Novo terminal de cargas dará maior competitividade à cadeia produtiva de Tocantins
Novo terminal de cargas dará maior competitividade à cadeia produtiva de Tocantins ...
A entrada em operação do Terminal de Logística de Carga (Teca) de Palmas (TO), no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, poderá representar uma nova etapa para a economia do Estado. O assunto foi tema do seminário “Novas Fronteiras - Desenvolvimento do Comércio Internacional”, realizado nesta terça-feira (9/6) na capital tocantinense. Na avaliação do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, foi uma oportunidade para mostrar ao empresariado as vantagens de se ter um terminal alfandegado no Estado e como essa estrutura poderá auxiliar no desenvolvimento da região. Os próximos passos, segundo ele, são as medidas, em conjunto com a Receita Federal, para o alfandegamento do espaço.
“O terminal está pronto para receber cargas nacionais, mas para receber cargas internacionais, mesmo oriundas de outros aeroportos, é necessário que tenhamos o processo de alfandegamento concluído”, disse. A estimativa é que seja possível processar mercadorias internacionais até o final deste ano.
O presidente da Infraero avaliou ainda que há um grande potencial para o crescimento do terminal em virtude da localização do Estado, situado na confluência de diversos modais de logística como o rodoviário, ferroviário, e, agora, o aéreo. Ele lembrou que "o fluxo de comércio exterior registrado no estado em 2014, entre importações e exportações, foi superior a US$ 1 bilhão. Desse total de receita, apenas 3,29% foram processados pelo modal aéreo. De modo que nós temos um campo muito grande para crescermos dentro desse conceito de logística que é o segmento aéreo”, pontuou.
A construção do terminal recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões. O complexo logístico abrange 4,19 mil m², que contemplam a área externa - com estacionamento de caminhões – e a área interna, onde estão localizados o armazém para processamento da carga, com área exclusiva para depósito de cargas de alto valor, e o estacionamento para caminhões próximo às docas.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que contou com a presença da vice-governadora do Estado, Cláudia Lelis; de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (Fieto), da Associação Comercial e Industrial de Palmas, da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Após o seminário, foi realizada uma visita às instalações do terminal de logística no aeroporto.
Leia também: