|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 10/10/2014

Azul e Avianca terão 21 novos voos por dia em Congonhas, diz Anac ...




Azul vai poder operar 13 novos voos, durante os dias de semana. Medida se deve a distribuição de horários feita pela agência ...



As empresas aéreas Azul e Avianca ganharam direito de operar, respectivamente, 13 e 8 novos voos por dia em Congonhas, em São Paulo, informou nesta quinta-feira (9) a Agência Nacional de Aviação Civil. A decisão é resultado da distribuição de novos horários de pousos e decolagens no aeroporto, um dos mais movimentados e disputados do país ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


La Fuerza Aérea de Brasil formaliza un pedido por 28 aviones KC-390 a Embraer


Roberto Caiafa

La Fuerza Aérea Brasilera ordenó, de manera oficial, 28 ejemplares del nuevo avión de transporte y reabastecimiento de Embraer Defesa & Segurança, el jet bimotor KC-390, colocándose así como el primer cliente del programa.
La Comisión Coordinadora del Programa Aeronave de Combate (Copac) va a destinar 1.925.704.094 dólares a Embraer iniciar la producción de las 28 aeronaves KC-390 encomendadas por la Fuerza Aérea Brasilera.
Según el presidente de Copac, brigadier del aíre José Augusto Crepaldi Affonso, los recursos serán liberados según el cronograma físico-financiero del contrato, con vigencia hasta 2026. Haciendo un cálculo simplista, si este valor se divide por 28, se llega a un precio de menos de 70 millones de dólares por unidad (incluyendo entrenamiento, repuestos, simuladores y otros implementos), confirmando una previsión de precio inferior al prácticado por la Lockheed Martin para su C-130J Super Hercules.
Valor del contrato
La aprobación del presupuesto y la contratación de Embraer se publicaron en el Diário Oficial da União. Específicamente, es Embraer Aviation International (EAI) la citada como empresa contratada para la fabricación de las aeronaves. La entrega del primer avión de la FAB, está prevista para finales de 2016.
El valor total del contrato firmado con la producción FAB, es de 7,2 billones de reales (2.999 millones de dólares) y la fase de desarrollo ha absorbido inversión de 4,9 billones de reales (2.041 millones de dólares). Con la producción en serie del KC-390, Embraer ofrece crear 1,1 mil empleos directos y 5,5 mil empleos indirectos.
Clientes del KC-390
La lista de clientes comprometidos con el KC-390, entre pedidos en firme y opciones, incluye a Brasil con 28 aviones; Portugal, seis aeronaves; Argentina, seis aviones (dependiendo de su inestable situación financiera); Chile, seis aeronaves; Colombia, doce aviones; República Checa, dos aeronaves, y, Suecia, de ocho a doce aviones, actualmente en fase de negociación dentro del paquete de compensaciones del Programa Gripen NG para la FAB. Los aviones de Embraer compiten en Suecia con el C-130J y otros candidatos.
Según Embraer Defesa & Segurança (EDS) el KC-390 disputará un mercado de 728 unidades para 77 países, en los próximos 20 años. EDS espera captar entre el 15 % y el 20 % de este mercado.

PORTAL G-1


Azul e Avianca terão 21 novos voos por dia em Congonhas, diz Anac

Azul vai poder operar 13 novos voos, durante os dias de semana. Medida se deve a distribuição de horários feita pela agência.

As empresas aéreas Azul e Avianca ganharam direito de operar, respectivamente, 13 e 8 novos voos por dia em Congonhas, em São Paulo, informou nesta quinta-feira (9) a Agência Nacional de Aviação Civil. A decisão é resultado da distribuição de novos horários de pousos e decolagens no aeroporto, um dos mais movimentados e disputados do país.
No total, a Anac disponibilizou em Congonhas 43 novos slots, termo técnico para horário de pouso ou de decolagem. A Azul ficou com 26 e a Avianca, com 17. Como cada par de slot forma um novo voo (um pouso + uma decolagem), a primeira terá 13 novos voos e a segunda, 8. Eles serão operados de segunda a sexta e não valem para os finais de semana.
Mesmo com a decisão, TAM e Gol continuam liderando em participação em Congonhas. Elas têm ali, respectivamente, 236 e 234 slots por dia, de segunda a sexta. A Avianca, que tinha 24, passou agora a 40. E a Azul, que não realizava voos durante dias de semana no aeroporto, tem agora 26, o equivalente a 5% de participação.
As empresas terão direito a operar os novos voos entre 27 de outubro de 2014 e 29 de março de 2015. Nesse período, a Anac vai avaliar, entre outros, a pontualidade da companhias. Se houver descumprimento, elas podem perder o direito.
Concorrência
No dia 26 de setembro, a Anac anunciou que Congonhas passaria a receber mais voos a partir deste ano. De acordo com a agência, a medida vai incentivar a concorrência entre empresas, o que deve resultar em redução no preço de bilhetes.
Por hora, Congonhas opera hoje até 30 pousos e decolagens da aviação comercial (jatos de companhias como TAM e Gol) em sua pista principal. Com a decisão, passará a operar até 33, dependendo do horário. Isso significa até 1 voo e meio a mais por hora.
O limite para 30 movimentos por hora, ou slots, havia sido estabelecido após o acidente com o avião da TAM, em 2007, a maior tragédia da aviação brasileira e que deixou 199 mortos. Antes do acidente, Congonhas operava até 48 pousos e decolagens por hora. A redução aconteceu devido às suspeitas de que o acidente poderia ter relação com o uso da pista do aeroporto.

Homem com suspeita de ter ebola chega ao Rio de Janeiro

Paciente chegou em avião da FAB e será levado para a Fiocruz. Ele chegou ao Brasil dia 19 de setembro e relatou febre nesta quinta (9).

O homem que está com suspeita de ebola chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, como mostrou o Bom Dia Rio. O paciente de 47 anos chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, que é referência nacional para casos de ebola no país. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.
Segundo o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a UPA Brasília recebeu na tarde de quinta-feira (9) o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. O homem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro vindo da Guiné, com escala em Marrocos, relatou na UPA que na quarta (8) e na manhã desta quinta teve febre. Segundo o ministério e a secretaria, até o início da noite de quinta ele estava subfebril e não tinha hemorragia, vômitos ou outros sintomas. Segundo informaram ministério e secretaria, o homem está em bom estado geral e, mantido em isolamento total.
O ministério explicou que, por estar no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença, o caso foi considerado suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para o ebola. Ainda de acordo com o ministério, a Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.
O ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.
Nesta sexta, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que coordena a ação nacional, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, falarão.
PORTAL BBC


Autoridades investigam suspeita de ebola no Paraná


Luís Barrucho, Mariana Della Barba E Renata Mendon

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná confirmou à BBC Brasil que há a suspeita de um homem com o vírus ebola na cidade de Cascavel, no oeste do Estado. Não há a confirmação sobre o contágio. O homem, cuja identidade não foi revelada, é da Guiné e tem 47 anos. Ele está hospitalizado e isolado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Brasília.
Equipes do Ministério da Saúde em Brasília e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná estão a caminho de Cascavel para averiguar o caso. Se confirmado, seria o primeiro caso da doença na América Latina.O paciente chegou da Guiné, um dos epicentros da epidemia do vírus, no dia 19 de setembro, de acordo com a nota do Ministério da Saúde (confira a nota na íntegra abaixo).
O homem apresentou sintomas semelhantes aos do ebola, como febre alta, 20 dias após sua chegada, na quarta-feira. "Até o início da noite, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. Está em bom estado geral e, mantido em isolamento total", diz a nota.
De acordo com o comunicado, ele será transferido para o Rio de Janeiro.
Como os sintomas do paciente surgiram dentro do período de incubação do vírus (21 dias), o caso é tratado como um possível contágio de ebola, segundo os protocolos internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentou a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
O paciente encontra-se isolado e seu estado de saúde é estável. A secretaria reiterou que não há confirmação de que o homem estaria contaminado com ebola.
A previsão é a de que as equipes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual cheguem em Cascavel até as 3h da manhã, segundo a prefeitura de Cascavel.
Autoridades locais também confirmaram que os pacientes que estavam no hospital e entraram em contato com o paciente foram proibidas de deixar o local e estão sendo monitoradas, até avaliação dos funcionários do Ministério da Saúde.

Isolamento
Em entrevista à BBC Brasil, o chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, disse que a opção pelo isolamento do paciente foi tomada como "medida de prevenção". Segundo ele, o homem, que veio da Guiné, se apresentou à UPA Brasília em Cascavel alegando estado febril.
O médico que o atendeu teve dificuldades de comunicação porque o paciente falava bem pouco de português, acrescentou Bailak.
Ao examiná-lo, o médico não constatou febre, mas ouvindo o relato de que o homem havia chegado há 19 dias da Guiné, comunicou o caso à Secretaria de Saúde e ao Ministério da Saúde e, na sequência, seguiu os procedimentos aconselhados pela OMS – de isolamento do paciente e das pessoas que tiveram contato em até 3 metros de proximidade dele.
A UPA Brasília teve, então, os portões fechados por volta de 18h30, e nenhuma enfermeira ou paciente que esteve na mesma ala que o homem internado com suspeita de ebola pôde deixar o local a partir de então.
Com a notícia de que os funcionários da unidade não poderiam sair do trabalho, familiares ficaram preocupados e foram até o local em busca de mais informações.
"As pessoas foram chegando correndo, desesperadas, criou um pânico nelas, porque elas não estavam entendendo o que estava acontecendo, não tinham informações", relatou à BBC Brasil Jonas Sotter, jornalista da CBN Cascavel.
Segundo ele, uma enfermeira saiu da unidade para comunicar os familiares dos funcionários que eles não poderiam sair por conta do homem com suspeita de ebola. Ela tranquilizou as pessoas explicando que era apenas uma medida preventiva.
Tanto os funcionários, quantos os pacientes que estavam na ala do homem com suspeita de ebola, terão de esperar a equipe Ministério da Saúde chegar à UPA nesta madrugada para só então serem orientados sobre o que fazer – se vão precisar ficar isolados ou não.

Epidemia
Segundo estimativas da OMS, quase 4 mil pessoas já morreram por causa da doença, no pior surto da história. A epidemia está concentrada em três países: Libéria, Serra Leoa e Guiné.
Nesta quarta-feira, Thomas Frieden, diretor do Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Saúde dos EUA, afirmou que a epidemia de ebola na África Ocidental pode ser comparada com o surgimento da Aids em termos do desafio que impõe aos gestores de saúde pública.
"Eu diria que, em 30 anos que trabalho com saúde pública, a única coisa parecida foi a Aids", disse Frieden, considerado uma das maiores autoridades da área nos Estados Unidos.
Ele fez a declaração em um fórum do Banco Mundial a respeito da doença, realizado em Washington.
Durante a reunião, o vice-diretor da Organização Mundial de Saúde (OMC), Bruce Alyward, afirmou que o ebola está "enraizado nas capitais" dos países mais afetados e está "acelerando em todos os aspectos".
Segundo Alyward, os chefes de Estado enfrentam um desafio extraordinário pois precisam comunicar à população a urgência da situação, mas não podem causar pânico.
Confira a nota conjunta Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde na íntegra:
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informam que a Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR), recebeu nesta quinta-feira (9), no período da tarde, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola.
Trata-se de um homem, de 47 anos, vindo da Guiné (escala em Marrocos), que chegou ao Brasil, no dia 19 de setembro. Ele relatou que ontem (8) e nesta manhã (9) teve febre. Até o início da noite, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. Está em bom estado geral e, mantido em isolamento total.
Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.
O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.
Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e, adotadas medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e Ministério da Saúde.
O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e do Paraná. Assim que comunicado, o Ministério da Saúde enviou imediatamente equipe para Cascavel, por meio da FAB (Força Aérea Brasileira), onde coordenarão in loco as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle.
O paciente será transferido, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola. A transferência será feita por meio de aeronave da Polícia Rodoviária Federal.
Nesta sexta-feira (10), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que coordena a ação nacional, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederão entrevista coletiva sobre o caso, às 10h, no Ministério da Saúde. Na manhã desta sexta, uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde também atenderá à imprensa em Cascavel.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


União prevê construção de novo aeroporto na região de Porto Alegre


Daniel Rittner E Murillo Camarotto

Diante da iminente saturação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o governo federal já considera formalmente a necessidade de um novo terminal na região metropolitana. Em nota técnica, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) projeta o esgotamento da infraestrutura atual "em curto período de tempo" e vê a construção de um novo aeroporto pela iniciativa privada como a alternativa "mais recomendável" para atender à futura demanda gaúcha de passageiros e de cargas.
O documento da SAC, obtido pelo Valor, faz um diagnóstico minucioso da situação aeroportuária na região metropolitana de Porto Alegre e indica que nem mesmo as ampliações planejadas no Salgado Filho vão ser suficientes para dar conta do recado.
O quadro traçado levou os técnicos do governo federal a conceder - ainda que em caráter preliminar - aval ao projeto de um novo aeroporto nas imediações de Porto Alegre. "A concessão à iniciativa privada [...] se mostra a solução mais adequada para garantir os vultosos investimentos necessários em um período de tempo que permita o desenvolvimento da aviação civil na região metropolitana", diz o relatório, que apesar do diagnóstico realizado não tem implicações legais. Caso pretenda avançar formalmente com o projeto, o governo precisará fazer estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Entre as possibilidades de modelagem, a SAC avalia uma eventual operação casada. Para construir o novo aeroporto, a futura concessionária assumiria a gestão do Salgado Filho. Dessa forma, ela poderia levantar recursos com a exploração do terminal existente. "Tal hipótese se revela interessante quando se consideram os elevados investimentos necessários à construção de um novo aeroporto, bem como os riscos associados ao projeto, além do elevado tempo necessário para que o investidor passe a aferir receitas com o aeroporto."
Para a SAC, tal opção "traria fôlego ao investidor" e "permitiria a realização de melhorias no aeroporto atual" enquanto o novo não ficar pronto. O relatório, no entanto, trata essa alternativa com cautela. "Será necessário avaliar também os ganhos concorrenciais que existiriam caso os dois aeroportos fossem operados por parceiros distintos, como ocorre hoje nas cidades brasileiras com dois importantes aeroportos (Santos Dumont e Galeão, no Rio, e Guarulhos e Congonhas, em São Paulo)", afirma o documento.
A nota técnica foi elaborada em resposta a uma consulta do governo do Rio Grande do Sul, que vê como "imprescindível" a construção do aeroporto e já tem um projeto adiantado.
O Aeroporto 20 de Setembro, como é conhecido esse projeto, ficaria no município de Portão, vizinho a Porto Alegre. Ele atende aos requisitos básicos definidos no plano aeroviário, que prevê distância máxima de 50 km da capital gaúcha, além de fácil acesso rodoviário e possibilidade de implantação de serviços - como hotéis e empresas de logística - no entorno. Parte da área do futuro empreendimento já teve declaração de utilidade pública.
A capacidade do terminal de passageiros do Salgado Filho - nas condições de conforto e qualidade exigidas internacionalmente - deve chegar ao limite ainda este ano. Em 2013, a movimentação foi de cerca de 8 milhões de passageiros, o que representa 91% da capacidade total. Já o sistema de pista e pátio de aeronaves vai exaurir-se entre 2018 e 2025.
O aeroporto atual, localizado em uma zona densamente povoada, não comportaria uma nova pista a um custo aceitável. A extensão da pista atual, que permitiria a operação de aviões de carga maiores, também parece pouco factível. Seria preciso retirar 1.100 famílias da região. O custo da ampliação é estimado em R$ 500 milhões (a valores de 2012).
Para o advogado Rodrigo Pinto Campos, especialista em direito regulatório do escritório Porto Lauand, somente estudos mais aprofundados podem atestar a viabilidade econômica de um novo aeroporto em Porto Alegre. O único ponto inquestionável, segundo ele, é que o empreendimento tem que ser construído e operado pela iniciativa privada, sem as amarras do setor público.

PORTAL BRASIL


Esquadrilha da Fumaça participa de três eventos neste fim de semana

Bases de Santa Maria (RS), Canoas (RS) e Boa Vista (RR) expõem equipamentos militares e aeronaves para a população. Entrada é gratuita

O evento Portões Abertos chega esse fim de semana (11 e 12) às cidades de Santa Maria (RS), Canoas (RS) e Boa Vista (RR).
As três Bases Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) dessas cidades organizaram uma programação especial, que conta com sobrevoo de aeronaves, exposições de equipamentos militares e aviões, apresentações musicais, além de atrações especiais para as crianças.
O objetivo do evento é promover a integração da FAB com a comunidade local que terá a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos militares da Aeronáutica.
Entre os destaques dos três eventos, está a participação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça ficará em exposição para quem quiser conhecer de perto a nova aeronave utilizada nas manobras radicais da unidade.
Programação
No sábado, dia 11 de outubro, a Base Aérea de Santa Maria (Basm) realiza o famoso Expoaer. Além das atrações características, como a exposição de aeronaves e viaturas, o Portões Abertos da unidade contará com a apresentação dos cães de guerra.
A entrada é gratuita, mas o visitante pode entrar para a rede de solidariedade proposta pelo evento e contribuir com 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será convertida para organizações carentes.
No dia seguinte (12), a Base Aérea de Canoas (Baco) realiza sua exposição, que conta ainda com hangar da leitura, estandes de venda e praças de alimentação. O Portões Abertos de Boa Vista (BABV) também acontece no domingo. A organização pede a contribuição de 1kg de alimento não perecível. A arrecadação vai beneficiar instituições da cidade. Para quem mora em Canoas e Boa Vista, será oferecido transporte gratuito.
Os três eventos acontecem das 10h às 17h e a entrada é franca.
Anote a participação do EDA em exposições estáticas da aeronave:
Dia 11/10: Base Aérea de Santa Maria (RS)
Dia 12/10: Base Aérea de Canoas (RS)
Dia 12/10: Base Aérea de Boa Vista (RR)
Próximos Portões Abertos:
Porto Velho (RO) - 19 de outubro
Manaus (AM) - 19 de outubro
São José dos Campos (SP) - 19 de outubro
Natal (RN) - 25 de outubro
Florianópolis (SC) - 9 de novembro
Salvador (BA) - 9 de novembro

Marinha apresenta projetos estratégicos em palestra

Núcleo do Poder Naval busca fortalecer a indústria de defesa e aumentar a capacidade da Força Armada na proteção da "Amazônia Azul"

Os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela Marinha do Brasil foram detalhados nessa quarta-feira (8) para o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Entre os temas apresentados durante palestra, o destaque ficou por conta da construção do Núcleo do Poder Naval, composto por programas de modernização como o de desenvolvimento de submarinos convencionais e de propulsão nuclear.
Esse projeto tem como objetivo fortalecer a indústria de defesa e aumentar a capacidade da Força Naval na proteção e preservação da chamada “Amazônia Azul”, área oceânica de 4,5 milhões de km² que concentra riquezas naturais importantes, como o petróleo da camada do pré-sal.
Para o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, general José Carlos De Nardi, os investimentos na indústria naval estão prontos para serem executados e irão favorecer o crescimento do País. “O mais importante é termos o projeto para, à medida que o governo acionar o sinal verde, se possa evoluir para a construção”.Na linha de fortalecimento do Poder Naval, alguns projetos tiveram destaques na reunião ministrada pelo diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha (na foto desta matéria), como: os Programas de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e de Construção de Corvetas Classe “Barroso”. Além dos Programas de Obtenções de Navios-Patrulha de 500 toneladas, de Meios de Superfície (Prosuper), de Navios-Aeródromos (Pronae) e de Navios-Anfíbios (Pronanf).
Na ocasião, o general De Nardi destacou ainda que esses projetos irão movimentar a economia nacional e expandir o poder de dissuasão da Defesa brasileira. “O aumento do número de empregos é um ponto relevante, e o mais importante é o poder de dissuasão desse grande país chamado Brasil, já que só cinco países no mundo detêm a capacidade de ter um submarino nuclear. Nós seremos o sexto”, acrescentou o general.
Como parte de um ciclo de palestras, que teve início em setembro com a apresentação do Exército, para o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a Marinha foi a segunda Força a expor seus programas. A próxima será a Força Aérea Brasileira.
Além de Amorim e De Nardi, participaram da apresentação o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; o almirante Ademir Sobrinho, chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa; o general Menandro Garcia, chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa; o brigadeiro Gérson Machado, chefe de Logística do Ministério da Defesa; o general Joaquim Silva e Luna, chefe da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa; Murilo Marques Barboza, secretário de Produtos de Defesa; e o almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, diretor geral do Material da Marinha.

JORNAL ZERO HORA


Marinha fará buscas em SC a veleiro argentino desaparecido há 40 dias

O 5º Distrito Naval enviou o rebocador de alto mar Tritão para o local

O comando do 5º Distrito Naval recebeu uma imagem de satélite que, supostamente, seria do veleiro argentino Tunante II, desaparecido após ficar à deriva na costa gaúcha no fim de agosto. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira.
A imagem, captada em 28 de setembro na costa catarinense, foi encaminhada à Marinha, que a analisou. Na posição informada, estava um barco de pesca, com o qual foi feito contato — o comando relatou que não havia nenhuma outra embarcação nas proximidades.
Para fazer novas buscas, o comando do 5º Distrito Naval enviou nesta quinta-feira o rebocador de alto mar Tritão, que estava em patrulha naval, para a área a aproximadamente 150 milhas do Farol de Santa Marta (SC). A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi acionada e irá encaminhar uma aeronave para o local.
Avisos para todos os navegantes com informes do veleiro continuam sendo divulgados, assim como a publicação na página do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil é atualizada. A Rede Nacional de Estações Costeiras faz chamadas-fonia para os navios em trânsito na área marítima sul. As ações visam assegurar que qualquer informação ou indício do Tunante II seja prontamente informados à Marinha.
O Consulado da Argentina em Porto Alegre informou que está ciente da possível descoberta e disse estar tratando do assunto com o governo brasileiro.
Nesta quinta, filhos dos tripulantes iniciaram uma campanha para tentar mobilizar as autoridades argentinas e brasileiras. No Facebook, eles trocaram suas fotos de perfil por uma imagem verde com a seguinte frase: "Some-se ao resgate dos tunantes. Não percam tempo. Estão nos esperando".
Familiares dos quatro tripulantes do veleiro argentino Tunante II afirmam ter encontrado a embarcação, conforme informações publicadas no site do Clarín. Eles teriam consultado especialistas e técnicos e conseguido comprovar que se trata do Tunante II. Oceanógrafos teriam certificado de que o local onde o registro foi feito está de acordo com a área possível de buscas, e o fabricante da embarcação teria confirmado que o veleiro das imagens traz as mesmas características do Tunante II.
A uma rádio de Buenos Aires, a filha do tripulante afirmou que é possível ver "um veleiro sem mastro, com uma tela negra no local onde deveria estar o mastro, a qual os tripulantes estariam usando para juntar água da chuva e se proteger do sol". Na última conversa que os tripulantes tiveram com familiares (em 26 de agosto, quando passavam por uma tormenta), eles já haviam informado que o barco estava sem mastro.
As famílias dos tripulantes agora tentam fazer com que o governo brasileiro retome as buscas a partir de um "plano de voo urgente" na área identificada.
— A gente sabe que eles estão naquele local e com vida — disse Loana à rádio Del Plata.

"Quem sabe seja a busca definitiva", diz filha de tripulante de veleiro desaparecido

Luana Morales afirma que pode retornar ao Brasil para acompanhar as buscas

Eduardo Rosa

Filha de um dos quatro tripulantes do veleiro argentino desaparecido Tunante II, cujas buscas foram retomadas nesta quinta-feira, afirma que nunca houve indícios de que a embarcação tenha afundado. Com base em uma imagem de satélite captada em 28 de setembro, que mostraria o veleiro, e na consulta a especialistas, Luana Morales tem esperança de que o grupo seja encontrado com vida.
— As provas que juntamos e mostramos para as autoridades dão cerca de 90% de certeza de ser o barco Tunante. Estou em Buenos Aires, mas talvez vamos viajar ao Brasil nas próximas horas — contou, por telefone, a ZH.
A produtora audiovisual de 30 anos, filha do tripulante Horácio Roberto Morales, pede que as autoridades brasileiras a escutem:
— Sabemos que o Brasil está bem capacitado para a busca e que tem boas condições. Pedimos que eles cubram toda a área que sugerimos e que não se deem por vencidos. Quem sabe agora seja a busca definitiva.
O 5º Distrito Naval recebeu a imagem de satélite citada por Luana. Captada na costa catarinense, ela foi analisada pela Marinha: na posição informada, estava um barco de pesca, com o qual foi feito contato. A tripulação informou que não havia nenhuma outra embarcação nas proximidades.
— Em que pese a posição já ter sido investigada, o Com5ºDN enviou o rebocador de alto-mar Tritão, que encontrava-se em Patrulha Naval, para área situada à aproximadamente 150 milhas do Farol de Santa Marta, em Santa Catarina, para realizar novas buscas — informa nota divulgada pela Marinha.
Uma aeronave P-3, da Força Aérea Brasileira (FAB), deve se dirigir ao local por volta do meio-dia de sexta-feira, conforme o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. O Consulado da Argentina em Porto Alegre informou que está ciente da possível descoberta e disse estar tratando do assunto com o governo brasileiro.O veleiro Tunante II tem quatro tripulantes, todos homens. O mais conhecido é um oftalmologista argentino de 62 anos que, segundo o jornal El Clarín, é famoso por ter descoberto um tratamento inovador para a presbiopia, uma anomalia na visão. Os quatro amigos saíram de Buenos Aires e tinham como destino o Rio de Janeiro.
Em 15 de setembro, as buscas à embarcação que ficou à deriva a 130 milhas de Rio Grande, no sul do Estado, foram suspensas. Na procura, foram usados seis navios e quatro aeronaves; 530 pessoas se envolveram na operação.

PORTAL EXAME.COM


Risco de ebola no país não é zero, afirma secretário

"Em nenhum país do mundo o risco é zero, nem mesmo na Coreia do Norte", disse Jarbas Barbosa

Brasília - O secretário de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa, afirmou na manhã desta quinta-feira, 09, que o risco de o Brasil ter casos de ebola é baixo, mas não é zero. "Em nenhum país do mundo o risco é zero, nem mesmo na Coreia do Norte", disse, durante uma reunião no Conselho Nacional de Saúde. O Brasil deve anunciar nesta sexta-feira, 10, novas medidas de ajuda humanitária para Guiné, Serra Leoa e Libéria, países afetados pela epidemia.
O reforço deverá ser feito tanto com recursos financeiros quanto com equipamentos. "Além de uma medida de ajuda para países afetados, o reforço representa uma proteção para o Brasil e para o mundo. A melhor estratégia para evitar a expansão da doença é a adoção de medidas nos locais onde é constatada a transmissão", disse.
Equipes de portos e aeroportos estão sendo submetidas a treinamento para identificação de eventuais casos suspeitos da doença. Treinamentos também estão sendo realizados com equipes de hospitais de referência.
Barbosa reconheceu que nos dois casos de ebola registrados fora do continente africano - um nos Estados Unidos e outro na Espanha -, estão relacionados com falhas na assistência. No caso do paciente dos Estados Unidos, houve demora na identificação e início do tratamento.
No caso da Espanha, por sua vez, uma enfermeira que teve contato com um missionário doente demorou em notificar que havia tido contato com secreções do paciente.
"Consideramos que as equipes de saúde estão bem treinadas, estão alertas. Mas é essencial que o treinamento seja permanente, para que ninguém baixe a guarda", completou Barbosa.

Embraer dá largada para montagem de Legacy nos EUA em 2016

Fabricante brasileira de aviões mais do que dobrará o tamanho de sua unidade nos Estados Unidos

São Paulo - A Embraer iniciou nesta quinta-feira a construção da fábrica para montagem dos jatos executivos Legacy 500 e Legacy 450 nos Estados Unidos, pela ampliação de sua unidade no aeroporto internacional de Melbourne, na Flórida. 
A fabricante brasileira de aviões mais do que dobrará o tamanho de sua unidade nos EUA, atualmente com 20 mil metros quadrados e que será ampliada em 22 mil metros quadrados.
A nova linha de produção deve entrar em operação em 2016 e terá um hangar de montagem, uma cabine de pintura, um centro para instalação de interiores e outro de preparação de voo, além de um novo centro de entregas dedicado.
O local já abriga uma linha de montagem dos jatos executivos de menor porte Phenom.
A Embraer realizará 600 novas contratações de forma gradual em um período de quatro anos a partir de 2016. O local conta hoje com 400 empregados.

OUTRAS MÍDIAS


Maxpress (SP)


Operação Amazônia aprimora interoperabilidade das Forças Armadas

Começa nesta sexta-feira (10) mais um exercício militar no qual Marinha, Exército e Força Aérea, de forma integrada, vão aprimorar a doutrina de proteção e soberania da área de maior biodiversidade do planeta: a região Amazônica. Até o próximo dia 21/10, sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, uma série de atividades vão demonstrar a capacidade de dissuasão das nossas Forças Armadas na garantia da integridade da floresta tropical.
Será a terceira edição da Operação Amazônia, que reunirá 4 mil militares das forças singulares e terá como teatro de operações as cidades de Manaus, Boa Vista e Normandia – a cerca de 180 km da capital de Roraima.
O objetivo da Operação Amazônia é aperfeiçoar a logística e os métodos operacionais das forças singulares. “É uma excelente oportunidade de manter a capacidade operativas das tropas brasileiras na região, sempre afim de garantir a soberania nacional, além de aprimorar a interoperabilidade das Forças Armadas”, explicou o general Eduardo Paiva Maurmann, chefe do centro de operações do Comando Militar da Amazônia.
A operação inclui ações de controle de tráfego fluvial e proteção de estruturas críticas, como estações de energia e barreiras; operações terrestres ofensivas e defensivas; lançamentos de paraquedistas; defesa antiaérea; tarefas de interdição e de combate e coordenação do espaço aéreo. Além disso, serão realizadas ações cívico-sociais junto às comunidades ribeirinhas.
Entre os equipamentos que serão empregados no exercício estão helicópteros Blackhawks, navios-patrulha fluviais, blindados Cascavel, baterias antiaéreas de baixa altura Igla e Guepardi, os caças A-29 Super Tucano e o cargueiro C 130.
Esta é a terceira edição do treinamento, que aconteceu em 2011 e 2012 na região norte, Este último, na foz do rio Amazonas, envolveu os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.

CBN


Após cair com avião no Acre, piloto sobrevive apenas com água por três dias

Jonas Guilherme, de 60 anos, realizou um pouso forçado em meio à vegetação no último domingo. É a terceira vez que ele sofre um acidente deste tipo.
No último domingo, dia 5, um avião de pequeno porte modelo Cessna 182 desapareceu na região de Sena Madureira, no Acre. O piloto Jonas Guilherme, de 60 anos, conduzia o monomotor. A aeronave saiu de Manoel Urbano, por volta das 7h30, com destino a Sena Madureira, trajeto que demora, em média, 22 minutos.
Após três dias de buscas por terra e também pelo ar com um helicóptero da Força Aérea Brasileira, a aeronave e o piloto foram encontrados. 
Segundo Jonas, após a decolagem, devido o mau tempo, ele precisou fazer um pouso forçado em meio à vegetação. Sua intenção era pousar sobre o rio Macauã, mas, devido à forte neblina, não conseguiu aterrissar como planejado e caiu dentro da floresta. Segundo ele, durantes esses três dias sobreviveu apenas ingerindo água.
Com 37 anos de aviação, não foi a primeira vez que o piloto passou por essa situação. Em 1981, Jonas caiu com um avião modelo Bonanza, e, em 1991, com outra aeronave.

A TRIBUNA (MT)


Polícia Civil retoma as buscas por pilotos e avião

Policiais mato-grossenses devem retornar para a Bolívia para tentar localizar dois pilotos que estão desaparecidos há 18 dias, supostamente sequestrados após o roubo da aeronave que eles estavam. O avião King Air, prefixo ATY, pertencia à ex-candidata ao governo de Mato Grosso Janete Riva (PSD) e desapareceu do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda, no dia 20 de setembro. A cidade faz fronteira com a Bolívia.

O delegado regional de Pontes e Lacerda, José Emílio Gadioli, confirmou a retomada pelas buscas dos pilotos Evandro Rodrigues e Rodrigo Agnelli, sequestrados junto com o avião. Nesta quarta-feira (8), fez 17 dias que os dois pilotos e o avião foram sequestrados e nenhuma pista foi encontrada.

O delegado José Emílio disse que, nesta quinta-feira (9), uma equipe sairá de Pontes e Lacerda com destino à Bolívia, para trabalhar as informações repassadas por um grupo especializado da Polícia daquele país, que faz fronteira com o Brasil em Mato Grosso.

Uma das suspeitas é de que os pilotos teriam sido forçados a trabalhar para narcotraficantes bolivianos, considerando que o King Air é um avião de médio porte e há necessidade de pessoas devidamente treinadas para pilotá-lo.

A equipe da Polícia Civil de Pontes e Lacerda que retornará à Bolívia começará o trajeto em San Ignácio, uma pequena cidade perto dos limites com Mato Grosso.

AGÊNCIA CNT DE NOTÍCIAS (DF)


Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco (AC), terá pista reformada

Obras alteram operações aéreas na região, mas terminal não será fechado.
Os 2.158 metros da pista de pouso do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, capital acreana, serão reformados. O investimento de R$ 97 milhões tem o objetivo de aumentar a segurança dos pousos e decolagens. Hoje, de acordo com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), na pista há ondulações, trechos com afundamento e rachaduras.
Para Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, a reforma da pista resgata o papel estratégico de Rio Branco na integração da América do Sul. Da região parte a rodovia Interoceânica, que conecta o Brasil ao Peru e, consequentemente, ao Oceano Pacífico.
“Trinta milhões de pessoas moram no entorno da região, não só no Brasil. O governo federal está criando aqui um centro logístico que prevê um porto seco, um aeroporto de cargas, já temos a rodovia e vamos poder fazer a integração econômica e cultural, que vai deixar de ser um sonho. Vamos ter um aeroporto que vai funcionar com padrões de grande qualidade”, destacou o ministro.
A obra também garantirá o contato da população do Acre com o restante do país. Nos períodos de cheias do rio Madeira, o avião é o único meio de transporte viável para transpor áreas alagadas. Em alguns momentos o transporte de alimentos para abastecer o estado acontece apenas por via aérea.
Obras
A primeira fase das obras deve terminar em dezembro, quando começa o chamado “inverno amazônico”, marcado por intensas chuvas.
Durante esse período, o aeroporto ficará fechado entre 8h da manhã e meia-noite para pousos e decolagens da aviação comercial, com operações durante a madrugada. Movimentos da aviação geral serão liberados em 1.000 metros de pista para as aeronaves de pequeno porte (monomotor, bimotor e turboélice).
A Infraero orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas responsáveis por seus voos para obter informações sobre o remanejamento de horários.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented