RIOgaleão obtém categoria máxima em combate a incêndios e está próximo a receber as maiores aeronaves do mundo no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Rio de Janeiro, novembro de 2014 – Após realizar uma série de adequações e melhorias para comportar a chegada do Airbus A380 e do Boeing 747-8, as maiores aeronaves do mundo, a RIOgaleão acaba de obter a aprovação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que eleva o nível de proteção contraincêndio existente no Aeroporto Internacional Tom Jobim para o índice 10, categoria mais alta no combate a incêndios.
Essa era uma das exigências para comportar a chegada dos modelos, com segurança e em conformidade com regras internacionais. O estudo para obter uma emenda ao Certificado Operacional do Aeroporto já foi avaliado por técnicos da ANAC, que concluíram preliminarmente que as medidas são adequadas e viabilizam a operação das referidas aeronaves.
"A ANAC tem trabalhado de forma diligente e, em breve, esperamos ser o primeiro aeroporto da América do Sul com essa certificação. Agora, faltam apenas os trâmites administrativos. Já estamos até em entendimentos com as tradicionais companhias aéreas que demonstraram interesse em trazer voos regulares com os gigantes aviões para as terras cariocas", revela Luiz Rocha, presidente da RIOgaleão.
Dentre as adaptações já realizadas no aeroporto, constam ainda o alargamento dos acostamentos das pistas de pouso e decolagem e de rolamento que serão utilizadas pelo A380, aumento da equipe de brigadistas em 30%, aperfeiçoamento do plano de emergência e a aquisição de uma nova frota de caminhões de combate a incêndio do modelo Panther 6X6, considerados os mais modernos do mundo.
Os equipamentos, fruto de um investimento de R$ 10 milhões pela concessionária, foram desenvolvidos para combater incêndios em aeródromos e são capazes de suportar operações em terrenos não pavimentados, além de contarem com câmera térmica e sensor de infravermelho.
Leia também: