|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 22/06/2014

Aeroportos recebem quase 4 milhões de passageiros na primeira semana da Copa ...




A pontualidade média dos aeroportos brasileiros no final da primeira semana de Copa do Mundo foi melhor que o padrão internacional: o índice médio de atraso de voos foi de 8,36%, quase idêntico ao observado nos países da União Europeia em 2013, de 8,4%*. O padrão internacional considera satisfatórios índices de até 15% de atrasos de até meia hora ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




REVISTA EXAME


Drones são banidos de parques americanos



Nem todos estão satisfeitos com a proliferação dos drones. Nesta sexta-feira, o Serviços de Parques Nacionais dos Estados Unidos determinou que as máquinas voadoras não tripuladas sejam banidas das suas áreas no país. Os superintendentes de cada um dos 401 parques tem até o dia 20 de agosto para colocar em prática a proibição dos drones nestes 3 milhões de hectares de terras federais.
A violação da regra pode levar a uma multa máxima de 5 mil dólares e seis meses na cadeia, mas os guardas florestais são instruídos a usar do bom senso e não exagerar na repressão. A política foi causada por reclamações sobre barulho, segurança e impacto sobre a vida selvagem, mas é temporária, de acordo com Jonathan Jarvis, diretor do departamento.
Ele disse que uma regulação federal será elaborada dentro de 18 meses e poderá permitir os drones em algumas condições. O uso comercial desse tipo de nave já foi banido pela agência de aviação do país e alguns parques já haviam começado a lançar regras para proibição nos últimos meses.

JORNAL O VALE (SJC)


Revisão é a sétima da história de S. José



Esta será a sétima Lei de Zoneamento que a cidade terá ao longo de sua história de quase 247 anos. Foram feitas em 1932, 1971, 1980, 1990, 1997 e 2010, cada uma de acordo com as necessidades das épocas. Por exemplo, em 1932, São José foi dividida em três zonas de uso: comercial, sanatorial e residencial.
Em 1933, ela foi editada e a zona industrial foi acrescentada ao mapa, assim como a Aeronáutica posteriormente. O mestre em planejamento, Vitor Shuster, disse que a boa infraestrutura viária e urbana que se vê hoje na cidade é reflexo do passado. Prefeitos nomeados pelo governo do Estado trouxeram verbas, fizeram vias largas e arborizaram São José.
Incremento
Com as chegadas dos setores aeronáutico, industrial e da via Dutra, a cidade despontou definitivamente como a Capital do Vale. "Cada Lei de Zoneamento foi importante neste processo. Espero que a nova seja sustentável, preservando o meio ambiente, trazendo melhores condições de vida e um crescimento ordenado", afirmou.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Copa em Natal está tranquila



A integração das forças policiais de segurança nesta operação da Copa do Mundo é um dos principais fatores para o sucesso das operações realizadas em Natal, até o momento, considera Paulo Henrique de Oliveira Rocha, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN) e delegado da Polícia Federal. 
São mais de 30 órgãos de defesa civil, segurança e saúde que trabalham juntos como Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Rio Grande do Norte (CICCR/RN), tendo como núcleo de organização das operações o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), localizado na Escola do Governo, Centro Administrativo do RN.
O CICCR tem como atribuição a garantia de segurança dos participantes da Copa do Mundo nas áreas de evento e nos seus deslocamentos, explica Paulo Oliveira, acrescentando que a formação da equipe se fez necessária para não influir no funcionamento das operações locai. “A integração facilitou e aproximou os órgãos. Informações que levavam tempo para serem comunicadas, hoje está na altura de um telefonema”, diz.
O resultado tem sido o reconhecimento de uma das cidades sedes mais seguras. De acordo com ele, e com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), não houve registros de ocorrências graves no entorno da Arena das Dunas, como o de furtos ou roubos. Apenas o flagrante de nove pessoas detidas por venda ilegal de ingressos para os jogos e nove ocorrências registradas na Fifa Fan Fest.
A manifestação social que ocorreu na última segunda-feira, 16, também teve procedimento considerado eficiente, já que não houve depredações nem se fez necessária a reação com violência por parte dos policiais.
Após o jogo desta próxima terça-feira, 24, entre Itália e Uruguai, a Comissão terá atividades paralisadas. “A mobilização se desfaz, mas numa necessidade para um evento deste porte, como as Olimpíadas, nos reuniremos novamente nesta integração”, declara.
Novos equipamentos vão ficar no RN
O secretário da Sesed ressalta que o Estado não ficou descoberto com o efetivo empregado para as áreas de Copa do Mundo. “Pelo contrário”. Como principal causa disso é o incremento de equipamentos para os agentes de segurança, com compra possibilitada pela Copa. A exemplo disso a diminuição da média diária de homicídios nesta última semana. A policia registrava uma média diária de 4,5 assassinatos por dia. No entanto, do dia 12 a 19 de junho, tem o registro de 14 homicídios – tendo nesta semana a média de 2 assassinatos por dia. Quanto aos equipamentos está previsto para esta próxima semana a chegada das 60 motos BMW, mais 50 veículos – totalizando 100 dos 200 comprados -, coletes e pistolas. As operações de segurança da Copa do Mundo contam com um reforço policial e das forças armadas para garantir a tranquilidade durante este período de jogos de Copa do Mundo em Natal - com primeira partida no dia 13 de junho e última nesta próxima terça-feira, 24. Somente das Forças Armadas atua na cidade um efetivo de 4.600 homens, do exército, aeronáutica e marinha. Além de estar empregado um grupo de 300 homens da Força Nacional. As policias também contam com reforço. Pela Rodoviária Federal trabalham 246 policiais, sendo 160 de outras regionais, além de outros cinco em cada posto da PRF. Atuam também 240 policiais federais, contanto com os reforços dos outros Estados. Quanto a Polícia Militar, 2.200 estão de serviço extra somados a outros 800 da escala de trabalho, 350 bombeiros com reforço nacional, 150 agentes da policia civil por dia de jogo e ainda 180 guardas municipais.
Bate-papo: Paulo Henrique de Oliveira Rocha - presidente da (Coesge/RN)
Qual o cenário de Natal em relação a segurança?
Temos uma avaliação bem positiva. Nós não tivemos nenhuma ocorrência grave (manifestações violentas, crimes violentos praticados com torcedores, como roubo...). Natal é uma das, ou a mais segura, das doze cidades sedes.
Como contribui o Centro para este resultado?
A função do centro é em relação aos eventos relacionados a Copa do Mundo. O deslocamento das pessoas na Copa, desde delegações, jornalistas, torcedores.. até grandes manifestações sociais próximo a área de eventos. A essência do trabalho do CICCR é que todas as forças atuem em conjunto.
O que fica após o evento?
Toda estrutura de equipamento fica para o Estado, o que encerra é a mobilização. Cada um volta aos seu centro de operações. Mas, muito mais importante do que o legado de tecnologia, fica o legado da integração. Essa operação para Copa do Mundo foi uma escola de como trabalhar integrado a todas as forças, independente de sua estrutura.

Viabilidade em análise



A exploração de petróleo em águas profundas no Nordeste, segundo a Petrobras, está em análise. Foram concluídas as perfurações de três poços, sendo um na concessão BM-CE-2, denominado Pecém, no Ceará, outro na concessão BM-POT-16, Ararauna e, o terceiro poço está na concessão BM-POT-17, sendo denominado Tango. Os dois últimos poços estão na Bacia Potiguar. No momento estão sendo analisados os resultados destas perfurações em conjunto com os demais sócios, para então definir as estratégias de manter as operações. Os poços de águas profundas são aqueles cuja profundidade varia de 300 a 1.500 metros. Após esse limite são ultraprofundas.
REFINARIAS - A presidente da Petrobras, Graça Foster, anunciou para ainda este mês o pacote de licitações para a construção das refinarias Premium I no Maranhão e II no Ceará. A expectativa inicial, no caso da unidade de refino cearense, era de que o lançamento ocorresse ainda em abril, o que acabou não acontecendo. O anúncio foi feito durante depoimento de Foster sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Negócios - Amanhã, 23, a Agência Promotora de Exportações (Apex) trará a Fortaleza uma comitiva de importadores de frutas de Dubai e Bahrein - que integram os Emirados Árabes Unidos. Coordenado pela Apex, o grupo visitará fazendas produtoras de frutas no Ceará e no Rio Grande do Norte. Primeiro, os árabes conhecerão a Finobrasa Agrícola, em Açu, no RN, que exporta manga para a Europa. A Apex convidou mais de 100 empresários importadores de vários países aproveitando a Copa do Mundo.
Recursos - O Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS) tem folga de R$ 10 bilhões para aplicar em projetos de infraestrutura. Depois de seis anos de funcionamento, com desembolsos, até agora, de R$ 27 bilhões, o fundo quer dar prioridade ao financiamento de projetos das empresas vencedoras de leilões de concessões oferecidas pelo governo Federal. O fundo já investiu recursos em 50 projetos, mas nenhum deles referente a consórcios vitoriosos nos leilões das concessões.
FERIADÃO - O último feriado nacional prolongado de 2014 está acabando. Resta aos natalenses os feriados prolongados dos Mártires e da padroeira, os dois caindo numa sexta-feira (3 de outubro e 21 de novembro).
Produtividade e legislação - O empresário Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, defendeu que as empresas privadas precisam investir em ganhos de produtividade para que o Brasil consiga acelerar seu crescimento. Diniz argumentou que hoje não há mais espaço para que o Brasil cresça sem ganhos de produtividade. “A mão de obra não é mais tão barata nem tão abundante”, argumenta. E, na opinião de lideranças do empresariado nacional, a lei que regulamentaria a terceirização, como o marco legal essencial para eliminar a insegurança jurídica das empresas, garantiria os direitos do trabalhador terceirizado e reduzir a informalidade na economia brasileira.
PRAZO - Termina dia 30 próximo, o prazo para as empresas optantes pelo regime de tributação com base no lucro real entregarem à Receita Federal a Escrituração Contábil Digital (ECD) referente ao ano de 2013. O não cumprimento da obrigação fiscal acarretará em multa para as empresas, que ainda serão penalizadas por ficarem em situação irregular perante o Fisco.
1 O futuro do prédio do aeroporto Augusto Severo e da área de 42 hectares no entorno da estrutura poderá ser definido nos próximos 30 dias. O Sebrae RN solicitou à Fiern a inclusão de um estudo sobre a utilização da área do aeroporto no programa Mais RN, que está sendo planejado pela empresa de consultoria Macroplan. A ideia é entregar em 30 dias o estudo para nortear uma audiência pública sobre a questão antes da data para a Infraero repassar a área à Aeronáutica, dia 31 de julho.
2 O valor da energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) caiu abaixo dos R$ 600 por megawatt-hora (MWh) em todas as regiões do país, indicando cenário mais favorável nas estimativas de chuva sobre represas de hidrelétricas na próxima semana. As informações foram publicadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O PLD, na carga pesada, ficou em R$ 595,23 por MWh para Norte e Nordeste, e em R$ 597,66 por MWh para Sudeste/Centro-Oeste e Sul. Já na carga leve, o preço será de R$ 551,09 por Mhh.
3 O cenário do mercado de fusões e aquisições, no momento é atraente para o investidor estrangeiro. Dados mostram um aumento de 5,2% anual no número de transações em 2013 comparado a 2012; no ano passado das 291 transações anunciadas, a movimentação foi de US$ 88,1 bilhões. Fernando Zanotti, líder na área de fusões e aquisições no escritório Abe Advogados ressalta que há muitas empresas familiares de médio porte no mercado nacional.
GASTRONOMIA - Na praça Pedro Velho, até o dia 24 próximo, acontece o I Festival Gastronômico e Cultural Junino. É uma tentativa de resgatar as tradições juninas das festas de rua e com acesso livre. Terá entre as atrações, a culinária regional, música, atividades circenses, danças típicas e artes plásticas.
PARTICIPAÇÃO - Como o RN que participa financeiramente da Arena das Dunas e, ainda na estrutura temporária de cadeiras para a Copa, o Governo de Pernambuco também contratou estruturas temporárias para a Arena Pernambuco, na Copa 2014. O custo estimado em R$ 43 milhões provoca licitação no Ministério Público, ao alegar que esse tipo de gasto caberia à Fifa, não ao poder público.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Aeroporto Salgado Filho fecha por três horas por conta da neblina



O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou fechado por cerca de três horas na manhã deste sábado por conta da neblina. No início da tarde, as operações já estavam normalizadas, mas persistiam os atrasos de voos. 
Segundo a Infraero, os pousos e decolagens precisaram ser interrompidos entre as 7h10 e as 10h12 por conta da baixa visibilidade. Antes disso, as operações já tinham sido suspensas por alguns momento durante a madrugada, por volta das 5h10.
Alguns voos precisaram ser alternados para outros aeroportos, mas a Infraero não soube informar o número total e para onde foram.
No acumulado do dia, o órgão apontava três cancelamentos e 22 atrasos num total de 37 chegadas previstas, e mais dois cancelamentos e 37 atrasos entre as 44 partidas programadas para neste sábado.

OUTRAS MÍDIAS


AHE



Seleção brasileira militar feminina conquista Torneio Internacional da França

Na final, meninas superaram os Estados Unidos por 69 a 60
A seleção brasileira militar feminina, composta por atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) – sargentos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) – conquistou neste sábado o título do Torneio Militar Internacional de Basquete Feminino, na França, ao derrotar na final os Estados Unidos por 69 a 60.
- Jogamos com um ritmo muito forte, bem diferente do primeiro jogo contra as norte-americanas, na fase de classificação. Soubemos levar a partida toda nessa intensidade, com alguns momentos ruins, mas sem deixar de marcar muito forte - comentou a ala/armadora Karla Costa.
O elenco contou com as seguintes jogadoras que disputaram a última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF): Carina Fellipus (Santo André), Babi Honório (Americana), Gil Justino (Americana), Patrícia Chuca (defendeu o Ourinhos Basquete, mas se transferiu para o Americana), Tássia Carcavalli (defendeu o Americana, mas se transferiu para o Rio Claro Basquete), Karla Costa (Americana), Erika e Êga Garvão (Americana).

ACRITICA.COM (AM)



Aeroporto de Parintins volta a operar sem restrições para grandes aeronaves
 

Prestes a completar um ano de atividades 24 horas por dia, o aeroporto Júlio Belém teve que receber investimento de quase R$ 40 mil da Prefeitura do município amazonense para ser adequado às normas da Anac
O aeroporto Júlio Belém, de Parintins (município distante cerca de 370 km de Manaus), voltou a operar sem restrições para aeronaves com capacidade de até 140 passageiros a partir desta tarde de sexta-feira (20), após inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) constatar as adequações feitas na parte de segurança do aeroporto. Para melhorias no local, foram investidos cerca de R$ 40 mil pela Prefeitura parintinense.
O prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) destacou, na ocasião, que a liberação foi comunicada por meio de documento enviado pela Anac e que a expectativa é ter operação recorde para o Festival Folclórico de 2014, que tem início no próximo dia 27 de junho. “Estamos aguardando mais de 400 voos nesse período e todas as ações que concretizamos essa semana estavam em planejamento pela nossa administração”, disse.
As autoridades fiscalizadoras do setor aeroportuário estão frequentemente em Parintins e atestaram as mudanças na gestão do aeroporto. “Não é à toa que o aeroporto completou, em abril deste ano, um ano de funcionamento integral 24 horas. Isso mostra que os investimentos ocorreram não apenas no aeroporto, mas também no trato dos resíduos sólidos de Parintins”, disse o diretor do Aeroporto Júlio Belém, Paulo Pessoa.
O aeroporto Júlio Belém recebeu ainda na quinta-feira (19) uma força-tarefa envolvendo a Prefeitura de Parintins, Gol Linhas Aéreas, Tucunaré Turismo e Quality para dotar o aeroporto com equipamentos exigidos pela Anac. Entre os insumos utilizados no carro de combate a incêndio, o aeroporto de Parintins recebeu o líquido gerador de espuma indicado pela Anac para uso exclusivo em atividades de segurança aeronáutica.
Segundo o diretor, o processo faz parte da preparação ao aeroporto de Parintins para o o 49° Festival quando centenas de operações de pousos e decolagens estão previstas. “Este ano teremos em torno de 52% no número de voos em relação ao ano passado”, completa Paulo.

PLANETAOSASCO.COM



Aeroportos recebem quase 4 milhões de passageiros na primeira semana da Copa

A pontualidade média dos aeroportos brasileiros no final da primeira semana de Copa do Mundo foi melhor que o padrão internacional: o índice médio de atraso de voos foi de 8,36%, quase idêntico ao observado nos países da União Europeia em 2013, de 8,4%*. O padrão internacional considera satisfatórios índices de até 15% de atrasos de até meia hora.
Segundo balanço consolidado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), de 12 a 19 de junho, 3,7 milhões de pessoas passaram pelos 20 aeroportos que atendem 90% do movimento no país. Apesar da demanda bastante concentrada, em especial nas chegadas internacionais na primeira semana de Copa, os aeroportos operaram dentro da normalidade.
O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, comemorou o resultado. “Até agora tudo saiu como havíamos programado. Fizemos um planejamento minucioso testado em cada aeroporto, com participação de todos os agentes, e conseguimos atender de forma tranquila e segura os brasileiros e os estrangeiros que nos visitaram nessa primeira semana de evento”, afirmou. O planejamento para o evento foi detalhado no Manual de Operações da Copa do Mundo, coordenado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
O fluxo de passageiros bateu recorde da Copa na última segunda-feira (16), véspera do jogo do Brasil contra o México, quando 501,2 mil pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros – a média diária tem sido de 471 mil. O pico de movimentação ocorreu às 10h, com 31.073 pessoas. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o mais procurado. Às 8h do último dia 13, 7.396 passageiros chegaram e saíram de lá.
Nessa primeira semana, 31.120 aeronaves da aviação comercial e geral pousaram e decolaram dos 20 aeroportos brasileiros, que representa uma média de 3.890 aviões por dia. Segundo dados divulgados diariamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média de cancelamentos na semana foi de 11,6%.
Fun Zones
As Fun Zones foram um dos principais atrativos aos turistas na primeira semana de Copa do Mundo. Desde o dia em que foram abertas ao público (10/6) até a última terça-feira (17), passaram pelas 12 áreas de entretenimento da Infraero, em 10 capitais brasileiras, 77.504 pessoas. E o movimento não para de crescer.
O aeroporto de Confins foi o mais procurado: recebeu 18 mil pessoas nesse período. Em segundo lugar ficou Porto Alegre, com 10,1 mil. As áreas contam com vídeo game, jogos, espaços para descanso e música ambiente. A ideia é garantir ao passageiro conforto na permanência naquele aeroporto.
Fonte: Secretaria de Aviação Civil

TRIBUNA DA BAHIA



Helicóptero da Marinha faz varredura aérea antes e após jogos na Fonte Nova

Um helicóptero Esquilo UH-12, da Marinha do Brasil, sobrevoa Salvador antes e depois dos jogos da Copa do Mundo, na Arena Fonte Nova, para verificar o clima nas proximidades do estádio e no Farol da Barra, onde se realiza a Fifa FanFest.

No mar, navios fazem a segurança da costa. Do alto, é possível ampliar o raio de ação dos navios e ganhar agilidade nos casos de remoção aeromédica emergencial. A aeronave ainda possibilita a identificação de embarcações em distâncias superiores às do alcance dos sensores dos navios.

De acordo com o comandante da FNC, capitão-de-mar-e-guerra Paulo Ferreira, o reforço aéreo contribui para a eficácia do controle de áreas marítimas. “A velocidade inerente às aeronaves permite a cobertura de grandes áreas em tempo reduzido.”

O Destacamento Aéreo Embarcado na FNC é composto por militares que se revezam no guarnecimento da aeronave, de forma a mantê-la sempre disponível para pronto emprego. Nos dias de operação, a aeronave permanece pousada na Fragata “Niterói”, em situação de alerta, podendo decolar em até 30 minutos.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented