|

Aeroporto de Parnaíba capacita bombeiros para operação de carros contra incêndio

CCI-Parnaiba-Treinamento-Com-Mangueira


Aeroporto de Parnaíba capacita bombeiros para operação de carros contra incêndio ...

O Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) concluiu nesta sexta-feira (4/9) mais um Curso de Operação de Carro Contra Incêndio (CCI). No terminal piauiense, o treinamento, ministrado a 14 profissionais que atuam na Seção Contra Incêndio (SCI) de Parnaíba, teve o propósito específico de capacitar os bombeiros para operar o veículo Iveco Magirus, Modelo Impact 4X4, recebido recentemente pelo aeroporto.

      O curso, iniciado em 31/8, abordou temas como condução do veículo, operação de chassi e superestrutura. Também foram feitos exercícios de inspeção e deslocamento de carros, entre outras aulas práticas.

      Com a capacitação dos bombeiros, o Magirus Impact passará a operar efetivamente nas atividades de segurança e combate a incêndio do Aeroporto de Parnaíba, o que permitirá, após homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), elevar o Nível de Proteção Contra Incêndio Existente (NPCE) do terminal de 3 para 5. Com a mudança, o terminal, que hoje recebe aeronaves com capacidade para até 70 passageiros, como o ATR-72, poderá receber veículos de maior porte, com capacidade para até 100 passageiros, como o EMB-190 e o EMB-195.

      O Magirus Impact 4x4 é um carro contra incêndio que opera com dois canhões de água e espuma, sendo um deles de teto, com vazão de 3 mil l/min, e um de para-choque, com vazão de 1,2 mil l/min. A capacidade do tanque de água do veículo é de 5,7 mil litros; o tanque de líquidos geradores de espuma (LGE) pode armazenar até 750 litros; e o tanque de pó químico tem capacidade de até 250 litros. Além disso, o veículo é capaz de combater incêndio por meio do uso dos canhões de água e espuma mesmo em movimento, algo que o Mitren, modelo dos dois CCIs em operação em Parnaíba, não é capaz de fazer.

      O Magirus Impact, em um primeiro momento, operará em conjunto com os dois Mitren em atuação no terminal, que aguarda ainda por um segundo veículo Magirus, atualmente em processo de transferência. Com a chegada do segundo Magirus, ambos os Mitren serão aposentados.

      O superintendente de Parnaíba, José Ivan Vieira Magalhães, ressaltou a importância do treinamento. “Além de aprimorar os serviços da SCI e da segurança operacional do aeroporto, o treinamento permitirá a ampliação do escopo de aeronaves que podem ser recebidas no terminal, com ganhos para os passageiros e para a aviação da região”, pontuou.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented