|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/07/2014

Em um ano, Brasil registra 4.600 ocorrências envolvendo aviões e animais ...




Relatório anual foi divulgado nesta semana; o motor é a parte mais atingida pelas aves ...






O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) publicou nesta terça-feira (1º) dados que indicam que a Aeronáutica registrou 4.600 incidentes envolvendo aviões e animais nos aeroportos no Brasil em 2013 — a maior parte das ocorrências foram de avistamentos, com 2.344 casos. O número, que faz parte do registro anual de Risco da Fauna, representa um aumento de 21,62% nas ocorrências em relação ao relatório de 2012, quando foram registrados 3.782 casos ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Casd abre inscrições para processo seletivo em São José dos Campos


Curso é gratuito e tem como objetivo preparar estudantes para vestibulares.

O Curso Alberto Santos Dumont (CasdVest) abriu nesta sexta-feira (4) as inscrições para o processo seletivo 2015. O curso é gratuito e tem como objetivo preparar estudantes da região para os vestibulares mais concorridos do país.
Podem concorrer ao vestibulinho, estudantes do Vale do Paraíba que estejam no terceiro ano do ensino médio ou que já se formaram. Ao todo, são 520 vagas para estudantes de baixa renda. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site casdvest.org.br.
A seleção é composta por um exame intelectual e entrevista de renda, ambos classificatórios. O exame intelectual está prevista para o dia 7 de setembro, às 14h, no campus da universidade Universidade Paulista (Unip) em São José dos Campos.
Todos os candidatos que realizaram o exame intelectual serão convocados para entrevista de renda, prevista para novembro. A lista final dos selecionados aptos a cursar também será divulgada no site.
O curso
O CASDVest é um curso preparatório sem fins lucrativos com aulas ministradas por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e professores convidados de outras universidades. Em 2013, o processo seletivo para o vestibular teve 3.600 inscrições e 520 aprovados.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


França reforça segurança em voos para os Estados Unidos



A França anunciou nesta sexta-feira (4) o reforço das medidas de segurança em seus aeroportos para voos para os Estados Unidos, a pedido de Washington, que teme atos de terrorismo.
O Reino Unido e a Bélgica já tinham tomado medidas semelhantes.
"Por razões de confidencialidade, não podemos revelar quais são as medidas complementares", declarou à AFP o porta-voz da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC).
As novas regras serão aplicadas durante a "temporada de verão e implantadas de forma a garantir o mínimo possível de inconvenientes para os passageiros", indica o DGAC, que alertou para possíveis atrasos de voos.
As medidas complementares de segurança incluem os 43 voos diários para os Estados Unidos que decolam dos aeroportos de Paris (Roissy e Orly), Nice e Marselha, além dos territórios de ultramar do Taiti, Martinica e Guadalupe, informou o comunicado.
Na quarta-feira (2), o governo americano solicitou o reforço da segurança nos aeroportos da Europa e Oriente Médio com voos diretos para os Estados Unidos.
O pedido foi feito às vésperas do 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, feriado nacional.
Autoridades e especialistas ressaltam a conjunção inquietante de dois fenômenos: a fabricação de explosivos indetectáveis e o deslocamento de militantes islâmicos radicais na Síria e no Iraque.

AGÊNCIA REUTERS


Rússia aprova lei que obriga sites a ter servidores no país



MOSCOU - O parlamento russo aprovou nesta sexta-feira uma lei que obriga sites a armazenarem informações pessoais dos usuários dentro do país, algo que o Kremlin afirma que protegerá os dados, mas que críticos enxergam como um ataque às redes sociais.
A lei determina que a partir de 2016 todas as companhias de Internet terão que transferir os dados dos cidadãos russos a servidores instalados no país sob pena de terem suas páginas bloqueadas. A medida provavelmente afetará grandes sites internacionais como a rede social Facebook, dizem especialistas.
"O objetivo da lei é criar (...) pretexto quase legal para fechar Facebook, Twitter, YouTube e todos os demais serviços", disse à Reuters Anton Nossik, um especialista em Internet e blogueiro.
"O objetivo final é calar a boca, aplicar a censura no país e dar forma a uma situação em que o negócio Internet não poderá existir e funcionar adequadamente", acrescentou.
O presidente russo, Vladimir Putin, um ex-agente da KGB que chegou a dizer que a Internet é um "projeto da CIA (agência de espionagem dos Estados Unidos)", negou que esteja limitando a liberdade na Web, explicando que sua principal preocupação é projeger as crianças de conteúdos indecentes.

PORTAL BRASIL


Cidade de Volta Redonda (RJ) pode receber novo aeroporto


Hoje, área onde empreendimento será erguido conta com apenas uma pista de 823 m² para pouso e decolagem não homologada pela Anac

Transporte aéreo
O projeto do aeroporto de Volta Redonda está mais perto de sair do papel. Encravada entre duas das principais capitais do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, a região de Volta Redonda poderá contar com um aeródromo dotado de terminal de passageiros com 682 m² de extensão, um pátio de aeronaves, nova pista de taxiway, além da ampliação em 1.800 m² da pista de pouso existente hoje.
A construção do aeroporto está enquadrada na fase final do programa de investimentos em projetos de logística do governo. O próximo passo é realizar o anteprojeto, que detalha a planta do novo aeroporto. Superada esta fase, a licitação pode ser feita para que as obras sejam iniciadas.
A área onde será erguido o aeroporto, hoje, conta com apenas uma pista de pouso e decolagem de 823 m² que não é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, não pode receber aviação comercial. No entanto, há interesse das companhias aéreas em operar no município também conhecido como “Cidade do Aço”, por abrigar a Companhia de Siderúrgica Nacional (CSN), a primeira produtora de aço do Brasil.
Aviação Regional
O programa de investimentos em em projetos de logística do governo tem o objetivo de investir em 270 aeroportos regionais espalhados pelo território brasileiro. Com um orçamento de R$ 7,3 bilhões, a expectativa é dotar o território nacional com um aeródromo a cada raio de 100 quilômetros.
Serão abrangidos 67 aeroportos na região Norte; 64 na região Nordeste; 31 no Centro-Oeste; 65 no Sudeste; e, por fim, 43 aeroportos na região Sul.
No Rio de Janeiro, outros oito aeroportos serão contemplados pelo programa além do Rio de Janeiro. A expectativa é que R$ 273 milhões sejam investidos no estado.

Militares ajudam população atingida por enchentes no Sul do País


Foram mobilizados cerca de 200 homens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Enchente é a maior em 30 anos

O Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), está coordenando as ações de apoio aos desabrigados e vítimas das enchentes que tem atingido a região Sul do País. O apoio ocorre por meio do Exército Brasileiro, que está auxiliando a Defesa Civil no resgate e socorro da população ribeirinha de áreas alagadas.
Foram mobilizados cerca de 200 homens de unidades militares dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, a Força Terrestre está empregando viaturas de tração, caminhões e botes para retirar moradores isolados. Os militares ainda apoiam na triagem de donativos e distribuição de alimentos e gêneros de primeira necessidade.
A ajuda do Exército no Rio Grande do Sul acontece no norte e noroeste do estado, nas cidades de Porto Mauá, Porto Xavier, Porto Vera Cruz, São Borja, Frederico Westphalen e Iraí. Em Santa Catarina, os militares estão presentes nas cidades de Porto União, Mafra e Lajes. E no Paraná, o apoio está sendo prestado em União da Vitória, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Rio Negro e região metropolitana de Curitiba.
As fortes chuvas na Região Sul elevaram consideravelmente o leito de rios que compõem a bacia do Uruguai em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A enchente que atinge o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense é a maior em 30 anos.

REVISTA ÉPOCA


O carro voador está chegando


Com três rodas, o Personal Air and Land Vehicle (PAL-V) situa-se entre uma motocicleta e um giroscópio e muda sua configuração em apenas dez minutos

Negócios - Carros voadores são um antigo sonho humano, seja em antigos filmes de ficção científica ou nos desenhos animados dos Jetsons. Mas a tecnologia para isso, curiosamente, sempre se revelou mais complicada do que se imaginava, acumulando inúmeras tentativas e projetos fracassados. Pois agora a empresa holandesa PAL-V Europe NV promete entregar um novo tipo de veículo que permitirá ao motorista no futuro decolar de maneira simples e sobrevoar ruas ou estradas entupidas de carros – o sonho dourado de quem sofre com congestionamentos. É o Personal Air and Land Vehicle (PAL-V), um híbrido de motocicleta e giroscópio, que muda sua configuração de veículo terrestre para voador em apenas dez minutos.
Com capacidade para transportar duas pessoas mais bagagens, o PAL-V atinge velocidade máxima de 180 km/h em terra ou ar, voando a uma altitude de até 1,2 mil metros, embora possivelmente os motoristas venham a preferir altitudes mais baixas, de 300 metros por exemplo, para poder desfrutar da vista aérea mais próxima do solo. E o pouso é quase vertical, requerendo pequena extensão de pista. Movido a gasolina, com tanque que permite autonomia de 400 km, o PAL-V tem um motor potente de 230hp para possibilitar o voo. Uma de suas grandes inovações é a conversão de veículo aéreo em terrestre: uma vez pousado no solo, sua hélice se dobra em posição horizontal, acompanhando o desenho da carroceria. Os rotores traseiros do motor também se dobram com um aperto de botão. O mesmo processo é repetido, só que agora de maneira reversa, quando se quer decolar novamente.
Do ponto de vista tecnológico, o PAL-V tornou possível as duas funções de mobilidade graças a um alto centro de gravidade combinado a um design aerodinâmico estreito para permitir o voo. E é relativamente leve (750 kg), feito de uma mistura de carbono, titânio e alumínio. O protótipo está sendo desenvolvido desde 2008 e sua introdução no mercado, a princípio em 2016, será destinada apenas a prestar serviços de emergência (socorro médico ou policial, por exemplo). O custo inicial, como toda novidade, ainda é salgado: cada unidade deve sair por volta dos US$ 300 mil. Em alguns países europeus, os proprietários terão de obter uma licença de piloto esportivo para poder dirigir o veículo, mas, em compensação, não estarão sujeitos a regras de tráfego aéreo em regiões onde não há circulação de aviões comerciais. Literalmente, no futuro o céu será o limite.

PORTAL R7


Em um ano, Brasil registra 4.600 ocorrências envolvendo aviões e animais


Relatório anual foi divulgado nesta semana; o motor é a parte mais atingida pelas aves

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) publicou nesta terça-feira (1º) dados que indicam que a Aeronáutica registrou 4.600 incidentes envolvendo aviões e animais nos aeroportos no Brasil em 2013 — a maior parte das ocorrências foram de avistamentos, com 2.344 casos.
O número, que faz parte do registro anual de Risco da Fauna, representa um aumento de 21,62% nas ocorrências em relação ao relatório de 2012, quando foram registrados 3.782 casos
O banco de dados nacional de risco de fauna é mantido pelo Cenipa, com informações de avistamentos, quase batidas e batidas com animais ocorridas nos aeródromos brasileiros e enviadas pela comunidade aeronáutica. O Sigra (Sistema Integrado de Gerenciamento do Risco Aviário) serve como fator de integração entre operadores de aeronaves, de aeródromos e controladores de tráfego aéreo, civis e militares. No mundo, estima-se que a parcela de batidas comunicada aos órgãos responsáveis pelo registro de dados de risco de fauna esteja entre 20% e 40% do número real das ocorrências.

No Brasil, toda batida com fauna é caracterizada como incidente aeronáutico e deve ser reportada ao Cenipa. As quase batidas e os avistamentos também devem ser reportados por contribuírem para a avaliação do risco e nortearem ações de prevenção.
Ainda segundo os dados, quero-quero, carcará e coruja-buraqueira estão entre as espécies de aves que mais se envolveram em batidas com aeronaves. De acordo com o relatório, o motor é a parte mais atingida pelas aves — totalizando 13,5% dos relatos. No entanto, 35,5% dos eventos informados ao Cenipa não continham a parte da aeronave atingida. A maioria das batidas ocorreu durante decolagens (25% dos casos) e pousos (26%).
A região Sudeste, por concentrar o maior número de voos e, consequentemente, maior exposição ao risco, aparece com o maior número de ocorrências.

OUTRAS MÍDIAS


SITE DA PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL (RS)



Prefeitura assina convênio de exploração do Aeroporto por 35 anos

Maurício Vieira da Cunha
A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul recebeu oficialmente esta semana da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC, o convênio No 034/2014 do Departamento de Outorgas – DEOUT, que representa a celebração formal do ato de delegação da exploração do Aeródromo de Cachoeira do Sul.
O documento foi assinado pelo Ministro de Estado Chefe da SAC – PR, Wellington Moreira Franco e pelo nosso Prefeito Neiron Viegas. Com este instrumento entra em vigor na data de assinatura o prazo da presente delegação que é de 35 (trinta e cinco) anos.
A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio é a responsável pelas demandas do Aeródromo Cachoeira do Sul (SSKS) e o secretário Vinicius Corneli já está adotando as providências administrativas necessárias para a exploração de nosso aeroporto, de acordo com os níveis de segurança, eficiência e conforto exigidos pela legislação federal em vigor.
As regras do Aeródromo vão obedecer às diretrizes e estratégias estabelecidas pela Política Nacional de Aviação Civil (PNAC) e ao disposto nos Planos de Desenvolvimento do Estado e do Município, Plano Diretor de Aeroporto, Planos Aeroviários Estadual e Nacional, dotando e provendo o aeródromo de todas as instalações e serviços necessários ao seu perfeito funcionamento, bem como de serviços de proteção ao voo e suas instalações, obedecidas as normas e instruções emanadas do DECEA.
Em breve a SMIC estabelecerá critérios e procedimentos regulamentares para utilização de áreas edificadas, instalações, equipamentos e facilidades do aeródromo, promovendo licitação, se for o caso.
Todas as providências necessárias à conservação e garantia do Patrimônio Aeroportuário serão adotadas pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, atendendo às exigências, recomendações e determinações pela SAC e pela ANAC, exercidas no cumprimento da legislação e deste convênio.

SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ



BRICS: Cid Gomes se reúne com Ministros da Defesa e da Justiça

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (04), no Palácio da Abolição. A VI Cúpula do BRICS acontecerá no Centro de Eventos do Ceará no dia 15 de julho.
O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (04), no Palácio da Abolição com os Ministros da Defesa, Celso Amorim; e o da Justiça, Eduardo Cardozo, para definir detalhes operacionais e aperfeiçoar a integração das forças armadas e de inteligência estaduais e federais para a realização da VI Conferência de Cúpula do BRICS que será realizada em Fortaleza no dia 15 de julho, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Na conferência, os chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estarão presentes. Paralelamente à realização da cúpula, acontecerão eventos com autoridades do setor público e privado dos países envolvidos.
Participaram também da reunião integrantes Ministério das Relações Exteriores, Exército, Polícia Federal, Secretaria de Grande Eventos, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), bem como os secretários estaduais, Servilho Paiva (Segurança Pública), Mariana Lôbo (Justiça) e Joel Brasil (Casa Militar).
BRICS
Os chefes de estado de cada um dos cinco países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) virão à conferência. Paralelamente ao encontro dos chefes de estado, acontecerão eventos paralelos com autoridades do setor público e privados dos países envolvidos.
Os cinco países que integram o BRICS consolidam-se como atores internacionais de crescente relevo, tanto no plano político como na área econômico-financeira. Além de definirem mais de 30 áreas de cooperação entre si, os BRICS coordenam atualmente suas posições nas Nações Unidas, no G-20, no Banco Mundial e no FMI, aumentando, em função disso, a sua importância nesses foros. Todos os países do BRICS sediaram pelo menos uma Cúpula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya, China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). E, em 2014, será em Fortaleza.
A ideia do BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICS”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.

Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados em conjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava a atuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com "s" maiúsculo ao final).

Como agrupamento, o BRICS tem um caráter informal. Não tem um documento constitutivo, não funciona com um secretariado fixo nem tem fundos destinados a financiar qualquer de suas atividades. Em última análise, o que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Ainda assim, o BRICS tem um grau de institucionalização que se vai definindo, à medida que os cinco países intensificam sua interação.

REVISTA OPERACIONAL



Substituição da Bandeira Nacional homenageia Santos Dumont

A Força Aérea Brasileira (FAB) comanda no próximo domingo (06/07), às 10 horas, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a solenidade de substituição da Bandeira Nacional.
O evento, coordenado pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), será presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A solenidade será realizada em comemoração aos 141 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, que nasceu no dia 20 de julho de 1873, na fazena Cabangu, em Minas Gerais.
O objetivo é estimular o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais na população brasileira.
Durante o hasteamento do Pavilhão Nacional, será cantado o Hino Nacional Brasileiro e, ao mesmo tempo, será dada uma salva de 21 tiros, pela bateria do Trigésimo Segundo Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.
Em seguida, a Bandeira Nacional substituída será arriada ao som do Hino à Bandeira. Depois a tropa composta por diversos grupamentos vai desfilar ao som da Canção do Expedicionário.
A substituição da Bandeira Nacional ocorre todo primeiro domingo de cada mês por meio do revezamento entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e as forças auxiliares do Distrito Federal.
Santos Dumont
Desde seus primeiros anos de vida, Alberto Santos Dumont já demonstrava habilidades manuais fora do comum. Com apenas 12 anos, já tinha permissão de seu pai para dirigir as locomotivas de transporte de café da região. Quando chegou a Paris, em 1892, ele era um rapaz provinciano, de estatura baixa e corpo franzino.Nove anos depois, Santos Dumont transformou-se em modelo para os franceses: ganhou diversos prêmios, ultrapassou barreiras e limites impostos aos estrangeiros e construiu, na imagem popular, a imagem de um “super-homem”.
Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e o primeiro a voar num aparelho mais pesado que o ar.

RÁDIO VOZ DA RÚSSIA



Rússia instalada centros de defesa antiaérea na fronteira ártica

A Rússia está reforçando o controle da fronteira aérea ártica. Segundo os planos do Ministério da Defesa da Rússia, durante este ano, postos de defesa anti-aérea e pontos de controlo da aviação de guerra serão construídos na costa do Oceano Glacial Ártico.
A reconstrução da infraestrutura da defesa antiaérea nas ilhas do Ártico terminará no outono de 2015.
Planeja-se organizar brevemente cinco locais fixos de radares e de pontos de orientação da aviação nas ilhas árticas: na ilha Sredny do Arquipélago da Severnaya Zemlya, na ilha Terra de Alexandra do Arquipélago Terra de Francisco-José, na ilha de Wrangel, no Cabo Schmidt e na ilha Ilha Yuzhny do arquipélago Novaya Zemlya (Terra Nova).
Em cada ponto passará a haver um radar de defesa antiaérea e um centro de controle de voos, tanto da aviação civil, como militar. Toda a informação relativa ao movimento no espaço aéreo sobre a costa do Ártico será transmitida para o centro de comando da defesa antiaérea nos arredores de Moscou. Visto que nos gelos não há tropas terrestres e os navios têm dificuldade em navegar no oceano, o Ministério da Defesa resolveu a tarefa da defesa nacional na região com a ajuda da aviação, assinala o politólogo Vladimir Evseev:
"Não penso que nos devamos preparar para ações militares de alguma envergadura na zona do Ártico. Mas todos os nossos vizinhos e parceiros devem compreender que a Rússia está pronta, se for necessário, a defender as suas posições nas fronteiras árticas. Se admitirmos, hipoteticamente, um ataque aéreo ou de mísseis contra a Rússia, compreenderemos que, em caso de confronto, por exemplo, com os EUA, os mísseis voarão precisamente do sentido norte, ou seja, do lado do polo. Visto que este é o voo mais curto, poderão chegar aí aviões, bombardeiros estratégicos, por exemplo. Por isso, para a Rússia é importante controlar a zona ártica”.
Na era da URSS, os locais da defesa antiaérea e de controlo da aviação de combate situavam-se em toda a costa norte do país. Porém, nos anos de 1990, a maioria foi abandonada pelos militares. A direção ártica tornou-se mais vulnerável. Nas condições geopolíticas atuais, tendo em conta o interesse crescente de diferentes países pelas riquezas naturais da plataforma ártica, isso era uma situação inadmissível, sublinha Vladimir Evseev:
"O reforço do controle pela Rússia do espaço aéreo na zona ártica é condicionado, em primeiro lugar, pelo fato de na região ter começado a extração ativa de diferentes recursos da plataforma, bem como devido ao aumento do número de navios na Rota Marítima do Norte. Além disso, o interesse pela zona ártica é manifestado por um grande número de países, e nem todos têm saída para o Oceano Glacial Ártico. Há tentativas de entrada ilegal nessa zona, nomeadamente da parte dos EUA. Deste ponto de vista é muito importante que a Rússia não só declare os seus direitos à plataforma continental, mas possa também garantir a segurança na zona ártica".
Nos últimos tempos, forças militares dos países da OTAN aparecem cada vez mais frequentemente no Ártico. Por exemplo, em 2012, a aliança efetuou no Norte da Noruega as manobras Cold Response, com a participação de 16 mil militares de 16 países. Foram utilizadas unidades da Marinha de Guerra e da Aviação. Em março de 2014, a Marinha de Guerra dos EUA realizou as manobras Ice Exercise, instalando o acampamento num campo de gelo flutuante no Oceano Glacial Ártico. Nas manobras participaram também submarinos.
A Rússia reclama a parte da plataforma com as dorsais de Mendeleev e Lomonosov. Até finais de 2014, os cientistas deverão reunir provas de que essas cordilheiras são uma continuação da plataforma continental da Rússia e apresentar na ONU o pedido de alargamento da jurisdição russa. Em março do ano corrente, a comissão da ONU para as fronteiras da plataforma continental reconheceu um enclave do mar de Okhotsk de 52 mil quilómetros quadrados parte do território russo.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented