FlightTracker da SITA OnAir: a tecnologia tão aguardada pela indústria aérea
FlightTracker da SITA OnAir: a tecnologia tão aguardada pela indústria aérea ...
As companhias aéreas Singapore Airlines, Royal Brunei e Norwegian Air Shuttle acabam de adquirir o AIRCOM® FlightTracker, da SITA OnAir. A solução utiliza equipamentos já existentes e dá uma nova função aos dados de controle de tráfego aéreo para um monitoramento consistente durante todo o voo. As três companhias aéreas vão implantá-lo, ainda esse mês, em toda a frota.
Diversos clientes de companhias aéreas e a SITA OnAir têm trabalhado em estreita colaboração, a fim de definir as funções e características do AIRCOM® FlightTracker, além de validar e testar a solução. A Singapore Airlines, por exemplo, forneceu à SITA OnAir os requisitos para a próxima geração do AIRCOM® FlightTracker .
A segurança é fundamental para as companhias aéreas, e existe um acordo em toda a indústria que contempla a necessidade de controlar as aeronaves em todas as etapas. A solução da SITA OnAir atende perfeitamente, uma vez que o serviço fornece o rastreamento que necessitam e, além disso, ativá-lo é simples.
"A Norwegian Air Shuttle possui um rigoroso processo de seleção para cada nova solução implementada. Isto é ainda mais verdadeiro para algo tão importante quanto o rastreamento de aeronaves. Rapidamente, ficou evidente que a SITA OnAir é a única fornecedora capaz de nos dar exatamente o que precisamos. O FlightTracker da SITA OnAir é a solução mais completa disponível. Ao utilizar diversas fontes de dados é possível acompanhar todas as nossas aeronaves em intervalos de 15 minutos ou menos. O sistema também fornece dados mais precisos.
Claro que a segurança é primordial para uma solução como essa. O sistema de aviso automático do FlightTracker nos permite administrar as nossas 100 aeronaves e mais 200 que entrarão na frota, nos próximos anos, com segurança e eficiência. Um aspecto extra é a forma diferenciada de integrar os dados do centro de controle de tráfego aéreo (ATC) no nosso sistema – isso nos fornecerá informações valiosas sobre nossas operações e como podemos aprimorá-las", afirma Geir Steiro, COO da Norwegian Air Shuttle.
"Com o apoio inestimável das companhias aéreas, projetamos uma solução que torna simples para que as companhias aéreas implementem o rastreamento de voo", comenta Ian Dawkins, CEO da SITA OnAir. "Para as 90 companhias aéreas que já utilizam o nosso AIRCOM® FlightMessenger, é possível implantar a solução em poucos dias. Tendo em vista as recentes discussões da Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization – ICAO), estamos trabalhando na criação e desenvolvimento de um novo sistema para detectar e alertar situações imprevistas”.
Dawkins acrescenta: "Como parte do nosso compromisso com a comunidade de transporte aéreo, nós iremos fornecer, durante uma emergência, o relatório de posição do AIRCOM® FlightTracker gratuitamente aos clientes membro da SITA”.
O AIRCOM® FlightTracker é uma atualização do software, em terra, com excelente custo-benefício que utiliza equipamento já existente, permitindo às companhias aéreas monitorar as posições das aeronaves e identificar eventuais desvios inesperados ou falhas nas comunicações de posição. Utiliza múltiplas fontes de dados que garantem às companhias aéreas o rastreamento de, no mínimo, 15 em 15 minutos para cada voo. Foi desenvolvido após a ICAO e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transporte Association – IATA) solicitarem uma tecnologia de rastreamento global que utilizasse, sempre que possível, equipamentos e procedimentos já existentes; e a solução de rastreamento de voo da SITA OnAir atende a esses critérios. Mais companhias aéreas na Europa e Oriente Médio estão avaliando o AIRCOM® FlightTracker da SITA OnAir, tendo em vista a necessidade de atualização. Em breve, a SITA OnAir espera fazer outros anúncios de clientes.
Sobre a SITA OnAir :
A SITA OnAir define a referência para soluções de ponta a ponta, oferecendo uma gama completa de produtos e serviços para que as companhias aéreas utilizem o pleno potencial de conexão da aeronave. Suas soluções permitem às companhias aéreas personalizar a experiência do passageiro, agilizar as operações da cabine de comando e otimizar os procedimentos de manutenção.
Leia também: