Aeroporto de Navegantes simula emergência aeronáutica
Aeroporto de Navegantes simula emergência aeronáutica ...
Para testar a agilidade e a eficiência das equipes de socorro, o Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC) realizou, em 17/7, o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea). O simulado tem o intuito de avaliar o Plano de Emergência do aeroporto, observar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas, além de testar todos os recursos disponíveis para uma situação real de acidente aéreo.
A simulação contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre representantes da Defesa Civil, socorristas da cidade de Navegantes e cidades vizinhas, além da Guarda Municipal e a comunidade aeroportuária.
No exercício, que envolveu 17 passageiros e dois tripulantes, houve a simulação de um acidente onde, no momento do pouso, o pneu esquerdo estoura, causando assim a quebra do trem de pouso, seguido de um princípio de incêndio, tirando a aeronave da pista. Na ação, os voluntários são alertados pelo sistema de som do aeroporto e equipes de socorro da região são acionadas para o resgate e transporte de possíveis vítimas até o hospital mais próximo.
O superintendente do Aeroporto de Navegantes, Edson Antunes Nogueira, explicou que o treinamento é necessário para que os profissionais estejam aptos em qualquer situação. “A Infraero mantém um corpo de voluntários e treina esse grupo para manter um contingente preparado para uma emergência”, explicou. O simulado ocorre a cada três anos e faz parte da formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). Os trabalhos são encerrados com a entrega de certificados e uma avaliação do trabalho de resgate para que possíveis erros possam ser corrigidos.
Leia também: