Aeroporto de Québec e SITA utilizam Apple Watch para aprimorar as operações aeroportuárias
Aeroporto de Québec e SITA utilizam Apple Watch para aprimorar as operações aeroportuárias ...
A SITA, especialista em TI para o transporte aéreo, e Aeroporto Internacional de Québec, no Canadá, anunciam a primeira utilização mundial do Apple Watch™ para agentes aeroportuários. Essa é mais uma da uma série de "primeiros" do mundo para o SITA Lab, equipe de pesquisa e desenvolvimento da SITA, que segue como pioneira na comunidade de transporte aéreo na implementação de novas tecnologias. O aeroporto utilizará os relógios para se conectar à solução Airport Management da SITA, que já está em uso no aeroporto, através do envio de alertas operacionais regulares aos gestores do aeroporto com o objetivo de garantir que as atividades aeroportuárias ocorram sem problemas.
Marc-André Bédard, vice-presidente da aérea de TI do Aeroporto Internacional de Québec, afirma: "Estamos sempre à procura de novas tecnologias que aprimorem nossas operações, a fim de atender melhor nossos passageiros. A tecnologia vestível é uma área de interesse para nós. Com o Apple Watch e o Airport Management da SITA juntos, nossos gerentes do aeroporto receberão notificações importantes no momento correto para agir conforme necessário.
Por exemplo, se dois aviões estiverem chegando simultaneamente no mesmo portão ou houver um atraso em determinado portão, os gestores recebem um aviso. Antes, eles precisariam pegar seus tablets e checar as notificações. Com o relógio inteligente, um alerta vibratório é enviado para o pulso a cada update com informações vitais, o que permite que os gestores tomem ações mais imediatas."
A equipe do SITA Lab desenvolveu o aplicativo para o aeroporto e gerenciou a integração de todos os sistemas de trabalho para conectar o Apple Watch à solução Airport Management da SITA. A solução da SITA, que está em uso em 150 aeroportos de 48 países, simplifica as operações aeroportuárias, permitindo ao aeroporto controlar todas as operações a partir de um único centro de controle, bem como se adaptar a um ambiente em constante mudança. Isso inclui acesso a todas as informações necessárias para a tomada de decisões e, também, gerenciamento de recursos em tempo real. Oferece um novo nível de inteligência de negócios que permite que os aeroportos equilibrem eficiência operacional e resultados de negócios.
Jim Peters, CTO da SITA, comenta: "Esse é mais um exemplo de como a SITA lidera o caminho na implementação de novas tecnologias para a comunidade de transporte aéreo. Com o relógio da Apple no aeroporto de Québec, é possível se beneficiar de todo o potencial do Airport Management da SITA para fornecer informações e atualizações para a equipe aeroportuária de maneira mais ágil. Claro que o cartão de embarque API da SITA já opera com o relógio, e a equipe queria maneiras diferentes de teste para aproveitar os benefícios da nova tecnologia da Apple".
O Aeroporto Internacional de Québec operou mais de 1,5 milhão de passageiros, em 2014, um aumento de 6,7% em comparação com 2013. Hospeda 10 companhias aéreas que oferecem múltiplas conexões para diversos destinos da América do Norte, América Central, Caribe, México e Europa, com serviço diário para os principais centros no nordeste da América do Norte.
* O Apple Watch é uma marca comercial da Apple Inc., registrada nos EUA e outros países
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicações de transporte aéreo e soluções de TI. Propriedade da indústria, a SITA fornece soluções para as companhias aéreas, aeroportos, GDS e governos, a mais extensa rede de comunicações do mundo. Seu portfólio abrange todos os aspectos da indústria de comunicações globais gerenciados para passageiros, bagagem, voo e operações de aeronaves, gestão das fronteiras e ar-terra comunicações. Com presença em mais de 400 aeroportos em todo o mundo, a SITA fornece um serviço exclusivo para seus 450 membros da indústria de transportes aéreos e 2.800 clientes em mais de 200 países. Em 2013, a SITA teve receita consolidada de US$ 1,63 bilhão.
Para mais informações, visite: www.sita.aero.
Leia também: