Aeroporto de Foz do Iguaçu realiza simulação de emergência aeronáutica
Aeroporto de Foz do Iguaçu realiza simulação de emergência aeronáutica ...
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) realizou na última quinta-feira (27/8) o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea). Participaram da atividade a comunidade aeroportuária e representantes da Defesa Civil/Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros/Siate, DTCEA-FI/TWR, Capitania Fluvial dos Portos e Itaipu Binacional.
No treinamento, que envolveu a participação de cerca de 80 pessoas, foi simulado um acidente de aeronave com seis passageiros e dois tripulantes que, no momento do pouso, perdeu o controle e caiu em local próximo à cabeceira 14, causando o incêndio da aeronave.
Os socorristas, membros da brigada de incêndio do aeroporto e demais voluntários foram acionados para realizar os procedimentos de primeiros socorros juntamente com as equipes médica e contra incêndio do aeroporto. As demais equipes de socorro e auxílio do município, integrantes do Plano de Emergência, foram acionadas através do Centro de Operações Aéreas (COA).
A realização do simulado ocorre a cada três anos, seguindo as normas de prevenção e emergências determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e normativos internos da Infraero. O objetivo do treinamento é avaliar a eficiência e rapidez do sistema de resposta a emergências do aeroporto.
“O treinamento é importante para que possamos agir com maior precisão e tranquilidade em situações de emergência”, afirmou Thiago Reginato, coordenador da equipe de agentes de proteção de Foz do Iguaçu.
Leia também: