilizam sistema para reaproveitamento da água
Aeroportos de Foz do Iguaçu e Aracaju utilizam sistema para reaproveitamento da água ...
Os aeroportos de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) e de Aracaju/Santa Maria (SE) aderiram ao sistema de reaproveitamento da água utilizada nos testes diários dos Carros Contra Incêndio (CCIs) desses terminais. Além da economia de custos, a medida contribui para a preservação do meio ambiente. A ideia já é utilizada com sucesso no Aeroporto de Campina Grande/Presidente João Suassuna (PB).
O sistema de reaproveitamento consiste na implantação de uma cisterna, sobre a qual é instalada uma estrutura coletora com uma abertura frontal, que é utilizada como alvo pelos bombeiros durante o teste. A água escoa para a cisterna e, ao término da operação, o caminhão é reabastecido através de sucção, utilizando a mesma água do teste. A medida gera o aproveitamento de cerca de 5 mil litros de água por dia.
Para o superintendente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, Eduardo Ludwig, o sistema é uma forma simples e eficiente de reduzir o consumo de água. “Essa é mais uma ação implementada no terminal para o uso consciente desse recurso tão vital que é a água”, afirmou.
Já o gerente de Gestão Operacional e de Segurança Aeroportuária do Aeroporto de Aracaju, Gilnei Vidigal, ressaltou que o terminal sergipano terá uma redução significativa no consumo de água, contribuindo para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Leia também: