|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/09/2015 / Governo brasileiro estuda ajuda a refugiados que tentam entrar na Europa


Governo brasileiro estuda ajuda a refugiados que tentam entrar na Europa ...


O Brasil já vem dando refúgio a 8,4 mil estrangeiros, principalmente da Síria, país em constante conflito e de onde saiu menino de três anos, morto em naufrágio no Mar Egeu ...

A imagem do corpo do menino sírio encontrado em uma praia da Costa da Turquia chocou o mundo e está se tornando símbolo do drama dos refugiados do Oriente Médio. A cena, que circulou pelo planeta, também causou comoção no Brasil. Tanto que o governo está estudando de que forma poderá oferecer ajuda humanitária às pessoas que estão tentando cruzar a fronteira dos países europeus. Até agora, o Brasil abriga 8,4 mil refugiados, sem contar com os 45,6 mil haitianos que chegaram depois do terremoto no Haiti, ocorrido em 2010.

O principal entrave para o governo brasileiro é a questão geográfica. Apesar de o país já estar abrigando mais de 8 mil estrangeiros, o número é relativamente pequeno se comparado com outras nações, como a Turquia, que já recebeu 1,8 milhão de refugiados, e o Líbano, que abriu suas fronteiras para 1,1 milhão de pessoas nos últimos anos. Segundo a Acnur (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados), pelo menos quatro milhões de sírios deixaram seu país fugindo de conflitos.

No caso do abrigo no Brasil, o problema é a locomoção dos refugiados, principalmente os que estão saindo do Oriente Médio. Alguns estrangeiros, principalmente senegaleses, cruzam vários países até chegar ao Equador, de onde embarcam para o Brasil pelas mãos de coiotes. Pela análise do governo, a retirada dos refugiados seria um dos principais entraves, mas a questão pode ser resolvida com a ajuda das Nações Unidas. O Ministério da Justiça já está atuando em conjunto com o Acnur para contratar 10 consultores especializados em refúgio.

Mais refugiados
Nos últimos anos, o Brasil foi um dos destinos preferidos dos refugiados. Antes de 2011, esse número era de 4,2 mil estrangeiros, passando para 2,3 mil no ano seguinte; 7,6 em 2014, e 8,4 mil neste ano. Também por causa dos conflitos, 2.077 sírios fugiram para o Brasil, tornando-se o maior volume de estrangeiros nessas condições no país, seguidos por Angola, Congo, Colômbia, Líbano, Libéria, Iraque, Serra Leoa, Palestina e Bolívia. Até agora, outros 12,6 mil estrangeiros solicitaram refúgio em território brasileiro.

Segundo o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, o governo brasileiro está se preparando para receber refugiados de diversas nações, diante do que está ocorrendo no Oriente Médio. Esse foi um dos motivos que fez o Ministério da Justiça não só ampliar o Conare (Conselho Nacional de Refugiados) com um maior número de funcionários, mas também criar escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O atendimento também deverá ser feito por meio de teleconferência, uma forma de apressar a liberação dos estrangeiros.

Imagem chocante
“É uma imagem chocante”, comentou Beto Vasconcelos, ao olhar a fotografia do corpinho de Aylan, o menino encontrado na praia, e que foi difundida pelo mundo. Além dele, morreram em um naufrágio sua mãe e um irmão. A criança saiu com a família de Kobane, na Síria, fugindo dos conflitos entre o Estado Islâmico e milícias. Apenas seu pai, Abdullah Kurdi, conseguiu se salvar, nadando até a praia, no Mar Egeu.

Kurdi contou a agências de notícias internacionais que essa era a segunda vez que tentava sair da Síria e atravessar a Turquia para chegar à Grécia. Na primeira tentativa, o barco onde estavam foi mandado de volta para seu país. Na segunda vez, ocorreu a tragédia que matou a família. Kurdi decidiu voltar para a Síria. Além do menino, que tinha três anos, outras 11 pessoas morreram no acidente.

A família tentava ir para o Canadá, onde mora uma tia da criança, a partir da Europa. Eles já estavam refugiados na Turquia com financiamento da mulher, que mora em Vancouver. Segundo Teema Kurdi, seus parentes tiveram um primeiro pedido de refúgio negado pelo governo canadense. As imagens do corpo de Aylan tomaram conta das redes sociais desde a quarta-feira (2), quando as fotos ganharam as páginas dos jornais europeus, tornando-se um dos apelos mais veementes pelo acolhimento aos refugiados como forma de pressionar os governantes dos países que não aceitam a entrada dos estrangeiros.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião bimotor é encontrado incendiado em área rural de Lavínia

Caminhão-pipa de usina foi utilizado para combater incêndio. Aeronave foi encontrada vazia e polícia procura pelo piloto.

Do G1 Rio Preto E Araçatuba

Um avião bimotor foi encontrado nesta madrugada de sexta-feira (4) pegando fogo em uma área rural entre as cidades de Valparaíso (SP) e Lavínia (SP). A aeronave foi encontrada vazia e ninguém ficou ferido.

Segundo informações da polícia, funcionários de uma usina, que fica próxima ao local, perceberam as chamas em uma plantação de cana e foram averiguar o que estava acontecendo. Ao ver o incêndio, a usina acionou um caminhão-pipa para combater o fogo no canavial e na aeronave. Os funcionários então chamaram a polícia.
A aeronave, que tem a capacidade para quatro pessoas, foi encontrada vazia. O bimotor era utilizado para transportes, mas não era de propriedade da usina. A polícia técnica foi até o local e investiga o motivo do incêndio. O local foi isolado e a polícia investiga o que poderia ter provocado o incêndio. A polícia também procura pelo piloto e nenhum material ilícito na aeronave foi encontrado.

Veja a programação da Semana da Pátria em Manaus

Atividades ocorrerão na Praça da Saudade, Sambódromo e Ponta Negra. Haverá ainda concertos em teatros da capital do Amazonas.

Do G1 Am

Devido aos dias 5 e 7 de setembro, que celebram, respectivamente, a elevação do Amazonas à categoria de província e o Dia da Independência, diversos eventos vão ocorrer em Manaus. Prefeitura, Governo do Estado e Forças Armadas realizarão desfiles estudantis e militares. Haverá ainda concertos em teatros da cidade. A programação na capital teve início na segunda-feira (1º). Veja abaixo a programação:
Sábado (5)

No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província, a Praça da Saudade (centro de Manaus) receberá, às 7h30, a solenidade de homenagem póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas.

Às 10h, acontecerá um desfile naval, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, sob a organização das Forças Armadas. O evento terá a participação de 6 Navios Brasileiros (Navios-Patrulha Fluviais "Pedro Teixeira", "Roraima","Rondônia" e "Amapá", Navios de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” e "Oswaldo Cruz"); 2 Navios Peruanos (Bap “Maranon” e Bap “Ucayali") e 1 Colombiano (Arc "Letícia"), e contará ainda com a presença da Banda de Música do Comando do 9º Distrito Naval.
À tarde, às 17h, no Sambódromo (Centro de Convenções), localizado na Avenida Pedreo Teixeira, acontecerá o desfile escolar, reunindo estudantes de 40 escolas da rede pública de ensino, além de fanfarras e bandas marciais.

O feriado da semana da pátria também terá atrações culturais. As apresentações serão da Orquestra Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e alunos de música do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Os espetáculos irão acontecer no Teatro Amazonas e no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida.
A programação começa com o "Concerto da Independência", apresentado pela Orquestra Amazonas Filarmônica, com regência do maestro Otávio Simões e Coral do Amazonas. No repertório estão o Hino do Estado do Amazonas, Hino Municipal de Manaus, Abertura da ópera "O barbeiro de Sevilha", Dança das Horas, dentre outras. O espetáculo acontecerá às 20h deste sábado (5) no Teatro Amazonas. Os ingressos custam R$ 20 para a plateia e os outros setores têm acesso livre.
Segunda (7)

A programação da Independência será iniciada às 8h15, com o desfile Cívico Militar, na Avenida Coronel Teixeira, no trecho entre o Tropical Hotel e a Avenida do Turismo, na Ponta Negra.
Militares do Comando do 9° Distrito Naval, da Armada da República da Colômbia e da Marinha de Guerra do Peru abrem o desfile com aproximadamente 520 militares.
Ainda na Ponta Negra, haverá salto de paraquedistas do Exército e uma homenagem ao Comandante da Missão de Paz no Haiti, General Jaborandy, falecido no dia 30 de agosto.
Além das representações militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, haverá o desfile do grupamento da Maçonaria (Grande Oriente), do grupamento de Indígenas, do grupamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROEB, do grupamento de atletas de alta performance do Estado do Amazonas e do grupamento de ex-integrantes de missões de paz sob a égide da ONU.
Na sequência, às 17h, também na Ponta Negra, acontecerá a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico, que marcará o encerramento das atividades da Semana do Amazonas e da Pátria do ano de 2015.
A programação de segunda conta também com concerto em homenagem à independência do Brasil, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas também interpretarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência do Brasil. O espetáculo também será gratuito.
Domingo (6)

No domingo (6), com regência do maestro Otávio Simões, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica vai apresentar gratuitamente o concerto "Rimsky-Korsakov - A grande Páscoa Russa Gershwin Rhapsody in Blue". A apresentação será às 19h, no Teatro Amazonas. Além da apresentação da orquestra experimental, o concerto vai contar com um solo no piano do diretor musical da Secretaria de Estado da Cultura, Marcel o de Jesus.
Terça-feira (8)

A programação especial de concertos encerra na terça-feira (8), quando alunos do núcleo de música do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentarão gratuitamente o "Concerto da Pátria", no Centro de Convivência do Idoso, que fica na rua Wilkens de Matos, sem número, no bairro Aparecida.

Aeronáutica não investigará queda de avião bimotor incendiado em Lavínia

Aeronave pode estar envolvida em ações como transporte de drogas. Polícia Científica tem 30 dias para emitir laudo com causas do acidente.

A Força Aérea Brasileira informou que não vai investigar o pouso forçado de um avião bimotor encontrado incendiado na madrugada desta sexta-feira (4) em uma área rural entre as cidades de Valparaíso (SP) e Lavínia (SP). A aeronave estava vazia e ninguém ficou ferido e as autoridades acreditam que o bimotor esteja envolvido em ação criminosa, porque ninguém reclamou a posse do equipamento. A Polícia Civil investiga se o avião era usado para transportar drogas. 
Dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irão ajudar a polícia a chegar até o dono do avião e, segundo a Anac, a documentação da aeronave está regularizada. As informações do diário de bordo devem ajudar a polícia, já que nele há informações, por exemplo, dos locais onde o piloto parou para abastecer e qual era o plano de voo. Peritos da Polícia Científica estiveram no local e têm 30 dias para emitir um laudo.
Queda

Segundo informações da polícia, funcionários de uma usina, que fica próxima ao local, perceberam as chamas em uma plantação de cana e foram checar o que acontecia. Ao ver o incêndio, a usina acionou um caminhão-pipa para combater o fogo no canavial e na aeronave. Os funcionários chamaram a polícia.
A aeronave, que tem a capacidade para quatro pessoas, foi encontrada vazia. O bimotor era usado para transportes, mas não era de propriedade da usina. O local foi isolado e a polícia investiga o que poderia ter provocado o incêndio. Nenhum material ilícito foi encontrado na aeronave.
Uma das suspeitas da polícia é que o avião tenha transportado algum produto ilegal, a carga retirada após o pouso e os criminosos tenham tentado incendiar a aeronave.

AGÊNCIA BRASIL


Corveta da Marinha resgata imigrantes no Mar Mediterrâneo


Duzentos e vinte imigrantes foram resgatados na tarde dessa sexta-feira (4), no Mar Mediterrâneo, pela corveta Barroso da Marinha do Brasil, segundo informou o Ministério da Defesa em nota publicada em seu site. O navio brasileiro navegava com destino a Beirute, no Líbano, quando recebeu um alerta do Centro de Busca e Salvamento Marítimo italiano sobre a existência de uma embarcação com risco de afundar, tendo a bordo imigrantes que iam para a Europa.
Segundo o ministério, O pedido de auxílio ocorreu às 13h30 (horário de Brasília). O centro de busca italiano solicitou ao navio brasileiro que se aproximasse da posição da embarcação, que estava a cerca de 150 milhas da terra mais próxima, Peloponeso, na Grécia. A corveta Barroso chegou ao local após navegar durante uma hora. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi informado dos detalhes da operação, pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e falou sobre a operação de resgate.
"O navio estava indo para o Líbano e acabou cumprindo outra missão humanitária, que é o resgate de refugiados, hoje uma preocupação que aflige o mundo inteiro. Foram salvas 220 vidas e evitamos outras mortes como a daquela criança síria que chocou o mundo", disse o ministro. Entre as pessoas regatadas estavam 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo (muitos deles debilitados).
De acordo com a nota do Ministério da Defesa, dois navios-patrulha italianos participaram da ação, mas, tendo em vista a impossibilidade de receberem os imigrantes a bordo, a Guarda Costeira italiana solicitou o apoio dos brasileiros para fazer o resgate e levá-los para o porto italiano de Catânia.
A corveta Barroso saiu do Rio de Janeiro no dia 8 de agosto para substituir a fragata União na Força-Tarefa Marítima das Nações Unidas (FTM-Unifil), no Líbano. Ela vai atuar, ainda este mês, como nau-capitânia da missão e fazer tarefas de interdição marítima e capacitação da Marinha libanesa. O Brasil comanda a FTM-Unifil desde 2011.

AGÊNCIA CÂMARA


Comissão revoga doações de aeronave ao governo do Equador


Proposta aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados cancela a doação, feita pelo Executivo, de uma aeronave C-115 Buffalo da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Equador.
A doação foi feita em 2011, mas o Equador perdeu o interesse pela aeronave. Por isso, o governo enviou ao Congresso o Projeto de Lei 6644/13, que revoga a lei que permitiu a doação (Lei 12.442/11).
Os C-115 brasileiros foram comprados entre 1968 e 1970 e utilizados para várias missões militares na Amazônia. Eles foram substituídos por aeronaves C-105 Amazonas comprados da Espanha.
O relator, deputado Augusto Coutinho (SD-PE), ressaltou a necessidade de revogar a doação feita em 2011, já que o Equador desistiu de receber a aeronave por não operar com o modelo oferecido pelo Brasil.
Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Falta o aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Embratur volta atrás sobre aeroporto no NE

Após provocar polêmica ao afirmar preferir hub da Latam em Natal, presidente da estatal diz torcer pelas 3 capitais Se estivesse em Fortaleza ou no Recife, também falaria que torço por elas, afirma Vinícius Lummertz

João Pedro Pitombo De Salvador

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, afirmou à Folha que torce igualmente pelas três capitais nor- destinas que disputam o centro de conexões de voos (hub) da Latam (união das aéreas TAM e LAN). A declaração foi dada um dia após o presidente da estatal dizer, em entrevista a uma rede de TV do Rio Grande do Norte, que estava "torcendo" pela capital potiguar na disputa pelo centro logístico.
"Vai ser um ganho para o Nordeste qualquer que seja a cidade, mas em especial para Natal, se for em Natal, porque já tem um grande aeroporto", disse, na entevista.
Fortaleza e Recife também almejam a instalação do hub, um investimento estimado em R$ 3 bilhões.
"Não há preferência da Embratur, nós estamos torcendo pelo Nordeste. Até porque as cidades que não forem escolhidas também terão um impacto significativo com esse investimento", afirmou Lummertz nesta sexta (4).
"Se estivesse em Fortaleza ou no Recife, também falaria que torço por elas", disse o presidente da estatal, ligada ao Ministério do Turismo.
Procurada, a TAM informou que a escolha do local do hub seguirá critérios estritamente técnicos. Serão avaliadas a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e o potencial de desenvolvimento de cada um dos três aeroportos.
CONSULTORIA
A companhia aérea contratou duas consultorias para fazer estudos de viabilidade antes de tomar a decisão, prevista para dezembro. Os resultados do estudo de impacto econômico feito pela consultoria Oxford serão apresentados no próximo dia 17, numa reunião com representantes dos três Estados.
Para Lummertz, independentemente de qual for a capital escolhida, o novo hub dará protagonismo ao Nordeste, que será porta de entrada para voos vindos da Europa e dos Estados Unidos.
"Será uma revolução econômica para a região, que poderá atrair empresas de base tecnológica com o novo centro de cargas", afirma.
PERDEMOS NORONHA
A declaração do presidente da Embratur causou desconforto entre pernambucanos e cearenses, sobretudo pelo fato de o atual ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ser potiguar. O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, enviou ofício à Embratur pedindo retratação pública de Lummertz pela defesa de Natal como sede do hub.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, nega favorecimento ao seu Estado.
"Pelo contrário. Fortaleza e Recife é que conseguiram vantagens extras quando a presidente Dilma [Rousseff] cedeu áreas da Aeronáutica para eles ampliarem os aeroportos", afirmou.
"Fica uma concorrência até desleal."
Para o secretário Ruy Gaspar, seu Estado merece o investimento da Latam por uma questão de equilíbrio econômico, já que o Rio Grande do Norte é o mais pobre dos três Estados.
"Já perdemos a refinaria [de Abreu e Lima] e Fernando de Noronha para Pernambuco", afirma.
Procurado, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, não quis se pronunciar.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL BRASILTURIS (SP)


Projeto de modernização do Aeroporto de Fortaleza é diferencial na disputa pelo hub Latam

O Aeroporto Internacional Pinto Martins segue na disputa pelo hub da Latam
O projeto de modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins é o grande diferencial do Ceará na disputa pelo hub da Latam. A escolha da companhia aérea para a instalação de seu centro de conexões na Região Nordeste não considera a estrutura atual dos aeroportos que estão em disputa, mas sim a infraestrutura e os projetos que podem ser construídos, ou seja, as possibilidades que cada estado pode oferecer para receber o hub.
"O projeto para ampliação e modernização do Aeroporto de Fortaleza foi pensado dentro da demanda técnica aeronáutica do futuro, pensando nos clientes e nas operações de serviços, além de ter em foco a necessidade construtiva do mundo atual. Olhamos para frente, teremos um aeroporto novo e não um terminal a ser adaptado", destacou o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho.
Com a ampliação e modernização, o Aeroporto de Fortaleza terá dois terminais novos (sendo cada um deles com 17 fingers e um exclusivo para receber o hub da Latam), duas pistas e esteiras automáticas de seleção de bagagens. A obra seguirá de forma mais rápida do que o usual, já que o Aeroporto Pinto Martins foi incluído no pacote de concessões do Governo Federal.
Além disso, o Governo do Ceará também garantiu parte do terreno que compreende a Base Aérea de Fortaleza, que foi autorizada pelo Ministério da Defesa a sair da jurisprudência da Força Aérea Brasileira (FAB) para entrar no plano de concessão do Governo Federal – que contempla o Aeroporto Pinto Martins. A área será destinada à construção do novo terminal de passageiros.
"Quando o assunto é o hub da Latam, olhamos para o futuro. Partimos da certeza que temos a melhor localização geográfica, a melhor cidade turística e maior experiência em serviços", apontou o secretário. Nos últimos 12 meses, o Ceará apresentou o melhor saldo de empregos formais gerados no setor de serviços do Nordeste. Foram 14.426 vagas no saldo positivo, o que representa 62% dos empregos gerados na região. "O Governo do Ceará está, nesse momento, apresentando em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza um forte pacote de benefícios ficais para implantação do hub no Ceará", completou Pinho.
A decisão da Latam será divulgada no fim deste ano. "Até lá, o Governo do Ceará seguirá lutando para trazer o hub e convida mais uma vez os cearenses a se juntarem nessa mobilização", enfatizou o secretário. O investimento será de US$ 4 bilhões e deve gerar 10 mil empregos diretos e indiretos na cidade escolhida pela companhia aérea. Além disso, a cidade onde o hub for instalado irá receber 14 novos voos diretos para a Europa.

JORNAL COLETIVO (DF)


A volta da Esquadrilha da Fumaça

As aeronaves já estão confirmadas para colorir o céu da capital
Redação Jornal Coletivo
As acrobacias da Fumaça, com novas aeronaves, prometem ser a grande atração da programação do anoFotos: Tereza Sobreira/MDAs acrobacias da Fumaça, com novas aeronaves, prometem ser a grande atração da programação do ano. O público que vai acompanhar o desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, terá algumas novidades este ano. A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa na segunda-feira de feriado durante a formatura cívico-militar.
No ano passado, a ausência das acrobacias da Fumaça foi sentida pelos presentes. Na ocasião, houve apenas sobrevoo. Os aviões utilizados para as exibições estavam sendo substituídos dos Tucano T-27 para os Super Tucanos A-29. Os pilotos precisaram passar por treinamento neste ínterim. Os novos veículos aéreos continuarão com as cores da Bandeira do Brasil. No entanto, a pintura recebeu tonalidades mais fortes, que poderá ser conferida no feriado. A ideia da coloração é sempre ressaltar o patriotismo do público e o alto grau tecnológico da indústria do país.
Carinhosamente chamada de “Fumaça”, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é responsável pela divulgação da Aeronáutica nos mais diferentes rincões brasileiros e no exterior. Tem como missão principal expandir a notoriedade da Força. Foi criada oficialmente em 1952 e já contabiliza mais de 3,5 mil demonstrações realizadas no Brasil e demais países.
A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, além dos Super Tucanos. Serão vistos do alto aviões que atuam na defesa do espaço aéreo, como o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1. Haverá, também, grupamentos terrestres representando os mais de 70 mil militares da instituição. As apresentações ficarão a cargo da Banda de Música da Base Aérea de Brasília e dos pelotões do Estado-Maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas; de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP); de aeronavegantes; e do Cerimonial Santos Dumont.

A Aeronáutica trará, ainda, o grupamento feminino, maior efetivo das três Forças Armadas.

JORNAL O POPULAR (GO)


Base Aérea abre portões ao público

Zuhair Mohamad
Evento anual leva milhares de visitantes à Base Aérea

A Base Aérea de Anápolis realiza amanhã e domingo mais uma edição do evento Portões Abertos, das 9 às 17 horas, com entrada franca. Preparada para receber um público de 60 mil pessoas nos dois dias do evento, a unidade militar oferecerá uma série de atrações aos visitantes, com destaque para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no domingo, a partir das 15 horas.
De acordo com o comandante da Base, coronel-aviador Rodrigo Fernandes Santos, o evento oferecerá também como atrativo um protótipo do caça Gripen-NG, produzido pela empresa sueca Saab, e adquirido pelo Brasil para reforçar a defesa de seu espaço aéreo, sobretudo o Planalto Central.
“Os goianos serão os primeiros a visualizar o tamanho e o desenho do novo caça, cujo modelo será exposto em tamanho real, com um protótipo também do painel da cabine de controle”, adianta o comandante, lembrando que a chegada dos 36 novos caças está prevista para 2019.
Aeronaves expostas
O evento vai expor também um caça Mirage 2000, desativado no final do ano passado. O visitante terá a oportunidade de entrar na cabine da aeronave para fazer fotografias. Além dele, o público poderá conhecer os aviões R-99, utilizados pelo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que ficam baseados em Anápolis, e assistir a um show de paraquedismo.
Apesar de não cobrar pela entrada, a Base Aérea vai cadastrar quem levar um quilo de alimento não perecível para participar do sorteio de voos panorâmicos, que serão realizados tanto no sábado quanto no domingo. Os alimentos arrecadados serão doados às 26 instituições beneficentes cadastradas na instituição militar. A expetativa de Santos é que a arrecadação deste ano seja maior que a do ano passado.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented