Qualidade, eficiência e inovação –.O Grupo Lufthansa publica o 21.o Relatório de Sustentabilidade
Qualidade, eficiência e inovação –.O Grupo Lufthansa publica o 21.o Relatório de Sustentabilidade ...
A fim de tornar a viagem uma experiência ainda mais eficiente, sustentável e atraente para os passageiros, o Grupo Lufthansa está aumentando seu foco em gestão de inovação em rede e investirá 500 milhões de euros em inovações até 2020. Por isso, o relatório de sustentabilidade do grupo, o “Balance”, apresentado ontem (20.07), valoriza em particular o tópico “Inovação – a chave para um futuro de sucesso”. Uma seção especial do relatório fornece informações detalhadas sobre a grande importância dada à gestão de inovação na maior empresa de aviação do mundo. “Inovação e Digitalização” é uma das áreas centrais de atividades do estratégico programa de trabalho “7to1 – Nosso caminho a seguir”, lançado pelo grupo em 2014.
“Depois da segurança, a viabilidade futura tem a maior prioridade para nós. Com nosso novo programa de trabalho já criamos a base para a melhoria sustentável de resultados e evolução do sucesso do Grupo Lufthansa; Com este programa, também definimos o rumo para uma forma de transporte aéreo climaticamente ainda mais compatível”, explica Carsten Spohr, presidente e diretor executivo da Deutsche Lufthansa AG, na introdução do relatório.
Com seu atual relatório de sustentabilidade “Balance”, o Grupo Lufthansa fornece aos leitores informações transparentes sobre o amplo leque de atividades, metas e progressos nas áreas comerciais, de responsabilidade social, meio ambiente, produtos e cidadania corporativa. A publicação, que reúne 116 páginas no total, está disponível como documento eletrônico na página www.lufthansagroup.com/en/
Em 2014, os aviões das frotas de passageiros do grupo consumiram em média apenas 3,84 litros de querosene (2013: 3,91l/100pkm) por passageiro em 100 quilômetros de distância. Isto representa um novo recorde de eficiência e uma melhora de 1,6% em comparação ao ano passado. Desde então, os especialistas em eficiência de combustível da empresa desenvolveram mais de 1.300 ideias e projetos de economia de combustível. Só em 2014, o ano do relatório, o grupo implementou 145 projetos nesta área. Juntamente com a mais ampla modernização de frota na história do Grupo Lufthansa, que deverá receber 272 aviões modernos e eficientes no consumo de combustível entre 2015 e 2025, já pode ser vislumbrada uma nova redução do consumo específico de querosene do grupo.
No ano reportado, a empresa também ampliou o compromisso na área de proteção sonora ativa. Desde novembro de 2014, a Lufthansa tem sido a primeira empresa aérea do mundo a equipar os Airbus A319, A320 e A321 de curta e média distância com componentes redutores de ruídos na parte inferior das asas; Por isso, um total de mais de 200 jatos Lufthansa passaram a operar voos mais silenciosos, o que representa um alívio especial para os habitantes residentes próximo aos aeroportos. No topo disso, a Lufthansa também ampliou o compromisso com o projeto de pesquisa climática IAGOS (In-service Aircrart for a Global Observing System) e equipou seu segundo avião com um laboratório de pesquisas climáticas. Este avião agora colhe dados sobre traços de elementos atmosféricos e partículas de nuvens na altitude de percurso de todos seus voos. Posteriormente, estes dados são utilizados para diversas facilidades de pesquisa em todo o mundo. No início de 2015, o Grupo Lufthansa foi premiado como o renomado “Eco-Airline of the Year”, o prêmio da revista especializada americana Air Transport World, por seu papel de pioneiro exercido na área da proteção climática pela impressionante segunda vez em três anos.
Em 2014, o grupo também introduziu novos processos e ferramentas na área de recursos humanos, inclusive um novo sistema de gestão de talentos. Identificar precocemente talentos internos e externos é um fator essencial para o sucesso corporativo. Apoiar talentos deverá ser um foco ainda maior dentro do grupo, como uma das principais tarefas de sua equipe executiva no futuro. Em outro passo evolutivo no ano reportado, o Grupo Lufthana assinou o “Diversity Charter”, uma iniciativa corporativa que visa promover a diversidade nas empresas e instituições. Ao assinar esta carta, a Lufthansa mais uma vez destacou a diversidade na cultura corporativa da empresa de aviação de alcance global, que emprega cerca de 119.000 funcionários, representando 143 nacionalidades diferentes.
Além disso, o Grupo Lufthansa está assumindo ainda mais responsabilidade por assuntos sociais. No início de 2015, a empresa introduziu a reorientação de suas atividades de cidadania corporativa, reunidas sob o nome de “Lufthansa Group Social Care”. O grupo visa focar ainda mais nos projetos sociais e humanitários a fim de aumentar significativamente seu empenho nessa importante área.
Sobre a Lufthansa
Uma das maiores e mais prestigiadas empresas aéreas do mundo, a Lufthansa atualmente voa para 258 destinos em 80 países, com centros de distribuição em Frankfurt e Munique. Com a aquisição da Austrian Airlines, SWISS e parte da Brussels Airlines pelo Grupo Lufthansa, Viena, Bruxelas e Zurique foram acrescentados como centros de distribuição adicionais e o grupo inteiro transportou um total de 106 milhões de passageiros em 2014. Inovadora da indústria há muito a Lufthansa está comprometida com a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade, operando a frota tecnologicamente mais avançada e mais eficiente no consumo de combustíveis do mundo. Sua frota de longa distância de e para o Brasil inclui o Boeing 747-8. Atualmente, a Lufthansa tem mais de 272 aviões novos encomendados ao preço de lista de aproximadamente USD 46 bilhões de dólares. A Lufthansa é a maior operadora de A380 europeia e também foi cliente lançador do novo Boeing 747-8, as duas aeronaves de passageiros mais eficientes no consumo de combustível da indústria. Conhecida por seus serviços premium, a Lufthansa continua construindo novas lounges ou aumentando as facilidades das existentes em sua malha aérea mundial, e deverá gastar mais de USD 3,7 bilhões de dólares em novos produtos e serviços até 2016. Em 2014, a Lufthansa introduziu sua nova Premium Economy Class, que oferece ainda mais conforto e espaço individual. No primeiro trimestre de 2015, a Lufthansa deverá concluir a renovação da sua First Class, seguida pelo término da reformulação de sua Business Class no segundo trimestre. A instalação da nova Premium Economy Class em toda a frota deverá estar concluída no final do primeiro trimestre de 2015, o que representa mais um passo dado pela Lufthansa para se tornar a primeira empresa aérea cinco-estrelas no hemisfério ocidental. Sem contar que quase toda a frota Lufthansa de longa distância está equipada com seu serviço de internet banda larga sem fio a bordo, o FlyNet.
Para mais informações ou reservas, visite www.LH.com.
Leia também: