Centro de Treinamento da Helibras utiliza conjuntos mecânicos reais para instrução do EC225 e EC725
Centro de Treinamento da Helibras utiliza conjuntos mecânicos reais para instrução do EC225 e EC725 ...
Novos componentes permitem aos alunos praticar diversas atividades
que antes eram apenas simuladas por questões de segurança ...
O Centro de Treinamento da Helibras, localizado em Itajubá (MG), ampliou sua oficina de treinamentos práticos com a instalação de conjuntos mecânicos reais dos helicópteros EC225/EC725 para a qualificação de mecânicos nesses modelos.
Os materiais utilizados são as caixas de transmissão principal, traseira e intermediária, a cabeça do rotor principal, o trem de pouso, as pás e o bloco hidráulico. Por meio deles o aluno tem a possibilidade de praticar diversas atividades que antes eram apenas simuladas por questões de segurança.
“No treinamento com os conjuntos mecânicos, o aluno pratica os procedimentos de manutenção previstos nos cartões de trabalho da documentação técnica do helicóptero com a supervisão do instrutor, o que o torna mais seguro com relação à atividade e melhor preparado para aplicá-la sozinho”, ressalta Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras.
Foram qualificados pelo CT da empresa cerca de 400 profissionais no modelo EC225/725 entre pilotos, mecânicos e técnicos para familiarização com as aeronaves.
As aulas oferecidas são teóricas e práticas, com atividades com as peças reais e tarefas essenciais realizadas no helicóptero, como localização, manuseio e testes funcionais.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 820 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2013, a empresa registrou faturamento total de R$ 389 milhões.
Mais informações: www.helibras.com.br.
Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters
Leia também: