|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/01/2015

Indonésia localiza quinta grande parte de avião da AirAsia ...




Peças são de aeronave que caiu; até agora 31 corpos já foram recuperados. Mau tempo dificulta trabalhos de resgate da força-tarefa multinacional ...



Equipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram mais uma grande parte da aeronave no mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste domingo (4). Agora, já são cinco os objetos encontrados, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Neste sábado, as equipes já haviam anunciado a localização de quatro grandes objetos ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Indonésia localiza quinta grande parte de avião da AirAsia

Peças são de aeronave que caiu; até agora 31 corpos já foram recuperados. Mau tempo dificulta trabalhos de resgate da força-tarefa multinacional.

ImagemEquipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram mais uma grande parte da aeronave no mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste domingo (4). Agora, já são cinco os objetos encontrados, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Neste sábado, as equipes já haviam anunciado a localização de quatro grandes objetos.
Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Bornéu para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e seus gravadores de caixa-preta. Ainda de acordo com a Reuters, as condições meteorológicas dificultam as operações de busca. O último balanço aponta que 31 corpos foram recuperados.
Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais - as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo.
Outro oficial, Supriyadi, que está coordenando a operação do porto de Pangkalan Bun em Bornéu, disse mais cedo que pouca visibilidade tinha dificultado os esforços para capturar imagens dos objetos com os veículos operacionais remotos submarinos (ROVs).
"A visibilidade é de apenas dois metros", disse ele. "Está nublado, tornando-se difícil para as câmeras detectarem".
Mergulhadores, incluindo uma equipe de especialistas russos que acabam de chegar em Pangkalan Bun, poderão investigar os destroços suspeitos no domingo, se o tempo melhorar, disseram as autoridades.

A Rússia enviou dezenas de mergulhadores para participar das buscas, assim como dois aviões, um deles anfíbio, detalhou Soelistyo.
Os familiares das vítimas se preparavam neste sábado para novos enterros em Surabaya, de onde partiu o avião. Nessa cidade foi instalado um centro de crise para a identificação dos corpos.

Problemas com autorização
Um porta-voz do ministério dos Transportes indonésio afirmou neste sábado em um comunicado que a AirAsia não contava com a autorização para voar no corredor Surabaya-Cingapura no domingo, e que não solicitou a mudança no plano de voo.
"O Airbus voou no corredor aéreo em um horário em que a companhia não tinha autorização", declarou o diretor-geral de transportes aéreos, Djoko Murjatmodjo. "Infrigiu a permissão de voo, o horário autorizado, e isso é um problema", explicou.
O piloto do avião da AirAsia pediu para ganhar altitude na tentativa de evitar as tempestades, mas não recebeu imediatamente a autorização por causa do intenso tráfego aéreo que havia no momento. Pouco depois, a aeronave desapareceu do radar.
Djoko Murjatmodjo afirmou que todas as companhias aéreas indonésias serão, em breve, submetidas a um controle.
"A partir de segunda-feira, examinaremos todas as companhias aéreas na Indonésia, para verificar se há infrações dos corredores de voo, dos horários e dos planos de voo, incluindo todos os voos da AirAsia Indonésia", explicou o alto funcionário.
O dirigente de AirAsia Indonésia, Sunu Widyatmoko, disse à imprensa que a empresa não fará nenhum comentário antes que acabe a investigação.
O Airbus A320-200 que caiu no mar era explorado pela companhia AirAsia Indonesia, filial da companhia da Malásia AirAsia, elevando, assim, para três o número de acidentes fatais para a aviação malásia em 2014, após a queda de outros dois aviões da companhia Malaysia Airlines (voos MH370 e MH17).

REVISTA EXAME


Mais destroços de avião da AirAsia são encontrados no mar


ImagemMergulhadores tentaram chegar aos destroços afundados do avião de passageiros da AirAsia que caiu no domingo passado, mas foram obrigados a regressar ao seu navio diante do mau tempo, enquanto que autoridades indonésias disseram ter detectado um quinto grande objeto submerso que acredita-se ser parte do avião.
A agência meteorológica da Indonésia disse que tempestades tropicais sazonais provavelmente contribuíram para o acidente, e que o tempo tem persistentemente dificultado os esforços para recuperar corpos e encontrar a caixa preta com gravadores de voo, que podem explicar por que o Airbus A320-200 mergulhou no mar uma semana atrás.
"O clima é ruim. Há uma tempestade. Tem muito vento", disse um fotógrafo da Reuters a bordo de um navio de busca e salvamento na área de buscas próxima da ilha de Bornéu.
"No início, quatro mergulhadores foram transferidos para o KRI Banda Aceh (navio da Marinha da Indonésia), mas eles cancelaram o mergulho porque as correntes marítimas eram muito fortes".
O voo QZ8501 caiu no mar de Java no último domingo, cerca de 40 minutos depois de decolar de segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya, com direção à Cingapura. Não houve sobreviventes.
Autoridades indonésias tinham esperança de um avanço na operação quando anunciaram no sábado que os navios que utilizam sonar tinham localizado quatro grandes pedaços de detritos no fundo do mar.
O chefe da agência de busca e resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo Fransiskus, disse em entrevista coletiva em Jacarta no domingo que um quinto objeto de quase 10 metros de comprimento tinha sido encontrado.
Mau tempo é fator provável - O tenente-coronel da Força Aérea Johnson Supriadi disse a pilotos em Pangkalan Bun, cidade do sul de Bornéu onde a operação de busca está baseada, que os esforços no domingo seriam divididos entre recuperar corpos e localizar destroços e também gravadores de voo e dados da cabine de controle.
Até que os investigadores possam examinar os gravadores, a causa do acidente permanece desconhecida, mas a área é conhecida por intensas tempestades sazonais. A BMKG, agência meteorológica da Indonésia, disse que o mau tempo foi provavelmente um fator no acidente.
"O documento de voo fornecido pelo escritório da BMKG mostra condições meteorológicas bastante preocupantes para a aeronave sobre a rota escolhida de cruzeiro", disse a agência em um relatório.
Uma fonte próxima à investigação disse à Reuters que os dados de radar parecem mostrar que a aeronave fez uma subida "incrivelmente" íngreme antes de cair, possivelmente, além da capacidade do A320. O capitão indonésio, um ex-piloto de caça da força aérea, tinha 6.100 horas de voo no A320 e a última manutenção do avião ocorreu em meados de novembro, de acordo com a Indonesia AirAsia, que é em 49 por cento detida pela AirAsia baseada na Malásia. Trinta e um corpos dos passageiros, na maior parte da Indonésia, e de tripulantes já foram recuperados, incluindo alguns ainda presos em seus assentos. Muitos mais ainda podem estar presos na fuselagem da aeronave. Nove vítimas indonésias foram identificadas.
O acidente foi o primeiro fatal sofrido pela companhia aérea de baixo custo AirAsia, cuja filial indonésia voa de pelo menos 15 destinos em todo o arquipélago.
A companhia aérea tem estado sob pressão das autoridades indonésias, que suspenderam suas operações de Surabaya para Cingapura dizendo que a empresa só tinha licença para fazer o percurso às segundas, terças, quintas-feiras e sábados.
A AirAsia na Indonésia disse que vai cooperar com o Ministério dos Transportes, enquanto sua licença é investigada.
Uma declaração conjunta da Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS) e do Changi Airpor Group informa que a AirAsia tinha as aprovações necessárias para operar um voo diário entre Surabaya e Cingapura.

PORTAL TERRA


Aeroportos registram poucos atrasos neste domingo


A tarde deste domingo registra poucos atrasos e cancelamentos de voos domésticos nos aeroportos do Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Congonhas, em São Paulo, apresentam o maior número de voos programados. Na capital federal, são 103, e no aeroporto paulista, 102.
Em Brasília foram seis atrasos e dez cancelamentos até o início da tarde. Em Congonhas, dois atrasos e cinco cancelamentos. Também apresentam grande movimentação, com cerca de 80 voos cada, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão-Tom Jobim e o aeroporto de Salvador. O Tom Jobim registra ainda dois atrasos e cinco cancelamentos. Já o de Salvador,apenas três atrasos.
Para assegurar o bom andamento nos aeroportos administrados neste período de fim e começo de ano, a Infraero faz desde o dia 15 de dezembro um plano de ação que consiste em um reforço de pessoal nas atividades operacionais, atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza. A empresa estima 9,25 milhões de pessoas circulando até o dia dez de janeiro nos 60 terminais administrados pela empresa. O número representa um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Dilma escala cinco ministros como conselheiros

Pressionada por problemas de interlocução, presidente reedita conselho político de Lula

Paulo De Tarso Lyra

A presidente Dilma Rousseff vai resgatar o conselho político do governo, modelo adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo dos oito anos de mandato no Palácio do Planalto. Dilma foi convencida a ampliar a interlocução e o debate interno das ações do Executivo e, sobretudo, a criar mecanismo para atenuar eventuais crises políticas em um ano que se desenha, nas palavras de um aliado, “muito difícil”. Segundo apurou o Estado de Minas, farão parte desse colegiado os ministros Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa), Miguel Rosseto (Secretaria-Geral da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
A periodicidade das reuniões do conselho ainda não foi decidida. Durante o governo Lula, elas aconteciam todas as segundas-feiras, para traçar o cenário político que o Planalto enfrentaria ao longo da semana. Lula foi obrigado, ao longo do mandato, a corrigir uma distorção que se repete na composição do atual grupo: a participação exclusiva de ministros petistas, desprezando outras legendas aliadas, sobretudo o PMDB.
A formação do grupo atende a vários objetivos. O primeiro deles é não deixar Pepe Vargas – elogiado pela capacidade de diálogo, mas um neófito nas articulações políticas mais amplas – sozinho com a missão de negociar com um Congresso hostil. “Ele vai precisar de ajuda, porque, sozinho, não vai dar conta do recado”, disse um petista graduado do Congresso, apontando o Salão Nobre do Palácio do Planalto. “Quando muito, viemos nós, petistas (para a posse de Vargas). Onde estão os líderes de outros partidos?”, questionou o parlamentar.
Durante o discurso de transmissão de cargo na última sexta-feira, Ricardo Berzoini, que assumiu o Ministério das Comunicações, exaltou o sucessor Pepe. “Ele foi prefeito duas vezes (de Caxias do Sul). Por ter sido prefeito, ele sabe a necessidade das articulações políticas para que uma administração seja exitosa”, elogiou Berzoini. “Eu conheço o trabalho dele no Congresso e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Pepe é muito hábil”, garantiu o analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz.
Caciques peemedebistas, contudo, acreditam que a troca será ruim, já que Berzoini tinha muito mais cancha política – ele foi ministro três vezes e presidente do PT durante o pior momento vivido pelo partido, em 2005, com a eclosão da CPI dos Correios no Congresso. “Ele corre o risco de transformar-se em um novo Luiz Sérgio (primeiro ministro da coordenação política de Dilma, em 2011) e ser um mero anotador de recados”, disse um parlamentar da cúpula do PMDB.
Outro objetivo de se formar uma estrutura colegiada de coordenação é evitar que Pepe fique à mercê do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Considerado homem forte do novo mandato da presidente, ele é visto com desconfiança e ciúmes por outros integrantes do governo, pelo livre trânsito que tem junto à presidente Dilma. Pior: mesmo sendo um nome histórico do partido, é considerado excessivamente voluntarioso na articulação política.
Segundo aliados do governo, a presidente Dilma já foi alertada que os superpoderes concedidos ao chefe da Casa Civil podem ser perigosos. “Ele pensa exatamente como ela. Não que o chefe da Casa Civil possa ter um comportamento autônomo. Mas eventuais discordâncias são fundamentais para se corrigirem rumos do governo”, defendeu um ministro que terá assento no conselho político. Além disso, muitos petistas lembram, de maneira jocosa, o dia em que Mercadante, líder do governo no Senado, tuitou que deixaria o cargo de maneira irrevogável. Mudou de ideia após uma conversa com o então presidente Lula.
Defesa
O Conselho Político também é uma forma de a presidente manter próximo o novo ministro da Defesa, Jaques Wagner. “Além de ter gostado de ser nomeado para a pasta, por considerá-la estratégica, ele recebeu a promessa de que integrará o núcleo de decisões palacianas”, disse um aliado do ministro baiano. Wagner chegou a ser cotado para diversas pastas — a Casa Civil, de Aloizio Mercadante; a Secretaria de Relações Institucionais, de Pepe Vargas; e até o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, de Armando Monteiro. Ficou na Defesa, mas, ainda assim, terá voz ativa ao longo dos próximos quatro anos.
Miguel Rossetto, que também integrará o Conselho Político, destacou o seu papel durante a transmissão de cargo na última sexta-feira. “Me sinto muito honrado por ter sido nomeado ministro e por ter ajudado a compor a coordenação política do governo da presidente Dilma Rousseff.” Além deles, será convidado para os encontros o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que permanecerá no governo por, pelo menos, mais um ano, para evitar a imagem de turbulência nas investigações da Operação Lava-Jato.
Mutação constante nos tempos de Lula
A coordenação política do governo Lula foi se alterando à medida em que o governo do petista começava a enfrentar as crises políticas. Inicialmente, o grupo era formado pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu; pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci; e pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken. Responsáveis pela eleição de Lula em 2002, o triunvirato discutia os rumos do Executivo, mas as divergências de opiniões se intensificaram, levando os aliados próximos a comparar os encontros semanais à instabilidade da Faixa de Gaza.
Quando a crise do mensalão eclodiu, e Dirceu teve que deixar o ministério para defender o mandato na Câmara – acabaria sendo cassado no fim de 2005 –, Lula, percebendo a gravidade do caso, ampliou o núcleo político, agregando o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner; o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; e o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. As reuniões passaram a ser diárias, sempre às 8h, no quarto andar do Palácio do Planalto.
Lula tornou-se grato ao grupo por ajudá-lo a atravessar os momentos de turbulência. Foi de Márcio Thomaz Bastos a ideia de afirmar que o mensalão se tratava, na verdade, de caixa dois de campanha. Ciro Gomes, que já angariara a simpatia de Lula em 2002, quando, no dia seguinte ao início do segundo turno, declarou apoio ao petista, também foi um dos porta-vozes da defesa do ex-presidente Lula.
Ao longo do segundo mandato, Lula ampliou ainda mais o grupo, trazendo oficialmente o PMDB para a coordenação política, já que a legenda apoiou formalmente a campanha de reeleição do petista ao Planalto.

PORTAL R7


Equipes de resgate já recuperaram 34 corpos de avião da AirAsia

O tempo ruim e os fortes correntes dificultaram as tarefas dos mergulhadores

ImagemAs equipes de resgate já recuperaram 34 corpos de pessoas que estavam no avião da AirAsia que caiu há uma semana no mar da Indonésia, onde o tempo ruim e as fortes correntes dificultam as tarefas de busca, informaram neste domingo as autoridades locais.
Os legistas identificaram hoje os corpos de uma aeromoça de 24 anos, e de dois passageiros, de 30 e 10 anos, que se somam a uma passageira que foi identificada e enterrada na quinta-feira passada, segundo o canal de televisão "Channel News Ásia".
Os serviços de emergência tentaram sem sucesso recuperar cinco grandes objetos localizados com radares, um deles hoje, a cerca de 30 metros de profundidade no mar de Java.
O tempo ruim e os fortes correntes dificultaram as tarefas dos mergulhadores e dos submarinos não tripulados, que ainda não conseguiram chegar aos destroços para confirmar se pertencem ao avião, no qual viajavam 162 pessoas.
Acredita-se que parte dos viajantes do Airbus possam estar presos nos assentos destes destroços, que medem entre sete e 10 metros de comprimento.
Cerca de 27 embarcações e 20 aeronaves de diversos países participaram hoje das operações de busca e resgate de vítimas e das caixas-pretas do avião da AirAsia, indicou a Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) da Indonésia.
Em um relatório, a Agência Indonésia de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) afirmou ontem que a causa mais provável do acidente foi uma falha no motor causada por formação de gelo ao atravessar uma nuvem, embora as autoridades ainda busquem as caixas-pretas para explicar o ocorrido. Uma das caixas, que na realidade são de cor laranja, armazena a conversa na cabine, e a outra os dados de voo.
Nos últimos dias, as autoridades indonésias revelaram várias irregularidades no voo QZ8501, mas sem relacioná-las diretamente ao acidente. Na quarta-feira passada, um documento da agência de meteorologia revelou que o voo decolou em 28 de dezembro sem ter recebido o boletim climatológico do serviço de meteorologia, segundo o jornal "The Jakarta Post".
Sunu Widyatmoki, diretor da AirAsia Indonésia, filial do grupo malaio AirAsia, negou as alegações. "A AirAsia Indonésia considera com muito cuidado os relatórios meteorológicos da BMKG antes de cada voo", disse Sunu. Enquanto as famílias estão concentradas em recuperar os corpos de seus seres queridos, as consequências do acidente afetaram passageiros de outros voos da AirAsia.
Vários passageiros de um voo da companhia em Surabaia se negaram hoje a embarcar em um segundo avião após o primeiro precisar abortar uma decolagem por problemas em um motor. A companhia aérea reembolsou o dinheiro das passagens para os viajantes que decidiram não voar.
O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia, na ilha de Java, em 28 de dezembro, e tinha previsto aterrissar duas horas depois em Cingapura, mas caiu no mar de Java após 40 minutos de voo. O avião transportava 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um singapurense, entre 155 passageiros e uma tripulação de sete membros.
No dia do acidente havia formações de cumulus nimbus, nuvens em forma de espiral com ar quente e úmido que geram fortes chuvas e raios. O piloto chamou a torre de controle na Indonésia quando sobrevoava o mar de Java pelo sul de Bornéu e solicitou permissão para virar à esquerda e subir desde 32 mil pés de altitude (9,76 quilômetros) até os 38 mil (11,59 quilômetros) para fugir de uma tempestade.
A torre de controle aprovou a virada no momento, mas quando minutos depois chamou o piloto para aprovar uma subida para somente 34 mil pés, o avião tinha sumido. O piloto, com mais de 23 mil horas de voo, seis mil delas com a AirAsia, não teve tempo de ativar o sinal de alarme.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESANET


GRIPEN NG - Löfven refuta críticas ao negócio
ImagemA visita do primeiro-ministro Stephen Löfvens ao Brasil girou em torno, principalmente, da compra de 36 caças SAAB JAS Gripen ao país. - É um negócio importante tanto para a Suécia e o Brasil, que vai gerar empregos, mas também outras oportunidades de desenvolvimento para o Brasil, disse Löfven à reporter Marie Nordstrand, correspondente da SVT (Sveriges Television), no Brasil.
O negócio dos caças no valor de 5,4 Bilhões de Dólares, é descrito pelo primeiro-ministro, como parte de uma parceria estratégica entre a Suécia e o Brasil, que vai durar por vários anos.
A agenda para a visita se concentrou quase exclusivamente no negócio. No dia primeiro compareceu à posse da presidente Dilma Rousseff, e na sexta-feira (02JAN15), Löfven manteve uma reunião bilateral com a presidente, e no sábado visitou a EMBRAER, em São José dos Campos, cerce de 100 km de da cidade de São Paulo. A EMBRAER, uma das indústrias mais importantes do Brasil, produz, principalmente, aeronaves comerciais, será um dos parceiros de negócios da SAAB, e montará o caça na cidade de Gavião Peixoto.
Segredo
Quando a SVT acompanhou o primeiro-ministro durante a sua visita à fábrica foram imposta medidas de alta segurança e sigilo por parte da EMBRAER. Nós não fomos autorizados a filmar ou tirar fotos durante toda a turnê e apresentações na fábrica.
A EMBRAER também se recusou a permitir que qualquer um de seus gerentes pudesse ser entrevistado. O motivo foi, de acordo com o assessor de imprensa da área da EMBRAER Defesa & Segurança, que a situação era delicada. Ele também disse que os contratos não foram completamente finalizado com SAAB. Este fato é negado pela SAAB.
Segundo Bo Torrestedt, gerente de marketing da SAAB na América Latina, a negociação com o Brasil está perfeitamente definida . Apenas alguns detalhes ainda precisam ser negociados.
Existe alguma coisa que possa emperrar a engrenagem?
- Não, acho que é difícil de acreditar nisso. O acordo está feito.
Críticas Refutadas
O acordo de venda do Gripen ao Brasil tem sido criticado por vários grupos, incluindo o Partido Verde, parceiro do governo Löfvens, que argumenta entre outras coisas que serão os pobres do Brasil, que terão de pagar a conta. Um quinto da população do país vive abaixo da linha da pobreza e a presidente Dilma Rousseff tem afirmado que o Brasil precisa investir muito dinheiro em educação e saúde.
Mas, durante a visita à EMBRAER Stefan Löfven rebateu as críticas.
-"Os países devem ter o direito de decidir por si mesmos. Não será a Suécia que vai decidir. Temos de ter confiança no Brasil sobre a forma como eles querem investir seu dinheiro."
Há também relatos de que o Brasil quer vender aviões de caça Gripen, para outros países, incluindo a Argentina. Esta ação não tem obtido aprovação dos fornecedores britânicos, que fornecem vários partes do caça, já que este país tem uma disputa pelas ilhas Malvinas/Falklands com a Argentina.
- "Existem regras sobre isso e temos de garantir que cada caso individualmente. Mas não há nada para discutir, no momento, pelo menos não com o governo sueco”, afirmou Stefan Löfven.

PORTAL DIÁRIO DIGITAL (MS)


Empresa adianta voo e passageiros se revoltam com descaso
ImagemO voo de nº 2261 da Empresa Passaredo com destino a cidade de São Paulo-SP deixou vários passageiros irritados na madrugada do último sábado (03) no aeroporto Plínio Alarcon, em Três Lagoas. O embarque estava previsto para iniciar às 3h30, mas foi adiantado em 15 minutos.
Um casal de Três Lagoas que estava na companhia do filho e outras duas pessoas residentes em Portugal perderam o voo. Segundo eles, houve descaso e despreparo dos atendentes da empresa.
Os passageiros contam que, no momento em que foram iniciadas as manobras na pista, às 3h15, não havia nenhum funcionário da companhia no guichê, o que impossibilitou qualquer tipo de informação e aviso da saída antecipada do voo.
Somente após o avião decolar é que três atendentes informaram aos passageiros que eles haviam perdido a viagem. Para remarcar um novo embarque, uma nova taxa (multa) teria que ser quitada para que todos embarcassem no próximo voo, marcado para a segunda-feira, 5.
Ao ser novamente questionado pelos passageiros sobre o problema, um atendente falou que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autoriza a empresa decolagens em até 10 minutos de adiantamento. Revoltados com a situação, um dos passageiros fez menção de gravar a situação, mas o atendente se irritou e disse que não iria fornecer nenhuma informação.
Sem fornecer alimentos, transporte ou hotéis, os cinco passageiros tiveram que deixar as dependências do aeroporto e terão que questionar na Justiça e junto a ANAC as providências quanto ao caso. O valor pago nas passagens também não foi reembolsado pela empresa. O casal de Português citados no início desta matéria, ainda não conseguiram deixar a cidade de Três Lagoas, para retornarem ao País.
“Somos acostumados em embarcar em grandes centros e nunca vimos isto, em que funcionários não ficam nos guichês e não fazem a última chamada de embarque. O pessoal aqui precisa aprender muito sobre aviação”, destacou a estrangeira.

DEFENSA.COM (ESPANHA)


Javier Bonilla

Emiratos Árabes Unidos negocia con Embraer la compra de 24 Super Tucano, con un leasing inmediato de seis unidades
ImagemLas negociaciones e idas y venidas en torno a recibir algunos Gripen de la Fuerza Aérea Sueca en la FAB antes de recibir las unidades NG recientemente adquiridas, se repite en sentido inverso respecto a Brasil. Emiratos Árabes Unidos negocia la compra a Embraer de, al menos, 24 EMB-314 AT-29 para su Fuerza Aérea, condicionando la misma a la entrega inmediata de 6 unidades artilladas, que deberían ser provistos, inicialmente por la FAB, en un acuerdo interfuerzas, según esbozó elmáximo jerarca de la organización militar brasileña, el Tte. Brigadier Juniti Saito, en momentos posteriores a la asunción del nuevo gobierno de Dilma Rousseff.
Diversas versiones indican que las primeras aeronaves serían usadas para combatir al grupo terrorista ISIS.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented