Bombeiros são capacitados para atuar no Aeroporto de Campo Grande
Bombeiros são capacitados para atuar no Aeroporto de Campo Grande ...
O Aeroporto de Campo Grande (MS) concluiu nesta sexta-feira (21/8) o Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromos (FTBA). Com carga horária de 161 h/a, o treinamento teve início em 27/8 e teve como objetivo capacitar os participantes – 16 bombeiros militares – para atuarem em situações de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeroportos. Esses profissionais estão preparados para atuar na Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto de Campo Grande que, ao todo, conta com 38 bombeiros.
Durante o curso, os participantes contam com aulas práticas e teóricas. Os temas abordados foram: Fundamentação de Segurança do Trabalho em Aeroportos, Fundamentos Contra Incêndio, Familiarização com a Aviação e o Complexo Aeroportuário, Procedimentos para Atendimento com Artigos Perigosos, Táticas de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, entre outros. “Esses bombeiros já têm conhecimento e experiência em áreas urbanas, e o FTBA expande esses conhecimentos, introduzindo-os à complexa atividade operacional de um aeroporto”, destacou Zequiel Campos de Oliveira, gerente de Gestão Operacional e de Segurança Aeroportuária do Aeroporto de Campo Grande.
Em julho, essa mesma turma de bombeiros havia participado do Curso de Operação de Carro Contra Incêndio (CCI), de 80 h/a. O Curso de CCI é pré-requisito para o FTBA. “O trabalho desenvolvido pelos bombeiros de aeródromo é de fundamental importância para que as atividades do aeroporto transcorram com segurança”, frisou a superintendente do Aeroporto de Campo Grande, Bárbara Antonia dos Reis Netto.
Para Moacir Ferreira da Silva, um dos participantes do curso, o FTBA complementou os ensinamentos que ele adquirira como bombeiro militar. “Achei muito interessante conhecer os tipos de aeronaves, cada uma com sua especificidade, além dos equipamentos utilizados e das técnicas de operacionalização dos Carros Contra Incêndio”, disse.
Formação e atuação do bombeiro de aeródromo
Para garantir a segurança dos passageiros no dia a dia de um aeroporto e em caso de emergências, a Infraero mantém em seus aeroportos equipes de bombeiros capacitados especificamente para os trabalhos de salvamento e prevenção e combate a incêndio em aeródromos, que operam nas Seções Contra Incêndio (SCI) dos terminais. A rotina desses profissionais é de constante treinamento, visando a garantir a máxima rapidez e eficácia caso haja algum imprevisto.
Além de atuarem no combate a incêndios dentro do sítio aeroportuário (o de Campo Grande conta com uma área superior a 10 milhões de m²), os bombeiros de aeródromo estão sempre de prontidão no caso de acidentes ou incidentes aeronáuticos. Esses profissionais também são responsáveis pelo resgate de animais que são encontrados dentro do sítio.
Para a capacitação de bombeiros, sejam civis ou militares, em aeroportos, a Infraero ministra regularmente três cursos específicos em todos os terminais da rede. O primeiro é o Curso de Operação de Carro Contra Incêndio (CCI), que capacita bombeiros para o manuseio dos veículos utilizados nas operações contra incêndio em aeroportos. O Curso de CCI é um pré-requisito para a participação no Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo (FTBA), que ensina aos profissionais as sutilezas e procedimentos das operações cumpridas por bombeiros de aeródromo, e é pré-requisito para que um bombeiro possa trabalhar em uma Seção Contra Incêndio de um aeroporto.
Finalmente, o Curso de Aperfeiçoamento Técnico para Bombeiro de Aeródromo (Ateba) aperfeiçoa e atualiza os conhecimentos dos bombeiros que já atuam em aeródromos. Além desses cursos, os profissionais passam também por diversos treinamentos em fraseologia.
Finalmente, o Curso de Aperfeiçoamento Técnico para Bombeiro de Aeródromo (Ateba) aperfeiçoa e atualiza os conhecimentos dos bombeiros que já atuam em aeródromos. Além desses cursos, os profissionais passam também por diversos treinamentos em fraseologia.
Como parte cotidiana de seus trabalhos, os bombeiros de aeródromo recebem instruções semanais de utilização de equipamentos motomecânicos, ferramentas de salvamento e combate a incêndio e até mesmo procedimentos para atar nós e amarração de cordas. Além disso, os profissionais se exercitam diariamente para manter o bom condicionamento físico.
Diferentemente dos bombeiros urbanos, bombeiros de aeródromos atuam apenas nos sítios aeroportuários, podendo ser autorizados a agir em resgates de acidentes aéreos num raio de 8 km a partir dos aeroportos em que estão baseados. As viaturas utilizadas também são diferentes, equipadas ao mesmo tempo com Líquido Gerador de Espuma (LGE), água e pó químico, assim como aparatos específicos para disparo de líquidos no combate ao fogo.
Leia também: