Abesata lança vídeo institucional para mostrar a atuação das empresas de ground handling
Abesata lança vídeo institucional para mostrar a atuação das empresas de ground handling ...
Produzido pela OnMoveOn, filme de 3 minutos surpreende pela abordagem humanizada do tema ...
Com o objetivo de mostrar ao mercado quais são os desafios do segmento das empresas auxiliares na aviação civil, a Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) encomendou um vídeo institucional à produtora carioca OnMoveOn. O resultado foi um filme de pouco mais de três minutos com um raio X do segmento.
“Ficamos contentes com o resultado, porque além de completo, o vídeo ficou humanizado, e é capaz de mostrar que um voo, para ser liberado, precisa de um exército de pessoas em ação, coisa que o passageiro nem sonha”, disse Ricardo Miguel, presidente da Abesata, ressaltando que é o primeiro vídeo exclusivo do segmento.
Narrado por uma funcionária de uma das empresas de ground handling, o vídeo vai mostrando como é a ação das Esatas, as chamadas empresas auxiliares do transporte aéreo, para preparar um voo. Do transporte de malas, à limpeza, preparativos para o abastecimento, movimentação da aeronave em solo, checagem, despacho e ainda procedimentos de segurança, entre outros. Um grande time de profissionais especializados trabalha intensamente para garantir que o voo esteja pronto para decolar no horário previsto. O vídeo também mostrar o aparato de equipamentos que movimentam pela pista para garantir que tudo seja feito com precisão e coordenação.
Para a produção das imagens, a Abesata contou com o apoio das empresas de ground handling associadas, claro, e com a colaboração das companhias aéreas. As gravações foram feitas nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Jacarepaguá e Santos Dumont, e ainda em Curitiba e Londrina . O vídeo pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?
Saiba mais sobre o segmento de serviços auxiliares
No Brasil, as chamadas Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) estão presentes em 70% das operações da aviação comercial, seja na realização de serviços operacionais (abastecimento de água, catering, carregamento de bagagem etc), serviços de proteção, serviços de emergência e serviços comerciais. Os dados fazem parte do levantamento do 1.° Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos, lançado no fim do ano passado.
Ao todo existem hoje 211 empresas de Esatas no Brasil, sendo que a maior parte está em São Paulo, 70 companhias, seguido de Minas Gerais, com 45, Rio de Janeiro, 36, e Rio Grande do Sul, com 31 empresas do setor. A maioria se concentra na prestação de serviços operacionais para as empresas aéreas regulares, 147 empresas, mas muitas estão envolvidas com outros serviços, tais como atendimento de aeronaves (60), limpeza de aeronaves (50), movimentação de carga (50), atendimento e controle de embarque de passageiros (38), entre outros.
Mais informações em www.abesata.org
Leia também: