|

SITA OnAir e autoridades búlgaras e romenas do tráfego aéreo propõem comunicação com o piloto via dados



SITA OnAir e autoridades búlgaras e romenas do tráfego aéreo propõem comunicação com o piloto via dados ...


A SITA OnAir, fornecedora líder no mercado de aeronaves conectadas, acaba de anunciar uma parceria para melhorar a comunicação do tráfego aéreo no bloco funcional do espaço aéreo do Danúbio (em inglês Danube Functional Airspace Block ou FAB), complementando os serviços de voz com o link de dados mais confiável.

Juntamente com os prestadores de serviços de navegação aérea (air navigation service providers ou ANSPs), Autoridade Búlgara de Serviços de Tráfego Aéreo (BULATSA) e Administração Romena de Serviços de Tráfego Aéreo (ROMATSA), a SITA OnAir oferece serviços para os centros de controle através da comunicação piloto-controlador por link de dados (Controller Pilot Data Link Communication - CPDLC). Esse procedimento está em conformidade com o regulamento EC 29/2009, que entra em vigor na iniciativa através do Céu Único Europeu (Single European Sky). O Danube FAB gerencia cerca de 10% do tráfego aéreo que sobrevoa a União Europeia.

O CPDLC permite que os controladores de tráfego aéreo e pilotos se comuniquem através de mensagens de texto, em vez de utilizar a comunicação tradicional via voz. Isso melhora a qualidade das comunicações, além de aprimorar a eficiência da gestão do tráfego aéreo e a segurança global. Os regulamentos europeus exigem que todas as aeronaves que voam na Europa e em todos os sistemas terrestres de controle de tráfego aéreo têm de estar equipados com CPDLC.

A SITA OnAir tem trabalhado em estreita colaboração com a BULATSA e a ROMATSA para configurar a rede, facilitando assim o emprego das comunicações usando ATN (Aeronautical Telecommunication Network), que é o protocolo mais avançado de comunicação de link de dados.

Ion-Aurel Stanciu, diretor-geral da ROMATSA, afirma: "Nossa parceria com a SITA OnAir é um grande passo adiante do Bloco Funcional Danúbio, e nos aproxima mais do Céu Único Europeu. Estamos ansiosos para nos beneficiar dos ganhos de eficiência e melhorias de segurança que o link de dados irá trazer"

Georgi Peev, diretor-geral da BULATSA, acrescenta: "A dedicação da SITA OnAir com a indústria de transporte aéreo, bem como a expertise na implementação do link de dados permitiu fluidez no processo para a BULATSA. Juntas estamos melhorando os serviços de tráfego aéreo para um milhão de voos que gerenciamos sobre o Bloco Funcional de Danúbio a cada ano".

A parceria da SITA OnAir com BULATSA e ROMATSA inclui o fornecimento de roteadores ATN e estações terrestres VHF em cada país, que permitirá a ambos ANSPs implementar a comunicação de enlace de dados digitais (datalink) entre os pilotos de aeronaves e controladores em solo.

François Bardin, diretor de soluções de tráfego aéreo da SITA OnAir, conta: "Em parceria com a SITA OnAir, a BULATSA e ROMATSA deram um passo à frente no caminho para o Céu Único Europeu. Os voos sobre o Bloco Funcional de Danúbio, agora, vão tirar proveito do uso de canais de dados onde as mensagens não apresentam ambiguidade e ficam disponíveis na tela da cabine de piloto. Este é um primeiro passo para a implementação da SESAR (Investigação sobre a Gestão do Tráfego Aéreo no Céu Único Europeu), que desenvolveu conceitos como o serviço Trajetória 4D por Data Link (4DTRAD)".

Outros blocos funcionais (FABs) europeus já desfrutam dos benefícios da parceria com a SITA OnAir, incluindo FABEC (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça) e Sudeste FAB (Portugal e Espanha).

Sobre a SITA OnAir:
A SITA OnAir define a referência para soluções de ponta a ponta, oferecendo uma gama completa de produtos e serviços para que as companhias aéreas utilizem o pleno potencial de conexão da aeronave. Suas soluções permitem às companhias aéreas personalizar a experiência do passageiro, agilizar as operações da cabine do piloto e otimizar os procedimentos de manutenção.

A SITA OnAir foi lançada no dia 1º de Janeiro de 2015 como parte do SITA Group. Possui cerca de 400 companhias aéreas clientes, operando mais de 14.000 aeronaves. Com sede em Genebra, também possui escritórios em Londres, Montreal, Atlanta e Cingapura, com 265 funcionários em todo o mundo. 


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented