Labace 2015: Suporte e serviços da Helibras recebe melhor avaliação dos clientes
Labace 2015: Suporte e serviços da Helibras recebe melhor avaliação dos clientes ...
As áreas de suporte ao cliente e serviços aos helicópteros da Helibras foram as que receberam as melhores avaliação dos clientes brasileiros em pesquisa global de satisfação realizada pela Airbus Helicopters no primeiro semestre deste ano.
O resultado também mostra que a satisfação total dos clientes, incluindo todos os serviços da Helibras, desde os produtos e seu desempenho, até manutenção, documentação e treinamento, cresceu em relação à última pesquisa. A nota da empresa passou de 6,91 pontos para 7,36, em 2015.
Esses índices serão apresentados aos clientes e parceiros durante a LABACE, uma das maiores feiras de aviação executiva da América Latina, que acontece de 11 a 13 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Entre os serviços que foram mais bem avaliados, em comparação com a pesquisa anterior, aparecem o fornecimento de peças, que registrou um aumento na satisfação de 1,5%, e o atendimento AOG (para casos urgentes), que subiu 1,35% em eficiência para os clientes nacionais.
“Os números positivos estão relacionados à estruturação do nosso Centro de Suporte ao Cliente”, diz Patrícia Lima, diretora de operações comerciais da Helibras. Criado há dois anos em Atibaia (SP), o Centro recebe, administra e atende todas as solicitações dos clientes sobre serviços de manutenção, reparo, fornecimento de peças, garantia e assistência técnica.
Outra marca expressiva foi a de tempo de resposta. Segundo levantamento realizado pelo próprio CSC, mais de 90% dos pedidos recebidos desde a sua implantação foram atendidos dentro do prazo. As atividades dessa plataforma foram um dos principais destaques no faturamento do setor no último ano.
“Para garantir a eficácia da aeronave e sua disponibilidade para as missões, e oferecer segurança à tripulação, é essencial que o operador conte com um sistema de suporte e manutenção ágil, como o da Helibras”, ressalta Patrícia.
O setor de pós-venda, que engloba o suporte às aeronaves e serviços diversos ao cliente, já é responsável por 42% das receitas da empresa, e a meta global da Airbus Helicopters é que essa atividade represente metade do faturamento do Grupo nos próximos anos.
Em 2014, o mercado civil (que contempla o segmento Executivo / Corporate / Comercial e Governamental) foi responsável por um volume maior do que 45% do total de vendas no CSC.
Novas ferramentas
Ainda em busca de uma maior proximidade entre fabricante e operadores, desde 1º de agosto os clientes brasileiros passaram a contar com novas ferramentas dentro do portal Keycopter, espaço criado pela Airbus Helicopters para solicitações e dúvidas dos clientes do grupo. As funções eRequest e eWarrenty, disponíveis apenas fora do país, já estão em uso no Brasil e são acessadas mediante login e senha.
“As ferramentas também igualam os nossos serviços de atendimento aos das demais empresas do Grupo com o objetivo de oferecer respostas rápidas e eficientes nas demandas mais importantes dos clientes”, diz Patrícia.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completa, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 750 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters
Leia também: