|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 12/05/2015 / NASA constrói drone híbrido entre helicóptero e avião ...

NASA constrói drone híbrido entre helicóptero e avião ...




A Nasa anunciou que concluiu os primeiros testes de um drone capaz de alterar seu modo de voo em pleno ar, unindo as melhores características de helicóptero e avião. O GL-10 Greased Lightining é um drone de 28 quilos movido a bateria que tem a capacidade de manobra e de decolagem vertical de um helicóptero, além da velocidade e autonomia de um avião. Apesar de os experimentos com o GL-10 acontecerem desde o ano passado, a Nasa afirma que apenas na semana passada conseguiu realizar um primeiro voo teste no qual conseguiu completar a transição entre os diferentes modos de navegação. "Até agora fizemos isso em cinco voos. Ficamos sem reação", diz Bill Fredericks, engenheiro aeroespacial da Nasa, em um comunicado ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Corpo de piloto desaparecido após queda de avião é encontrado, no PA

Piloto saiu de Novo Progresso levando combustível para garimpo na região. Corpo foi encontrado por populares, segundo a Polícia Civil.

ImagemO corpo do piloto desaparecido na queda de um avião em uma aldeia indígena na região de Novo Progresso, no último sábado (9), foi encontrado por volta de 11h desta segunda-feira (11), segundo informações da Polícia Civil divulgadas nesta tarde. Populares teriam localizado o corpo no rio Curuá, próximo à área onde o avião caiu. O Corpo de Bombeiros de Itaituba, que atende a região, afirmou que o monomotor partiu de Novo Progresso, sudoeste do Pará, levando combustível que seria entregue em uma área de garimpo na região.

De acordo com a polícia, o corpo de Celso Gomes de Araújo, de 46 anos, teria sido levado pela correnteza do rio, e já estaria próximo da pista. Equipes foram acionadas para remover o corpo, que foi encaminhado para o Hospital de Novo Progresso e segue ainda nesta tarde em um avião particular para Campo Grande (MS). Segundo a delegacia do município, o piloto seria experiente e já teria sofrido acidente semelhante.

A Polícia Civil de Novo Progresso, responsável pelas buscas na região, declarou ainda que o piloto chegou a informar a pane na aeronave, e que tentou fazer um pouso de emergência na água, próximo à aldeia do Baú, mas não conseguiu.
  
 Destroços

De acordo com a assessoria de imprensa da Força Aérea, os destroços encontrados por índios Kayapó no último domingo (10) são de um monomotor modelo Cessna 182, com prefixo PT-CND. Ainda segundo a assessoria, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) ficou cientes do caso, mas nenhuma equipe foi deslocada para a área e caberia às autoridades policiais dar continuidade às buscas.

Voos são cancelados no Aeroporto de Florianópolis devido a vento forte

Cinco aeronaves deixaram de pousar e cinco de decolar do Hercílio Luz. Às 21h40, aviões já pousavam e decolavam normalmente.

Devidos a fortes ventos, 10 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, no final da tarde e início da noite desta segunda (11). No total, cinco aeronaves deixaram de pousar na capital e outras cinco, de decolar.
Perto das 17h33, houve o primeiro cancelamento. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), três aviões vindos de Congonhas, um de Campinas e outros de Guarulhos deixaram de pousar em Florianópolis.
Deixaram de partir da capital dois voos para Porto Alegre, um para Congonhas, um para Guarulhos e outro para o Rio de Janeiro. Perto das 21h40, os pousos e decolagens já estavam normalizados, segundo a Infraero. De acordo com a entidade, os ventos atingiram de 35 a 50 nos, o equivale de 64 a 92km/h.
Falta de luz

Pelo menos 55 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na Grande Florianópolis na noite desta segunda. De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, São José e Governador Celso Ramos foram afetados.
O vento derrubou galhos e árvores que danificaram a distribuição de energia, além de lançar objetos contra a rede. Em Florianópolis, cerca de 20 mil unidades ficaram sem luz. Já em Palhoça foram aproximadamente 11 mil, assim como em São José. Em Biguaçu, pelo menos 7 mil unidades consumidoras foram afetadas e em Governador Celso Ramos foram 2,4 mil.

Encontrado corpo de marinheiro que desapareceu no rio Paraguai em MS

Marinheiro estava desaparecido desde sexta (8) em Porto Murtinho. Segundo Marinha, corpo estava a 30 quilômetros do local onde caiu.

O corpo do marinheiro brasileiro desaparecido foi encontrado às margens do rio Paraguai, em Porto Murtinho (MS), na manhã desta segunda-feira (11). Segundo informações da Marinha, o homem foi encontrado morto a 30 quilômetros do local onde caiu.
O corpo foi encontrado por volta das 7h30 (de MS). De acordo com a Marinha, o piloto de um barco avistou o corpo às margens do rio e informou a equipe de buscas.
Além das características físicas, o homem foi identificado porque estava com os documentos pessoais dentro do bolso da calça. Ele será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Jardim.
O marinheiro, que estava desaparecido desde sexta-feira (8), estava no Navio Transporte Fluvial Almirante Leverger e quando voltava para o navio em Porto Murtinho, caiu no rio.

Avião da Força Aérea filipina 'mergulha' na pista de aeroporto

Acidente não deixou feridos. Pousos e decolagens foram atrasados por conta do fechamento da pista.

Da Reuters

ImagemUm avião da Força Aérea das Filipinas sofreu um acidente no aeroporto de Legazpi City nesta segunda-feira (11), durante o pouso. O Fokker F27 "mergulhou" na pista devido a uma falha no trem de pouso. O acidente não deixou feridos, mas gerou atrasos nos voos programados do aeroporto, de acordo com o capitão da Força Aérea Luisito Angeles.


JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Aeroporto de Salvador é interditado de novo para reparos na pista

Pista foi fechada após chuvas abrirem buracos no pavimento; voos em aviões de grande porte são desviados para Aracaju e Recife

Tiago Décimo

SALVADOR - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) voltou a interditar a pista principal do Aeroporto Internacional de Salvador, no início da tarde desta segunda-feira, 11, para realizar obras no local. A pista já havia sido fechada na tarde de domingo, 10, depois que as fortes chuvas que atingiram a cidade abriram buracos no pavimento.
De acordo com a Infraero, a nova interdição foi causada pela necessidade de pintura das faixas de sinalização da pista e o reparo deve durar até o fim da tarde.
Por causa dos danos, a maioria dos pousos e decolagens previstos para o terminal foi cancelada ou adiada. Os voos para a capital baiana em aviões de maior porte que não foram cancelados estão sendo desviados para os Aeroportos de Aracaju e do Recife. Apenas aviões menores estão sendo autorizados a trafegar no local, usando a pista auxiliar do aeroporto.
Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães Segundo a Infraero, passageiros de voos que tenham origem, destino ou escala em Salvador devem procurar a companhia aérea responsável pelo trecho para orientação sobre a viagem.

JORNAL O POVO (CE)


Longa "A Estrada 47" narra brasileiros que lutaram na Segunda Guerra

Coprodução entre Brasil, Itália e Portugal, longa A Estrada 47 narra a aventura de soldados enviados à Europa para lutar contra o nazismo


Demorou 70 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas finalmente o cinema brasileiro produziu um grande filme sobre a FEB (Força Expedicionária Brasileira) - à altura da participação do país no maior conflito da história humana.

A participação foi modesta, como era possível para um país muito subdesenvolvido; meros 25 mil homens enviados para lutar na frente italiana em 1944-1945, quando os principais beligerantes mediam suas forças em milhões.

Mas foi uma participação digna, honrada e repleta de interesse humano. A Estrada 47 captou tudo isso, além de ser um filme tecnicamente impecável.
O longa não aborda nenhuma das grandes batalhas da FEB, como os vários ataques fracassados e a eventual conquista de Monte Castello, ou a ainda mais importante tomada da pequena cidade de Montese. O enredo é totalmente fictício, embora com base real, e a história se passa no difícil inverno de 1944-1945.
Pracinhas de uma unidade de engenharia de combate são os protagonistas. Trata-se de uma tradição típica, um verdadeiro clichê, dos filmes de guerra americanos: um grupo de militares é o centro da atenção.
O grupo, no caso americano, costuma incluir um caipira do interior, um malandro de Nova York, um latino, um italiano, um judeu, ou, em raros filmes, um negro --as forças armadas americanas eram segregadas na Segunda Guerra; negros lutavam em unidades separadas.
A tropa brasileira inclui um sargento negro --as forças armadas do País não eram segregadas-- e pessoal de várias partes do País. A maioria da FEB foi recrutada no Rio, em São Paulo, Minas e estados do Sul, mas havia bom número de nordestinos também.
O personagem mais cativante do filme é conhecido como Piauí (Francisco Gaspar), um sujeito humilde e bem-intencionado que cria um belo relacionamento com um prisioneiro alemão.

Licenças poéticas

O sargento negro, sambista, tem o significativo nome Laurindo (Thogun Teixeira). Os veteranos da FEB associam o nome a um momento de pânico de um batalhão que recuou no alto de uma colina. Na época, havia um samba com o verso “Laurindo desce o morro”. Depois, o batalhão se redimiu do apelido vergonhoso.
O pequeno grupo do filme também entrou em pânico. Para se redimir, eles se dão a missão de retirar minas de uma estrada, a tal 47. Na verdade, não havia estrada com esse número na região da FEB --claro, trata-se de ficção, com algumas licenças poéticas.
O agrupamento de soldados acaba recebendo por acaso um correspondente de guerra, Rui (Ivo Canelas). Pode ser uma homenagem a Rui Brandão, do Correio da Manhã; ou mesmo a Rubem Braga, do Diário Carioca.
Nenhum desses correspondentes ligados à FEB teve acesso a situações perigosas. Não pegaria bem na ditadura Vargas ter um jornalista morto.
O jornalista Rui usa um jipe com o nome Osvaldinho. O especialista logo reconhece o nome: era o jipe do general de brigada Osvaldo Cordeiro de Farias, comandante da artilharia da FEB, que batizou o jipe com o nome do filho.
Nunca houve um filme brasileiro de guerra tão tecnicamente bem-feito. As cenas de combate são corretas; os tanques americanos são de fato o clássico M-4 Sherman. As cenas são filmadas em lugares que representam perfeitamente a Itália onde a FEB lutou.

“Um dia tudo isso será esquecido”, diz um dos personagens. De fato, isso aconteceu. Poucos no Brasil de hoje lembram ou conhecem a epopeia da FEB. Esse filme felizmente pode ajudar a sacudir a memória dos compatriotas. (Folhapress)
Serviço
A Estrada 47
Direção: Vicente Ferraz
Elenco: Daniel de Oliveira, Júlio Andrade e Richard Sammel
Produção: Brasil, 2013, 12 anos

JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Airbus mantém programa de voos de teste do A400 M após acidente

Empresa tem 58.000 empregados no mundo, 7.000 na Espanha, onde está centralizada a unidade de produção de aviões de transporte militar

A Airbus anunciou nesta segunda-feira que vai prosseguir com o programa de voos de teste do A400M, apesar do acidente do avião de transporte militar em Sevilha (Espanha), que deixou quatro mortos.
"Não suspendemos nosso próprio voo de testes", afirmou à AFP um porta-voz da Airbus sobre o programa do avião militar. O acidente com um A400M aconteceu no sábado durante o primeiro voo de teste.
O próximo voo de teste acontecerá em Toulouse. À espera das conclusões da investigação e da análise das caixas-pretas, a Malásia se tornou o quarto país a suspender os voos do A400, depois de Alemanha, Grã-Bretanha e Turquia.
A França, que possui seis aviões do tipo, mantém os voos "prioritários", anunciou o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian. A Airbus tem 58.000 empregados no mundo, 7.000 na Espanha, onde está centralizada a unidade de produção de aviões de transporte militar. As ações do grupo Airbus operavam em queda de 3% na Bolsa de Paris nesta segunda-feira.

OUTRAS MÍDIAS


D24AM


Processo seletivo oferece salários entre R$ 790 e R$ 2,7 mil no Amazonas

Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) abre inscrições, dia 20, para o certame
Laís Motta

Manaus - A partir do dia 20, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), ligada ao Comando da Aeronáutica, abrirá as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) com diversos cargos em nível Fundamental, Médio e Superior. Os salários oferecidos podem variar de R$ 790 a R$ 2,7 mil.
O edital não especifica o número de vagas, mas informa que há formação de cadastro reserva.
A seleção atenderá diretamente à demanda dos projetos e obras de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária em cidades do Amazonas (Eirunepé, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Itacoatiara e Manaus); do Acre (Santa Rosa do Púrus, Rio Branco), Roraima (Surucucu) e Pará (Monte Alegre e Belém).
Entre os requisitos, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de 18 anos completos e idade máxima de 69 anos, estar regular com a Justiça Eleitoral, estar regular junto à Secretaria da Receita Federal, no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e possuir a habilitação exigida para a função e demais qualificações requeridas no processo. O processo seletivo terá análise documental e avaliação de saúde.
Para nível Fundamental, há cargos como ajudante de estruturas metálicas, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, servente de obras, vigia, bombeiro hidráulico, borracheiro, carpinteiro, garçom, mecânico de manutenção de máquina em geral, mestre de obras, montador naval, operador de caldeira, operador de máquinas de construção civil e mineração, prático de portos, serralheiro, soldador naval, entre outras.
No Ensino Médio, há funções como almoxarife, assistente administrativo, supervisor de construção naval, técnico agrícola, técnico em arquivo, técnico em contabilidade, técnico em manutenção de equipamentos de informática, técnico florestal, técnico naval e telefonista.
Para pessoas com Ensino Superior, há cargos de administrador, analista de sistemas, arquiteto, contador, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, geólogo, nutricionista, psicólogo, entre outras.
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site da Comara (www.comara.aer.mil.br) e entregar, juntamente com a documentação, nos locais especificados. De acordo com o edital, as incrições podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 até 12 de junho. Não será cobrado taxa de inscrição.
Os locais de inscrição são: Destacamento de Apoio à Comara em Manaus, auditório do Sermob, Avenida Rodrigo Otávio, s/nº , bairro Crespo; Destacamento de Apoio à Comara em Tabatinga, Rua AT - 16, nº 1249, bairro Comara; Destacamento de Apoio à Comara em São Gabriel da Cachoeira, Avenida Castelo Branco, nº 633, bairro Fortaleza; Destacamento de Apoio à Comara em Moura, Rua Principal, s/nº, Vila de Moura; Destacamento de Engenharia da Comara em Yauaretê, Rua Projetada, nº 120, bairro Centro; além de demais endereções fora do Amazonas.

REVISTA INFO


NASA constrói drone híbrido entre helicóptero e avião

Gabriel Garcia

ImagemA Nasa anunciou que concluiu os primeiros testes de um drone capaz de alterar seu modo de voo em pleno ar, unindo as melhores características de helicóptero e avião.
O GL-10 Greased Lightining é um drone de 28 quilos movido a bateria que tem a capacidade de manobra e de decolagem vertical de um helicóptero, além da velocidade e autonomia de um avião.
Apesar de os experimentos com o GL-10 acontecerem desde o ano passado, a Nasa afirma que apenas na semana passada conseguiu realizar um primeiro voo teste no qual conseguiu completar a transição entre os diferentes modos de navegação.
"Até agora fizemos isso em cinco voos. Ficamos sem reação", diz Bill Fredericks, engenheiro aeroespacial da Nasa, em um comunicado.
A agência espacial americana divulgou um vídeo mostrando o GL-10 em ação. As asas da aeronave, com envergadura de 3 metros, carregam oito rotores, enquanto outros dois ficam instalados na cauda.

Fredericks afirma que o design inicial do GL-10 previa um aparelho duas vezes maior e movido por um motor híbrido diesel/elétrico. Mas uma série de acidentes, chamados pelo engenheiro de "pousos forçados", fez com que a Nasa resolvesse diminuir o tamanho do drone.
O atual protótipo, construído com fibra de carbono, poderá ter diversas aplicações práticas. "Ele pode ser usado para entregar pequenos pacotes ou na vigilância e mapeamento de colheitas. Uma versão maior também seria uma ótima opção para um veículo aéreo para quatro pessoas", afirma Bill Fredericks.
O próximo passo no desenvolvimento do drone será testar a eficiência aerodinâmica do Greased Lightning. A equipe da Nasa acredita que o conceito ainda é quatro vezes mais aerodinâmico no modo avião do que como helicóptero e quer diminuir essa relação.
Fonte: Nasa

BAND


Thomaz Alckmin: falta de parafuso teria causado queda

Filho do governador de São Paulo e mais quatro pessoas morreram no acidente com aeronave, que aconteceu em 2 de abril

A falta de um parafuso pode ter sido a causa do acidente de helicóptero que matou Thomaz, filho do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), e mais quatro pessoas no início de abril. As informações são da colunista da BandNews FM e do jornal “Folha de S.Paul”, Mônica Bergamo.
As investigações preliminares mostram que a haste que conecta um dos três comandos da aeronave aos demais pode não ter sido parafusada. Com isso, o piloto não teria conseguido acionar o comando cíclico - justamente o que ordena a aeronave a fazer curvas à esquerda e à direita.
É como se o motorista de um carro girasse a direção para a direita e ela estivesse desconectada, fazendo com que o carro seguisse reto. Com um dos três comandos desligado, a aeronave entrou em pane.
Outra etapa das análises já tinha mostrado que uma das pás bateu na estrutura do helicóptero e quebrou.
Após o acidente, peritos haviam encontrado há 800 metros do local da queda uma das pás do aparelho, do modelo EC 155, considerado um dos mais modernos e seguros do mundo.


O acidente
O helicóptero da empresa Seripatri Participações decolou na tarde do dia 2 de abril da empresa de manuitenção Helipark, em Carapicuíba, Grande São Paulo, e caiu pouco depois sobre uma casa.
Além de Thomaz, estavam na aeronave os funcionários da empresa Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, que pilotava o helicóptero no momento da queda e tinha mais de 30 anos de experiência, e Paulo Henrique Moraes, de 42 anos.
Os outros dois ocupantes, Erick Martinho, de 36 anos, e Leandro Souza, de 34, eram mecânicos da empresa de manutenção.
O helicóptero havia acabado de passar por uma revisão e fazia um voo de teste.

EPOCH TIMES


8 de maio de 1945: um dos mais belos capítulos da história do Brasil

A presidente Dilma Rousseff recuou mais uma vez não comparecendo às comemorações pela passagem do Dia da Vitória no Monumento dedicado aos mortos da FEB, no Aterro do Flamengo – RJ. O motivo, novamente, foi o temor de manifestações populares contrárias à sua presença. Foi um erro, uma vez que a ausência acentua falta de confiança no sucesso do esforço que tem que desenvolver para recuperar o espaço perdido na opinião pública. Mas não é esta a questão essencial.
A questão essencial é que 8 de maio representa uma importância histórica enorme para o Brasil. Ela esqueceu este aspecto, ou foi mal informada a respeito. O Dia da Vitória eterniza também a derrota do nazi-fascismo, da Alemanha de Hitler e da Itália de Mussolini. O Japão render-se-ia meses depois em agosto, da luta do Pacífico, derrotado pelos Estados Unidos.
A importância histórica para o Brasil é fortemente realçada pelo fato de nosso país ter sido o único da América do Sul a declarar, no final de agosto de 42, guerra a Alemanha, a Itália e ao Japão. Da América Latina quase também ocorreu o mesmo, pois o México declarou guerra ao eixo duas semanas antes de maio de 45. Além disso, o Brasil teve 21 navios mercantes covardemente afundados por submarinos alemães e foi também o país que forneceu aos Estados Unidos as bases aéreas de Natal e Recife, importantes para o combate aliado no Atlântico Norte. O presidente Franklin Roosevelt, inclusive veio a Natal, em 1943 encontrar-se com o presidente Vargas na capital do Rio Grande do Norte.
Não bastassem esses fatos, o Brasil foi palco, no Palácio Tiradentes, da reunião Panamericana de janeiro de 42, articulada e convocada pelo Chanceler Oswaldo Aranha no sentido de estabelecer um posicionamento comum contra a politica alucinada de Hitler. Aranha aproveitou a oportunidade para ressaltar a posição brasileira, embora não tenha sido seguido pelos demais países do Continente, os quais se mantiveram neutros em relação ao conflito que se generalizava na Europa e a partir de dezembro de 41, com o episódio de Pearl Harbor estendia-se aos Estados Unidos.
A FEB e a FAB
Para acrescentar a importância da participação brasileira, deve-se lembrar a presença no teatro da guerra dos integrantes da FEB e também da FAB. Mais de 400 soldados, sargentos e oficiais na Força Expedicionária Brasileira deixaram suas vidas nos campos da Itália. A participação brasileira nas tomadas das posições nazistas em Monte Castelo e Montese foram páginas heroicas registradas na história da guerra e acentuadas pelo General Mac Clark, comandante em chefe dos aliados na região.
Quando cito Monte Castelo e Montese como posições alemães é porque as forças italianas praticamente já haviam desaparecido de cena e o país fora ocupado pelos nazistas. A Itália assim sofreu duas ocupações: as de nossas forças comuns e das forças do nazismo. Mas isso hoje pertence ao passado.
Dilma Rousseff foi mal informada pela sua assessoria dos exemplos históricos que nesta página estou relatando e relembrando. Por isso, para o Brasil, 8 de maio de 1945 não é uma data qualquer. Pelo contrário: ela marca a nossa importância no plano externo. E, no plano interno, ela significa o desencadeamento de um processo que levou ao fim a ditadura de Getúlio Vargas iniciada em novembro de 37, com o Estado Novo, e terminaria com sua deposição a 29 de outubro de 45, a convocação de eleições no dia 2 de dezembro e a posse dos eleitos a 31 de janeiro de 1946, entre os quais o próprio Getúlio Vargas mais votado em vários estados, preferindo o mandato de senador pelo Rio Grande do Sul. Naquele tempo não havia a obrigação de domicílio eleitoral e o candidato podia ser eleito simultaneamente por vários estados. Foi o caso de Vargas. 
Constituinte de 46
Esse processo marca a redemocratização brasileira baseada na Constituinte de 46. Esta Carta Magna estendeu-se até 1964 com a deposição do presidente João Goulart. O processo democrático foi interrompido por 21 anos, como a história moderna registra e uma nova Constituição a de 1988 assinala.
Foi pena, portanto, que Dilma Rousseff não aproveitasse a soma de todos esses acontecimentos para se pronunciar vigorosamente nas comemorações do dia 8 de maio no Rio de Janeiro onde estão sepultados os heróis do passado. Ao transferir para Brasília a comemoração para recinto fechado no Palácio do Planalto, perdeu uma oportunidade de registrar e marcar sua presença num dos mais belos capítulos da história do Brasil. Mais do que um erro foi uma pena a sua desinformação.

DIÁRIO DO GRANDE ABC


Novo presidente da Agência, Donisete aposta em ajuste fiscal

Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) assume hoje a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e projeta fortalecimento da indústria de defesa na região para conter a baixa de produção das montadoras e a desaceleração da economia nacional.
Ao contrário do pessimismo generalizado no País, o petista confia que o ajuste fiscal aplicado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em contingenciar gastos, aumentar a carga tributária e remodelar benefícios sociais como o seguro-desemprego, vai começa a surtir efeito já no segundo semestre e trará segurança para “o setor privado voltar a fazer grandes investimentos”.

A receita de Donisete para o mandato de dois anos, até o fim de 2016, é articular os atores que compõem a entidade – sindicatos, municípios, associações comerciais e universidades – e criar ambiente de “convergência” entre indústria, serviços e comércio. A intenção é dar suporte para crescimento das atividades com ações como a parceria com o Sebrae, que oferece assessoria a comerciantes para turbinar as vendas e terá investimento de R$ 10 milhões este ano.
“Tenho falado com o Giovanni Rocco, secretário executivo da Agência, para mobilizar as sete associações comercias. É importante criar nova correlação com esse setor, até porque dialogam com pequeno e médio comércios. Terei um olhar especial ao potencial do Polo Petroquímico, que é representativo não só para Mauá e Santo André, onde temos as plantas das principais empresas, mas também a cadeia produtiva do setor que envolve Diadema, São Bernardo e a Região Metropolitana”, pontuou o petista.
O setor de defesa engloba 26 empresas na região e será turbinado com a chegada da companhia sueca Saab a São Bernardo, onde investirá R$ 150 milhões para produzir parte dos caças Gripen, que servirão ao Ministério da Defesa, a partir de 2017. O cuidado com o setor foi redobrado depois das notícias negativas das montadoras, o principal pilar da economia regional, que registraram demissões, afastamento de trabalhadores e queda na produção.
“Estamos buscando uma alternativa real. Imagine começarmos processo de capacitação para agregar essa nova base de emprego que vai alavancar a economia local e do Estado. Com a transferência de tecnologia na produção dos caças vamos avançar na inovação. A região foi o celeiro da indústria do País durante muitas décadas e poderá ser protagonista no processo de retomada”, comentou Donisete, que ressaltou a oferta educacional do Grande ABC com universidades de ponta para criar mão de obra qualificada.
A perspectiva traçada pelo prefeito mauaense é condicionada ao efeito das medidas da equipe econômica do governo federal. Dilma teve dificuldades para aprovar no Congresso o Orçamento deste ano e ainda não decretou os percentuais de contingenciamento. As medidas do ajuste fiscal, contestadas pela bancada petista de deputados federais, ainda tramitam na Casa. “É uma receita amarga, mas acredito que a economia começa a melhorar agora no segundo semestre, apesar de os indicadores mostrarem que a consolidação se dará no ano que vem.”
Donisete assume o posto no lugar de Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e interrompe série de nomes técnicos na chefia da Agência. “Poderia ter indicado alguém, mas em função dos desafios serem muitos resolvi assumir eu mesmo. Outros prefeitos já ocuparam esse cargo e não tenho problema em trabalhar para que o meu sucessor seja um representante da academia, das universidades. É a alternância.”



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented