|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 04/09/2015 / Drone Tracker monitora espaço aéreo e anuncia presença de drones

Imagem

Drone Tracker monitora espaço aéreo e anuncia presença de drones ...


A Dedrone, uma empresa com sede na Alemanha, desenvolveu um dispositivo capaz de detectar a presença de veículos aéreos não tripulados. O Drone Tracker possui diversos sensores e consegue cobrir até 100 metros em um ângulo de 120 graus.

O aparelho pode ser usado para evitar que drones invadam o espaço aéreo de áreas restritas como a de uma prisão, por exemplo. Drones já causaram transtornos na Casa Branca, foram usado para levar drogas a presídios e, no Brasil, serviu até mesmo para planejar assaltos a banco.

Os drones podem ser utilizados de diferentes formas, como em filmagens ou entregas, mas também podem servir para praticar crimes e colocar a vida das pessoas em risco. O Drone Tracker se torna um aliado para coibir esse tipo de problema já que monitora o espaço aéreo em busca de atividade suspeita. Para isso, ele conta com uma série de sensores como microfones, câmera com capacidade para filmar em HD e infravermelho. O dispositivo também conta com conexão à internet via entrada RJ-45 e tem capacidade para filmar a noite.

Outra parte importante do equipamento é o software. Graças a leitura dos sensores, ao detectar um drone o aparelho emite alertas sonoros e envia notificações para um smartphone por um aplicativo e por SMS. É possível também acompanhar informações detalhadas, como o tempo e o trajeto que o drone fez ao permanecer no espaço aéreo. Os dados podem ser acessados pela nuvem.

Vale destacar que o Drone Tracker não abate os veículos aéreos não tripulados. Ele apenas serve para monitorar o espaço e alertar quando um drone se aproxima. Além de presídios, ele pode ser usado, por exemplo, para proteger sets de filmagens, aeroportos ou em casa, para evitar algum bisbilhoteiro high-tech.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Veja programação do desfile de 7 de setembro no centro de Salvador

Atividades oficiais começam pouco depois das 7h na segunda-feira (7). Desfile tem previsão de começar às 9h, saindo do Campo Grande.

O Desfile do 7 de Setembro em Salvador será realizado a partir das 9h da próxima segunda-feira (7), do bairro do Campo Grande à Praça Castro Alves, no centro da cidade. As atividades oficiais começam às 7h10, segundo programação divulgada pelo Exército. [Confira lista completa abaixo]
O desfile contará com cerca de 3.500 militares, 740 pessoas ligadas a entidades civis e 965 estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares.
O evento, que comemora o 193º aniversário da Independência do Brasil, será coordenado pelo Exército Brasileiro, por meio da 6ª Região Militar, contando com o apoio do Governo Estadual, da Prefeitura Municipal e das demais Forças Armadas e Auxiliares.
Confira a sequência do desfile:
7h10: Assunção de Comando pelo Comandante Geral do Desfile - Corredor da Vitória até a Graça
7h20: Revista à tropa pelo Comandante Geral do Desfile Militar - Corredor da Vitória até a Graça
7h30 às 7h40: Chegada do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, do Comandante Geral da Polícia Militar e do Comandante da Base Aérea de Salvador - Campo Grande (Honras Militares)
7h50: Revista à tropa pelos Comandantes da 6ª Região Militar e do 2º Distrito Naval - Corredor da Vitória até a Graça
8h15 às 8h40: Chegada das principais autoridades civis (Presidente da Câmara Municipal, Prefeito de Salvador, Governador do Estado, entre outros) - Campo Grande (Honras Militares ao Governador)
8h45: Início da Revista à Tropa pelo Governador do Estado da Bahia e pelo Comandante da 6ª Região Militar - Corredor da Vitória até a Graça
8h55: Hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador - Campo Grande
9h: Início do Desfile Cívico Militar - Campo Grande

Corpos de piloto e índio mortos em acidente aéreo são resgatados no PA

Monomotor estava desaparecido desde domingo, 30. Aeronave foi encontrada terça-feira, 1º, em Tucumã.

Os corpos do piloto Márcio Gomes e do índio Apeaká Kayapo, que morreram na queda de uma aeronave em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde de quarta-feira (2). Eles foram entregues para a autoridade policial local.
O monomotor estava desaparecido desde o último domingo (30) e foi encontrado somente na terça-feira (1º) em uma área de floresta no município de Tucumã, a 750 km de Belém.
Na quarta-feira (2), um avião da Força Aérea Brasileira e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Pará começaram o trabalho de resgate a partir da base montada no aeroporto de Ourilândia. Segundo a FAB, 20 militares participaram da operação.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já investiga as causas do acidente.

Com umidade a 17%, Defesa Civil anuncia estado de alerta no DF

DF registrou dia mais seco e quente do ano nesta quarta-feira, com 32,6°C. Para Organização Mundial da Saúde, umidade relativa do ar ideal é de 60%.

A Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de alerta na capital nesta quinta-feira (3) devido à baixa umidade relativa do ar, que chegou a 17%. O estado de alerta acontece quando a umidade é inferior a 20% em um período de três dias. Abaixo de 12%, a Defesa Civil decreta estado de emergência. A temperatura máxima nesta quinta foi de 30°C.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia marcaram recorde de baixa umidade no DF em 2015 nesta quarta-feira, quando a umidade relativa do ar chegou a 17%, pela primeira vez do ano. O índice foi registrado durante a tarde, quando a temperatura atingiu 32.6ºC, a mesma do dia 27 de agosto. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. O deserto do Saara, na África, registra índices entre 10% e 15%. Devido ao estado de alerta, atividades físicas ao ar livre ficam proibidas nas escolas públicas entre 10h e 16h. Os órgãos públicos do DF também devem adotar medidas para minimizar os efeitos da seca sobre os funcionários. A Defesa Civil recomenda a suspensão das atividades nas instituições onde for percebido qualquer sinal de agravo à saúde como tosse, falta de ar e mal-estar. A decisão de liberar estudantes e trabalhadores, no entanto, fica a cargo dos estabelecimentos. Os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.
Veja algumas medidas importantes, segundo a Defesa Civil:
- Aumentar a ingestão diária de líquidos (água, água de coco) independente de apresentar sede ou não (beber pelo menos 06 copos de água de tamanho médio);
- Evitar os banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele;
- Pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos 6 vezes ao dia. Este procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento;
- Evitar o uso de aparelhos de ar-condicionado, pois eles retiram ainda mais a umidade do ambiente;
- Trajar roupas adequadas às condições do tempo. Usar roupas leves e claras, e se possível de algodão;
- Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível;
- Evitar exercícios físicos e atividades que atinjam grande esforço no período das 10h às 16h, ao ar livre. Neste período, a insolação e evaporação atingem seus índices máximos.
- Usar protetor solar, creme hidratante ou óleo vegetal em abundância para evitar o ressecamento da pele;
- Optar pelo uso de sombrinha ou guarda-chuva no período mais quente;
- Usar umidificador, ou colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia. Isso ajuda a manter o ambiente úmido;
- As crianças e os idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade, pois as crianças estão com o organismo em formação, enquanto que os idosos são mais sensíveis a mudanças bruscas de ambiente. No entanto, o mal-estar causado pela baixa umidade pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária.

Aeroporto JK espera receber 275 mil pessoas no feriado da Independência

Previsão é de 2.386 pousos e decolagens; média é de 55 mil pessoas ao dia. Noites de sexta e terça serão períodos de maior movimento, diz Inframerica.

O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, deve receber 275 mil passageiros entre sexta (4) e terça-feira, durante o feriado de 7 de setembro, segundo a Inframerica, concessionário que administra o terminal. A média é de 55 mil usuários diariamente. Os períodos de maior fluxo devem acontecer na sexta-feira, a partir de 18h, e no retorno do feriado, na segunda-feira, a partir de 17h. A previsão é de 2.386 pousos e decolagens, dos quais 29 são extras para o periodo.
Segundo mais movimentado
O Aeroporto JK recebeu 18,14 milhões de passageiros em 2014 e se tornou o segundo mais movimentado do país. O número de usuários superou o de Congonhas, em São Paulo, que teve 18,13 milhões de passageiros durante o período, segundo a Infraero. Os dados incluem pousos, decolagens e conexões.Em 2013, o aeroporto do DF foi o terceiro de maior movimento, com 16,5 milhões de passageiros, contra 17,1 milhões em Congonhas. O aumento no número de usuários no aeroporto da capital federal foi de 9,6%.

O terminal de maior movimento no país no ano passado foi o de Guarulhos, que teve 39,5 milhões de passageiros em 2014. Em 2013, o aeroporto teve 35,9 milhões, segundo a GRU Airport, empresa que administra o espaço.
De acordo com a Inframerica, foram 180 mil aeronaves em pousos e decolagens no terminal, média de 493 por dia, em 2014. O maior movimento ocorreu entre 18h e 20h. Os meses de maior movimento foram julho, com 1,62 milhão, e dezembro, com 1,69 milhão, devido às férias escolares e à Copa do Mundo de Futebol. Em janeiro deste ano, o aeroporto registrou movimento recorde para o mês, com 1.788.582 de passageiros, segundo a Inframerica. O número foi 5,7% maior do que os 1,692 milhão de usuários que passaram pelo local em dezembro de 2014.
Em comparação a janeiro de 2014, quando o aeroporto recebeu 1,587 milhão de passageiros, o aumento foi de 12,6%. A média diária do terminal foi de 56,5 mil pessoas por dia. O número de pousos e decolagens foi de 15.825, 4% a mais do que em 2014, de acordo com a Inframerica. Os voos internacionais levaram 63 mil passageiros ao terminal em janeiro deste ano, número 35% maior do que os 46,7 mil usuários com destino ao exterior que passaram pelo local em 2013.

AGÊNCIA BRASIL


Acompanhe, ao vivo, o desfile de 7 de setembro em Brasília


Cerca de 25 mil pessoas são aguardadas para acompanhar, na próxima segunda-feira (7), o desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Prevista para começar às 9h, com duração de uma hora e trinta minutos, a cerimônia - que comemora a Independência do País, proclamada em 1822 - terá um efetivo de três mil militares entre representantes das Forças Armadas e policiais.
Participam, também, 83 viaturas e 25 motos, além de carros leves, blindados, lançadores de foguetes e o ônibus de choque do Batalhão da Guarda Presidencial.
A TV Brasil transmite a íntegra da cerimônia, ao vivo.
As rádios Nacional de Brasília, do Rio de Janeiro, da Amazônia, do Alto Solimões e a MEC AM do RJ também trasmitem, das 8h às 11h, programação especial voltada ao feriado de Independência.
Uma das atrações deste ano fica por conta da presença dos atletas militares – alguns deles medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto – e de um contingente misto, representando o Ministério da Defesa -- formado por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa durante a formatura cívico-militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, como as que atuam na defesa do espaço aéreo -- o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.
Durante a comemoração, a presidenta Dilma Rousseff passará em revista às tropas, de carro, e segue para palanque junto com os ministros, de onde assiste aos desfiles civil e militar. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será reaberto apenas após o desfile do encerramento.

7 de setembro: Esquadrilha da Fumaça, com aviões de caça, é atração em Brasília


A Esquadrilha da Fumaça deve encerrar o tradicional desfile da Independência de 7 de setembro), em Brasília (DF), na próxima segunda-feira. Após dois anos sem apresentação na capital do país, a atração será uma das mais aguardadas do evento. Neste ano, a novidade para o público é que, agora, o show é realizado com novos aviões militares A-29, que substituíram os antigos T-27 na demonstração. As sete aeronaves da FAB decolam por volta das 10h30 da Base Aérea da capital e chegam minutos depois à Esplanada dos Ministérios. 
As aeronaves farão uma série de acrobacias em Brasília, incluindo o popular “coração“. Nessa manobra, dois aviões “desenham” a imagem no céu. A assessoria da FAB confirmou que será escrita uma frase surpresa no final da demonstração. Na véspera da apresentação em Brasília, os militares demonstram as habilidades de cambalhoteiros na cidade de Anápolis (GO).
O avião e o treinamento
O A-29 é uma aeronave de combate que tem, entre suas funções, apoiar a vigilância na fronteira na Amazônia contra o tráfico de drogas. Os 13 pilotos que compõem a equipe treinaram durante dois anos e três meses antes de fazer as primeiras apresentações ao público. Maringá (PR) foi a cidade escolhida para ser palco da primeira apresentação em julho de 2015. A última apresentação da Esquadria da Fumaça com o T-27 sobre o Lago Paranoá, em Brasilia, ocorreu em março de 2013.
A partir desse período, os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos e manobras em todas as regiões do Brasil. Além do treinamento de acrobacias e adaptação do display de demonstração, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional, semelhante à dos antigos aviões.
Na tradicional festa da Independência, as pessoas vão conferir a novidade criada para os A-29, que foi o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.
A Esquadrilha da Fumaça, cujo nome oficial é Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), completou 63 anos em março deste ano. Nesse período, foram quase quatro mil apesentações aéreas realizadas no Brasil e em mais de 20 países.
Outras aeronaves
Além da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá assistir nos céus de Brasília, a passagem dos caças A-1, operados pelo Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), e dos F-5M, do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), , além da aeronave de transporte, o KC-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT).

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Crise cancela sobrevoos durante desfile da Independência na Capital


O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, data em que se comemora os 193 anos da independência do Brasil, não terá muitas novidades em relação as edições passadas. Com exceção da passagem de aeronaves da Base Aérea, que foi cancelada este ano, as demais unidades militares e entidades civis seguirão o roteiro semelhante ao desfile de 2014. Não há uma conformação oficial, mas o capitão Emanuel Júnior Carneiro acredita que o cancelamento da apresentação das aeronaves é em decorrência de cortes de gastos. 
Assim como no ano passado, o evento acontecerá na Rua 14 de Julho, com o palanque das autoridades montado na esquina da Avenida Afonso Pena. Já na tarde domingo, a partir das 16 horas, a Agetran vai interditar o trânsito na região para a montagem das arquibancadas.
O desfile está marcado para às 8h30 de segunda-feira (7), porém, às 8h20, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o general-de-Exército, titular do CMO (Comando Militar do Oeste), Paulo Humberto Cesar de Oliveira, fazem revista à tropa.
Com duração de cerca de uma hora e meia, o evento deve reunir perto de 2,8 mil militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além de órgãos da Segurança Pública do Estado, como os bombeiros e policiais militares. De acordo com o major Frederico Lima, do CMO, todos os quartéis, cada um com seu pelotão, irão participar.
Ano passado o público ficou em torno de 15 mil pessoas, número que deve se repetir, principalmente porque, segundo previsão do tempo, o feriado deverá ter sol e altas temperaturas, exigindo cuidado com as crianças que forem prestigiar a apresentação.
Programação - Após a revista da tropa, será acesa a Pira do Fogo Simbólico e na sequência começa o desfile com as oito instituições civis, como o Clube dos Desbravadores, associação BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional), Cidade dos Meninos e um grupo da Justiça Restaurativa na Escola, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado, que tem como proposta, prevenir a violência e a criminalidade nas relações do contexto escolar, por meio da resolução de conflitos de forma pacífica. Este é o primeiro ano em que o grupo desfila.
Também integram a ala das entidades civis, três escolas da rede pública. Na sequência, o General de Brigada, Denis Taveira Martins abre o desfile militar em um veículo blindado de combate, batizado de Guarani.
O primeiro grupo a desfilar será o formado pelos acadêmicos de escolas militares, como os da Academia Militar das Agulhas Negras, que será representada por 30 estudantes, a maioria filhos de moradores da Capital, segundo explica o major Frederico Lima.
Em seguida entram os militares do curso de Formação de Sargentos e do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, além dos estudantes do Colégio Militar, que este ano leva para o desfile 500 alunos. Na sequência entram os militares do Exército e Aeronáutica, representados pelo Regimento de Cavalaria, grupamento logístico, de engenharia e representantes do grupo de missão de paz da ONU, que levará cerca de 40 integrantes.
Também integram o desfile, ex-combatentes, os chamados pracinhas. A marinha será representada por um pelotão do 6º Distrito Naval de Ladário, que irá se apresentar com 30 homens e a Base Aérea de Campo Grande levará uma tropa composta entre 500 e 600 homens. O bloco que encerra o desfile será o da patrulha mecanizada, formado por veículos de combate blindados, além de viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
A PM também levará um grupamento à cavalo e, segundo o major Frederico Lima, apesar da apresentação aérea da Aeronáutica ter sido cancelada, é provável que o Exército faça uma demonstração com algumas aeronaves, porém ainda não há confirmação.

JORNAL A TARDE (BA)


Polícia apreende drone que levava eletrônicos para presídio


A polícia apreendeu um drone que transportava eletrônicos para dentro de um presídio na manhã desta quinta-feira, 3, no município de Eunápolis (a 641 Km de Salvador).
De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Guardas (CIPG) estava no posto de serviço quando um dos policiais visualizou o drone em direção ao presídio. Dois homens suspeitos de controlar o equipamento fugiram ao perceberem a presença de policiais.
Foram apreendidos, ainda, 340 chips de celular, nove celulares, quatro cartões de memória com adaptador, dois pendrives e quatro carregadores de celular. Os eletrônicos foram apresentados na delegacia de Eunápolis.

AGÊNCIA CÂMARA


Corte no orçamento não afeta segurança de redes do governo, diz Serpro

Armazenamento de dados de brasileiros em países estrangeiros e identificação civil do usuário foram algumas das vulnerabilidades da internet apontadas por debatedores em debate na CPI dos Crimes Cibernéticos

O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Mazoni, afirmou que o corte no orçamento deste ano do órgão não comprometeu a segurança das redes do governo federal. Ele participou de audiência pública, nesta quinta-feira (3), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos. Mazoni informou que o orçamento anual do Serpro girava em torno de R$ 300 milhões, e caiu neste ano para R$ 180 milhões.
A declaração foi feita em resposta a questionamento do deputado Sandro Alex (PPS-PR), sub-relator da CPI. “Com a redução de orçamento, é claro que existem deficiências e que se compromete a proteção dos dados do País”, disse o parlamentar. “O corte nos tira da área de conforto e cria algum nível de dificuldade, mas não comprometeu a ponto de termos alguma instabilidade. Escolhemos investir na área de segurança”, declarou Mazoni. Segundo ele, o débito com fornecedores gira hoje em torno de R$ 60 milhões.
O deputado João Arruda (PMDB-PR), que pediu a audiência, considera o Serpro confiável e acredita que seu escopo de atuação tem de ser ampliado. Vinculada ao Ministério da Fazenda, a empresa pública é responsável hoje pela segurança das redes do governo federal, com exceção do Dataprev (dados da Previdência Social) e do DataSUS (dados do Sistema Único de Saúde). “O Executivo tem de investir mais no Serpro, em novas estruturas. Quem sabe inserir outros sistemas do governo envolver até estados e municípios”, opinou Arruda.
Vulnerabilidades

De acordo com o presidente do Serpro, algumas das vulnerabilidades atuais das redes brasileiras são a predominância de armazenamento de dados em outros países, sob a legislação estrangeira, e concentração da governança mundial da internet nos Estados Unidos. Porém, conforme Mazoni, o Brasil tem sido protagonista na discussão sobre a mudança na governança da internet, por meio do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Ele informou ainda que o governo criou uma “nuvem” própria, em território nacional, para armazenar dados do Estado nacional.
Já o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, acredita que o sistema de identificação civil do Brasil traz uma série de vulnerabilidades. “A nossa identificação civil é do século passado e não dá conta dos novos desafios”, apontou. Ele destacou que o País só começa agora a adotar a identificação biométrica, “que é a forma mais segura de identificação civil”.
Além disso, Martini salientou a importância da aprovação do Projeto de Lei 7316/02, do Poder Executivo, que disciplina o uso de assinaturas digitais e a prestação de serviços de certificação digital. O texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Incidentes

A gerente-geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), Cristine Hoepers, informou que o número de notificações de incidentes de segurança no País aumentou entre 1999 e 2014. O Cert.br recebe, responde e trata as notificações voluntárias de incidentes de segurança, feitas por administradores de redes e usuários, sejam eles do Brasil ou do exterior. “A internet no Brasil cresce e a tendência é que os incidentes cresçam mesmo, porque têm mais gente usando”, explicou.
Dos incidentes relatados, 44% são tentativas de fraudes; 29% varreduras em redes de computadores; e 21% são ataques de negação de serviço (tentativas de tirar sites do ar, por exemplo). Segundo Cristine, a cooperação nacional e internacional é essencial para tratar os incidentes. Ela ressaltou que, no caso de crimes de pedofilia, a orientação é que sejam denunciados diretamente à Polícia Federal, e não ao Cert.br.
Solicitações judiciais

Respondendo a questionamento do deputado Sandro Alex, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, declarou que as operadoras recebem mais de 10 mil solicitações da Justiça por mês, incluindo solicitações de fornecimento de dados dos usuários, de bloqueio de endereços IP e URLs, e de interceptação telemática (desvio do pacote de dados para a autoridade policial). De acordo com ele, as empresas respondem às solicitações imediatamente.
Conforme Levy, as operadoras têm data centers, onde guardam os dados de acesso do usuário (como endereço IP e hora do acesso, mas não o conteúdo da navegação) e garantem a disponibilidade dessas informações, caso sejam solicitadas pela Justiça. O Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) exige a guarda dos registros de conexão à internet por um período de um ano.
Levy observou que as empresas de telecomunicações apenas transportam dados, não sendo provedores de aplicação – logo, não acessam o conteúdo que é transportado. “Nenhuma operadora de telecomunicações fornece ou facilita informações que podem quebrar o sigilo dos usuários”, reiterou.

Órgãos de segurança sugerem mudança e rapidez em projeto sobre terrorismo


Representantes da área de segurança defenderam nesta quinta-feira (3) ampliação de competência e rapidez na proposta que tipifica o crime de terrorismo (PL 2016/15, do Executivo), aprovada pela Câmara dos Deputados em 13 de agosto e atualmente em análise no Senado.
Eles participaram de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para falar sobre as ações para prevenção contra possíveis atentados terroristas durante as Olimpíadas, de 5 a 21 de agosto, e as Paralimpíadas, de 7 a 18 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro.
Para o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, o órgão deveria poder fazer mais ações para poder deter as ações terroristas ainda durante o planejamento. “No caso da Abin, seria interessante ter a competência legal de fazer escuta ambiental e interceptação de comunicações”, afirmou.
Para a diretora substituta de Inteligência da Polícia Federal, Christiane Machado, a legislação atual é falha nesse ponto. Para ela, a falta de uma legislação específica dificulta o trabalho para evitar atentados. “A gente precisa, especialmente as polícias que vão atuar, sob pena de responder por crime de abuso de autoridade, ter amparo legal.”
Segundo o diretor do Departamento de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, o Congresso não pode demorar em analisar e votar o texto. “Não podemos ficar patinando com essa legislação aqui dentro do Congresso.”
Motivação política e ideológica
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos autores do requerimento para o debate, questionou se foi acertada a decisão do Plenário da Câmara de excluir do texto as expressões motivação política e ideológica na categorização de terrorismo.
As expressões foram retiradas para deixar claro que não deverão ser enquadrados como terrorismo os protestos de grupos sociais, que às vezes podem ser violentos, como os dos movimentos de trabalhadores sem-terra ou os ocorridos em todo o País em junho de 2013.
O chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos das Forças Armadas, general Luiz Felipe Gomes, disse que a retirada do termo “prejudica” a ação de combate ao terrorismo.
Na opinião de Trezza, a resposta está na análise dos últimos atentados terroristas praticados no mundo. “Não precisamos discutir aqui. Os atentados terroristas em termos mundiais têm uma motivação política ou ideológica”, afirmou.
Para Chinaglia, “o texto não foi retirado do projeto de lei porque fazia menção à motivação política e ideológica, mas porque fazia menção ao religioso. E esse é um debate que devemos fazer a partir do Parlamento”, disse.
Integração
Segundo o deputado Pastor Eurico (PSB-PE), que também solicitou o debate, é importante trabalhar a “vaidade institucional” entre os diversos órgãos de segurança para que o objetivo de proteger a população de ataques terroristas seja alcançado.
Os participantes da audiência concordaram com a necessidade do trabalho integrado para evitar que informações importantes não sejam usadas. “O World Trade Center caiu não foi por falta de informação, foi por causa das vaidades institucionais”, disse Sallaberry, em referência ao atentado terrorista em Nova Iorque (Estados Unidos) em 11 de setembro de 2001.
Segundo os representantes dos órgãos de segurança, mesmo com a ausência da lei sobre terrorismo, a cooperação tem sido feita com sucesso desde a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, em 2012, e também em eventos como a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.
Lobo solitário

Para Wilson Trezza, os atos terroristas praticados por um indivíduo sem conexão com uma organização, o chamado “lobo solitário”, são uma preocupação constante dos órgãos de segurança no Brasil. A proposta aprovada na Câmara aumenta em um terço as penas dos crimes contra a pessoa, o patrimônio, a incolumidade pública ou a paz pública; e terão as penas aumentadas de um terço ao dobro quando praticados com motivação terrorista.
“Temos hoje em dia o alvo sem rosto, ou sem cara. Eles têm a mesma capacidade de impingir terror, mas com menos infraestrutura. Temos dificuldade de fazer a prevenção de ações desse tipo”, afirmou. Ele citou o atentado na maratona de Boston (Estados Unidos) em 2013, feito por dois irmãos chechenos com bombas caseiras.
A presidente da comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), ainda questionou se o texto aprovado possui uma política de dissuasão para evitar que pessoas, em especial jovens, sejam atraídos por grupos terroristas.

AGÊNCIA SENADO


Aprovadas pela CRE indicações para embaixadas na Bolívia e Honduras


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou na manhã desta quinta-feira (3) as indicações de Breno de Souza Brasil Dias da Costa e de Raymundo Santos Rocha Magno como embaixadores em Honduras e na Bolívia, respectivamente. Os nomes ainda terão de passar pelo Plenário para que eles possam assumir suas funções.
O Brasil está há dois anos sem diplomata em La Paz, desde que o ex-senador boliviano Róger Pinto Molina, contrário ao governo Evo Morales, fugiu para o Brasil, depois de ter ficado confinado 455 dias na embaixada brasileira em La Paz. O episódio levou à saída do chanceler Antônio Patriota na época.
Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que deu suporte à fuga de Molina, a CRE está ajudando o Brasil a "virar a página".
— Não quero entrar no mérito dos antecedentes que nos levaram a ficar dois anos sem embaixador. Durante esse tempo, nós trabalhamos aqui nesta Comissão; mas, infelizmente, não foi possível. Agora estamos virando a página [...] A nossa Constituição estabelece que asilo político é uma precondição, que move a nossa política externa. E asilo político não tem sido respeitado pelo presidente Evo Morales — afirmou.
Boa vizinhança
Raymundo Santos Rocha Magno recebeu 13 votos favoráveis e nenhum contra. Durante a sabatina, ele defendeu a importância da construção de um bom relacionamento com os países vizinhos, independente da ideologia.
— O Brasil tem um papel preponderante na região e deve desempenhar esse papel para o fortalecimento da integração e do crescimento econômico, com respeito à soberania dos vizinhos e aos princípios democráticos que regem a vida do subcontinente — afirmou.
O indicado falou ainda sobre a fronteira Brasil-Bolívia, que é maior que a dos Estados Unidos e México, e sobre o que pode ser feito para fortalecer o combate ao tráfico de armas e de drogas.
Honduras
Breno da Costa, que recebeu nove votos favoráveis e quatro contrários, deu explicações aos senadores sobre a crise na Guatemala, cujo presidente acaba de renunciar em meio a escândalos de corrupção.
A preocupação de alguns parlamentares, como Ricardo Ferraço (PMDB-ES), é que o clima de instabilidade política se espalhe para outros países da região, como a vizinha Honduras:
— O efeito dominó que isso pode criar é evidente, mas a situação de Honduras não se compara com a da Guatemala, onde a oposição era muito maior e mais forte. A renúncia ou até mesmo um impeachment já era previsível — afirmou o indicado.
O diplomata lembrou que, entre 2009 e 2011, Honduras viveu um período de instabilidade política, com uma crise séria, que resultou na saída do ex-presidente Zelaya do poder.
— O país chegou a ser suspenso da OEA [Organização dos Estados Americanos] e a situação só se reverteu em 2011, com o chamado Acordo de Cartagena, quando foram criadas condições para retomar a normalidade da sua situação política — explicou.
Influência americana
Breno de Souza também lembrou que a América Central é tida como área de influência do México e dos Estados Unidos e talvez o Brasil não tenha dado atenção devida à região.
— Se aprovado, vou atuar para mudar um pouco a situação, mostrando o potencial do Brasil e a importância de uma relação mais próximas com aquelas nações.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


LATAM apresentará relatórios de visitas técnicas a governadores do RN, CE e PE


O governador Robinson Faria (PSD) foi convidado pela LATAM para uma reunião no dia 17 de setembro, em São Paulo, onde a empresa apresentará o relatório sobre o estudo técnico realizado no Rio Grande do Norte para a análise da viabilidade da instalação do centro de conexões da empresa no Nordeste. Os governadores de Pernambuco e Ceará, que disputam com o Rio Grande do Norte a indicação para sediar o "hub", também foram convidados.

As reuniões entre representantes da LATAM e os governadores serão separadas, mas todas ocorrerão no dia 17 de setembro, na sede da empresa, na capital paulista. Além de Robinson, o Governo disse que também deverão participar da reunião os senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Fátima Bezerra (PT); os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo, e de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, além de secretários de estado. Apesar da presença de políticos no encontro, Robinson acredita que decisão da LATAM será técnica.
"A decisão é técnica e não acredito que haverá politização na LATAM por contingências políticas. Eles querem um Hub para 50 anos, e não cinco. E o aeroporto que oferece condições para isso é o nosso", disse Robinson.
Nos últimos dias, Pernambuco e Ceará divulgaram que têm acordos informações para a cessão de terrenos de áreas militares para a ampliação dos aeroportos, fator que contribuiria para que ambos os estados amenizassem a desvantagem que têm com relação ao Rio Grande do Norte sobre a estrutura do terminal de passageiros. Porém, Robinson acredita que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o estado seguem em vantagem.
"O Rio Grande do Norte é candidato ao Hub por oferecer as melhores condições técnicas. Em vários itens estamos em vantagem com relação aos demais estados. Factoides criados por estados vizinhos e tentativas de demonstração de força política, creio que não serão decisivos", disse o governador.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Anac coordena aeroportos de SP, RJ, MG, e DF para atender Olimpíada


Por Carolina Oms

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou coordenados os aeroportos de Congonhas, Viracopos e Guarulhos (todos em SP), Santos Dumont e Galeão (ambos no RJ), Pampulha e Confins (ambos em MG) e Brasília, conforme decisão foi publicada nesta quinta-feira no “Diário Oficial da União”.

Entre outras medidas, a coordenação prevê a distribuição de slots (horários de pousos de decolagens) entre esses terminais, e foi motivada pela expectativa de aumento de demanda para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

É necessário coordenar um aeroporto quando o nível de saturação do local compromete qualquer um dos componentes aeroportuários críticos (pista, pátio ou terminal), seja em determinadas horas do dia, dias da semana, ou períodos do ano, bem como em casos de grandes eventos, como a Olimpíada.

Durante o período de coordenação, os serviços de transporte aéreo deverão solicitar os slots à agência reguladora. De acordo com a Anac, a maioria dos aeroportos coordenados devem cumprir meta de eficiência de regularidade de 80% e de pontualidade de 75%.

A Anac informou que os aeroportos de Brasília, Congonhas e Galeão foram coordenados por causa da limitação de capacidade devido à expectativa de aumento de demanda com a Olimpíada. Já o motivo da coordenação de Confins também inclui a escassez de infraestrutura nos horários de maior demanda decorrentes de reservas e ineficiências na alocação de voos.

Em Guarulhos “há graves limitações de capacidade ao ponto de restringir o acesso, decorrentes de alta demanda e reserva de slots, sem a possibilidade de solução do problema no curto prazo”, diz a agência. Na Pampulha, há limitações do terminal de passageiros e nos movimentos de aeronaves decorrentes dos níveis de segurança e ruído.

Veículos aéreos não tripulados

A Anac submeteu a audiência pública uma proposta de regulamentação de aeromodelos e de veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como drones. O aviso foi publicado hoje no “Diário Oficial da União”.

Os textos da proposta podem ser acessados no site da Anac. Contribuições devem ser enviadas ao email rpas@anac.gov.br até as 18h do próximo dia 3 de outubro.

OUTRAS MÍDIAS


O DIÁRIO (PR)


Termina montagem de aeronave em rotatória do Jardim Aclimação, em Maringá

Redação
ImagemA equipe de técnicos responsáveis pela montagem da aeronave Xavante AT-26, em Maringá, finalizou o trabalho após 15 dias.

O avião foi montado em um pedestal de concreto de 4 metros de altura. A aeronave aposentada foi doada a Maringá pela Força Aérea Brasileira (FAB) e ficará em exposição permanente na rotatória localizada entre as avenidas São Paulo e senador Petrônio Portela, no Jardim Aclimação.

Além da estrutura de concreto, será implantada iluminação específica no local. O modelo da aeronave é um caça leve da década de 1970 e foi doado com o objetivo de valorização histórica, uma vez que trata-se de um patrimônio nacional. Este foi o primeiro avião a jato produzido no Brasil e a denominação AT-26 indica a dupla função de ataque e treinamento.

O processo de solicitação e estudo de aptidão do município para receber a aeronave foi acompanhado e orientado pelo professor e coordenador do curso de pilotagem da Unicesumar, César Roberto de Melo. "Mesmo sem a aeronave estar pronta, já estava chamando a atenção e muita gente parava para tirar foto. Este será mais um ponto de visitação na cidade e o objetivo de montar a aeronave em Maringá é um reconhecimento dos maringaenses pelos serviços prestados pela FAB em prol da paz no Brasil."
A aeronave estava no Parque da Aeronáutica de Recife (PE). Em 2012, a Prefeitura de Maringá encaminhou ofício para o Comando da Aeronáutica solicitando a doação, uma vez que na região do Estado não há nenhuma instalação de aeronave histórica para visitação. "A partir de então, Maringá assume a responsabilidade sobre o monumento histórico de preservar, manter e cuidar do equipamento", diz o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, que assinou o pedido de doação à época, quando estava em exercício como prefeito.

PORTAL TECHTUDO


Drone Tracker monitora espaço aéreo e anuncia presença de drones

por Gabriel Ribeiro

A Dedrone, uma empresa com sede na Alemanha, desenvolveu um dispositivo capaz de detectar a presença de veículos aéreos não tripulados. O Drone Tracker possui diversos sensores e consegue cobrir até 100 metros em um ângulo de 120 graus.
ImagemO aparelho pode ser usado para evitar que drones invadam o espaço aéreo de áreas restritas como a de uma prisão, por exemplo. Drones já causaram transtornos na Casa Branca, foram usado para levar drogas a presídios e, no Brasil, serviu até mesmo para planejar assaltos a banco.

Os drones podem ser utilizados de diferentes formas, como em filmagens ou entregas, mas também pode servir para praticar crimes e colocar a vida das pessoas em risco. O Drone Tracker se torna um aliado para coibir esse tipo de problema já que monitora o espaço aéreo em busca de atividade suspeita. Para isso, ele conta com uma série de sensores como microfones, câmera com capacidade para filmar em HD e infravermelho. O dispositivo também conta com conexão à internet via entrada RJ-45 e tem capacidade para filmar a noite.
Outra parte importante do equipamento é o software. Graças a leitura dos sensores, ao detectar um drone o aparelho emite alertas sonoros e envia notificações para o smartphone por um aplicativo e por SMS. É possível também acompanhar informações detalhadas, como o tempo e o trajeto que o drone fez ao permanecer no espaço aéreo. Os dados podem ser acessados pela nuvem.

Vale destacar que o Drone Tracker não abate os veículos aéreos não tripulados. Ele apenas serve para monitorar o espaço e alertar quando um drone se aproxima. Além de presídios, ele pode ser usado, por exemplo, para proteger sets de filmagens, aeroportos ou em casa, para evitar algum bisbilhoteiro high-tech.

METROPOLE HAITI.COM


Le Conseil de sécurité préoccupé par la Minustah

Le Conseil de sécurité des Nations Unies se prépare à évaluer le processus du retrait des troupes de la Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti (Minustah).
Le Représentant permanent de la Fédération de Russie auprès des Nations Unies, M. Vitaly Churkin, qui vient de prendre la présidence tournante du Conseil de sécurité, a annoncé hier que le dossier d Haïti sera débattu lors d une réunion le 16 septembre prochain.
Les 15 membres du Conseil de sécurité de l ONU réaliseront en cette occasion une séance de travail avec les ambassadeurs des pays contributeurs de troupes de la Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti (Minustah).
La rencontre aura lieu alors que le retrait des casques bleus de la Minustah se poursuit dans les régions d Haïti.
Le retrait des troupes onusiennes est réalisé en dépit des pressants appels des autorités gouvernementales haïtiennes. Le président Michel Martelly et l ambassadeur d Haïti à l ONU, Denis Régis, avaient en maintes occasions, souhaité le maintien des troupes jusqu à lentrée en fonction d un nouveau chef d état en février 2016.
Les pays de l Amérique latine notamment le Brésil, l Uruguay, l Argentine, le Chili et l Equateur sont les principaux contributeurs de troupes de la Mission onusienne. Le Brésil assure le commandement militaire de la Minustah depuis le début de la Mission en 2004.
Lors d une rencontre le 31 août dernier, les 15 membres du Conseil de sécurité avaient rendu hommage au défunt général brésilien José Luiz Jaborandy, Commandant de la force de la Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti (MINUSTAH).

MOMENTO (SC)


Governo de SC lança licitações e protocola homologação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano

MARCIANO CORRÊA
O mês de setembro será fundamental para um dos principais investimentos do Estado na Serra Catarinense. Nos próximos dias, o Governo de SC lançará duas importantes licitações para a conclusão das obras e protocolará o pedido de homologação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, junto à Aeronáutica. As informações foram repassadas nesta semana pelo diretor de transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, José Carlos Müller Filho, ao secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
Com o acesso entre a BR-116 e o terminal de passageiros já asfaltado e a implantação da rede de energia elétrica praticamente concluída, as atenções se voltam agora para a pavimentação do pátio interno e do cercamento de todo o aeroporto conforme as exigências federais. As licitações para essas duas obras serão lançadas neste mês, e a expectativa é de que os serviços iniciem na sequência.
Ainda em setembro o Governo de Santa Catarina protocolará junto à Força Aérea Brasileira (FAB) o pedido de homologação do aeroporto para voos no modo visual.

TRIBUNA HJ (AL)


Sepultamento do general Jaborandy acontece nesta sexta em Maceió

General era Force Comander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti
O corpo do general José Luiz Jaborandy Junior, 57 anos, será sepultado nesta sexta-feira (4), ao meio dia, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió. De acordo com o Centro de Comunicação Social do Exército, a urna fúnebre deve chegar por volta de 1h na capital alagoana procedente de Porto Príncipe (Haiti). Em seguida acontecerá o velório. Nessa quarta-feira (2), houve homenagem das Organizações das Nações Unidos (ONU) ao militar que faleceu no último domingo (31) durante voo de Miami (EUA) para Manaus (AM).
O Ministério da Defesa mobilizou esforços para o translado do corpo do general Jaborandy.Um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) seguiu para Miami. Após embarque do corpo do general Jaborandy e seus familiares, o avião rumou para Porto Príncipe (Haiti). No aeroporto da capital haitiana foi prestada homenagem ao militar.
O general era Force Comander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Ele assumiu o posto em março do ano passado em substituição ao general Edson Leal Pujol. Jaborandy foi o 10º general brasileiro a assumir o comando da força militar desde 2004, quando a missão de paz foi criada pelas Nações Unidas.
Nesta sexta ocorrerá o sepultamento no cemitério da capital alagoana. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, em viagem oficial à China, emitiu nota de pesar e manifestou solidariedade aos familiares e amigos do general.
O comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Bacelar Ferreira; a secretária-geral do MD, Eva Chiavon; o comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas; e o chefe de Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general Roberto Severo, irão ao enterro do corpo do general Jaborandy.

GUIA TAUBATÉ (SP)


Escola de Ciências Aeronáuticas abre inscrições

Vagas são para o curso de Manutenção em Aeronaves; aluno pode se especializar em Aviônicos, Grupo Motopropulsor e outras áreas
A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas Eng. João Ortiz (EMCA), que é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tornou público na última quarta-feira, 2 de setembro, o edital 2016 do Processo Seletivo para os interessados no curso técnico em Manutenção de Aeronaves.
O edital será fornecido aos interessados mediante o pagamento de R$ 3,00, junto com um DVD informativo.
As inscrições serão realizadas de 8 de setembro a 9 de outubro, na sede da EMCA, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 11h.
Os interessados devem comparecer com o original e cópia do RG, e comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 32,00, que deverá ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica, distribuído juntamente com o edital.
Para participar é necessário que o candidato tenha idade mínima de 17 anos completos ou a completar até 31 de dezembro de 2016, e possua ensino médio completo.
O candidato, após a formatura, poderá ser habilitado em: Aviônicos (instrumentos, partes elétricas e eletrônicas das aeronaves), Grupo Motopropulsor (motores das aeronaves) e Célula (estrutura e sistemas das aeronaves).
A escola prepara o aluno para exercer a profissão em empresas de manutenção aeronáutica ou na indústria aeronáutica, capacitando-o para exames da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para obtenção da licença CCT, sem a qual não poderá exercer a profissão. Serão disponibilizadas 81 vagas, distribuídas igualmente entre as três habilitações.
A sede da EMCA, fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, Vila São José.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented