Aeroporto de Londrina capacita voluntários de emergência
Aeroporto de Londrina capacita voluntários de emergência ...
O Aeroporto de Londrina/Governador José Richa (PR) realizou, entre os dias 19 e 23/10, o curso de formação e atualização do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). Com mais 60 participantes, o treinamento foi realizado através de uma parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros Militares e o Aeroclube de Londrina.
Foram ministradas aulas sobre prevenção e combate a incêndio, emergências em aeroportos, plano de emergência aeroportuária, eventos com múltiplas vítimas, triagem, avaliação primária e secundária, imobilização e remoção de vítimas, ressuscitação cardiopulmonar, hemorragias e ferimentos, fraturas, queimaduras, choque hipovolêmico, uso do desfibrilador, entre outros tópicos.
Na sexta-feira (23/10), foi realizado o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea), treinamento que simulou um acidente aeronáutico com múltiplas vítimas. O objetivo da atividade é verificar todo o sistema de resposta do aeroporto a uma emergência.
Nos procedimentos, são testados todos os procedimentos de atendimento de emergência, eficiência do combate ao fogo, salvamento, prestação de primeiros socorros, transporte de acidentados e os apoios externos previstos no Plano de Emergência (PLEM).
“A simulação permite que conheçamos as nuanças do Plano de Emergência na prática de forma a aprimorar o socorro e a segurança dos passageiros em uma situação de emergência. O treinamento é crucial para garantir a segurança no terminal”, afirmou Marcus Vinicius Rezende Pio, superintendente de Londrina.
Leia também: