|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 07/07/2015 / Brasil terá satélite de defesa em 2016


Brasil terá satélite de defesa em 2016 ...


No final de 2016, o Brasil deve lançar na órbita do planeta o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra. Depois de orbitado e testado, estará totalmente operacional em janeiro de 2017. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Acompanhada da ex-deputada Perpétua Almeida, Jô Moraes visitou as instalações da empresa Thales Alenia Space, em Cannes, na França, onde o artefato está sendo construído. Jô Moraes liderou missão à França para discutir e conhecer tecnologias de ponta e inovações de interesse do Brasil e que estão sendo desenvolvidas pelo país com outros parceiros internacionais nas áreas aeroespacial e de defesa.

“O projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas é uma importante conquista para a soberania do país. Ele integrará as longínquas regiões às mais modernas redes de informação. Uma conquista inovadora que precisa ser apoiada por toda a sociedade para ter acelerada a sua conclusão”, explicou a parlamentar.

Absorção de tecnologia
O satélite está sendo construído pela Thales Alenia Space, sob a supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre Embraer (51%) e Telebras (49%), criada para conduzir o processo de viabilização e participação do processo de absorção da tecnologia, conforme proposta do projeto.

Quarenta e nove especialistas já fizeram cursos e estágios com os construtores franceses para desenvolver as competências necessárias à operação soberana desse tipo de artefato e seus sistemas embarcados. O projeto envolve os ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

A construção do satélite geoestacionário teve início em janeiro de 2014 com os propósitos estratégicos para as comunicações, tanto civis quanto militares; para uso comercial e de banda larga civil e militar; de defesa e também para a soberania nacional.

O satélite, quando em operação, será usado também para o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), o que inclui as comunicações estratégicas do governo federal; alta velocidade para os locais mais remotos do país onde a rede de fibra ótica da Telebras não alcança, especialmente no Norte do País, além de permitir a segurança da área do pré-sal na Amazônia Azul.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Municipalização do aeroporto de Santa Maria sai na quinta-feira

Ministro da Aviação Civil e Comandante da Aeronáutica participam do evento que oficializa administração para a prefeitura

Depois de muito vaivém, finalmente será oficializada a municipalização do aeroporto civil de Santa Maria. O terminal de passageiros, que funciona junto à Base Aérea de Santa Maria (Basm), passa a ser administrado pela prefeitura a partir desta quinta-feira. A cerimônia que oficializa a transferência está marcada para ocorrer às 11h, na Basm, com a presença confirmada do ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e do comandante da Aeronáutica do tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato.
Administrado pela Base Aérea de Santa Maria há dois anos, a prefeitura buscava a municipalização. Com a oficialização, será possível que as decisões envolvendo o aeroporto sejam tomadas pelo município.
A partir disso, a prefeitura poderá buscar recursos para investimentos com o Governo Federal, como parte dos R$ 310 milhões anunciados neste ano que serão destinados a 15 aeroportos do Rio Grande do Sul. Controle de tráfego, bombeiros e regulação da pista continuam sob responsabilidade da Base Aérea de Santa Maria.

PORTAL G-1


Equipe do ITA conquista 2º lugar em competição internacional de foguetes

Grupo de estudantes ficou atrás apenas do MIT em disputa feita nos EUA. Foguete foi desenvolvido inteiramente por estudantes em São José.

Do G1 Vale Do Paraíba E Região

Uma equipe de estudantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), conquistou o segundo lugar em uma competição internacional de foguetes realizada nos Estados Unidos. O grupo desenvolveu o foguete no Brasil e testou o desempenho em Green River, concorrendo com grupos de mais de 40 países.
A Intercollegiate Rocket Engineering Competition (Irec) aconteceu na semana passada no estado de Utah. Formada por 22 estudantes do ITA, a equipe Rocket Design conquistou o segundo lugar na competição, atrás apenas do grupo de alunos que representou o Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado uma das melhores faculdades de engenharia do mundo.
Na prática, o foguete desenvolvido pela equipe brasileira em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) alcançou altitude de dois quilômetros de altura a mais de 750 km/h. Em seguida, o foguete foi recuperado com uso de paraquedas, sendo localizado no meio do deserto de Green River. O resultado foi o melhor já alcançado pela equipe e pelo Brasil na disputa.

“Para nós, foi muito engrandecedor estar entre as melhores universidades do mundo e dividir o pódio com uma universidade renomada mundialmente como o MIT", afirmou o estudante de engenharia e integrante da equipe Marcio Fernando da Justa Sena, de 26 anos. Para ele, o diferencial da equipe brasileira ante as demais foi o desenvolvimento do próprio motor do foguete, uma vez que o Brasil não comercializa o material.
Histórico
Em quatro anos de participação na Irec, a equipe Rocket Design já conquistou quatro prêmios em diferentes categorias. Neste ano, competiram estudantes de países como Índia, Eua, Canadá, Turquia e Egito. “Arrisco dizer que essa é uma das maiores conquistas e alegrias da minha vida estudantil. Ser proveniente de um país que não possui tradição no setor aeroespacial e ter a oportunidade de mostrar ao mundo que temos engenharia de qualidade, é motivo de muito orgulho”, diz.

Vacinação contra a gripe é prorrogada até quarta-feira em Mogi

Cidade já imunizou 80% do público-alvo.Novos grupos foram inseridos na lista de pessoas a serem vacinadas.

A Campanha de Vacinação de combate à gripe foi prorrogada até esta quarta-feira (8) em Mogi das Cruzes. A ação incluiu novos grupos para a imunização: professores e funcionários de escolas dos ensinos infantil, fundamental e médio das redes pública e privada, integrantes das Polícias Federal, Militar, Bombeiros, Polícia Civi, Exército, Aeronáutica e Marinha, funcionários dos Correios, motoristas e cobradores de ônibus das linhas estaduais e municipais. A medida atinge ainda os moradores de rua, refugiados, funcionários da Defensoria Pública Estaduais e Municipais, funcionários da coleta de lixo e da limpeza das ruas.
A campanha iniciada no início de maio em Mogi das Cruzes, já vacinou mais de 80 mil pessoas, o que corresponde a 80% na média geral entre o público-alvo, índice mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, os grupos importantes ainda estão abaixo da meta: crianças de seis meses a quatro anos e gestantes. Em Mogi, as doses continuarão disponíveis nas unidades de saúde enquanto houver estoques.
A vacina protege contra os tipos mais comuns da gripe, responsáveis pelas epidemias sazonais e doenças respiratórias, como pneumonia e resfriados mais fortes. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
Cuidados
Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio, como cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas, evitar locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão, manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente os lenços de papel no lixo.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Gol permite que passageiro use celular durante todo o voo, em modo avião


Ricardo Gallo De São Paulo

A Gol liberará, a partir desta terça-feira (7), o uso de celulares durante todo o voo –desde que no modo avião, em que não há transferência de dados ou conexão à internet.
A autorização foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última quinta-feira (2). Trata-se da primeira companhia aérea a ter esse aval –a agência também analisa pedidos similares da TAM, da Azul e da Avianca.
A partir desta terça, não será mais pedido aos passageiros para desligarem os celulares assim que o avião ligar os motores. Na prática, poderão ficar ligados, durante todo o voo, celulares, tablets, videogames, notebooks e leitores de livros digitais, entre outros. Hoje, eles têm de ser desligados quando o avião está prestes a decolar ou a aterrissar; podem operar assim que a aeronave atinge 3.048 metros, ou 10 mil pés. Fazer chamadas e navegar na internet, porém, continuam proibidos.
 Imagem
Há outra mudança, esta a adaptação a um hábito já consagrado entre os passageiros: será oficialmente permitido ligar o celular, conectar-se à internet ou fazer chamadas tão logo o avião pouse. Hoje as companhias informam aos passageiros que isso não é autorizado.
Na decolagem e no pouso, os equipamentos terão que ser guardados, mesmo ligados, por segurança; uma freada brusca, por exemplo, pode fazer algum aparelho voar na cabine e machucar um passageiro. Da mesma maneira.
Há um mês, a Gol anunciou também que, a partir de 2016, passará a ter wi-fi a bordo dos aviões, serviço já oferecido hoje por empresas americanas que voam para o Brasil.
ATRASO
O que começa a entra em vigor nesta terça com uma única companhia aérea já vale nos Estados Unidos desde 2013. Lá, a indústria conseguiu comprovar que não há interferência significativa de equipamentos eletrônicos no avião.
No ano passado, a Europa anunciou uma nova etapa: abriu caminho para que passageiros possam também trocar mensagens de texto e se conectar à internet. Isso não se aplica a períodos antes e durante pousos e decolagens. O Brasil ainda não tem previsão de implantar esse uso.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Defesa e Saab acertam prazo maior para caças


Em cima da hora, o Ministério da Defesa e a empresa sueca Saab acertaram uma prorrogação do prazo de assinatura do contrato de financiamento dos caças Gripen NG, escolhidos no projeto F-X2 para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O prazo, que vencia ontem, foi adiado para o fim de outubro. Até essa data, no entanto, o combinado é que deverá haver a aprovação do contrato pelo Congresso Nacional.
O comandante da FAB, Nivaldo Rossato, e executivos da Saab estiveram ontem com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, para tratar do assunto. Wagner transmitiu o recado de que não há possibilidade de recuo na compra dos caças Gripen e prometeu empenho para resolver definitivamente a questão do financiamento.
O acordo para a compra dos caças, no valor de US$ 5,4 bilhões, foi assinado em outubro do ano passado. O Ministério da Fazenda pretende renegociar as taxas de juros que foram objeto de acordo, alegando que houve recuo desde a assinatura do contrato.
O financiamento tem como base a CIRR, taxa de empréstimo praticada por agências oficiais de crédito à exportação dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), calculada com base na remuneração dos títulos públicos emitidos no mercado doméstico de cada país.
Nos bastidores, os suecos argumentam que a renegociação da taxa representaria violação do Arranjo de Crédito à Exportação da OCDE e poderia gerar punições no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O arranjo, segundo afirmam os fornecedores dos caças, define que a taxa válida é aquela do momento do contrato.
Para a Fazenda, o objetivo é reduzir os custos totais do financiamento ao longo do tempo, mas não há tanta preocupação com o reflexo fiscal imediato da aquisição dos caças. Embora o Orçamento de 2015 tenha reservado R$ 1 bilhão para o programa F-X2, esse montante não precisa ser desembolsado imediatamente. Basta que os recursos, mesmo não em sua totalidade, sejam empenhados e deixados como restos a pagar para exercícios seguintes.

OUTRAS MÍDIAS


HÔTELIER NEWS


Gol Linhas Aéreas lança novo voo entre Buenos Aires e Natal (RN)

O Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, recebeu no último final de semana seu primeiro voo direto para a cidade de Buenos Aires, na Argentina. O novo destino internacional será operado pela Gol Linhas Aéreas com uma frequência semanal aos sábados.
O avião parte às 23h55 e chega à capital argentina às 5h05 da manhã. O voo tem duração de 5h40 e será operado com Boeing 737-800 com capacidade para 187 passageiros e duas opções de classe, Comfort ou Econômica.
O voo de volta de Buenos Aires para Natal possui o mesmo itinerário, partindo às 23h55 do Aeroporto de Ezeiza, chegando em solo potiguar às 5h05 da manhã.
Buenos Aires é o segundo destino internacional do Terminal potiguar, que hoje conta com voo direto para Lisboa, Portugal. O avião da companhia aérea TAP parte todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos.
Este ano, o CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea), órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, definiu um aumento de 11% na capacidade do sistema de pista do Aeroporto de Natal que passa a operar 30 movimentos/hora, se destacando com a maior capacidade de pista do nordeste brasileiro.

AQUI ACONTECE (AL)


Crianças do Serviço de Convivência visitam sede da Aeronáutica

Um grupo formado por 12 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) visitou o núcleo da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado em Maceió, onde funciona a sede local da Aeronáutica. Os meninos e meninas, com faixa etária de idade entre 08 e 10 anos, participam das atividades inclusivas, oferecidas semanalmente, pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado.
A iniciativa de levar o grupo até o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – onde estão concentradas as bases visitadas – surgiu de um projeto desenvolvido pelos profissionais do SCFV, com foco no desenvolvimento intelectual e social das crianças incluídas no Serviço. Além de trabalhar as lições de cidadania e de promoção dos direitos das crianças e do adolescentes, o público-alvo dessas iniciativas tem a oportunidade de socializar em ambientes externos e expressar os conhecimentos adquiridos nas dinâmicas.
A assistente social da unidade e uma das articuladoras do projeto, Cláudia Lima, explicou que a reação das crianças superou as expectativas dos técnicos que fazem parte do projeto. “Muitos viram um avião pela primeira vez e, diante da reação dos pequenos, era impossível não se envolver, nem se emocionar com a satisfação que eles estavam sentindo”, contou.
Foi o que aconteceu com o pequeno Kauã Victor da Silva, de 08 anos. Antes de a turma sair para visitar o núcleo da FAB, ele já estava bastante ansioso e não parava um só momento de perguntar se alguém sabia da dimensão de uma aeronave. Além da pista para pouso e decolagem, todos visitaram as salas de controle e de manutenção das máquinas.
“Quando o Kauã viu o avião pela primeira vez, ele parou. Ficou imóvel por um tempo, olhou para o céu e os olhos começaram a brilhar. Eu tentava fazer com que ele falasse alguma coisa, mas não tinha jeito. Não saía nada. Foram longos momentos olhando aquele objeto enorme e a reação dele também fez com que a gente (técnicos do SCFV) ficasse paralisado diante de tamanha emoção”, disse Francisca Bomfin, facilitadora do grupo de crianças do Cras Dom Adelmo.
Kauã e os demais amiguinhos que visitaram o Aeroporto fazem parte das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na região do bairro do Prado e são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), programa oferecido pelo Cras.
O SCFV da Semas é um instrumento que prioriza o trabalho de promoção à qualidade de vida dos jovens e adultos de Maceió. Oferecido gratuitamente nas 12 unidades de Cras e Centros específicos, a ação beneficia quase dois mil usuários – entre eles crianças, adolescentes, mulheres e idosos – por mês.

JORNAL O DIÁRIO.COM


Esquadrilha da Fumaça é atração na Feira Internacional de Aviação

A Esquadrilha da Fumaça se apresenta nesse domingo (12) na 18ª Feira Internacional de Aviação (EAB Air Show 2015) em Maringá. A apresentação do grupo da Força Aérea Brasileira vai ser no último dia do evento que começa nessa quinta-feira (9) as 10h no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior.
No domingo, a entrada vai ser gratuita. Os visitantes podem colaborar doando 1kg de alimento não perecível. Trata-se da segunda apresentação da Esquadrilha da Fumaça após substituição da aeronave T-27 Tucano A-29 Super Tucano. O grupo inaugurou em Pirassununga (a 582,6 km em Maringá).
O Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso diz que a troca de aeronaves exigiu muitos treinamentos e voos para conhecimento do equipamento e adaptação do display de demonstração. "Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho", diz.
Os novos aviões da esquadrilha são mais velozes, permitindo manobras que não eram mais realizadas. Além disso, são equipados com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves "escreverem" nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.

Portal Jaguaruna.com (SC)


Geiv-Grupo Especial de Inspeção de Voo realiza voo de inspeção parcial em Jaguaruna

Com o objetivo de homologar os equipamentos de navegação do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, oficiais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) sobrevoaram e testaram com a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), os equipamentos PAPI e NDB. “A inspeção destes equipamentos faz parte de uma das etapas para a homologação por instrumentos do Aeroporto. Os testes foram positivos, mas não significa a reta final ainda para a homologação, é preciso aguardar o relatório final para que se tenha as cartas aeronáuticas”, explica o gerente de navegação da RDL Aeroportos, Pedro Luiz de Machado.
O NDB é a estação de navegação transmissora do Aeroporto e o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de luzes, colocados geralmente ao lado esquerdo da pista, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final à pista, para aterrar. Este equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas (37 Km) à noite.
Pedro ressalta que o processo está evoluindo mas não se pode estipular datas justamente porque os órgãos federais incumbidos da homologação trabalham de forma independente. “O trabalho da RDL e do Governo do Estado está sendo intenso para agilizar ao máximo a homologação por instrumentos, mas existem órgãos federais envolvidos que precisam cumprir todas as exigências e etapas necessárias para segurança da operação e dos usuários”, afirma o Gerente.

CORREIO DE CORUMBÁ


18ª Brigada de Infantaria de Fronteira desencadeia hoje Operação Atalaia

Desde às 08h de hoje (06), foi deflagrada a Operação Atalaia que tem por objetivo combater delitos transfronteiriços e ambientais na fronteira Oeste do Brasil. Estão sendo empregados 400 militares do Exército Brasileiro em conjunto com cerca de 120 integrantes do Departamento da Polícia Federal (DPF), Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP-MS), Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), Polícia Militar e Civil do Estado do Mato Grosso do Sul (6º BPM/Corumbá), Bombeiro Militar do Estado do Mato Grosso do Sul (3º GBM), Guarda Municipal de Corumbá e da AGETRAT.
Além do combate a delitos, busca-se a estreita coordenação entre os órgãos do Poder Executivo, particularmente as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização das esferas Federal, Estadual e Municipal.
Durante a Operação Atalaia, serão desdobrados diversos postos de bloqueio em estradas e rios com a revista de pessoas, automóveis e embarcações.
O Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira informa que a tropa atuará dentro da legalidade, de acordo com o Artigo 142 da Constituição Federal de 1988, Lei Complementar n° 97, de 09 de junho de 1999 (Organização, Preparo e Emprego das forças Armadas), atualizada pela Lei Complementar n° 117, de 02 de setembro de 2004 e pela Lei Complementar n° 136, de 25 de agosto de 2010.

PLANETA UNIVERSITARIO.COM - BRASIL


Mais médicos - Grupo de supervisão acadêmica fará visitas no Pará e Amazonas

O Ministério da Educação inicia este mês uma missão de supervisão acadêmica do programa Mais Médicos na região Norte. O trabalho caberá a uma força-tarefa, que supervisionará médicos atuantes em várias cidades do interior dos estados do Amazonas e do Pará. O grupo especial de supervisão visitará os profissionais durante uma semana. No Amazonas, as atividades irão do dia 13 ao dia 17 próximos, com 14 supervisores para 57 médicos. No Pará, do dia 20 ao dia 25 próximos, serão 13 supervisores para 54 médicos. O grupo especial é formado por médicos da área de saúde coletiva, medicina de família e comunidade ou da área de clínica médica, vinculados a instituições que aderiram ao programa.
A supervisão acadêmica do programa Mais Médicos é atribuição do MEC. A Diretoria de Desenvolvimento de Educação em Saúde (DDES) da Secretaria de Educação Superior (Sesu), em parceria com a Universidade de Brasília, gerencia o grupo de supervisão. A iniciativa visa a garantir o controle e a orientação da atuação médica nas áreas de mais difícil acesso do país.
A ação envolve ainda a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Secretaria de Saúde do Amazonas (Sesam) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Para chegar aos municípios, são usados meios de transporte como aviões, barcos, balsas e carros. A logística envolve os ministérios da Saúde e da Defesa, as Forças Armadas e as secretarias de saúde dos estados.
No Amazonas, o grupo supervisionará os municípios de Amaturá, Barcelos, Canutama, Fonte Boa, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tapauá e Tonantins. No Pará, receberão as visitas as cidades de Água Azul do Norte, Aveiro, Bannach, Cumaru do Norte, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Ourilândia do Norte, Placas, Prainha, Rio Maria, Terra Santa, Trairão, Tucumã e Xinguara.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented